Tensão de 13ª. . .

    Autor Mensagem
    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: james_the_bronson


    Quais são as "regras" para eu usar um acorde x13???

    Estou fazendo um trabalho de Harmonia Aplicada que consiste no seguinte: Colocar toda a matéria do ano em uma música folclórica, bem simples. O professor quer que use relativo e/ou anti-relativo, segunda cadencial, dominante suspenso, diminuto de passagem, empréstimo modal ( até aqui eu já incluí todos na música ), dominante secundário ( faltou acorde da dominante para eu usar isto, hahahaha ), dominante substituto ( idem, hahahaha ), diminuto auxiliar e inversões de baixo ( estes 4 últimos eu imagino que não venha a ter problemas com eles )...

    Mas ele pediu que a gente usasse também o dominante estendido. Eu até usei, mas tem um choque com a melodia. A tonalidade é Fá Maior. Aí como ficou no GP4:

    http://img223.imageshack.us/img223/8171/harmoniaaplicadapv8.jpg

    O Bb não entra no no acorde D7...

    Eu poderia usar um D7(b13) ali? Mesmo que possa, quais são as restrições para os outros casos???


    ( Aliás, bem curioso: Fui querer usar acorde relativo e anti-relativo, e acabou que ficou um do lado do outro, o Dm7 e o Am7. E o Am7 ainda faz uma segunda cadencial com o D7 hahahaha, dá até gosto de fazer )...

    Mais um tópico da série "Socorro Panucci" \o\ !!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sobe...

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson
    só o joe cruz guitar e o panucci vão responder esse topico...
    espera aew q eles aparecem

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu poderia usar um D7(b13) ali? Mesmo que possa, quais são as restrições para os outros casos???

    nunca misturar com bebidas alcolicas??

    segunda, quarta, sexta e domingo??

    tem q ser maior de idade??

    não deu...

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    luckseven
    BaNdAiD

    hueheuheuueh foda :\ ...

    Alex_Guitar
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Alex_Guitar
    · votar


    james_the_bronson
    Eu poderia usar um D7(b13) ali? Mesmo que possa, quais são as restrições para os outros casos???
    Cara, não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, mas eu acho que, geralmente quando vc. vai abordar este acorde, ele parte de um acorde m7(b5), então, ao meu ver, para vc. fazer o o acorde de "D7(b13)" vc. teria que usar um Am7(b5) antes... mas acrescentando esta dissonância (b13), acredito eu, que vc. teria que mexer em alguns acordes posteriores e anteriores também...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson
    Caramba .... Meu vamos por partes ...

    1º Dominante estendido > São acordes dominantes (T 3M 5J 7m) com alguma extensão adicionada... (9, 13)

    Eu poderia usar um D7(b13) ali? > Não vejo motivos para não usar ... Na verdade o kara que estaria um pouco fora seria a presença do fa# no acorde D7(b13) ... Me parece que o correto seria Dm7(b13) ... ´Veja se é isso ou se eu me enganei qto a sua dúvida ....

    3º Embora existam "n" teorias, principalmente qdo se trata de harmonia (relativos, suspensos, diminutos e meiodiminutos, etc ...), Não gosto me ater a regras na hora de compor, se vc tocar um acorde "torto" e encaixar no que vc precisa, é essa nota que deve ser usada, independente de regras ... Sei que no seu caso é diferente por ser trabalho de escola, mas é só um parenteses que deixo ...

    4º Já que vc está com a mão na massa, vc poderia postar umas teorias em relação à harmonia pro pessoal ... Muitos não entendem ou não sabem muito sobre relativos, suspensos, empréstimos, diminutos, etc ....

    Falow

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    james_the_bronson

    Não aprendi este assunto de forma acadêmica, mas vejo este acorde X7(b13) como um dominante de um acorde menor.

    Todos os graus de um campo harmônico possui um dominante próprio. Este acorde não faz parte do campo harmônico quando se empilha as terças. Trata-se de um dominante secundário, como você já sabe.

    Vamos supor que você precise de um dominante pro acorde Am. O dominante é o Vº grau, então partimos da nota E (Vº de A).

    Se você partir do Vº grau de Am, você vai encontrar o acorde Em7, e não é isso que você quer, certo?!

    Então pra este Em7 tornar-se um acorde com sétima da dominante você precisa elevar a terça menor deste acorde (Em7)em um semitom, tranformando-o em um E7.

    Escala de Em7 (como Vº de Am): E, F, G, A, B, C, D, E
    Intervalos: T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8

    Mesma escala com a 3a maior: E, F, G#, A, B, C, D, E
    Intervalos: T, b9, 3, 4, 5, b13, 7, 8

    Veja que neste caso acabou pintando dois intervalos característicos: o b9 e o b13.

    Possíveis extensões deste E7: E7(b9), E7(b13), E7(b9/b13)

    Não sei se é essa a sua dúvida.

    Eu vejo um X7, com função dominante (Vº grau) com 13a de duas maneiras: quando ele prepara um acorde maior e quando prepara um acorde menor.

    D7(13) --> G ou G7M
    D7(b13) --> Gm ou Gm7

    Mas você pode quebrar a regra e utilizar b13 preparando pra um maior ou com 7a da dominante (que é o caso), ou até mesmo utilizar os dois (quando for o caso de cromatizar: 13, b13, 5).

    O importante é conhecer a escala que dá origem a este acorde.

    Na tablatura, o intervalo que você destacou não está ocupando um "tempo forte", e pelo o que eu entendi está sendo utilizado como "nota de passagem", que funciona muito bem em acordes com sétima da dominante. Você não vê por exemplo, um acorde maior com 13a menor.... tipo C7M(b13).... é provável que seja C7M(#5).... escrevi demais (desconsidere se eu postei alguma bobagem).

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    tópicos assim me fazem ter esperança no forum =P

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci
    Eu vejo um X7, com função dominante (Vº grau) com 13a de duas maneiras: quando ele prepara um acorde maior e quando prepara um acorde menor.

    D7(13) --> G ou G7M
    D7(b13) --> Gm ou Gm7

    Mas você pode quebrar a regra e utilizar b13 preparando pra um maior ou com 7a da dominante (que é o caso), ou até mesmo utilizar os dois (quando for o caso de cromatizar: 13, b13, 5).

    O importante é conhecer a escala que dá origem a este acorde.

    Na tablatura, o intervalo que você destacou não está ocupando um "tempo forte", e pelo o que eu entendi está sendo utilizado como "nota de passagem", que funciona muito bem em acordes com sétima da dominante. Você não vê por exemplo, um acorde maior com 13a menor.... tipo C7M(b13).... é provável que seja C7M(#5).... escrevi demais (desconsidere se eu postei alguma bobagem).


    Hum, saquei. Valeu de novo, cara ( e a todo mundo que postou ) ^^ !!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci
    Vamos supor que você precise de um dominante pro acorde Am. O dominante é o Vº grau, então partimos da nota E (Vº de A).

    Se você partir do Vº grau de Am, você vai encontrar o acorde Em7, e não é isso que você quer, certo?!

    Então pra este Em7 tornar-se um acorde com sétima da dominante você precisa elevar a terça menor deste acorde (Em7)em um semitom, tranformando-o em um E7.

    Escala de Em7 (como Vº de Am): E, F, G, A, B, C, D, E
    Intervalos: T, b2, b3, 4, 5, b6, 7, 8

    Mesma escala com a 3a maior: E, F, G#, A, B, C, D, E
    Intervalos: T, b9, 3, 4, 5, b13, 7, 8


    Ué, mas nesse caso, a gente não deveria usar a escala de Am como base? Não é dela que vem o acorde Em7 que vamos transformar em E7???

    Aí não viraria a Menor Harmônica subindo a terça???

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Fernando de almeida
    4º Já que vc está com a mão na massa, vc poderia postar umas teorias em relação à harmonia pro pessoal ... Muitos não entendem ou não sabem muito sobre relativos, suspensos, empréstimos, diminutos, etc ....

    Falow


    Beleza, vou ver aqui, e tentar juntar a matéria do ano todo num tópico...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Ué, mas nesse caso, a gente não deveria usar a escala de Am como base? Não é dela que vem o acorde Em7 que vamos transformar em E7???

    Sim, e isso que foi feito. Só que pegamos esta mesma escala de Am e partimos do Vº grau, E.

    Aí não viraria a Menor Harmônica subindo a terça???

    É isso mesmo.

    Adrianodevil
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Alguém reparte o ácido lisérgico comigo aee...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Adrianodevil

    "... E eu parei de tomar ácido lisérgico
    E fiquei quieto lambendo minha própria ferida
    Sem saber se era crime ou castigo..."
    (Raul Seixas e Marcelo Nova)

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci
    Sim, e isso que foi feito. Só que pegamos esta mesma escala de Am e partimos do Vº grau, E.
    É isso mesmo.

    Pô, mas por que teve que dar essa volta e partir do E???

    Quase que eu não pesco nada ali haha!!!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson

    Porque o E é a tônica do acorde dominante. A escala de origem é a menor harmônica, mas a fundamental deixa de ser a nota A, mas a nota E, do acorde E7.

    Essa volta toda é pra destacar a escala de origem. Você usa a escala menor harmônica uma 5a acima ou uma 4a abaixo (que dá na mesma).

    O intervalo de 13a não está em relação ao E7(b13) ?!?!?! Então o E é a fundamental, mesmo com origem numa escala menor.

    É como nos demais modos. Você toca as mesmas notas que dá origem aos modos, sendo que o que muda são as notas fundamentais, a medida em que mudam os acordes.

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Valeu de novo \o\ !!!

    Depois eu posto como ficou ( achei que ficou muito pouco trabalhada, dava para estudar mais as possibilidades, mas é muito caminho <o> !!! ) e falo sobre o que aprendi...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson

    Pelo o que eu li na figura que você postou, acho que você foi muito bem. Se tivesse explorado mais, com certeza encontraria mais acordes interpolados, outros substitutos, etc. Não sei como seu professor avaliaria sua idéia.

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Ah, eu mudei uma coisita:

    O Eb7 passou a ser unica e exclusivamente SubV7 do relativo. E o último fá virou um empréstimo modal: Db7M e resolve no F6...

    Cysio
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Cysio
    · votar


    LeandroPanucci
    Caramba cara, eu quero ser igual a você quando crescer !
    sahushasahuhsauhausahsua
    Você sabe muito de teoria xD

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson

    E já mostrou o trabalho pro professor? Qual é o gênero musical?

    Cysio

    kkkkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão de 13ª. . .