mudar escala

    Autor Mensagem
    beatle
    # dez/02


    eu queria saber se por exemplo,to usando a escala de Dó maior e usar junto a escala de do frigio,tipo,duas escalas pra mesma tonica.tipo,to em Dó maior e quero usar a nota Dó sustenido,eu posso???
    valeu!!!!!!1

    Digao
    # dez/02


    Pode, é ai q vc vai dar a intencao do modo, no caso o Frigio...
    Pq em maior ele soa de um jeito e em frigio de outro...

    Anônimo
    # dez/02


    ta mas,na mesma musica os dois modos na mesma tonica?soa bem?

    Digao
    # dez/02


    Ai depende da musica..., ex.: tem uma musica do caetano "Tigresa" q ele faz isso a introducao e o fim e em dorico e o meio da musica em Eolio..., vc nem percebe q ele mudou tanto assim, so o clima da introducao q e mais pesado...

    beatle
    # dez/02


    eh q eh assim cara,tem uma musica da minha banda que ta em sí menor,soh que depois de um tempo, agente fez uma introducao pra ela,soh que comeca em sí menor,mas ele usa um dó tambem na introducao,mas o baixo que eu fiz ta na escala de sí menor,e ficou legal.eu soh queria saber como fica isso e se realmente pode.valeu cara,ta me dando altas ajuda!!

    |nobre|
    # dez/02


    kra, nao existe isso de "pode". se ficar bom tah valendo, num interessa se é possivel na teoria ou nao...

    ou seja, vc tem q testar mesmo, ver como fica legal. nem tudo que "pode" na teoria fica bom pra ouvir. e nem tudo que fica bom eh possivel na teoria.

    Anônimo
    # dez/02


    valeu cara!!

    Digao
    # dez/02


    Eu acho q vale tudo, pq na teoria sempre tem uma explicacao...
    Veja na GP quando vem transcricao de musicas como eles explicam coisas sem sentido... na verdade tem um sentido, o dificil e achar... Mas o fator mais importante pra saber se esta "certo" ou "errado" é se soa bem, se vc gostou, va em frente...

    O estudo da harmonia serve apenas pra te mostrar os caminhos mais comuns, mas nao sao obrigatoriamente apenas esses caminhos...

    LOW-FI
    # dez/02


    NA verdade você pode mudar de qualquer escala para uma outra, o que é chamado de modulação quando muda o tom da música.
    O segredo disso esta estudar Harmonia, você como cada transição de uma escala para outras podem ser feitas, por que tem algumas que já se encaixam facilmente e outras você precisa utilizar de recursos de passagem, é uma***** tecnica para você utilizar no improviso, pra quando vc estiver improvisando não morrer na primeira modulação e saber improvisar com acordes tambem.
    .
    Cara, tem musicas do Pat Matheny que começam em uma escala, depois o cara ja cai num cromatismo que já cai em uma outra escala totalmente diferente. Ele ao vivo muda o tom da musica e cai numa escala diferente quando ele quer e banda acompanha, tem que ser muito foda pra fazer isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mudar escala