Modo frígio

Autor Mensagem
    Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03

Ae galera tudo blz???

Ae, pintou uma dúvida, tipo, se eu tenho uma música ou um trecho de música em E e quero usar o modo frígio (ex) eu tenho que solar em G#? ou eu uso em E msm? tipo, pq tem uma música do mamlsteen que eh em E, mas eu acho q ele usa o modo frígio em E msm? po, ajuda ae galera por favor!

vlw, te mais

LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar

Ele pode usar os modos paralelos, ou seja, se você está o tempo todo sobre um acorde, por exemplo 4 compassos, o que te impede de solar em mi frigio, dórico, eólio??? Não tem outro acorde que possa determinar se o tom da música é um ou outro então sole em mi, seja ele frígio, dórico, eólio, etc.

Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar

po, intaum tipo, a música tah eh C, aí eu posso solar em qualquer modo? mas po, se eu meter um menor vai ficar estranho...

Philipius
    Veterano
    # out/03
    · votar

teoricamente vc nao precisa seguir regras, afinal a musica eh sua!
    nao deixe uma teoria te limitar!
    vah pelo ouvido
    aposto q usar Cm em C fica estranhissimo, mas se vc gostar, vai!
    =)

Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar

po, Philipius
    tenho certeza que sim kra, eu faco isso toda hora, largo o dedo onde o ouvido achar melhor, mas eu queria saber pra estudar melhor os modos saca... pq eu sou meio que autodidata, aí queria saber o que os livros mandam sabe...

Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar

po, Philipius

tenho certeza que sim kra, eu faco isso toda hora, largo o dedo onde o ouvido achar melhor, mas eu queria saber pra estudar melhor os modos saca... pq eu sou meio que autodidata, aí queria saber o que os livros mandam sabe...

Philipius
    Veterano
    # out/03
    · votar

entendi!
    concordo com vc, e acho q eh mto bom aprender os modos depois q vc jah tem a relação entre a mão e o ouvido

demora mais pra dah certo qdo se faz ao contrario (meu caso)

Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar

po, vlw pela ajuda ae, eu vou dar uma pesquisada e ver se acho algo na net e qdo rolar uma grana eu compro uma vide-aula que ensine os modos. vlw

LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar

Se você estiver solando sobre ua base em C5 (power-chords) não é possível determinar se ele é maior ou menor, se este dó é lídio, frígio, ou qualquer outro. Então o que eu quis dizer que você pode usar qualquer modo, agora sobre o Dó Maior por exemplo pode se usar os três modos maiores:jônio, lídio e mixolídio, porque ainda assim não tem outro acorde dentro do contexto harmônico que defina uma tonalidade. O que isto então? É fantastico!!! Poder aplicar diferentes modos sobre um acorde dá uma sonoridade diferente e acaba saindo do "lugar comum". Sobre um acorde maior você solar uma escala pentatônica menor por exemplo, dá uma intenção mais blues. Experimenta!!! Experimenta!!! Experimenta!!!

Philipius
    Veterano
    # out/03
    · votar

Experimenta!!! Experimenta!!! Experimenta!!!
    hehehe

Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar

ehehe, po maneiro kra, eu vou experimentar sim eheh, mas com moderacao ehehe

LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar

Grave uma base usando somente o acorde de Mi (power-chord).

Primeiro desca a escala em Mi Jônio e suba em Mi Lídio e perceba as diferenças. A quarta aumentada (A#) do modo lídio vai provocar, a princípio um som um pouco estranho. Trabalhe a escala em torno desta nota.

Ex.:

E|-----------------|
    B|-----------------|
    G|------3-4-3-1----|
    D|----2------------|
    A|-----------------|
    E|--0--------------|

Jimmy Page dá enfase no modo lídio na música "The Song Ramains The Same". Lá ele usa esta frase sobre um Sol Lídio.

Leonardo vieira
    Veterano
    # out/03
    · votar

han, po, maneiro, eu to estudando uma musica no villa lobos, que usa um lidio b7 ou mixo 4#, e jah to meio que acostumado com essa nota, mas vou tentar isso sim kra

LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar

Ser autodidata é o exemplo da maior paixão pela música e pela guitarra. É a prova que podemos desenvolver nossos estudos por conta própria, não de modo acadêmico, muitas vezes por falta de grana e ou tempo. Mas não podemos nunca deixar de procurar, pesquisar. A palavra de ordem é esta: pesquisar sempre. Estudar um instrumento no próprio quarto, criando em momentos de muita inspiração, sentimentos a flôr dos dedos e que se perdem depois no próprio esquecimento e não deixa nem sequer uma lembrança pro outro dia. Mas mesmo assim, como é bom tocar um instrumento! E hoje eu descobri uma maneira de trocar umas figurinhas com outros autodidatas
    e até me empolguei um pouco...
    Cambio Final
    Um abraço a todos!

yvo
    Veterano
    # out/03
    · votar

po vc nao pode usar por exemplo o E dórico, q eh um modo menor, num compasso soh de E, q eh maior

ps: o nao pode usar eh entre aspas, prakeles q vao vir dizendo q pode usar td, se achar bom

renatocaster
    Moderador
    # out/03
    · votar

LeandroPanucci
    vc é o mesmo do bendseligados.hpg.com.br???

Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # out/03
    · votar

não importa se o modo da escala é frígio eólio dórico mixolídio lídio, os acordes sempre terão 4 naturezas dentro do campro harmônico, Maior Menor Diminuto e Aumentado, mas quanto a se vc tem que solar em G#, nada a vê E frígio é uma coisa e G# frígio é a mesma escala com outra tonalidade...
    se vc solar em g# vai sair do tom..
    E frígio:
    E F# G A B C# D E
    sole com estas notas, o acorde de E que vc pode pegar dessa escala é Em

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Modo frígio