Jam FCC Outubro - Baixe a BT e Participe!

Autor Mensagem
catselidis
Veterano
# out/07


Então, vamos lá!
Alguns corajosos toparam encarar a BT que eu postei, então aí vai:

Meu e-mail para o envio das participações: catselidis@yahoo.com.br

As regras são as mesmas:

1 - Não alterar o volume da BT

2 - Não alterar a duração da BT
(esta regra é importantíssima na hora de editar! muita gente deixa o solo ir além do final e corta a faixa no término do solo, aumentando a duração da BT mesmo que em alguns milésimos de segundo. Termine o solo antes do final da BT!!! Até para passar a bola de maneira redonda para quem vem depois)

3 - O arquivo deve ser enviado em formato mp3 estéreo, contendo no nome o nickname do participante respeitando o seguinte padrão: Jam_FCC_Outubro_BaseX_nickname.mp3, onde X identifica se é a base 1 ou a base 2

4 - Não haverá substituição de solos. Enviou tá enviado e pronto, portanto escute bem o que gravou antes de enviar!

As regras 3 e 4 são essenciais para que eu possa me organizar e evitar que haja confusão como alguns casos que aconteceram em agosto, quando alguns participantes, por falta de organização minha e/ou falha dos servidores de e-mail, enviaram os solos mas não apareceram na Jam final.

5 - O prazo para envio dos arquivos é dia 19/10 às 23:59h


No mínimo, essa BT é desafiadora, pq é de um compositor grego (daí vem meu nick que é meu sobrenome) e o cara é muito fera.
Tem dois trechos que podem ser usados, assim como o mês passado, e cada um pode escolher um dos trechos.

A música está no andamento de 154.49 BPM compasso 5/4.

BT 01
BT 02

Boa JAM a todos!!!

Leiam e respeitem as regras para que a edição fique legal!!!

Forte Abraço!!!

Eric 146
Veterano
# out/07
· votar


Boa agora que to com a guitarra de volta vou participar pela primeira vez, vou baixar as BTs para ouvir quando eu chegar do trabalho.

pr0view
Veterano
# out/07
· votar


demoro

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


pr0view
Segue a música inteira... tem até um solaço no final (de teclado).

http://www.4shared.com/file/26066794/9c4739b/JAM_OUTUBRO_INTEIRA.html

Abraço!

slashfoda
Veterano
# out/07
· votar


caramba BT massa!!! se eu num conseguir, nem tiver criatividade pra gravar alguma coisa, vou ver se meu professor grava alguma coisa pra eu postar aqui!!!

valeu!

Hammer
Veterano
# out/07
· votar


alguem ai sabe me informar um programa legal p/ fazer a gravação ... e onde posso baixar este programa. Grato...

Michel Top
Veterano
# out/07
· votar


Vamos nessa, parabéns pela iniciativa. Abraços!

guitarfusion
Veterano
# out/07
· votar


Tô nessa

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


slashfoda
Hammer
Michel Top
guitarfusion
e vamos nóis!!!

_JCM_
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

cara, show de bola essa BT.. tô dentro!

abraço!

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


_JCM_
Vamu lá!!!!

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


"154.49 BPM compasso 5/4."

O.o


vou ouvir, dependendo de como estiver eu gravo, mas sou tosco demais com timbre zoado

=/

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


paulgilbert
fecha os olhos e sai tocando...
abração!

_JCM_
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

fecha os olhos e sai tocando...
abração!


ehuaheuae... mereceu voto.. hehehe

Slashy
Veterano
# out/07
· votar


existe algum tópico ensinando como gravar?
eu tava afimd e participar
:D

toty
Veterano
# out/07
· votar


uma ajuda pros amadores!!!! """" EU""""

que tom ta essa joça!!!!??????

Fermc
Veterano
# out/07
· votar


Como disse na Jam passada:

.
.
.
.
.
Aquele que falar o tom da BT é um homossexual bichona!!
.
.
.
.
.


Se quer saber o tom da BT, olha aí:

Bom, não sei se vocês pensam que quando o pessoal fala em "descobrir o tom da música" eles estão falando que só de ouvir o começo da música eles já sabem o tom dela. Se vocês pensam assim, então quero dizer que não é bem assim que funciona!! São muito poucas as pessoas que tem essa capacidade. Eu só conheço uma pessoa assim, e ele toca há mais de 25 anos e todo dia ele pega pelo menos uns 20 ou 30 min o violão ou o teclado... Sem falar que ele ouve música o dia inteiro, e quando não está ouvindo música ele está cantando!! É o dia todo assim!!

Na verdade, embora poucas pessoas tenham essa capacidade de ouvir o trecho inicial da música e já descobrir o tom dela, quem tem um ouvido um pouco treinado não consegue tal feito, mas já tem uma noção mais ou menos de qual tom pode ser, ou seja, não fica totalmente perdido e isso já ajuda bastante!!

Já que só com o ouvido fica bem complicado saber de cara o tom, então nós podemos utilizar o nosso instrumento que no caso é a guitarra pra nos auxiliar e dar um ponto de referência!! Mas como ela pode ajudar, e como ela pode ser utilizada pra isso? É o que eu vou dizer agora!!

1° - A melhor forma de utilizar a guitarra pra ajudar nisso não é com acorde, e sim com notas!! Mas porque? Simples: Primeiro porque como você provavelmente não vai acertar de primeira e terá que fazer várias tentativas, então fica muito mais rápido e prático fazer notas ao invés de acordes!! Sem falar que o acorde pode ser maior ou menor e pra quem não tem um ouvido muito treinado, pode ficar difícil pois além das possibilidades aumentarem bastante, você ainda pode ter feito o acorde certo só que ao invés de ter feito ele menor você fez maior e pensa que o tom é outro e acaba se perdendo, sendo que era só fazer aquele acorde menor e pronto!!

2° - Então como nós podemos utilizar as notas pra nos ajudar? Simples, com tentativas!! Você solta a BT e vai fazendo algumas notas tentando achar uma que tenha o mesmo som que a nota que está sendo tocada na BT. Uma dica: Você pode tentar se basear no contra-baixo que fica mais fácil... A não ser que o baixo esteja fazendo algum arranjo ou solo, porque aí não tem como se basear nele.

Outra coisa importante, você não precisa ficar voltando a BT no começo toda hora!! Você solta ela e vai fazendo suas tentativas, e conforme você for acertando você vai gravando ela na cabeça e logo você já vai ter pegado a melodia da música. Então é só voltar a BT no começo e começar de novo e então provavelmente você vai achar o tom rapidamente, se já não tiver achado!!

OBS: Não tenha pressa. No começo é complicado mesmo, e pode ser que você precise acompanhar a música toda antes de conseguir descobrir a melodia, ou até mesmo acompanha-la mais de uma ou duas vezes!!

3° - Nossos ouvidos têm uma capacidade de identificar notas agudas com mais precisão do que as notas graves. Baseado nisso, fica muito mais fácil você fazer as "tentativas" com notas oitavadas em uma ou duas vezes!! Então, depois que você pegar a melodia com as notas oitavadas, você toca essa mesma melodia com as notas numa oitava abaixo, só pra conferir se acertou ou não.

4° - Depois de descoberto a nota do tom da BT, chegou a hora de descobrir se ela é maior ou menor. Essa parte é simples. Solte a BT a faça o acorde maior e veja se bate!! Se bateu, ótimo!! Se não, faça menor e veja se da certo!! Se nenhum dos dois der certo, então refaça tudo de novo, desde o começo com mais calma!!

É importante checar os dois mesmo se você achar que bateu ou não, pois pode ser que seu ouvido te engane!!

5° - Tome cuidado com as notas "equivalentes"!! Por exemplo, C e Am têm sons muito parecidos e principalmente pra quem não tem um ouvido muito treinado, pode ficar muito complicado saber a diferença entre os dois, por isso fique atento!!

6° - Se mesmo com todas essas dicas você ainda não conseguiu então você pode apelar para algo mais radical!! Eu não sei qual programa de edição de áudio você usa, mas você pode abrir a BT com ele e diminuir o tempo da música, deixa-la mais lenta pra facilitar! Pode ser que no começo você precise fazer isso, principalmente se a BT for muito rápida. Mas evite isso ao máximo, pra não viciar e ficar sempre dependendo desse esquema.

Bom, essas são as dicas que eu tinha pra dar em relação a descobrir o tom da BT!! Agora vou passar aqui alguns exercícios que você pode fazer pra treinar os ouvidos!!

Esse exercício que vou passar agora, não fui eu quem escreveu. Essa é uma matéria do site GuitarX que eu achei aqui no meu PC.

Percepção
Renan Lacerda

Olá galera! Beleza?
Hoje o assunto é Percepção, a importância do ouvido na música.
Nos dias atuais, o ouvido anda um pouco esquecido com tanta tecnologia, facilidades. Poucos afinam sua guitarra de ouvido, preferem usar o afinador eletrônico, muitos não tiram mais musicas, pois é muito mais fácil pegar uma transcrição. Mas estamos esquecendo que essas pequenas coisas são importantíssimas para o desenvolvimento de nossa percepção, do nosso ouvido musical.
Existem vários exercícios para se desenvolver a percepção, vou colocar alguns aqui.

a- Grave 15 minutos de notas ao acaso, por toda a extensão do instrumento; a nota é tocada a cada primeiro tempo de cada compasso (4/4, ¾, etc...). Ouça a fita, procurando repetir a mesma nota durante os tempos restantes. Busque ter o máximo de certeza, nada de 'chutar' qualquer nota.

b- Grave uns dez a quinze minutos de acordes aleatórios, sempre no primeiro tempo de cada compasso. Ouça a fita procurando repetir os mesmos acordes nos tempos restantes. Comece com tríades, depois acrescente acordes com 7a , depois acrescente as demais tensões. Procure ouvir e tocar consciente.

c- Podemos "tirar músicas de ouvido", ou seja, descobrir melodias, ritmos e acordes de uma determinada gravação para que possamos tocá-la.

d- Todos podemos tocar um instrumento, rápido, mais rápido, ou ter os melhores licks na ponta do dedo, mas até para saber a hora de encaixar os licks temos que usar bem o ouvido.

Pessoal! Esses são alguns exercícios, procure treiná-los, você verá que seus ouvidos deram uma "turbinada"!
Um grande abraço e fiquem com Deus!

Renan Lacerda

Agora uma dica minha! Você pode baixar o programa Ear Tuner 1.1 que ele é bem bacana!! Confesso que ele é um pouco enjoativo, mas se tiver persistência, ele pode te ajudar bastante!! Ele é pequeno, não tem segredo pra usar, e acredito que seja Freeware (num tenho certeza, faz tempo que num uso ele). Você acha ele no Google.

Agora uma última dica, porque esse texto já ta grande demais...

De vez em quando, dê uma "folga" para o seu ouvido!! Não fique treinando ele sem parar por muito tempo (entenda muito tempo como um ou dois meses mais ou menos). É bom de vez em quando ficar uma ou duas semanas sem treiná-los para que seu cérebro possa associar tudo àquilo que está aprendendo. Eu não li isso em lugar nenhum e num sei se tem alguma base cientifica ou não, mas falo isso por experiência própria!!

Quantas vezes eu ficava 4 ou 5 horas todos os dias estudando alguma técnica e depois de semanas estudando sem parar não via nenhuma melhora, nenhuma mesmo!! Então eu ficava nervoso e parava de treinar e ficava algumas semanas sem tocar, até que eu me animava de novo e quando eu pegava a guitarra via que tudo aquilo que eu tinha estudado tinha dado resultado, tudo de uma vez só. Parecia que minha mão fazia sozinha... E isso aconteceu várias vezes!!

Bom, chega de escrever. Taí o que eu tinha pra falar e espero que ajude em alguma coisa!!

Falow!!

Fermc
Veterano
# out/07
· votar


Gravarei... :)

BurnTKD
Veterano
# out/07
· votar


vou baixar na noite e gravar =D

sobrevivente
Veterano
# out/07
· votar


Farei de tudo para participar dessa. o/

jr sound
Veterano
# out/07
· votar


to nessa......

ogaitnas
Veterano
# out/07
· votar


massa... vamos ver se eu consigo fazer qq coisa que soe decente nessa
velocidade hehe :)

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


Slashy
cara, dá uma vasculhada nos tópicos do forum de gravção e home studio, ok?
basicamente você tem que ter um software tipo cubase ou sonar ou pro tools e importar a BT e abrir uma nova pista e gravar a guitarra nela enquanto ouve a BT. Depois exportar para um arquivo mp3 e pronto!
Abração!

thilawyer
Veterano
# out/07
· votar


Opaaaaa

Vo gravar tb rsrs faaaz tempo q eu naum participo \m/

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

baixista pode participar?

hehe

catselidis
Veterano
# out/07
· votar


jkdias
cara, eu não vejo porquê não poderia... por mim, manda a gravação aí e eu mixo!!! vai ser um prazer, sou baixista também... agora que estou começando a tocar guitarra.
como essa JAM eu estou de intruso, acho que o GuilhermeRizzo não vai ficar bravo comigo...

abração!!!

denier
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

Vou tentar gravar !

_FrEd_
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

compasso 5/4.

Aleluia, algo diferente....

=)

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


catselidis

valeu !

vou tentar gravar no fim de semana

Jafet
Veterano
# out/07
· votar


Essa vou participar tbm !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jam FCC Outubro - Baixe a BT e Participe!