Escalas diferentes !

    Autor Mensagem
    dbb
    Veterano
    # mar/05


    Sabe, a maioria dos guitarristas do meu nivél se prende muito a uma quantidade de escalas limitada.

    Queria saber se vc's sabem alguma escala diferênte ....
    Uma q ande o braço todo .....

    ajude-me!!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    dbb
    Qualquer escala pode percorrer o braço todo. O lance é se ligar em NOTAS e não em SHAPES.

    []'s

    Sir Nightfall
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    dbb
    se vc tiver Guitar pro ele tem uma lista de escalas bem grande ajuda mto na hora de variar

    Doctor Robert
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    Apoiado!!!!

    renatocaster
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    verdade, esse negócio de shapes é uma merda

    dbb

    experimenta a whole-tone (tons inteiros) cujos intervalos são simplesmente de 1 tom de nota p/ nota, ou seja, é uma escala simétrica.

    Doctor Robert
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    renatocaster

    O que seria simétrica, é uma escala q tem todos intervalos iguais?

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    As vezes eu toco sem escala mesmo, faço uma base que fica mudando a tônica o tempo todo, esse é o esquema. (Tente fazer coisas diferentes, mude a base para ter que usar outras escalas).

    Unfeelingness
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Usar escalas simétricas para fugir da inexorável lógica do Campo Harmônico é uma coisa que pode fazer o seu som ficar "original". Mas veja, que, ao se usar esse tipo de escalas, vc tem que ou compor o solo ou ensaiar o improviso.

    Acho que não tem essa necessidade se for para tocar cover e fazer improvisação na hora do solo.

    Uma coisa que funciona muito bem na improvisação em hard rock é vc interpretar a tônica.

    Ora, se vcs estão fazendo uma hard rock-blues em A -> C -> D -> A -> E -> D -> A, vcs poderão interpretar esse A como Eólio. Se ele é Eólio, e o é de algum Campo Harmônico, no caso o de Dó. Então vc usa a escala maior de dó ou Jônico. Vamos agora fazer de conta que ele é Dórico. Ora, se ele é dórico, a escala que vc vai usar é a de G. Vamos agora, fazer de conta que ele é Frígio, e então ele está no Campo Harmônico de Fá, e assim vc vai usar a escala de Fá.

    Fazendo de conta agora que esse A é Mixolídio. Se ele é mixolídio, é lógico que ele o é do CH de D.

    E, vc pode fazer de conta tbm que ele é um A7M, e então vc vai usar a escala maior de A. Mas cuidado que, na seqüência que eu passei, a sonoridade é menor, portanto só use a escala maior de A para fazer licks, rifs e passagens...

    Ou seja, vc tem quatro escalas maiores que, aplicadas de modo diferente, vão criar uma sonoridade diferente na hora do improviso...

    Pode usar tbm a Am Harmônica. Mas reparem que a ÚNICA DIFERENÇA enrtre uma escala menor natural e a menor harmônica é que, esta ultima tem a sétima maior em relação àquela. Ou seja, é a mesma escala, com a sétima aumentada.

    Tem que treinar e estudar isso que eu to falando. Eu mesmo preciso estudar mais, pois isso que eu passei não é tão fácil de se pôr em prática não. Mas não é impossível de modo algum. É só treinar.

    Bom improviso!

    abraços,

    Renato

    Cebolinha
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Unfeelingness:
    Cara, não entendi uma palavra do que voce disse...
    preciso ver mais teoria...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
    · votar


    Unfeelingness
    Tá meio esquisitão isso que você falou. Quando diz: "A -> C -> D -> A -> E -> D -> A", você se refere à PowerChords? Porque... pra isso ser C Jônio (ou A Eólio), os acordes teriam que ser "Am -> C -> Dm -> Am -> Em -> Dm -> Am". Tudo bem, a progressão pode ser em power chords, com intenção menor, mas...

    Esse esquema de "fazer de conta" também é estranho. Se for considerar A Dórico, Frígio, etc... é melhor usar os modos os sobre cada acorde.

    :)

    nFall
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Escala de toms insteiros :P
    é bacana

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas diferentes !