Autor |
Mensagem |
Renatu Veterano |
# out/07
tava dando uma olhada numa apostila q tenhu aki em casa e me deparei com esta frase
Sabendo os intervalos dos sete modos, você definirá aqueles aproriados para cada acorde.Ex: para o Abm7/6 o unico modo q tem triade menor, 7ª e 6ª é o modo dórico
alguem me explica issu... naum consegui entender !
|
Minow Veterano |
# out/07
· votar
Renatu Você sabe os intervalos dos modos gregos?
|
Atum Bluesman Veterano |
# out/07 · Editado por: Atum Bluesman
· votar
Renatu Seria + ou - isso:
Se eu tenhum um acorde C7 por exemplo não serão todos os modos gregos que poderei usar sobre ele, pois somente poderei usar o que tem as seguintes notas: C-E -G-Bb que são as notas que formam o acorde.
Então:
Jonio: C-D-E-F-G-A-B Dorico: C-D-Eb-F-G-A-Bb Frigio: C-Db-Eb-F-G-Ab-Bb Lidio: C-D-E-F#-G-A-B Mixolidio: C-D-E-F-G-A-Bb eolio: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb locrio: C-Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb
Repare que o único modo aonde todas as notas do acorde se encaixam é o mixolídio, fazendo com que o improviso ou solo seja feito em cima desta escala preferencialmente.
Com o acorde que você passou é o mesmo caso, porém as notas do acorde só se encaixam no modo dórico.
|
Olimpus Bluesbreaker Veterano |
# out/07
· votar
Atum Bluesman
vc esqceu d citar o Sol aqui...
Se eu tenhum um acorde C7 por exemplo não serão todos os modos gregos que poderei usar sobre ele, pois somente poderei usar o que tem as seguintes notas: C-E-Bb que são as notas que formam o acorde.
eh C-E-G-Bb...
eu sei q qualquer um com um tiquinho + d experiencia sabe isso, mas eh só pra nao confundir o pessoal...
|
Renatu Veterano |
# out/07
· votar
atah agora sakei... oq me confundiu foi "modo q tem triade menor, 7ª e 6ª é o modo dórico" empenei na frase
|
Renatu Veterano |
# out/07
· votar
Abm eh msma coisa q Aº ???
|
LeandroP Moderador |
# out/07
· votar
Renatu
Primeiro você separa os modos maiores dos modos menores, e depois compare-os.
O modo eólio pode ser a escala menor padrão: T, 2, b3, 4, 5, b6, 7, 8
O modo jônio pode ser a escala maior padrão: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8
Os demais modos possuem notas características, que são os intervalos que os diferenciam dos outros modos. Por exemplo, o modo lídio é um modo maior que tem como nota característica o intervalo de #4.
Lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
O modo dórico é um modo menor que tem como nota característica o intervalo de 6a maior.
Dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8
Observe como este modo dórico se diferencia do modo eólio pelo intervalo de 6a.
oq me confundiu foi "modo q tem triade menor, 7ª e 6ª é o modo dórico" empenei na frase
Pegue a 1a, a 3a e a 5a nota de cada modo e você forma a tríade do modo. Adicione a 7a nota e você tem uma tétrade.
|
Atum Bluesman Veterano |
# out/07
· votar
Olimpus Bluesbreaker Né =p Mas não obrigatoriamente você tem que adicionar o Sol, vide C7 com o desenho assim:
e---------------- B---1------------ G---3------------ D---2------------ A---3------------ E----------------
|
Minow Veterano |
# out/07 · Editado por: Minow
· votar
Atum Bluesman As vezes a quinta é omitida, mas ela não deixa de fazer parte do acorde, por uma questão de harmônicos.
C-D-Eb-F-Gb-Ab-Bb
Esse lócrio tá errado, a segunda é menor.
|
Richard Guitar Veterano |
# out/07 · Editado por: Richard Guitar
· votar
Atum Bluesman Frigio: C-Db-Eb-F-G-Ab-Ab o setimo lá tb Atum, Bb.
Renatu Abm eh msma coisa q Aº ???
Não é a mesma coisa. Abm é formado por Ab Cb [enarmonico B] Eb Aº é formado por A C Eb Gb
|
Minow Veterano |
# out/07
· votar
Richard Guitar É verdade, ainda tem essa que eu não vi.
|
Renatu Veterano |
# out/07
· votar
atahh entendi tudo agora vlw msm !! só uma coisinha
Abm é msma coisa q Aº ?? hehe =S
|
Minow Veterano |
# out/07
· votar
Renatu Abm = Lá bemol menor A° = Lá diminuto
|
Atum Bluesman Veterano |
# out/07
· votar
AMinow Richard Guitar Mals ae, foi o sono =p ahauhauahuahau(olha a desculpa...)
|
Richard Guitar Veterano |
# out/07
· votar
Renatu atahh entendi tudo agora vlw msm !! só uma coisinha
Abm é msma coisa q Aº ?? hehe =S Olha lá a resposta que eu botei.
|
LeandroP Moderador |
# out/07
· votar
No acorde com sétima da dominante, o fundamental é o trítono. Pode omitir a 5a ou até a tônica.
|
Renatu Veterano |
# out/07
· votar
nossa a internet aki ta foda... foi mal.... os caras repondendo minhas pereguntas e eu perguntando a msma coisa... quando eu perguntei do Abm pela segunda vez naum tinha nenhuma resposta... agora q apareceu elas... e antes q eu perguntasse pelasegunda vez... mal ae
|