Les Paul em Cedro Amargo ou Mogno?

    Autor Mensagem
    alemfontenele
    Veterano
    # dez/09


    Olá!
    Pedi pra fazer uma Les Paul pra dispensar minha Epiphone Standard pro espaço.
    Acho o som da Epiphone muito ralinho e com pouco sustain.
    Posso pegar uma em corpo inteiriço + Top + braço feitos com Cedro Amargo com escala do braço em ébano.
    Outra opção seria pegar uma em corpo com imendas + Top + braço feitos em mogno e com escala em ébano. Só que ela não teria o corpo inteiriço e sairá por R$ 500 a mais que a de cedro amargo.

    Eu sou totalmente leigo nesse assunto de tipos de material para compor o timbre do instrumento. O Luthier me informou que eu teria uma guita melhor com o mogno mas tenho dúvidas de optar pelo mogno NÃO INTEIRIÇO e gastar R$ 500 a tôa.

    Quero meu timbre sem embolar, com sustain decente e som limpo encorpado e cristalino. Gosto de tocar clássicos do rock e rock estilo Stoner. Os captadores serão um par de Réplicas Classic 57 + Classic 57 Plus por enquanto. Depois invisto em captadores melhores.

    Dúvida: Essa questão de ter corpo inteiriço com o Cedro Amargo é melhor do que ter uma em Mogno com remendas? Essas emendas são perceptíveis? Elas atrapalham algo no timbre do instrumento que seja perceptível?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Cedro Amargo ??

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    alemfontenele: Dúvida: Essa questão de ter corpo inteiriço com o Cedro Amargo é melhor do que ter uma em Mogno com remendas? Essas emendas são perceptíveis? Elas atrapalham algo no timbre do instrumento que seja perceptível?

    Pelo que aprendi pesquisando aqui mesmo no FCC, emendas bem feitas na madeira não fazem diferença perceptível no som. A própria Gibson, Fender, etc., usam emendas e as vezes mais de 3.

    Eu sou totalmente leigo nesse assunto de tipos de material para compor o timbre do instrumento.

    Cara, acho que você deveria então pesquisar um pouco do assunto por aqui.

    Abs e boa sorte.

    GustGuitar
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mogno é a preferencia ae, eu acho que essas imendas não vão influenciar muito e,
    qual a diferença do cedro amargo pro doce?
    zuera, hahaha

    MundoGuitarra
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: MundoGuitarra
    · votar


    alemfontenele

    Tem que pesquisar uma referência das características tonais do tal cedro amargo, mas acho difícil vc encontrar, eu sinceramente não conheço e nunca ouvi falar de um instrumento feito com esse material.

    abraço

    Zedin
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Zedin
    · votar


    Eu tenho uma guita artesanal em cedro maciço, mas não sei se é o amargo (nunca provei ^^). Em matéria de timbre e sustain é um ótima opção: o forte são médios e graves.

    Ah e o peso é surpreendente, chega a ser um pouco mais leve que minha squier.

    PedroA
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: PedroA
    · votar


    O amargo do nome deve ser pq quando se lixa o cedro sem mascara e se respira o pó vc sente um gosto amargo mt forte na boca do pó da madeira, eu senti issu rsrsrsrsrsrsrs, agora no topico de construção de instrumentos o Espetinho nos disse q se o cedro for bem vermelho chega bem perto das caracteristicas do mogno, de qualquer forma quando se fala em substituir o mogno a primeira madeira q vem a cabeça é o cedro.
    Ai so pesquisando msm!!!


    Feliz natal e um Próspero ano novo a todos!!!

    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Tipo, lamberam o cedro?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    alemfontenele
    Cara, o cedro (amargo não existe, pois todos eles são; isso deve ser um regionalismo) arana ou o rosa (tem também o vermelho e o branco) são adequados para a confecção de Lespas, com o timbre mais próximo do original em mogno. Se vc conseguir mogno (o que é difícil hoje em dia), faça com essa madeira, se não, use o cedro mesmo. Essa questão de emendas é muito comum, e nesse caso, irrelevante.
    Quanto a questão de timbre, isso é irrelevante, pois luthiería não é uma ciência exata, nem muito menos informática, no qual vc usa um programa específico para um fim específico. Na verdade nunca se sabe exatamente qual será o resultado timbrístico final do instrumento confeccionado (e aí é que está a graça e a arte). Portanto, preocupe-se com a qualidade da madeira e da manufatura, bom como do "hardware". Isso basta.
    Abç

    B.Frusciante
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Nesse caso eu iria procurar saber a procedência das madeiras, se as duas estiverem num bom nível eu escolheria pela mais bonita.


    Se as duas ainda empatarem nesse sentido, escolheria o Cedro justamente por ser apenas uma peça, não que isso influencie no timbre final de forma perceptível, mas é mais uma garantia e ajuda bastante no psicológico! =]

    alemfontenele
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: alemfontenele
    · votar


    Eu tenho uma guita artesanal em cedro maciço, mas não sei se é o amargo (nunca provei ^^). Em matéria de timbre e sustain é um ótima opção: o forte são médios e graves.

    Ah e o peso é surpreendente, chega a ser um pouco mais leve que minha squier.


    Testei uma LP em cedro que ele tinha lá na loja dele. Gostei bastante do peso do som com distorção e do sustain e ela tinha algumas ferragens usadas de marca inferior as que pedi pra colocar na minha(Gotoh). Ela era leve no peso físico sendo no peso de minha Epiphone.
    Você tem algo gravado com sua Les Paul em cedro?

    alemfontenele
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Nesse caso eu iria procurar saber a procedência das madeiras, se as duas estiverem num bom nível eu escolheria pela mais bonita.


    Se as duas ainda empatarem nesse sentido, escolheria o Cedro justamente por ser apenas uma peça, não que isso influencie no timbre final de forma perceptível, mas é mais uma garantia e ajuda bastante no psicológico! =]


    O pedaço de madeira em cedro que ele tem é melhor que o de mogno.

    Cara, o cedro (amargo não existe, pois todos eles são; isso deve ser um regionalismo) arana ou o rosa (tem também o vermelho e o branco) são adequados para a confecção de Lespas, com o timbre mais próximo do original em mogno. Se vc conseguir mogno (o que é difícil hoje em dia), faça com essa madeira, se não, use o cedro mesmo. Essa questão de emendas é muito comum, e nesse caso, irrelevante.
    Quanto a questão de timbre, isso é irrelevante, pois luthiería não é uma ciência exata, nem muito menos informática, no qual vc usa um programa específico para um fim específico. Na verdade nunca se sabe exatamente qual será o resultado timbrístico final do instrumento confeccionado (e aí é que está a graça e a arte). Portanto, preocupe-se com a qualidade da madeira e da manufatura, bom como do "hardware". Isso basta.
    Abç


    Ele disse que esse cedro amargo é um pouco mais grave que o rosa que realça mais os graves e médios.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    alemfontenele
    Ele disse que esse cedro amargo é um pouco mais grave que o rosa que realça mais os graves e médios
    No meu entender isso só procede se a densidade medida for maior. No fundo não há como fazer essa afirmação peremptóriamente.
    Cara, quer uma sugestão profissional: Faça a guitarra e pronto. Depois, timbre ao seu gosto, "esculpa" o seu próprio som, com as possibilidades de seu equipamento.
    Abç

    Zedin
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Seria esse o cedro? Se não que cedro é esse?

    http://img20.imageshack.us/slideshow/player.php?id=img20/9441/12597144 31a1n.smil

    Johnny.
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    sairá apenas 500 reais?
    onde é esse luthier, eu tava pensando em mandar fazer uma les paul também !

    Thyagw
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Johnny.
    sairá por R$ 500 a mais

    Calma lá cara

    Johnny.
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    aaaah tá !
    até assutei hahahahahaha

    Slave of hell
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    eu vi na tv o processo de fabricação da gibson,,advinha oq o narrador disse?.."as pranchas são emendadas para obter mais estabilidade,e podem ter de 2 até 3 emendas"

    e aí?vai usar o cedro amargo pq?ou cedro aguado?ou cedro azedo?

    denier
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Minha LP em em mogno ela eh bem leve !!!

    O timbre eh como ja citado acima eh de medio pra grave...
    Bem definidos os timbres !!!!
    Com encordoamento de 010 pra cima fica soh o "oro"

    Eu ia de mogno ateh por que se tu quiser passar ela depois fica melhor !!!

    _deep_
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: _deep_
    · votar


    cara, a gibson les paul n deve estar errada em mais de 50 anos de tradicao...les paul eh mogno, cedro eh uma madeira alternativa com caracteristicas q lembram o mogno.
    O unico fator q leva ao uso de cedro eh a indisponibilidade do mogno, e como vc disse q o cara tem mogno disponivel, faca um favor a si mesmo, va de mogno e nem pense em cedro, as emendas se bem feitas n alteram em nada o sustain.

    Qto a sua epiphone, ja pensou em trocar os pickups? Tenho uma com SD seth lover e n sinto falta de nada q citou
    abraco

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Les Paul em Cedro Amargo ou Mogno?