Mogno (mahogani) ou Cedro !?!?

    Autor Mensagem
    George.del
    Veterano
    # nov/07


    Hojé é possível encontrar, em qualquer loja de instrumentos musicais, guitarras Japonezas, Coreanas, etc... confeccionadas em Mogno, com preços bem atraentes. Ocorre que no Brasil, em virtude da falta de Mogno, o substituto natural mais próximo é o Cedro. O que pouco se sabe é que o Cedro é da mesma família do Mogno, com qualidades próprias, mas inferiores a de seu parente mais nobre, no entanto no Exterior essa diferença não é muito definida, razão porque quase a totalidade dos instrumentos estrangeiros, de baixo valor, usam na realidade Cedro e não o nosso conhecido Mogno e vendem como se fosse o tal. Com certeza Gibson, PRS, dentre outras marcas de renome, tem motivos para o preço, pois Mogno é caro em qualquer lugar do mundo.

    Curly
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    George.del

    Diga George, quando é que vc volta ao ML para vender aquelas guitarras maneiras ???

    Quanto ao cedro, creio que as guitarras asiáticas que se dizem feitas em "mahogany" são feitas na verdade de uma madeira chamada "Nato", parecida com o mogno mas de outra família, alguns fabricantes mais sinceros usam a denominação "nato mahogany"...

    mas acho isso meio secundário... tudo indica que até as LP da epiphone são feitas em nato e nem por isso deixam de ser excelentes guitarras... Quem seria capaz de distinguir o som de uma gibson e de uma ephi, com a mesma captação ??? tenho uma guitarra brian moore com corpo em nato e o som dela é muito bom.

    Curly
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Curly
    · votar


    ..

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Curly
    Quem seria capaz de distinguir o som de uma gibson e de uma ephi, com a mesma captação ???

    Boa pergunta... se colocar cordas iguais, acho que a diferença, se existir, deve ser muitíssimo discreta.

    pode colocar, para o "teste cego", as SX GG1 STD les paul tb, que afirmam serem de mogno (pelo peso, estão quase lá), e que têm um puta som.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    George.del
    O Mogno verdadeiro é o mogno brasileiro (Swietenia Macrophilla King), assim como o Cedro-Rosa (Cedrella Fissilis). São madeiras específicas
    Os gringos usam váriações asiáticas ou centroamericanas (mogno hondurenho) dessas madeiras, denominando-as pelo nome de mahogany ou cedar.
    Abçs

    renots
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Esse tópico é de lei!

    George.del
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    De fato as características tímbricas de algumas madeiras são parecidas, e com utilização de cordas, captadores e demais iguais, não se percebe muito a diferença, no entanto o sustain acaba por denunciar a madeira de qualidade inferior, com mesmo processo de construção de uma de mogno. Tenho uma Cheruti Lucky toda em mogno Brasileiro, corpo pequeno, mas um sustain absurdo, nos moldes da Gibson Les Paul. Neste aspecto madeiras asiáticas não alcançam a mesma qualidade.

    George.del
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Estou com 14 guitarras no momento e penso destinar algumas para o ML.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    George.del

    tem quantas gibson lp custom? ^^

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    George.del

    Me desce umas 5 guitarras!!! hahaha
    Quem me dera...boas vendas!!!!

    George.del
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Nenhuma Gibson. Estou querendo uma.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mogno (mahogani) ou Cedro !?!?