Cedro eh uma Madeira boa pra guitar?

    Autor Mensagem
    joaozitorossi
    Veterano
    # jan/04


    eh boa?

    SODAPOP
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    É

    joaozitorossi
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    SODAPOP
    Simples e direto...VAleu : ) ...Se alguem tiver mais informações agradeço...

    SODAPOP
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    joaozitorossi
    Cedro é madeira de lei, por isso que ela é tão cobiçada. As Tagimas são feitas de cedro, esse é um dos motivos a qual se elogia tanto elas. Ela é pesada e muito maciça e é excelente pra guitarras. Aqui no Brasil tem muito tráfico de cedro e mogno pela Amazônia, pq ela tá ficando cada vez mais valiosa. Ela é uma das melhores madeiras pra guitarra juntamente com o mogno.

    joaozitorossi
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    SODAPOP
    HEUHEUEH.....o cara eh uma enciclopédia!!!!!!!!!heuheuehuehe.....BRigadaum!

    SODAPOP
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    joaozitorossi
    De nada.
    Eu nem sou uma enciclopédia huaehaauhehihaioa

    1o0 N0ção
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ow ... tipo assim eu não sabia q a Tagima era
    feita de cedro... é q tem algumas goldens
    q são feitas de cedro será então q é só colocar
    uns Seymour Duncan q vira uma ótima guitarra?

    ThormenTo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    tb quero saber

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    1o0 N0ção
    ñ

    André Gomez
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    SODAPOP


    A Do Brian May se não me engano o braço dela é de Mogno de lareira. Acho que deve ser uma boa madeira né?

    PSW
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    tipo pq se uma tagima q usa cedro se colocar um seymour duncan falam q fica uma guita fodona, e uma golden q usa a mesma madeira colocar um seymour duncan falam q fica uma bosta??

    PSW
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    como assim acabamento?

    caiohleal
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    michaellc
    eu ja acho o acabanmento da golden muito bom e o braço muito ruim

    Fireman
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    1o0 N0ção
    ThormenTo

    não basta a madeira ser a mesma, o tratamento dessa madeira tb conta muito para qualidade do som (quanto mais seca melhor o som) e do instrumento tb. por isso as madeiras quando verdes são colocadas em uma estufa para secarem e fazerem movimentações, pra quando colocá-la na guitarra ela não se movimentarem, por isso que o braço empena com calor ou frio, por que a madeira não estava no "ponto". em violões de 5000 dólares por exemplo, as madeiras ficam até 8 a 12 anos na stufa, até estarem no ponto perfeito.
    quanto mais tempo as madeiras ficam na estufa, mais qualidade o instrumento terá, não basta elas serem da mesma espécie, elas têm de estar sêcas, no ponto certo para se fazer o instrumento. além dos intrumentos vintage serem raros, uma das suas principais qualidades é a madeira, que com várias décadas adquirem as características (estarem sêcas) para um som perfeito.

    Fireman
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    e além disso a seleção da madeira é muito importante, duas peças de madeira da mesma espécies podem ter qualidades bem distintas além da própria contrução do do instrumento.
    é por isso que os instrumentos "top" de linha da di giorgio apesar de possuírem as mesmas madeiras têm preços (e qualidades) bastante distintos, o author custa 600 reais, o tárrega 800 reais e o fora de série 5200 reais, eles tem a mesma madeira, mas a seleção, o tratamento, a construção, e o acabamento fazem a diferença.

    PSW
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    entao se uma guitarra é feita em cedro mas com uma seleção muito boa ela pode ser melhor q uma alder q talvez tenha sido mal selecionada?, isso quer dizer q uma mesma guitarra do mesmo modelo pode ter som diferente pq a madeira pode ter ficado mais tempo na tal estufa e etc?

    Fireman
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    PSW

    não sei quanto as madeiras diferentes, mas quanto as da mesma espécie sim... hj em dia muitas fábricas fazem instrumentos no intuito de vender mais e mais, deixando a qualidade de lado, por isso muitos instrumentos empenam e apresentam problemas, pq a fábrica queria produzir mais para vender mais, utilizando madeiras que não estavam muito boas, por isso instrumentos do mesmo modelo e fábrica, terão qualidades diferentes caso as madeiras recebam processos diferentes.

    Fireman
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    muitas fábricas não deixam as madeiras na stufa o tempo necessário pois querem produzir mais.

    meiomundo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    André Gomez
    A Do Brian May se não me engano o braço dela é de Mogno de lareira
    Acho que era carvalho, que até é uma madeira pouco (ou nada) usada para isso.

    1o0 N0ção
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fireman
    aaaah tá intão o som da golden é prejudicado
    pq os cara fazem na correria sem esperar o processo
    todo de secagem para venderem rápido e obterem lucro
    sem se preocupar com a qualidade...
    só pode cro agora intendi é q qndo falaram q a tagima
    era de cedro eu pensei .. po pera ae algumas goldens são
    de cedro intão vale a pena investir numa ja q a qualidade
    da madeira é boa.. mas agora entendi o pq falam tao mal da
    golden

    KISS
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Mas a madeira não é o fator principal de uma guitarra, afinal ela não depende tanto disso quanto um violão. A Golden tem boas guitarras, agora o acabamento as vezes deixa a desejar, já encontrei pó de serra qdo tirei o braço de uma. Um bom conjunto de hardwares ajuda, uns caps novos também. Acho que guitarra também é paixão, se você gosta da sua ... melhore o q for possível, como mulher ... as vezes se malhar melhora hehehehehe

    __spike__
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    KISS
    uhauhauhuha interessante comparação... :)

    Zedin
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    2 coisas que o pessoal citou: O cedro não é pesado (eu tenho uma guitarra em alder que talvez seja mais pesada do que a de cedro) e como a minha guitarra de cedro é em madeira pura eu passo "poliflor", um produto especial para hidratar a madeira, por isso acho q a madeira seca não seja a melhor opção.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Zedin
    Vc está equivocado. Esse produto que vc passa é apenas para limpeza superficial da mesma. O grau de secagem de uma madeira é FUNDAMENTAL para a confecção de corpos e braços de qualidade.
    Abç

    perpetual burn
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    prefiro cedro rosa...é bem leve....

    LeandroP
    Moderador
    # fev/05
    · votar


    É boa sim, e mais leve. Se a madeira for bem tratada e a construção for profissional, terá um belo shape pra guitarra.

    perpetual burn
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    corpo em tabua de guarda roupa velho(compensado), braço em eucalipto tratado, escala em ardosia da calçada

    perpetual burn
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu gosto de corpo em cedro rosa( pq é levisimo e tem um timbre bom ) braço em maple bird eyes escala em ébano

    The Guitarrerow
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    uiiiii ebano ja deve te acabado!

    eloy carlos
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    minha gitar golden e muito pesada sera que sua madeira e de cedro?como faço para saber qual asua madeira?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cedro eh uma Madeira boa pra guitar?