Mais estabilidade de afinação em ponte fixa?

    Autor Mensagem
    diego gr
    Veterano
    # nov/07


    Tem alguma maneira de ajudar a manter a guitarra de ponte fixa afinada por mais tempo?? Algum "aparato" para isso...
    Exemplo: na ponte floyd, comprar mais molas e locking nut...

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Boa noite!!!

    diego gr
    Cara, vou dizer o que disse num outro tópico e correr o risco de estar errando duas vezes, mas na minha opinião, não é a ponte que é responsável por manter a guitarra afinada. São as tarrachas...
    Valeu!!!

    diego gr
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: diego gr
    · votar


    eu realmente nao sei nada sobre o que é responsavel por manter a afinação.
    minha guitarra é washburn x16 ponte fixa (tune-o-matic) com cordas através do corpo

    pergunto isso porque sempre que tiro a guitarra do bag, ela não está afinada, com exceção da mizinha, isso é normal????

    kiki
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: kiki
    · votar


    olha, tambén não sou nenhum luthier nem nada, mas concordo com o nosso amigo Penta_Blues. até oinde eu entendo, a ponte não tem a ver com manter a afinação. isso deve ser problema na tarracha.

    o lance da bag podem ser duas coisas:
    - variação de temperatura. se voce afina o instrumento de dia, tem que reafinar de noite.
    - as tarrachas mexem dentro da bag. voce da umas batidinhas, e tal. desafina mesmo.

    kiki
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: kiki
    · votar


    double post

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diego gr
    Em primeiro lugar me parece que sua guitarra NÃO tem ponte fixa, mas sim ponte estilo "vintage". Pontes fixas são as Tune-o-matic ou Fender "hardtail" ou Tele.
    Para que uma ponte tremolo tipo "vintage" seja efetiva, existem alguns procedimentos:
    Usar o maior nº de molas, usar molas novas e ponte bem regulada, lubrificar os carrinhos ("saddles") nos pontos de contato com as cordas, lubrificar os parafusos que fixam a ponte com vaselina sólida, lubrificar os sulcos da pestana (que deve ser de osso ou latão) com graite em pó, lubrificar a parte inferior das borboletinhas "abaixa-cordas" com vaselina sólida e finalmente colocar corretamente as cordas nas tarrachas, com poucas voltas, laceando-as e evitando "embôlos".
    Com esses procedimentos, usando-se a alavanca com parcimônia, mantem-se melhor a afinação.
    Abç

    Quico
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ...lubrificar os parafusos que fixam a ponte com vaselina sólida...
    nao teria cara de pau pra comprar a vaselina...

    diego gr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bertola, é ponte fixa sim, aí tem uma foto dela, não consegui achar fotos mais "de perto" da ponte:
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=64809287

    Eu só toco de noite 30 minutos por dia, porque trabalho e faculdade consomem tmpo pra caramba.
    Mas não é nada grave, porquequando tiro do bag, não está muito fora da afinação, e sim só um pouco desafinada.
    Só queria saber se era normal mesmo.
    Obrigado a todos pelos esclarecimentos...
    Quanto a comprar tarrachas: tem vários "tipos" de tarrachas ou a escolha vai pela marca? Como escolher boas tarrachas?

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    diego gr
    é, a ponte é fixa sim.
    se a variação de afinação é pequena, deve ser aquelas coisas que eu disse.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diego gr
    Creio então que, ou vc está armazenando sua guitarra em lugar inadequado, ou colocando as cordas incorretamente, ou precisa de um bom jôgo de tarrachas.
    Abç

    diego gr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Quer dizer então que não é normal uma guitarra de ponte fixa dar uma "desafinadinha" depois de guardada no bag?

    Que tipo de tarrachas devo comprar? Com trava? Blindadas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diego gr
    Sim, não é. A não ser depois de tocada "prá valer".
    As melhores possíveis (Gotoh, Schaller, Grover).
    Abç

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu acho que vai da pegada do guitarrista, eu mesmo já toquei um tempão com uma ponte muito ruim, porém a guitarra tava regulado e revisada, então foi só manerar na alavanca e saber os teus limites, e olha que eu usava muito alavanca na epoca, vai do cara mesmo, tenho um amigo que toca em uma banda de pop rock e já quebrou duas pontes de boa marca, a primeira vez eu tava na plateia, o maluco deve ter baixado quase 1 oitava a nota de tanta força que fez.

    diego gr
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: diego gr
    · votar


    Outra coisa que eu queria perguntar pra aproveitar o tópico: sempre que eu vejo vídeos de alguém tocando, sempre percebo que o dedão fica na parte de cima do braço, tanto pra tocar as cordas mais agudas quanto para as mais graves.
    Mas eu só consigo tocar o mizão com o dedão na parte de baixo do braço senão não consigo alcançar. É costume mesmo ou estou posicionando o dedão de forma errada?

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diego gr
    Não entendi direito o que você quis dizer, você diz que a maioria dos videos que você assisti, os guitarristas tocam com o dedao aparecendo(tipo o Hendrix), diferente do que o violao classico onde isso é considerado um erro?

    brrodo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    diego gr

    Cara, tem gente q chama isso (dedo aparecendo) de "pegada de blues", pq é uma pegada mais firme q permite bends mais altos e estáveis. Porém é uma pegada q não privilegia mto o alcanse da velocidade, ou seja, se prefere um estilo mais agressivo, com mtos ligados e subida e descida de escala, essa pegada não é a melhor, mas se vc prefere um estilo blues, com mais pegada, firmeza e feeling, essa é uma boa.

    A pegada com o dedo apoiado na parte de trás do braço (dedo escondido) é uma pegada q privilegia a velocidade e o virtuosismo, mas vc pagará com menos firmeza, bends mais xoxos...É o tipo de pegada mais leve e q mtas vezes é responsavel pelo rotulamento de um "guitarrista sem pegada".

    Agora, sua mão pode ser pequena tbm cara hehehe aí é normal vc não alcansar o misão sem descer um poco o dedão ali de cima pra conseguir.

    diego gr
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pior que eu tenho mão grande, mas acho que é questão de me acostumar mesmo....
    vou dedicar um tempo só pra testar vários jeitos de deixar o dedão no braço, pra ver qual posição privilegia o que e etc....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mais estabilidade de afinação em ponte fixa?