Autor |
Mensagem |
diego gr Veterano |
# nov/07
Tem alguma maneira de ajudar a manter a guitarra de ponte fixa afinada por mais tempo?? Algum "aparato" para isso... Exemplo: na ponte floyd, comprar mais molas e locking nut...
|
Penta_Blues Moderador |
# nov/07
· votar
Boa noite!!!
diego gr Cara, vou dizer o que disse num outro tópico e correr o risco de estar errando duas vezes, mas na minha opinião, não é a ponte que é responsável por manter a guitarra afinada. São as tarrachas... Valeu!!!
|
diego gr Veterano |
# nov/07 · Editado por: diego gr
· votar
eu realmente nao sei nada sobre o que é responsavel por manter a afinação. minha guitarra é washburn x16 ponte fixa (tune-o-matic) com cordas através do corpo
pergunto isso porque sempre que tiro a guitarra do bag, ela não está afinada, com exceção da mizinha, isso é normal????
|
kiki Moderador |
# nov/07 · Editado por: kiki
· votar
olha, tambén não sou nenhum luthier nem nada, mas concordo com o nosso amigo Penta_Blues. até oinde eu entendo, a ponte não tem a ver com manter a afinação. isso deve ser problema na tarracha.
o lance da bag podem ser duas coisas: - variação de temperatura. se voce afina o instrumento de dia, tem que reafinar de noite. - as tarrachas mexem dentro da bag. voce da umas batidinhas, e tal. desafina mesmo.
|
kiki Moderador |
# nov/07 · Editado por: kiki
· votar
double post
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# nov/07
· votar
diego gr Em primeiro lugar me parece que sua guitarra NÃO tem ponte fixa, mas sim ponte estilo "vintage". Pontes fixas são as Tune-o-matic ou Fender "hardtail" ou Tele. Para que uma ponte tremolo tipo "vintage" seja efetiva, existem alguns procedimentos: Usar o maior nº de molas, usar molas novas e ponte bem regulada, lubrificar os carrinhos ("saddles") nos pontos de contato com as cordas, lubrificar os parafusos que fixam a ponte com vaselina sólida, lubrificar os sulcos da pestana (que deve ser de osso ou latão) com graite em pó, lubrificar a parte inferior das borboletinhas "abaixa-cordas" com vaselina sólida e finalmente colocar corretamente as cordas nas tarrachas, com poucas voltas, laceando-as e evitando "embôlos". Com esses procedimentos, usando-se a alavanca com parcimônia, mantem-se melhor a afinação. Abç
|
Quico Veterano |
# nov/07
· votar
...lubrificar os parafusos que fixam a ponte com vaselina sólida... nao teria cara de pau pra comprar a vaselina...
|
diego gr Veterano |
# nov/07
· votar
Bertola, é ponte fixa sim, aí tem uma foto dela, não consegui achar fotos mais "de perto" da ponte: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=64809287
Eu só toco de noite 30 minutos por dia, porque trabalho e faculdade consomem tmpo pra caramba. Mas não é nada grave, porquequando tiro do bag, não está muito fora da afinação, e sim só um pouco desafinada. Só queria saber se era normal mesmo. Obrigado a todos pelos esclarecimentos... Quanto a comprar tarrachas: tem vários "tipos" de tarrachas ou a escolha vai pela marca? Como escolher boas tarrachas?
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
diego gr é, a ponte é fixa sim. se a variação de afinação é pequena, deve ser aquelas coisas que eu disse.
|
|
# nov/07
· votar
diego gr Creio então que, ou vc está armazenando sua guitarra em lugar inadequado, ou colocando as cordas incorretamente, ou precisa de um bom jôgo de tarrachas. Abç
|
diego gr Veterano |
# nov/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola Quer dizer então que não é normal uma guitarra de ponte fixa dar uma "desafinadinha" depois de guardada no bag?
Que tipo de tarrachas devo comprar? Com trava? Blindadas?
|
|
# nov/07
· votar
diego gr Sim, não é. A não ser depois de tocada "prá valer". As melhores possíveis (Gotoh, Schaller, Grover). Abç
|
RickSalve Veterano |
# nov/07
· votar
Eu acho que vai da pegada do guitarrista, eu mesmo já toquei um tempão com uma ponte muito ruim, porém a guitarra tava regulado e revisada, então foi só manerar na alavanca e saber os teus limites, e olha que eu usava muito alavanca na epoca, vai do cara mesmo, tenho um amigo que toca em uma banda de pop rock e já quebrou duas pontes de boa marca, a primeira vez eu tava na plateia, o maluco deve ter baixado quase 1 oitava a nota de tanta força que fez.
|
diego gr Veterano |
# nov/07 · Editado por: diego gr
· votar
Outra coisa que eu queria perguntar pra aproveitar o tópico: sempre que eu vejo vídeos de alguém tocando, sempre percebo que o dedão fica na parte de cima do braço, tanto pra tocar as cordas mais agudas quanto para as mais graves. Mas eu só consigo tocar o mizão com o dedão na parte de baixo do braço senão não consigo alcançar. É costume mesmo ou estou posicionando o dedão de forma errada?
|
RickSalve Veterano |
# nov/07
· votar
diego gr Não entendi direito o que você quis dizer, você diz que a maioria dos videos que você assisti, os guitarristas tocam com o dedao aparecendo(tipo o Hendrix), diferente do que o violao classico onde isso é considerado um erro?
|
brrodo Veterano |
# nov/07
· votar
diego gr
Cara, tem gente q chama isso (dedo aparecendo) de "pegada de blues", pq é uma pegada mais firme q permite bends mais altos e estáveis. Porém é uma pegada q não privilegia mto o alcanse da velocidade, ou seja, se prefere um estilo mais agressivo, com mtos ligados e subida e descida de escala, essa pegada não é a melhor, mas se vc prefere um estilo blues, com mais pegada, firmeza e feeling, essa é uma boa.
A pegada com o dedo apoiado na parte de trás do braço (dedo escondido) é uma pegada q privilegia a velocidade e o virtuosismo, mas vc pagará com menos firmeza, bends mais xoxos...É o tipo de pegada mais leve e q mtas vezes é responsavel pelo rotulamento de um "guitarrista sem pegada".
Agora, sua mão pode ser pequena tbm cara hehehe aí é normal vc não alcansar o misão sem descer um poco o dedão ali de cima pra conseguir.
|
diego gr Veterano |
# nov/07
· votar
pior que eu tenho mão grande, mas acho que é questão de me acostumar mesmo.... vou dedicar um tempo só pra testar vários jeitos de deixar o dedão no braço, pra ver qual posição privilegia o que e etc....
|