Vintage x Novo --- desabafo

Autor Mensagem
zacaoamargo
Veterano
# out/07


Eu não acredito que com toda a revolução tecnológica atual ainda não podemos fazer certas coisas melhores do que eram feitas 20 ou 30 anos atrás. Abrindo exceção ao caso de amplificadores valvulados, que são coisas rudimentares mas com suas vantagens inquestionáveis, fico pensando como é possível não conseguirmos fazer wah wahs, delays analógicos, chorus analógicos melhores que os antigos!!!!
Os nogos correm atrás de produtos NOS como se fossem coisas impossíveis de seem fabricadas hoje em dia. Vávulas, por exemplo! Puta merda, será que não consegue-se produzir válvulas com melhor qualidade hoje??????
Quando me falam em instrumentos vintage, só consigo pensar em melhor qualidade no que se refere à madeira, à qualidade da confecção do corpo e do braço, feitos à mão com maiores cuidados que a indústria, etc. Mas não consigo imaginar que o hardware e a captação daquele tempo fosse mesmo melhor. Não entra na minha cabeça isso.
Por que merda é que não podemos fazer um CE1 mais como antes? E um Deluxe Memory Man?
Por que não se consegue mais ter porcarias de chips BBB decentes?
Cadê os bons falantes?
Acho que tem muito de hipocrisia e viagem por esses meios.

kochh
Veterano
# out/07
· votar


É porque o pessoal não quer um som melhor que um CE-1, os guitarristas querem um som IGUAL, se vai ser melhor ou pior não interessa, interessa em ser igual.

Percival
Veterano
# out/07
· votar


timbre musical é melhor pra um e pior pra outro. Cada um tem um conceito de timbre bom. Não é que não se pode fazer melhor, e até existe muito melhores que esses.

pierrex
Veterano
# out/07 · Editado por: pierrex
· votar


talvez passe pela quantidade produzida, bem menor antes, com controles de qualidade mais apurados. a necessidade de vender em largas escalas obriga as indústrias a produzir com dois objetivos: baratear o custo e produzir muito. alterações sutis já são sentidas quando se refere a som, imagine essa teoria aplicada a cada componente de um amplificador, por exemplo. mas se faz (também) coisa tão boa hoje quanto antes. só o preço é que muda bastante.

será que passa por aí? me digam se falei besteira.

bioguitarmetal
Veterano
# out/07
· votar


pierrex

Concordo plenamente com vc!!! O objetivo hj é o lucro, não a qualidade do produto.

Lak Lak
Veterano
# out/07
· votar


pierrex

Concordo plenamente com vc!!! O objetivo hj é o lucro, não a qualidade do produto.


infelizmente tenho q concordar =/

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


zacaoamargo

Não é uma questão de qualidade, e sim de mercado!!
Hoje em dia, visa-se o lucro acima de tudo, ou seja, mão de obra barata (e consequentemente desqualificada), pouca pesquisa, nenhum controle de qualidade, etc....

no pos guerra, a produção americana era muito voltada a qualidade, acima de qq outra coisa!!
de alguns anos pra cá, a coisa mudou e agora é baratear a produção, e vender!! o q resulta em produtos porcaria feitos por incompetentes!

por isso os produtos antigos são tão cultuados!!

Sabe aquelas geladeiras q tem 30 anos de idade e funcionam??
vc acha q a geladeira q vende-se hoje em dia vai durar 20 ou 30 anos???

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


Controle de custos. Os caras das indústrias perceberam que diminuindo em 50% os custos a qualidade cairia uns 30%, mas o produto venderia 20x mais.

Drinho
Veterano
# out/07
· votar


claro que eh possivel

da 5000 reais prum luthier
ele faz uma guitarra que c vc pedir pra ela te trazer um big mc ela te traz....

agora qdo se fala em linhas de produção pode desencanar da grande maioria..

two
Veterano
# out/07
· votar


Drinho
Não precisa ser R$5000,00.
De uma olhada, são de excelente qualidade, processo quase manual.
NZaganin

E vale a mesma coisa para pedais
São excelentes, sei porque uso, e porque aposentei um DS1 (boss) um SD1 (boos) e uma DGD1 (onerr)
Para adiquirir estes, com qualidade muito boa, e preços excelentes.

Furhmann

Foukez
Veterano
# out/07
· votar


LUCRO LUCRO LUCRO LUCRO...

CJOliveira
Veterano
# out/07
· votar


Claro q as empresas querem lucro, elas sao empresas afinal.

Por mais que o discurso moralista e nostalgico seja bonito, quem paga as contas é a eficiencia dos produtos modernos e digitais.

old steel
Veterano
# out/07
· votar


zacaoamargo
Sua reflexão faz sentido.Basta ver a evolução em som automotivo.Mais acho que não trata-se de não conseguir fazer melhor,e sim de ser tradicionalista.As motos japas são ultra modernas,e que gosta de Harley(não tão modernas assim) fala que essas motos são movidas a saque.Vá entender.

Henrique S.
Veterano
# out/07
· votar


zacaoamargo
Puta merda, será que não consegue-se produzir válvulas com melhor qualidade hoje??????

cara, pode ser que os erros pequenos (algumas falhas caracteristicas da epoca) que proporcionam nas valvulas NOS aquele timbre que falta.

por exemplo, um transistor amplifica um espectro de frequencias maior do que a valvula, por isso os sons sao diferentes. Só que essas frequencias "em falta" que a valvula nos passa é mais agradavel ao nosso ouvido..(pesquise sobre a lei de weber)

fico pensando como é possível não conseguirmos fazer wah wahs, delays analógicos, chorus analógicos melhores que os antigos!!!!

mesma coisa, as vezes é aquele resistor/indutor/CI/capacitor mais tosco que faz a diferença.


ser vintage nao signifca que tem qualidade melhor, mas que tem um timbre caracteristico de decadas passadas....

kiki
Moderador
# out/07
· votar


bom, acho que esta questão tem duas faces

- uma o pessoal disse, é a mudança no objetivo das empresas. elas não se importam tanto com o que produzem, apenas com o rendimento. acabam barateando pra ter grandes escalas e grandes vendas. por isso muita coisa antiga é mais bem feita, ainda que com menos tecnologia.

- a outra face da moeda, que foi pouco falada aqui, somos nós. os musicos. ô bicho retrógrado. a gente ouve um bom e velho roquenrou, e quer um som igual à aquele de 50 anos atras. pra isso, os vintages. por que era aquela falta de tecnologia que dava aquele som.

dá pra extender essa questão pros modelos de guitarra:
por que com tantos luthieres e designers criativos, materiais industriais novos, máquinhas de alta precisão, ainda tocamos em les pauls e stratos, inventadas na década de 50? quais modelos de guitarra se consagraram depois dos anos 60?

enfim... um pouco mais de abacaxi pra descascar

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


kiki
a outra face da moeda, que foi pouco falada aqui, somos nós. os musicos. ô bicho retrógrado.

Grande parte dos roqueiros sim, mas e os outros estilos?? sem falar q tem muita gente no rock q prefere as hayabusas do que as harleys....vide vai, satriani, e etc....

quanto a isso, tem pra todos os gostos...

isso me leva a outra questão, há sim intrumentos e pedais de qualidade hoje em dia...só que são feitos por luthiers ou desenvolvidos especialmente pelos musicos, e qto aos pedais, acho a mesma coisa, vide os handmakers!!

Elvenfoot
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que é tudo uma tentativa do músico de parecer que é intelectual e tem um ouvido perfeito! Tudo hipocrisia!

Se você pegar um instrumento de linha de produção tipo a Fender Strato Deluxe, ou então uma Jem. Você terá guitarras fodas!

Aí vc pega um luthier consagrado, ele fará o braço de acordo com que o cliente pede, e o que ele pede? Confort C ou o braço da jem...

Se você pegar uma versão de luthier, e uma de fábrica, você não sente diferença no som, e praticamente no braço também não (a não ser que a junção ao corpo seja diferente...). E se for com madeiras similares (as vezes até com madeiras muuuito difererentes) você não sentirá diferença no som do mesmo jeito!

E nem vem falar que na década de 50 e 60 tinham controle de qualidade, não tinha meeesmo! A partir da década de 70 que começou a pegar de verdade isso, com a chegada do Toyotismo! E mesmo assim os controles não eram tão funcionais igual hoje não!

Enfim! Vintage é quase um instrumento nostálgico, e que deu certo! Mas hoje em dia tem coisa muito melhor! Principalmente na parte elétrica/eletronica!

LoL
Veterano
# out/07 · Editado por: LoL
· votar


bom as guitarras da schecter são caras + prestam pelo menos
alem disso a schecter vende os intrumentos personalizados dos músicos
+ n eh kualke 1 q paga 1.200 dollares numa guitarra
guitarra + barata da schecter 669 dollares

CONSTRUCTION/SCALE: Bolt-On / 24.75"
BODY: Mahogany
NECK/FINGERBOARD: Rosewood/Rosewood
FRETS: 22 Jumbo
INLAYS: Gothic Cross / A7X
PICKUPS: Duncan Designed HB-102
ELECTRONICS: Vol/Vol/Tone (tap)/3-Way
BRIDGE: TonePros System
BINDING: None
TUNERS: Grover
HARDWARE: Chrome
COLOR: Platinum (PLT)

US RETAIL PRICE: $699

Site da Schecter

zacaoamargo
Veterano
# out/07
· votar


Henrique S.
ser vintage nao signifca que tem qualidade melhor, mas que tem um timbre caracteristico de decadas passadas....


Exato. Acho que é isso! Sempre achei isso. Talvez nem é que sejam melhores, mas apenas se tornaram um padrão. As pessoas querem o timbre dum CE1, dum Deluxe Memory Man vintage, dum TS808 vintage, mas não são necessariamente melhores. Apenas é o timbre da época. E por isso é buscado.


Elvenfoot


E nem vem falar que na década de 50 e 60 tinham controle de qualidade, não tinha meeesmo!

Exato, cara. As coisas tendem a melhorar e não a piorar.
Não consigo aceitar que um Ibanez TS808 original tenha qualidade tão superior a um Voodoo Lab Sparkle Drive, um Homebrew Power Screamer, um Barber Direct Drive, etc, todos baseados no JRC4558, entende?

zacaoamargo
Veterano
# out/07
· votar


LoL
e kiko?

Caldinho de Peido
Veterano
# out/07
· votar


Unicas coisas vintages que prestam são as fender pré cbs, essas sim...

Phantom Of Death
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho um saco essas bandinhas com sons moderninhos, vide toda essa onda de bandas inglesas anos 2000 pra frente, um saco. Vide Strokes, Artic monkeys, wolfmother, franz ferdinand etc... Não sei o que usam, se for algo bom, não regulam bem, ou pelo menos não regulam como eu gosto.

Timbre bom para mim é o que tiravam Blackmore, Page, Gilmour, Angus Young... esses caras q eu escuto mais.

Nem o timbre do Hendrix eu curto muito em algumas músicas, timbre é algo muito pessoal, n tem como discutir.

Eu uso um amplificador transistor, uma guitarra barata, e gosto do meu timbre.

SuperGeo
Veterano
# out/07
· votar


acho que o que a tecnologia nos proporcionará daqui pra frente, muito mais que criar novas coisas, é dar mais e melhores maneiras de chegar-mos ao que estamos acostumados, como o som vintage por exemplo...

A gente sempre matou o boi pra comer. A diferença é como que fazemos isso (haha q analogia tosca)

CJOliveira
Veterano
# out/07
· votar


Phantom Of Death
Eu acho um saco essas bandinhas com sons moderninhos, vide toda essa onda de bandas inglesas anos 2000 pra frente, um saco. Vide Strokes, Artic monkeys, wolfmother, franz ferdinand etc...

???

todas as bandas que voce falou (com a possivel exceção do arctic monkeys) fazem sons extremamente influenciados por musica antiga, nem um pouco modernos. Wolfmother eh IGUAL black Sabbath, strokes e franz ferdinand tem influencia muito perceptivel de bandas antigas tambem.

Sua critica nao tem muito fundamento.

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


zacaoamargo
Cara, não seja ingênuo, estamos no mundo do supercapitalismo, do consumo de massa globalizado, então, o que dá lucro é o que vende em ENORMES quantidades, e não o que é bom, pois isso significa que o cara vai comprar uma vez só e não vai dar lucro para as megacorporações capitalistas que dominam o mercado mundial.
O problema é que esse sistema destruiu o nosso planeta (vejam o relatório da ONU). Eu disse destruiu mesmo, pois o processo agora é quase irreverssível dentro do estado de coisas atual.
Daqui a 100 anos os nossos netos ou estarão mortos ou vivendo num inferno!
Abçs

old steel
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É vero.E tudo quanto é merda que voce compra hoje em dia é descartável,de automóvel a cd.Haja grana.

old steel
Veterano
# out/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É vero.E tudo quanto é merda que voce compra hoje em dia é descartável,de automóvel a cd.Haja grana.

zacaoamargo
Veterano
# out/07 · Editado por: zacaoamargo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, não seja ingênuo, estamos no mundo do supercapitalismo, do consumo de massa globalizado, então, o que dá lucro é o que vende em ENORMES quantidades, e não o que é bom, pois isso significa que o cara vai comprar uma vez só e não vai dar lucro para as megacorporações capitalistas que dominam o mercado mundial.

Ok, mas sua resposta nada tem a ver com o que abordei no tópico. Ingênuo? Eu? por que???

O que eu quis abordar foram questões relativos a equipamentos antigos, ditos vintage.
Por que um Boss CE1 original é insubstituível? Será que não podemos fazer coisa melhor hoje? Lógico que sim!
Por que as porcarias dos chips JRC4558 antigos e os Panasonic BBB eram melhores que os de hoje? A tecnologia evoluiu assustadoramente nos últimos anos. Não acredito que não podemos fazer chips com qualidade até mesmo superior aos antigos citados.
Não acredito que um Analog Chorus Voodoo Lab, por exemplo, perca nada quando comparado a um Boss CE1 oiginal. Isso não faz o menor sentido.
Entendeu o que eu quis dizer????
Não analisei no tópico o porquê de as coisas de hoje serem piores que as mais antigas, mas a característica quase sagrada que alguns equipamentos antigos ridiculamente têm.
Ninguém me convence que um hand-maker qualquer não possa, com bons componentes e com boa mão-de-obra, construir um amp tão bom quanto um Fender Bassman antigo. Sacou???

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho um saco essas bandinhas com sons moderninhos, vide toda essa onda de bandas inglesas anos 2000 pra frente, um saco. Vide Strokes, Artic monkeys, wolfmother, franz ferdinand etc... Não sei o que usam, se for algo bom, não regulam bem, ou pelo menos não regulam como eu gosto.

É exatamente por isto que todas as bandas dos anos 70, 80 estão voltando. Haje visto The Police, Queen em nova formação, Michael Jackson regravando Thriller, e por aí vai. Estamos reciclando a boa música de 20 anos atrás porque a atual não presta.

Aqui em Belo Horizonte, os show mais procurados têm sido os de bandas dos anos 80. Amanhã, pra você ter idéia, tem show dos Titãs + Paralamas (juntos), Rádio Taxi (pontos de bônus para quem se lembrar do Rádio Taxi), e mais alguns covers de new wave e rock nacional dos anos 80.

Fox_scc
Veterano
# out/07 · Editado por: Fox_scc
· votar


zacaoamargo,

tô contigo e não abro, fora do Brasil os instrumentos vintage, são tratados como coisa velha e vendidos por qualquer preço, aqui no Brasil se paga mais caro do que um instrumento novo, com todas as melhorias da tecnologia e ainda um acabamento superior.

Quer saber? Só compro coisa nova... usado só pela metado do preço.

Acredito que é herança da época, que não existiam equipamentos para comprar no Brasil, e tinha-mos que comprar o equipamento dos colegas, que podiam comprar lá fora.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vintage x Novo --- desabafo