Dúvida - Sonoridade da guitarra, captadores, amador.

    Autor Mensagem
    cruento
    Veterano
    # nov/07


    Olá garotos! Estou com uma dúvida e peço a ajuda de vocês. Vou receber um dinheiro a mais ae e estou pensando em adquirir essa guitarra e esse amplificador. Estou em busca de um som parecido com este:

    http://www.youtube.com/watch?v=FrtyZltgkfY
    (Song for the innocent - Pain of Salvation)

    http://www.youtube.com/watch?v=GP9quQZsC2M
    (Pain of Salvation - Dea Pecuniae)

    ou assim tambem

    http://www.youtube.com/watch?v=ovevuGW86eo
    http://www.youtube.com/watch?v=YM8koY0EQUU
    (Windowpane - Opeth)

    http://www.youtube.com/watch?v=PV-bRoBdL_E
    (Hell's Kitchen - Dream Theater)

    Músicas que provavelmente devem conhecer, senão, chorem, porque são lindas, eu pelo menos as aprecio muito e quero absurdamente tocá-las. Como não entendo muito de captadores (Até andei pesquisando aqui neste forum e em outros sites, sobre como funciona ou sei lá, as combinações que se fazem com os single coils e os humbucker), descobri que essa questão do captador obviamente que afeta o som da guitarra, no que diz respeito ao estilo do musico. E é por isso que envio esta questão a voces.

    Em song for the innocent, esse maluco no video faz um som parecido com o da musica original. se alguem ja tiver ouvido a versao original, verá que o som no video parece um pouco mais "sujo", distorcido, e na versão original ele é bem limpo e puro, que é o que eu quero. Mas o problema é saber se mesmo querendo fazer o som limpo que estou falando, daria pra fazer com essa guitarra(veja abaixo), depois se poderia fazer esse som distorcido, se isso é alguma regulagem naquelas chaves, ou se é em pedais e pedaleiras, ou no amp. Essa parte técnica eu não saco nada. Entendo mais de escutar e apreciar. Acho que ouvi em algum lugar que esse som distorcido é um efeito chamado Overdrive, não sei.

    Bom, segue ae o modelo da guitarra e do amp, que vi num site bem recomendado aqui no forum, o Foxtrot.

    Guitarra Ibanez GRG 270 Preta
    GRG Series
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=14&pid=353#

    Amplificador de Guitarra Marshall MG 15CD
    MG Series
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=29&pid=74

    Outra coisa, eu não toco ainda muita coisa. Tenho mais a habilidade do que a sabedoria, por assim dizer. Coisa que consegui pedreiramente sozinho, com um violão málaga ralado. Então essa guitarra seria para um iniciante mas que servisse por um longo tempo, já que não aspiro o reconhecimento mundial (por hora...XD). Enfim, o que vcs acham? Ta bom pro começo? Atende às necessidades do som que eu falei que queria? Me digam ae, companheiros.

    De já, um abraço a todos.

    Chill...

    K3V1N
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    cara eu tambem nao manjo muito de equipamentos.

    mas vou tentar ajudar no pouco que sei

    o efeito que deixa o som "sujo" e pesado... bom existem varios, overdrive, distorçao, etc... cada um tem uma sonoridade diferente. Como voce curte mais metal, acho que uma distorçao cai melhor pra vc...

    mas ainda existem outros efeitos que voce tambem vai precisar... Efeitos de eco (que sao chamados delay e reverb). Um efeito chamado chorus, muito legal para usar com a guitarra limpa, digamos que ele da uma atmosfera diferente no som limpo da guitarra nao ficando tao "seco". Bom existem varios outros tipos de pedais para incrementar o som da sua guitarra.

    vale lembrar das pedaleiras que sao mais ou menos "todos em um". Varios efeitos num soh equipamento, assim economizando espaço e dinheiro. Muitos nao gostam de pedaleiras, dizem que o som eh inferior ao dos pedais. Eu nunca testei um set de pedais de ultima linha por isso nao vou te dizer qual eh melhor e qual eh pior. Soh toquei numa pedaleira que eh top de linha, BOSS GT6... eh incrivel, tem muitos efeitos e a qualidade do som eh otima, mas eh muito cara, deve estar uns 1300... a sucessora dela BOSS GT8 ta na faixa de 1500 eu acho.

    Espero ter ajudado...
    A galera que tem um conhecimento mais profundo com certeza vai aparecer aqui e te dar uma ajuda melhor!

    abraço!

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    essa guitarra e esse amplificador

    Qual guitarra? qual amp??

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    essa guitarra e esse amplificador

    Qual guitarra? qual amp??

    cruento
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    o efeito que deixa o som "sujo" e pesado... bom existem varios, overdrive, distorçao, etc... cada um tem uma sonoridade diferente. Como voce curte mais metal, acho que uma distorçao cai melhor pra vc...

    Tipo, na verdade eu perguntei o que não deixa o som distorcido. Minhas perguntas foram se essa guitarra e esse amp estão bons para fazer o som limpo que está nas musicas dos links do Youtube. Se tiverem algum tempo, pedia que escutassem-nas, por isso pus os links. De qualquer forma, o som é limpo e puro, que normalmente se escuta nos solos de guitarra. Minha pergunta é se as guitarras (Que estão no corpo do post: Guitarra Ibanez GRG 270 Preta
    GRG Series e amp: Amplificador de Guitarra Marshall MG 15CD
    MG Series ) servem para esse tipo de som e estilo ou se é necessario uma pedaleira para por o efeito.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    cruento
    Sem querer te decepcionar, o som que vc quer está bem longe de ser tirado apenas com o equipamento que vc pretende adiquirir. Do contrário os caras usariam apenas guitarra Ibanez e ampli GRG, não é mesmo?
    Se vc quer "absurdamente" tocar estas, e quaisquer outras músicas, recomendo que vc dê mais atenção neste momento a aprender a técnica do que se preocupar com timbre.
    Não sei qual é a sua formação musical, mas pelo visto não é muito extensa já que vc não conhece muito bem sobre captadores e, portanto, na minha opinião ainda não é a hora pra tentar buscar perfeição no som, mas sim perfeição na execução.
    Independente do equipamento...
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Sonoridade da guitarra, captadores, amador.