Escalas diferentes

    Autor Mensagem
    Duff denovo
    # dez/02


    Ow, tipo se alguém tiver sabendo de alguma escala diferente das naturais e das pentatônicas manda aê q eu tô querendo umas escala novas pra mim ficar improvisando aki. Se for de jazz eh melhor ainda.

    Duff
    # dez/02


    Pra quem ñ sabe a escala harmônica (quase todo mundo já sabe soh q eu vô colocá assim mesmo) eu já tô mandando aki:
    Aí tá a escala com um exemplo:
    (Tônica) -- T -- ST -- T -- T -- ST -- T+ST -- ST(Tônica denovo)
    Ex: A -- B -- C -- D -- E -- F -- G# -- A

    Esta é uma escala menor pra quem não sabe
    (porque a 3ª eh C)

    Duff
    # dez/02


    Ah, esqueci da avisar:
    T=Tom
    ST=Semitom

    Tales
    # dez/02


    Sei lá dá p/ criar umas com efeitos interessantes, mas q tem q saber usar. Tipo dá uns sustenidos ou bemois em umas notas diferentes para soar ainda mais diferente - tipo II, IV, VII graus da escala maior. Tipo:

    Escala Maior de Dó

    C - D - E - F - G - A - B - C

    C - D# - E - F# - G - A - Bb - C

    Experimenta isso ae q eu vou experimentar aki tb hehehe

    Duff
    # dez/02


    vo tentá!!!

    Tales
    # dez/02


    Testei ali, com essas combinações todas juntas fica meio estranho agora dando um bemol no IV grau (B) ele vira o modo mixolídio. Se vc ainda adicionar um # no 2º grau jah eh o suficiente... Dah uma sonoridade muito diferente vou testar ainda com uma melodia em Am.

    Tales
    # dez/02


    Como eu suspeitava, uma sonoridade bem blues, dah p/ variar legal.

    É isso aí tem q ir testando e vendo o q fica legal.
    Esse D# deu todo o blues à escala, ficou um som interessante, dá até para lembrar uma mistura blues/metal hehehe pq esse bemol no VII grau dah uma sonoridade mais heavy metal. # na IV vai dar uma sonoridade mais "feliz" à escala.

    Tem q ir testando. E sempre q possível com uma base, no mesmo campo harmônico, óbvio!

    Valew

    Tales
    # dez/02


    Correçao no meu 2º post ñ eh IV grau e sim VII ok
    o IV grau eh Fá.

    Anônimo
    # dez/02


    cacete , eu num to entendendo nd hahahaha

    Tales
    # dez/02


    Olha

    graus: I II III IV V VI VII VIII (I)

    notas: C D E F G A B C .....

    isso da escala natural.

    Entaum dar um sustenido no II grau eh trocar D por D#
    assim como dar um bemol no VII grau eh trocar B por Bb.

    Vc sabe os modos gregos? Jônio, Dórico, Frígio, etc?

    haunter
    # dez/02


    aew vcs ja viram escalas de blues?!
    eh a melhor escala q tem

    So Geno
    # dez/02


    alguem que estea entendendo tudo o que está sendo escrito aí pode falar onde aprendeu??? tipo , quem sabe, recomendar algum livro, etc.

    Duff
    # dez/02


    Pro Haunter:
    se quiser escala de blues eh soh usar a pentatônica mais a 5ª diminuta

    Duff
    # dez/02


    Pro Tales:
    Essa sua escala soh vai funcionar com Cm e ñ com Am por a 3ª eh menor e de preferência use power chords.
    Essa progressão que eu vou escrever aí vei dar certo com esta escala sua:
    C5 -- F5 -- F5 -- C5 -- C5 -- G5 --- F5 ---- C5 --- G5
    (um compasso por acorde)

    Sversut
    # dez/02


    Mas como se treina escala??
    Falando apenas da escla natural, pra não complicar, preciso decorar aqueles box e fica digitando as notas que estão na escala, descendo e subindo??
    Se for, pra que isso?? O solo que vcs falam é isso aí misturado na música que está no tom dessa escala???????
    Explica mais na prática a função da escala.
    Falowwww
    Sversut

    Anônimo
    # dez/02


    tipow, essa base q tu passo eh bem blues :P
    hhee

    ow sversut, naum eh fica descendo e subindo, e sim "improvisar" tipow, tem akelas notas da scala vc vai tocando ela naum numa ondem ateh q definida mais do jeito q vc ta tendo ideia no exato momento, isso se chama improvisar. as bases no fundo eh soh pra dar um maior colorido na escala

    Digao
    # dez/02


    Tales: Aquela II q vc colocou um # na verdade e a terca(menor), pq a segunda ja era maior e nao tinha como esticar mais ela, talves se deixasse ela menor iria soar de outro jeito...
    Se for fazer do jeito q vc falou, pegar a Cmaior e colocar IIImenor e VII menor vai sair um dorico... Se colocasse apenas a segunda menor Db ia dar um som bem estranho, nao tem nenhum modo maior com 2 menor...
    Duff: Essa escala funcionaria em C maior sim, pq essa "desafinacao" caracterizaria o som da escala...

    Sversut: Vc ta do mesmo jeito q eu antes de fazer aula, ficava lendo em revistas e tal, conseguia entender mas nao sabia como onde e pq usar... Um professor ajuda muito nisso... So na pratica pra ver mesmo...

    Sversut
    # dez/02


    Exatamente
    Preciso aprender unir Téoria à pratica, mas virtualmente fica complicado, mas mesmo assim pelo menos alguma novidade acabo captando.
    Falowwww
    Sversut

    Sversut
    # dez/02


    Complementando,
    Com apenas um ano de violão, acham que devo partir pra esse campo de escala com professor??
    Ou vejo Campo Harmônico??
    Formação de Acordes sei razoável.
    Enfim, qual a ordem pra aprender Teoria??
    T+
    Sversut

    fuck you
    # dez/02


    Æ vao a ***** seus pozer du ******* .....

    Anônimo
    # dez/02


    TÁ VENDO ISSO SAMUEL!!!
    TÁ MAIS QUE NA HORA DE ARRUMAR LOGO ESSE CADASTRO!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas diferentes