Madeira ilegal: quadrilha usaria nome de músicos

Autor Mensagem
Arpeggios From Hell
Veterano
# out/07 · Editado por: Arpeggios From Hell


A chefe da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal em Minas Gerais, Tatiana Alves Torres, afirmou nesta quinta-feira que o chefe da quadrilha suspeita de extração, comercialização e exportação de instrumentos musicais fabricados a partir da madeira Jacarandá-Bahia usava nomes de músicos famosos, como Eric Clapton, para promover seus produtos. A PF não encontrou nenhum indício de ligação entre os artistas e os suspeitos. Até as 16h desta quinta, 19 pessoas haviam sido presas.

Entre os detidos, estão o suposto chefe do esquema, Rodrigo Pereira Moreira, 42 anos, que se apresentou à PF como Luthier, e dois policiais militares. De acordo com a PF, 13 pessoas foram presas em Minas Gerais, quatro na Bahia, uma no Piauí e uma no Rio de janeiro. Ao todo, 37 mandados de prisão serão cumpridos.

Segundo a Polícia Federal, Moreira encabeçaria um esquema que consistia na extração da madeira no norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e sul da Bahia. A madeira era levada para várias cidades de Minas Gerais e transformada em instrumentos de corda que eram exportados via Correios para diversos países, como Estados Unidos e Canadá.

O Jacarandá-Bahia é uma madeira nobre, originada da Mata Atlântica, que está ameaçada de extinção. Sua retirada é proibida por lei.

De acordo com a delegada, somente nos últimos três anos a quadrilha teria exportado em instrumentos cerca de R$ 3 milhões. "Esse valor é apenas fruto de uma pesquisa feita por amostragem pelos Correios. O valor movimentado é muito maior", explicou.

A operação contou com o apoio da Polícia Federal americana. De acordo com a delegada, uma pessoa responsável por receber mercadorias nos Estados Unidos também foi ouvida.

A operação contou com policiais de quatro Estados, além da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Cada instrumento produzido pela quadrilha era vendido com preços entre US$ 5 mil e US$ 10 mil.

Fonte : Redação Terra

Chiiii ... Babou pra algum Fabricante/Luthier por ai ...

Deji
Veterano
# out/07
· votar


breve ´soh teremos guitarras de mdf

ed VH
Veterano
# out/07
· votar


breve ´soh teremos guitarras de mdf

agora fudeu,guitar de mdf é uma bosta.

Sea of Lies
Veterano
# out/07
· votar


Por isso já estou comprando a minha de mógno antes que o Greenpeace proíba até isso....kkkk

Mas extração ilegal, nem se fala, tirar 15 ávores dentre centenas é uma coisa. Os caras querem tirar centenas dentre centenas, capitalismo é osso....

daniel_guitar
Veterano
# out/07
· votar


vou correr pra levantar grana pra comprar uma epiphone daqui a 1 ou 2 anos e tb uma fender mex pq futuramente vai tah mal as coisas

LEO_BAK
Veterano
# out/07
· votar


é complicado esse assunto.

Se for pra ter q tocar com guitar de mdf ou de plástico por causa do aquecimento global, eu toco. O foda é q 90% das pessoas nao tem essa consciência, aí tem q ter lei proibitiva mesmo senão como faz com essa falta de vergonha na cara?

Ninguém está disposto a abrir mão dos seus confortos e do seu $$$. No fim das contas quem se fode somos nós mesmos.

Tá certo q o universo pode acabar daqui um tempo(tipo bilhões de anos, sei lá- a tal da força negra). Porra, mas a gente acelerar o fim do planeta e deixar um legado maldito pros nossos filhos (se é q a gente vai deixar isso pelo menos), é o fim da picada fala sério....

Machine Gun Man
Veterano
# out/07
· votar


Se for pra ter q tocar com guitar de mdf ou de plástico por causa do aquecimento global, eu toco.

Poxa, eu não ligo tanto pro mundo. =)
hauhauhau.... brincadeira, não me massacrem!

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/07
· votar


Não vai adiantar nada tocar mto se nós não conseguirmos respirar, não ter agua pra beber, viver no meio de catastrofes naturais ... Nossa, isso foi profético !!!

Rodrigo McBrain
Veterano
# out/07
· votar


Até parece que a madeira que é retirada pra fabricação de guitarras muda alguma coisa no mundo... O que faz a diferença são as queimadas, retiradas pra fazer carvão vegetal, derrubadas para pastagens, dentre outras coisas.. Isso sim vai fazer diferença e não retirar a madeira pra fazer artesanato, portanto acho totalmente ridiculo isso...

Abs

Wings_of_the_Night
Veterano
# out/07 · Editado por: Wings_of_the_Night
· votar


Rodrigo McBrain
Tá, então vamos todos retirar madeira ilegalmente. Nada a ver isso que você falou cara, como disseram aí em cima, uma coisa é tirar uma árvore, fazer replantio, etc, outra é retirar milhares e milhares de árvores. Vai dizer que isso não faz diferença? Se todos retirassem madeira com consciência e fizessem replantio, essas medidas de proibição não seriam necessárias.

Sea of Lies
Veterano
# out/07
· votar


Imagina retirar uma árvore com mais de 15 metros de altura, 1 metro de diâmetro para fazer artesanato, ou então uma ou duas guitarras..... ¬¬''

Imagina quanta madeira uma ávore só dá...agora multiplica isso por cem ou por mil, ou quem sabe até mais...e sendo feito diversas vezes por diversas pessoas.

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/07
· votar


É por isso que o mundo tá desse jeito ... se cada um pensar "ah é só pra fazer guitarra, vamos tirar" fodeu tudo ... Tem que ter um plano de replantio ou algo do genero ...

Wings_of_the_Night
Veterano
# out/07
· votar


Isso sem contar que a extração não é proibida só para os produtores de instrumento, logicamente. Se fosse só instrumentos a diferença seria pequena, mas imagina todo tipo de indústria que usa madeira retirando ilegalmente sem replantio. É um desastre só.

B.Frusciante
Veterano
# out/07
· votar


ou então uma ou duas guitarras.....
Uma ou duas guitarras?
Considerando o mogno por exemplo, que o corpo de uma guitarra é cerca de 50cm, com um tronco de 10 metros dá para fazer 20 guitarras com certeza.

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


B.Frusciante
Bem mais... pq uma guitarra tem no máximo 5cm de espessura. E um tronco de mogno com 10m de comprimento deve ter quase (ou mais) 1m de diâmetro.
Porém, é um cálculo grosseiro. PQ as vezes existem partes q não dá pra se aproveitar.

Sea of Lies
Veterano
# out/07
· votar


B.Frusciante

Vc deve ter percebido a ironia em meu comentário, pq disseram que para fazer artesanato era diferente...

Tentei mostra o quanto grande é um tronco de uma árvore adulta, para se fazer "artesanato"...

TheJacks
Veterano
# out/07
· votar


As madeiras que as guitarras são provenientes geralmende são de reflorestamento....

Então não se preocupem..tem muita gente que investe em reflorestamento justamente para que coisas que necessitem de madeira tenham uma fonte sustentável!

O que causa o desmatamento é fácil matéria prima sem ter que esperar nada e com preço baixíssimo para extração e alto de revenda!

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Sea of Lies
é verdade... se fosse só pra artesanato tavamos bem. o problema, primeiro, é o afã capitalista de tirar lucro de tudo. os caras querem materia prima barata e produção em massa, pra ganhar muito.

TheJacks
O que causa o desmatamento é fácil matéria prima sem ter que esperar nada e com preço baixíssimo para extração e alto de revenda!
exato!

claro que a culpa do desmatamento não é só da luthieria. passem numa construção de algum edificio, e vejam a quantidade de madeira que se joga fora ao final da construção...

WeslleyGuilber
Veterano
# out/07 · Editado por: WeslleyGuilber
· votar


http://www.zavaletas-guitarras.com/files/u-2001Moreira.htm

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


Acho q o problema não é a extração da madeira, e sim a extração ilegal, que não produz reflorestamento e tals, e não é plantar eucalipto não!! é arvore mesmo!!

O problema é a ganancia, o cara quer tirar as melhores arvores, e não dar nada em troca pra natureza, ai fode mesmo!!

BEM FEITO!!! tem q ir em cana mesmo!!!

prefiro tocar com mdf do que ver a floresta indo pro saco!!

Imaginem nossos netos: " vovô, acabei de comprar minha gibson ultra, de mdf de pinho e eucalipto!! ainda consegui um descontão e paguei só 8 mil!!

maggie
Veterana
# out/07
· votar


BaNdAiD
Imaginem nossos netos: " vovô, acabei de comprar minha gibson ultra, de mdf de pinho e eucalipto!! ainda consegui um descontão e paguei só 8 mil!!
Provavelmente num futuro próximo já teremos "ligas" de madeira melhor do que o mdf, que não deixa de ser uma evolução do antigo 'compensado' de madeira.

Existem áreas para retirada de madeira, o problema maior do desmatamento ilegal é que quem corta essas árvores não planta nem uma no lugar. Se isso tivesse sido pensado 30, 40 anos atrás, talvez não o próprio Jacarandá não estivesse ameaçado.

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/07
· votar


BaNdAiD

É oq eu disse acima ... Não Adinata tocar mto, ter uma puta guita de Mogno e o caralho a 4 se não tiver ar pra respirar, o esfeito estufa explodindo, o aquecimento global no máximo ... A galera não pensa macro !!!

denier
Veterano
# out/07 · Editado por: denier
· votar


VAI !!!!!!!!!!!!!!!


quem disse que quem toca guitarra naum liga pra nada!!!!!!!

quando a coisa aperta vemos todos os guitarristas virarem filosofos, guardas florestais, integrantes do green peace, arqueologos, defensores da natureza, jornalistas, metereologistas. cientistas e etc !!!!

Verdadeiramente musica abre a mente do povo!


rsrsrsrsrsrs]
seuisuheisuwh

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/07
· votar


denier

Nem todo mundo hein ... Se o povo ainda fica nessa de q fulano é melhor que ciclano, imagina no resto como deve ser !!!

patrickqueres
Veterano
# out/07
· votar


rapaz... vou começar a plantar umas árvores aqui no quintal de casa... pra dar pelo menos alguns instrumentos de qualidade para meus filhos e netos...




Obs: Onde consigo muda de Jacarandá?

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Provavelmente num futuro próximo já teremos "ligas" de madeira melhor do que o mdf, que não deixa de ser uma evolução do antigo 'compensado' de madeira.

Espero q sim....será q vão conseguir fazer um aglomerado com boas caracteristicas sonoras um dia??

denier

Nunca!! heuheuheuhehe
pode ter certeza q a maioria das pessoas q tocam guitarra não tão nem ai!!!

Existem áreas para retirada de madeira, o problema maior do desmatamento ilegal é que quem corta essas árvores não planta nem uma no lugar. Se isso tivesse sido pensado 30, 40 anos atrás, talvez não o próprio Jacarandá não estivesse ameaçado.

Hoje em dia, guitarras top seriam mais baratas!!!! heuehueh

Caldinho de Peido
Veterano
# out/07
· votar


Tem gente em Sp que tem mais de 100 cubicos de jacaranda e ninguem faz nd...

Acho que não deram uma propininha para os fiscais ai ele fuderam eles...

isaqueras
Veterano
# out/07 · Editado por: isaqueras
· votar


Putz!!!Onde será que eu guardei o meu violãozinho de plástico com cordas de nylon que ganhei em 1975?
Loooping:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/173080/

Hocus Pocus
Veterano
# out/07
· votar


aquecimento, catastrofes etc não vem ao caso. o problema é que o jacarandá está ameaçado de extinção. bonito vai ser quando não existir mais madeira boa e todas as guitarras forem feitas de mdf.

Mega
Veterano
# out/07
· votar


O negócio é comprar madeira ecologicamente correta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Madeira ilegal: quadrilha usaria nome de músicos