Campo Harmoci e Improviso - Modo Frigio

    Autor Mensagem
    alhestertolino
    Veterano
    # set/08 · Editado por: alhestertolino


    E aí galera.
    Estamos eu e minha banda compondo uma musica, que começou como em tom de C, depois de umas alterações trocamos para a tonalidade Em... e depois de uma pequena alteração virou Em Frigio eu acho, pq mudamos o F# para F.
    Só que tenho um problema, colei as placas e não sei mais que escalas ficariam legais para usar no solo e em algum improviso... tentei Am, Em, C, Dm... mas não parece ficar legal, vcs podem me dar umas idéias? a base está nos acordes de Em-G, outra parte em Em-F, outra parte em Bm-G-Em.
    Ah... ia esquecento, tocamos Heavy metal... é para ser uma musica meio pesada com uma caracteristica assim meio arrastada tipo Metallica ou sei lá o que.

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bom, essa cadência de notas dá pra vc trabalhar muito bem com Em eólio...

    O que vai te atrapalhar um pouco no improviso é o F, F# bate na trave em um impro nessa cadência Bm-G-Em ...

    alhestertolino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Vinicius Nogueira

    Mas não tem mais o F... ficamos só com o F#, e mesmo assim os improvisos estão ficando estranhos.

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    alhestertolino

    Dissecando os acordes que fazem parte da base da sua música.

    Em: E G B
    G: G B D
    F: F A C
    Bm: B D F#

    Juntando essas notas numa "reta", você tem:

    C D E F F# G A B

    Se a "temática" da música gira em torno do acorde de Em, você tem algumas possibilidades interessantes a ser exploradas:

    - E frígio: E F G A B C D, quando a base é Em-G e Em-F (escala de Am);

    - E eólico: E F# G A B C D, quando a base é Bm-G-Em (escala de Em), ou então;
    - E dórico: E F# G A B C# D, quando a base é Bm-G-Em (escala de Bm);

    Espero te-lo ajudado!

    Grande abraço!

    alhestertolino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Musicista
    Vinicius Nogueira

    Valeu pelas dicas caras...

    Outra coisa... será que nao seria mais interesante trocar o Bm por um Bdim e ficar só com o F?

    Ah... e lá em cima eu escrevi errado, não tem o F# na base... é só o F mesmo....

    Outra, uma duvida nesses modos que eu me atrapalho... o dórico esse sai do 4º grau, no caso o 4º do B?

    conandrade
    Veterano
    # set/08
    · votar


    caramba, preciso estudar...
    isso pra mim é o famoso modo grego de falar... hehe

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    alhestertolino

    Outra coisa... será que nao seria mais interesante trocar o Bm por um Bdim e ficar só com o F?

    Quanto a trocar o Bm por um Bdim, se ornar com a música, não há problema algum. Porém dessa forma, a única escala que melhor se encaixará nessas bases será a escala de E frígio, ficando um pouco "arriscado" usar notas de outras escalas (tipo o F# ou até mesmo o C#).

    Outra, uma duvida nesses modos que eu me atrapalho... o dórico esse sai do 4º grau, no caso o 4º do B?

    É preferível que você veja o modo dórico como sendo o 2º grau da escala maior "principal" (jônica), digamos assim, e não como o 4º grau da escala menor "principal" (eólica).

    O Em é dórico, quando se trata do 2º grau da escala de D jônico (maior) - E F# G A B C# D;
    O Em é frígio, quando se trata do 3º grau da escala de C jônico (maior) - E F G A B C D;
    O Em é eólico, quando se trata do 6º grau da escala de G jônico (maior) - E F# G A B C D;
    O Em é lócrio, quando se trata do 7º grau da escala de F jônico (maior) - E F G A Bb C D.

    Procure nortear-se à partir do modo jônico (como foi feito nos exemplos acima), pois é a maneira comumente utilizada ao se tratar de modos.

    Espero te-lo ajudado!

    Grande abraço!

    Rabbit
    Veterano
    # set/08
    · votar


    alhestertolino

    Cara o que da pra ver por alto eh que vc tem uma mudanca de tom significativa ai.

    As primeiras duas partes sao acordes do campo harmonico de C maior com intencoes frigias. Ou seja, voce pode solar em E Frigio. Escala de C maior. A terceira parte indica um progressao no campo harmonico de D maior ou G maior. E Dorico ou Eolio respectivamente.

    No modo pratico: Geralmente os solos sao feitos em progressoes isoladas da musica, difilmente sobre mudanca de tons. Mas se a intencao eh continuar solando sobre os dois tons, eu faria da seguinte forma. (Isso eh soh um exemplo por alto, pois nao sei qual a proposta de sua musica.)

    Comecaria com a penta menor de E e/ou E frigio. Poderia usar penta menor de A ou de D. E na segunda parte, tentaria uma mudanca brusca, pois pela progressao da pra sentir uma mudanca de motivo. Usaria a escala de G maior, (E Eolio).

    O jeito eh testar ai.

    alhestertolino
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Rabbit

    Pois é, a intenção serai fazer o solo nessa terceira parte... ou alterar para algo tipo Em-F-C-Em-F-B ou Bdim sei lá agora...
    Para que essa fosse a base do solo, e a intenção seria fazer essa parte bem rápida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo Harmoci e Improviso - Modo Frigio