Review Guitarras Fender - dê o depoimento sobre sua guitarra

    Autor Mensagem
    masc073
    Veterano
    # nov/07


    Deixe aqui o review da sua guitarra Fender!!!

    Vamos direto ao que interessa.

    Eis o review da minha Fender Stratocaster Crafted In Japan 98.

    1 - A primeira característica que chama a atenção nela é a ponte floyd rose. Permite usar a alavanca sem nenhuma mudança na afinação. Além do mais, é capaz de segurar a afinação das cordas por muito tempo - semanas.

    2 - A guitarra tem madeira padrão Fender. Possui corpo em Alder, braço em Maple e escala em rosewood.

    3 - A captação é Americana. Dois captadores simples e um duplo.

    Sobre o som da guitarra: o captador duplo faz toda a diferença para a guitarra. Isso porque dá mais peso para sons distorcidos.

    Já os dois simples são melhores para sons limpos. Os captadores simples são do tipo vintage single coil, o que significa que, se colocarmos distorção em alto volume neles, fica perceptível o chiado comum desses captadores.

    4 - A qualidade geral da guitarra é impressionante. Pena que não se encontrem mais Stratos Japonesas no Brasil. A matriz americana proibiu a exportação de Stratos japonesas, porque elas estavam fazendo concorrência direta com as americanas. Isso porque as japonesas possuem preço atrativo (na mesma faixa das mexicanas) e qualidade que rivaliza a americana.

    two
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: two
    · votar


    masc073
    Isso porque as japonesas possuem preço atrativo (na mesma faixa das mexicanas) e qualidade que rivaliza a americana.
    Eu não acho que as japas tenho o mesmo preço de mexicanas, pode até ter uma série que se aproxime, mas as Mexicanas são, um pouco mais caras, e em relação a qualidade, as japas ficam bem atrás das americanas, não tem nem que comparar.
    O motivo da exportação da japas para o Brasil tem à ver com as Squier, pois ai sim os preços e qualidade de algumas séries, como a Squier Standart, sem comparam, e ai a Fender não conseguiria dar mercado para a Squier. Boatos dizem que a Fender quer fazer a mesma coisa que a Gibson e a Epiphone, ou seja, Fender será só america, as orientais serão Squier, isso ainda é Boato.

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu não acho que as japas tenho o mesmo preço de mexicanas, pode até ter uma série que se aproxime, mas as Mexicanas são, um pouco mais caras, e em relação a qualidade, as japas ficam bem atrás das americanas, não tem nem que comparar.
    (X2)

    kochh
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu tenho um Fender igual a tua, modelo Crafeted Japan de 98 tambem, a unica diferença é que a minha não tem micro-afinação.

    Eu acho muito boa a guitarra, bem melhor que as Squier Standard, Tagimas e tal.

    A minha já ta tunada, eu uso um Seymour Duncan JB na ponte e no braço tava usando um Little 59', mas tirei e botei o single original, curti mais o som do single, eu adoro aquele som de single no braço da Strato o humbucker tirava esse som dela..

    two
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kochh
    Pois eh! As Crafted Japan, erem excelentes guitarras, mas hoje em dias não isso que se vê.

    PunkBarney
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Deixo aí o review da minha:

    Fender Stratocaster American Standard 1997:
    - 3-Color Sunburst
    - Escala em maple
    - 3 singles originais

    O que mais me impressiona nessa guitarra é a estabilidade. Ao segurar a guitarra vc sabe que a madeira já secou td que tinha pra secar e que nada vai sair do lugar. Tenho uma Epi LP Standard 2005, uma Squier Tele Custom 2006 e uma Squier Affinity Strat 2000, e vc percebe que elas sao mais "instaveis" que a americana (ironicamente das 3 asiaticas, a vantagem de estabilidade vai pra Affinity). Muito disso, é claro, se deve a diferença de idade das guitarras, mas a confiabilidade que a Fender transmite, tanto na madeira quanto na parte eletrica, ponte e tarrachas é que é a grande diferença da American.

    Confortavel como uma Stratocaster deve ser. Braço em C-Shape, igualmente confortavel. A minha tem visiveis marcas de uso, mais no braço (quase relic... bem legal...)

    Por experiencia propria, se vc pretende um dia ter uma Fender, avalie Reissues japonesas e as edicoes americanas. As Mexico sao otimas guitarras, mas acho que guardar um pouco mais de dinheiro e partir direto pra uma American compensa muito mais. É um instrumento pro resto da vida. Pelo menos a minha é.

    two
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu tenho uma tele Squier série California, e como eu já até falei para o Bertola em um outro tópico, a minha me surpreendeu, pela qualidade, com o corpo de 45mm (o que não é comum na série - comum é 40mm) e corpo em duas peças (o que tb não é comum na série - no mínimo 3 partes), um timbre muito legal, mesmo com os pickups originais os quais eu troquei por um Kent Armstrong (estilo Fast track) na ponte e um Twang no braço, pois curto muito o som do Richie Kotzen, todo mundo fica de cara com a qualidade da guitarra, tanto com o som quanto com o acabamento, e já tive uma Fender Strato Japa que era um verdadeiro lixo.

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tenho uma fender mexicana nova (2006). Antes de comprar testei uma mexicana de 1998 e achei muito, mas muito pior do que a minha...
    A minha não deixa nada a desejar, talvez realmente o controle de qualidade tenha subido desde 2002 ou eu dei bastante sorte. Madeira de qualidade. Só os captadores que pretendo trocar, não por serem ruim, mas por gosto pessoal.

    Slowhand-
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Slowhand-
    · votar


    merda foi 2x.

    masc073
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: masc073
    · votar


    two
    Vc se engana quando diz que as japonesas são inferiores às americanas. Malmestein usa modelos Fender japonesas.
    A minha Fender Japan tem ferragens Goth (de primeira qualidade) e captação americana (já vieram assim de fábrica).

    O problema real é que as Fender Japonesas são fabricadas apenas para consumo interno. A qualidade delas, aliada a preço inferior da mão de obra no Japão, fez com que essas guitarras ameaçassem o mercado da Fender America. Por isso, a matriz
    proibiu a exportação desses modelos. Isso ocorreu no final dos anos 90.

    Se vc tá a fim de pagar para ter o nome made in america no headstock, boa sorte.
    O luthier que regula meus instrumentos uma vez me disse que
    a minha Fender Crafter in Japan era tal qual uma Fender Stratocaster America Standard. Isso dito da boca de um cara fanático por Strato que possui duas guitarras Fender Made in
    American...

    E digo mais, se vc pegar algumas guitarras Fender Mexicanas, (como as de comemoração dos 60 anos, a cinza) dá pau
    na modelo Highway Americana de longe... e chega praticamento no mesmo nível de uma Standard.


    A Squier é outra coisa, são guitarras mais simples, com peças de madeira menos selecionadas e eletrônica inferior, direcionadas à iniciantes... nada a ver com a Fender Japan ou Fender Mexico...

    Não estou dizendo que as Squier são ruins. São boas para o preço que valem.

    masc073
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bom, mais algum review?

    Sharper
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    masc073
    A qualidade delas, aliada a preço inferior da mão de obra no Japão, fez com que essas guitarras ameaçassem o mercado da Fender America. Por isso, a matriz
    proibiu a exportação desses modelos.


    O pessoal da fender é bem burrinho... Se eles podem fabricar os instrumentos no Japão com a mesma qualidade e a um menor custo, eles poderiam vender pelo mesmo preço (que vendem as americanas) e lucrar mais! Devem ser novatos no negócio...

    Na boa cara, qualquer um que tenha o mínimo senso de economia percebe que o que vc disse é furada. Ainda mais sendo a mesma empresa. Onde já se viu uma empresa ameaçar o próprio mercado com um produto de igual qualidade e menor custo???

    Não caio nessa de "isso custa a metade do preço, mas é igualzinho o mais caro".

    Não estou dizendo que as MIJ são ruins. Devem ser excelentes guitarras (não conheço pessoalmente). As MIM também. Mas não se pode deixar levar pela emoção e perder o senso da realidade.

    two
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: two
    · votar


    masc073
    Se vc ler o que eu escrevi, vai entender o que eu disse.
    Agora vc é única pessoa que compara a qualidade de todas as Fender Japonesa com todas a Americanas e diz que são melhores.
    Ah! vc não citou as American Deluxe, American Vintage as Special Edition.

    Vc se engana quando diz que as japonesas são inferiores às americanas.
    Como eu disse, existem séries Japonesas muito boas, não vou negar isso, mas não se pode generalizar.

    E digo mais, se vc pegar algumas guitarras Fender Mexicanas, (como as de comemoração dos 60 anos, a cinza) dá pau
    na modelo Highway Americana de longe

    Alguns modelos signature, como Jonh 5 modelos feitos no México, mas se diferem dos americanos, existem melhores e existem piores, depende da série.


    A minha Fender Japan tem ferragens Goth (de primeira qualidade) e captação americana (já vieram assim de fábrica).
    A sua guitarra não é japonesa totalmente ela é "Crafted In Japan" ela só foi montada no Japão, mas foi feita nos EUA.


    Isso dito da boca de um cara fanático por Strato que possui duas guitarras Fender Made in
    American...

    Ele é fanático, e tem duas Americanas, não preciso comentar que ai vc derruba sua tese...

    Fim!!!

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/07
    · votar


    eu tenho uma tele americana e uma japonesa
    nao tem diferenca nenhuma a noa ser o preco
    a jap tah por volta dos 2500
    e a EUA tah uns 5000 conselho q dou eh o seguinte da jap pra americana vc so vai tah pagando pelo local de fabricaçao
    se vc tem um orcamento apertado eu nao aconselho vc gastar numa americana a nao ser q vc queira uma fender americana caso contrario se for pra ter uma fender com otimo custo beneficio eu fico com as jap

    o q realmente acontece e q as americanas sao mais valorizadas na hora da venda e qt as japonesas elas sao metade do preco no japao e sao melhores sim

    two
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    japaubatuba
    o q realmente acontece e q as americanas sao mais valorizadas na hora da venda e qt as japonesas elas sao metade do preco no japao e sao melhores sim
    Concordo, e tb vale à pena dizer, e vc tem as duas ai, que o acabamento da Americana é melhor.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/07
    · votar


    o acabamento da amrericana nao eh melhor nao na verdade a igual ou um pouco pior pelo menos no meu caso

    a minha americana tem um excesso (eh assim q escreve?) de verniz entre o braço e o traste a japonesa e igual por inteiro

    fora isso e td igualsem diferenca

    two
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    verniz entre o braço e o traste
    Como assim braço e traste, não entendi???
    Ai vai cair no que eu disse, qual a série da americana e a série da Japa?

    masc073
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: masc073
    · votar


    two
    Acaba de cair sua tese que as Fender Japan são inferiores com o depoimento de nosso amigo que tem dois modelos Telecaster - uma Americana e uma Japonesa.
    Digo de modo geral. Não estou me referindo a um modelo específico. Claro que existem séries melhores que outras - tanto Americanas quanto Japonesas.

    E vc está enganado quando diz que a minha não é Japonesa.
    Crafted In Japan e Made In Japan são a mesma coisa - o que
    ocorreu é que depois de 96, as Fender japan começaram a sair
    com nome Crafted In Japan. Só mudou o nome no headstock - antes eu também achava isso, mas fiz algumas pesquisas (inclusive no ebay tem um esclarecimento sobre isso).

    O Japão fabrica excelentes guitarras. Já deu uma olhada na Epiphone Elitist? São guitarras praticamente do mesmo nível de uma Gibson Les Paul Standard.

    Quando disse que o meu colega Luthier é "fanático" quis dizer
    que ele adora Fender. E ele, além disso, entende de madeira,
    captação, ferragem e construção... então, ele sabe o que diz...

    japaubatuba
    Ótimo o seu depoimento, para mostrar que o que importa é a qualidade do instrumento e não o seu local de fabricação.

    A grande diferença de preço é o local de fabricação - que é uma grife. Nos EUA a mão de obra é mais cara sim. E vale a pena para eles, pois tem muita gente que acha que o local de fabricação é determinante para a qualidade do instrumento... Por isso eles cobram mais caro...

    É o mesmo esquema da Gibson... metade do preço vc paga pelo headstock e pelo Made in USA... Olhe as as Edwards Les Paul, guitarras Japonesas de excelente qualidade e com preço mais em conta... Olhe as Epiphone Elitist... Pena que não são guitarras facilmente encontradas no Brasil.

    Tenho dito também que algumas Fender Mexicanas não ficam devendo nada às americanas. Se eu fosse comprar uma Fender hoje no Brasil, compraria uma Strato Mexicana 60th. A guitarra
    tem acabamento e ferragens de primeira e captadores Americanos... As modelos padrões mexicanas perdem em qualidade para a Americana principalmente na captação, acabamento e ferragens. Como esse modelo comemorativo é construído com material mais selecionado, captação Tex-Mex e ferragens de primeira. E custam uns R$2.800,00. Muito boa - do nível de uma Fender America Standard.

    masc073
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: masc073
    · votar


    japaubatuba
    o acabamento da americana nao eh melhor nao na verdade a igual ou um pouco pior.

    fora isso e td igual sem diferenca.


    Isso, a grande diferença é o local de fabricação...

    two
    Mais um depoimento de que a Americana não é superior nem em acabamento à Japonesa...

    Veja bem, quer comprar uma Fender?
    Esqueça o local de fabricação.
    Chegue na loja, teste e veja se você gosta... Só isso.

    Os modelos mais fracos de Fender são as Mexicanas Standard.
    Mas se o dono der um trato nela, melhorar captação e ferragens, vai ter uma excelente guitarra em mãos...

    Site Oficial da Fender Japan:
    www.fender.jp

    Esse site também é muito bom
    http://www.fenderjapan.co.jp/top.htm


    Como disse, eles não têm autorização para exportar a maioria
    dos modelos. Isso ocorreu devido à qualidade do instrumento, que faria concorrência direta com a Fender America.

    Saiba que a fábrica Japonesa é uma fábrica antiga de guitarra. Nos anos 80, eles obtiveram o direito de usar a marca Fender - isso são acordos comerciais. Os donos da Fábrica Japonesa não são os mesmos da Fábrica Americana. É como se fosse Mc'Donalds, saca?

    Olhem no site os captadores, ferragens e madeiras usadas. Essas guitarras não devem nada às americanas. A grande verdade é essa. Para quem quer grife e qualidade, vai de Fender America.
    Para quem que qualidade, vai de Japan (que no final também tem grife, porque é Fender do mesmo jeito)... resumindo, é isso.

    Foukez
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Caramba,mó Figth os caras aqui...

    Iago
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    two
    A sua guitarra não é japonesa totalmente ela é "Crafted In Japan" ela só foi montada no Japão, mas foi feita nos EUA.

    isso nao eh verdade.

    two
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Iago
    A madeira foi "esculpida" no japão e as ferragens e captação são americanas, isso à pedido da Fender americana, por isso essas guitarras são tão boas e tão valorizadas.

    masc073
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/99523/
    nesse tópico vc disse que o luthier falou que era praticamente uma americana, se era praticamente, falta pouco.


    O que eu queria deixar claro, é que não é porque a guitarra é japonesa que era é inferior as americanas, mas na sua grande maioria sim. Fender mexicana pra mim nem é Fender, prefiro tagima, claro que as signature model tem um padrão melhor, mas eu preferiria uma japa à uma mexicana.

    A sua guitarra é uma exelente guitarra, deve dar pau mesmo em muita americana, só que isso não e regra geral, porque o controle de qualidade japones não é tão rigoroso quanto o americano. Claro que existem séries, como as reedições japonesas que são perfeitas, mas não são todas que seguem esse padrão.

    masc073
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: masc073
    · votar


    two
    Sabe por que praticamente?

    Agora terei que explicar nos mínimos detalhes...
    As guitarras dele são Strato comuns, com captadores single.
    A minha tem um duplo na ponte e tem floyd Rose com microafinação. Isso vc dificilmente encontra em um Fender Americana. Então, minha guitarra não é uma Strato clássica, sacou?

    O que eu queria deixar claro, é que não é porque a guitarra é japonesa que era é inferior as americanas, mas na sua grande maioria sim. Fender mexicana pra mim nem é Fender, prefiro tagima, claro que as signature model tem um padrão melhor, mas eu preferiria uma japa à uma mexicana.

    Essa sua generalização é que não é verdadeira. Vai depender
    mais do modelo do que do local de fabricação. É tudo relativo.

    E dizer que Fender Mexicana não é Fender é lasca!
    É Fender sim. Existem ótimas guitarras Fender Made In Mexico.
    Pega uma Mexicana 60th e compara com uma Higway... e me diz
    qual a melhor...

    Two
    A madeira foi "esculpida" no japão e as ferragens e captação são americanas, isso à pedido da Fender americana, por isso essas guitarras são tão boas e tão valorizadas.

    Não é correta essa informação.
    A captação é americana sim. Mas só a captação é americana.
    As ferragens Goth são Japonesas. As madeiras são asiáticas também.

    masc073
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: masc073
    · votar


    Crafted In Japan x Made In Japan
    Dêem uma olhada no site http://freespace.virgin.net/john.blackman4/history.htm

    Dating your Japanese made Fender by its serial is an inexact science but the following table will give you a reasonable idea of its date of manufacture. NOTE large scale official export to the UK/USA/Europe stopped around 98/99 with the 'B' serial.

    *Note: From mid -1997 serials are prefaced by 'Crafted in Japan'. Prior to that exported guitars bore the phrase 'Made in Japan'. There is no intrinsic quality difference in the guitars themselves as far as I can tell from the many I have owned. Beware of Ebay vendors telling you the 'Made in...' is better then 'Crafted in....', or vice versa. It is the specification that counts, not the label.


    E veja os números seriais. Todas as guitarras Fender fabricadas
    no Japão a partir de 1998 saíram com o nome Crafted In Japan.


    Vejam também no site: ele diz claramente que as guitarras não são mais exportadas...

    Eu também achava que era verdade essa história de que a Crafted era só montada no Japão e tem muita gente que ainda acha isso.
    Procurando me informar do assunto, verifiquei que é lenda.

    Crafted In Japan é só o nome atual para Made In Japan...
    Ambas são guitarras totalmente japonesas...

    two
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    masc073
    Cara eu tenho a minha opinião sobre a qualidade dos instrumentos fui porque eu já tive uma Japa (standart) e já toquei muito em uma americana (Eric Clapton), a japa era horrorosa, até comparando com uma Tagima que tive depois, a minha era assim.

    Eu nao generalizei desde o começo, e foi o que eu disse, a sua (serie) é excelente, mas não são todas assim. Vc tem falado muito das Higway, mas elas são direcionadas para um certo público, assim como as Mexicana 60th, são diferentes. Eu já toquei em uma Higway com duplo na ponte que eu achei muito violenta, muito confortavel.

    masc073
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    tem umas japas no ebay (Veja que todas vêem com o nome Crafted in Japan)

    http://cgi.ebay.com/BRAND-NEW-Japan-Fender-1962-Re-Issue-Strat-ST62-78 TX_W0QQitemZ140168298205QQihZ004QQcategoryZ38082QQcmdZViewItem

    http://cgi.ebay.com/NEW-Fender-Telecaster-TN72-93-THINLINE-Crafted-in- Japan_W0QQitemZ140180756521QQihZ004QQcategoryZ38083QQcmdZViewItem

    http://cgi.ebay.com/BRAND-NEW-Japan-Fender-57-Re-Issue-Strat-ST57-78TX -CIJ_W0QQitemZ140183790656QQihZ004QQcategoryZ38082QQcmdZViewItem

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Review Guitarras Fender - dê o depoimento sobre sua guitarra