Captador tem prazo de validade?

Autor Mensagem
punknemesismetal
Veterano
# out/07


Olá gente tudo bem???

Eu queria saber se captadores tem tipo um prazo de validade pra ser usado??

Se com o tempo o som vai sumindo???

Alguem poderia falar sobre o assunto?

obg abraços

nofear
Veterano
# out/07
· votar


Axo q se fosse exigido que captadores tivessem o prazo de validade na embalagem, estaria escrito... Prazo indeterminado!

punknemesismetal
Veterano
# out/07
· votar


nofear

nao pow tudo bem...mas queria saber se o som fica o mesmo com o tempo talz...ou se vai enfraquecendo

Lak Lak
Veterano
# out/07
· votar


se nao me engano com o passar dos anos os captadores de alnico perdem ganho, já os de ceramica nao...

mas a perda eh tipo 1% ao ano...

Zeraus
Veterano
# out/07
· votar


Não sei.
Mas se tiver... deve ser um prazo bem superior a 50 anos.

Penta_Blues
Moderador
# out/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

punknemesismetal
Eu não diria "prazo de validade" pois a desmagnetização sofrida pelos ímãs dos captadores ao longo dos anos é a maior responsável pelo aparecimentos nos mesmos do tão falado "timbre vintage".
Se o termo for "vida útil", acho que faria mais sentido na minha opinião.
Tecnicamente falando, segundo alguns fabricantes, ímãs de alnico perdem por volta de 50% de sua capacidade magnética a cada 10 anos. Veja bem, não conclua que passados 20 anos este ímã "zera" já que no segundo decênio mais 50% da capacidade magnética se perde mas daquilo que sobrou e não o mesmo valor do primeiro decênio, ou seja, se um ímã possui 10 de capacidade magnética, nos primeiros 10 anos ele ficará com 5, nos 10 anos seguintes ele ficará com 2,5 e nos próximos 10 com 1,75.
Os ímãs cerâmicos perdem apenas 1% de sua capacidade a cada 70 anos, o que significa que suas características praticamente não se alteram, razão pela qual o alnico é o preferido se a sua praia for vintage.

Lak Lak
Não se trata de ganho, pois esta característica do captador não se deve unicamente ao ímã do qual é construído.

Zeraus
Cara, como vc pôde ver a "vida útil" do ímã tem a ver com o material de que ele é construído.

Valeu!!!

Eric Clapton
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues

o/

Valeu brother!!! Eu não criei o tópico, mas tinha a mesma curiosidade!!!

=)

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa noite!!!

Murillo Wendel
Boa, meu camarada!
No que eu puder, fico muito satisfeito em dividir o pouco que sei.
Valeu!!!

perin1980
Veterano
# out/07
· votar


como todo eletro eletrônico dura até acabar :)

mas acredito que vc só vai trocar o captador se acontecer algum acidente (bater em algum lugar, molhar e dar curto...), ou se quiser fazer upgrade, mas o captador não se desgasta, a menos que vc transpirar tanto ou mais que eu, nunca vi um cara transpirar tanto quanto eu, e o suor começar a dar pipoco no captador.

mas, mesmo assim, captador é o tipo de componente que pode ser consertado.

mazellan
Veterano
# out/07
· votar


e msm essa desmagnetização pode ser "regaregada"....

garrafa
Veterano
# out/07 · Editado por: garrafa
· votar


Penta_Blues
como saber se os ímãs sao cerâmicos ou de alnico ....????.
a minha guita e a RX-30...........qual que ???cerâmicos ou de alnico ?

Penta_Blues
Moderador
# out/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

garrafa
Cara, pelo timbre vc pode ter uma idéia do material de que seu captador é construído, mas como isso demanda um ótimo ouvido e uma grande dose de conhecimento sobre o assunto (pra se ter mesmo certeza do tipo de ímã só ouvindo), coisa que eu por exemplo não tenho...rs, recomendo que vc busque este tipo de informação nos sites dos fabricantes, seja de guitarra ou de captadores, pois geralmente é disponibilizado nos mesmos.
De qualquer forma, na minha opinião, esse tipo de informação fica mais na área da curiosidade do que na técnica pois se o timbre dos captadores da sua guitarra lhe agradam é meio irrelevante saber do que são feitos não é mesmo?
Como dica, captadores de Alnico tendem a ser mais "equilibrados" ao passo que os cerâmicos costumam ter maiores valores de saída.
Valeu!!!

garrafa
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
valeu...

Thedekai
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
cara o que significa exatamente ''capacidade magnética'' ? esta relacionado a saída do captador?
abraço

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa tarde!!!

Thedekai
cara o que significa exatamente ''capacidade magnética'' ?
Cara, deixa eu começar a tentar explicar capacidade magnética dando uma idéia geral do papel do ímã num captador.
A função do imã num captador é gerar um campo magnético através do qual as cordas passem e, por serem de aço, estas interagirem com esse campo. Enquanto as cordas estiverem paradas o campo magnético se mantém com uma forma regular e nada acontece então à bobina do captador. Uma vez que a corda é tocada, o seu movimento altera a forma do campo magnético. A forma com que o campo se altera provoca na bobina a geração de pequenos impulsos elétricos sob a forma de corrente alternada que vai ao ampli a fim de produzir o som.
A capacidade magnética então é responsável pela forma com que o campo magnético é gerado. De acordo com esta capacidade o campo vai adquirir características próprias que, por sua vez, irá interagir com as cordas de maneira particular e, consequentemente, captará frequencias que lhe darão seu timbre característico.
De certa forma, quanto mais "forte" for o ímã, quanto maior o número de espiras da bobina, conforme for a espessura do fio de cobre do enrolamento, mais intenso será o sinal enviado por este captador e, portanto, mais volume terá o som. Porém, a partir de um certo ponto, a capacidade magnética do ímã pode acabar sufocando as cordas, restringindo os padrões vibratórios e, assim, gerando perda de sustain e distorção tonal.

esta relacionado a saída do captador?
Tentando responder à esta pergunta, eu diria sim que ela está relacionada à saída do captador mas não é nem a sua principal função, nem a característica que mais influencia no nível de saída do captador, pois como vc viu existe um limite a partir do qual esta capacidade prejudica mais do que ajuda.

Espero não ter sido muito "enrolado"...rsrsrs
Valeu!!!

ESP
Veterano
# out/07
· votar


7 anos após a primeira palhetada...

Releed
Veterano
# out/07
· votar


Penta_Blues
Putz,até aqui no FCC eu tenho que ler coisas sobre meia-vida..
não basta ter que estudar isso em química :P

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Releed
rsrsrsrsrs....
Nada é eterno, meu camarada...rs
Valeu!!!

kiki
Moderador
# out/07
· votar


Penta_Blues
dando uma aula aqui pra gente...

Penta_Blues
Moderador
# out/07
· votar


Boa noite!!!

kiki
dando uma aula aqui pra gente...
Mais aprendendo do que ensinando meu camarada, pois cada vez que vejo alguma dúvida por aqui volto a ler ou estudar conceitos que por vezes eu já tinha esquecido.
Obrigado pela força!
Valeu!!!

punknemesismetal
Veterano
# out/07
· votar


ei obrigado mesmo a todo mundo q deu sua opinião...pelo visto não só eu tinha essa dúvida rsrs

Essa dúvida me surgiu a poucos dias pq tem um guitarrista daki da cidade q tah afim de vender uns capt. pra mim
O Seymour JB e o Dimarzio Paf Pro ambos tem 1 ano de uso...

pelo visto com tudo dito..posso fazer a compra mais tranquilo rs

abraços

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


Vou aproveitar esse tópico aqui msm..só pra fazer mais uma perguntinha sobre isso, espero que entendam pq ressuscitei este!

Tecnicamente falando, segundo alguns fabricantes, ímãs de alnico perdem por volta de 50% de sua capacidade magnética a cada 10 anos

Alguem saberia me dizer, se isto serve pra captadores de alnico 2, alnico 3, alnico 5, alnico 8 e etc?

Porque já li uma vez, que captadores de alnico 5 qdo envelhecidos perdem um pouco o magnetismo e tornam o timbre bem proximo dos de alnico 2,que ja possuem esse magnetismo menor q o alnico 5!
entao a "vida ultil" de um alnico 2 seria menor q um de alnico 5, ja q ele ja tem menor magnetismo?

Desde já agradeço...um abraço a todos!

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Penta_Blues

Matou a pau. Podem fechar o tópico.

r2s2
Veterano
# abr/08
· votar


Penta_Blues

Pena que demorei um ano pra postar... ahahaha

thigsm
Veterano
# abr/08 · Editado por: thigsm
· votar


Juliano P
não sei responder sua pergunta,

mas acho que não teria problema fazer uma manutenção e trocar caps a cada 10 anos =P

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


r2s2
hehehehehehe

thiago motta
isso é verdade...mas é mais por curiosidade msm...
mas brigadão ai..abração cara!

oiio
Veterano
# abr/08
· votar


Se tocar com captadores vencidos pode dar dor de barriga
:P

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


oiio
:D

Juliano P
Veterano
# abr/08
· votar


Upzinho

Zero Zen
Veterano
# abr/08
· votar


Puxa vida !

Que notícia deprimente. Quer dizer que quando eu estiver com 126 anos os meus captadores vão estar praticamente imprestáveis?

hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captador tem prazo de validade?