Autor |
Mensagem |
sei_laaa Veterano |
# set/07
e to estudando sobre campo hamonico aqui no forum e estou com bastante duvidas sobre isso.. como q eu faco para ter um campo armonico de D ou G? uso os modos?/ qnts CH eu posso fazer da mesma nota..? i quais sao eles? qm puder ajudar??
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Voc conhece escalas maiores e menores? Sabe montar acordes à partir delas? É daí q saem os campos hamônicos de cada tom. Ou seja... pra se chegar lá em cima, é preciso subir degrau por degrau. Cair de pára-quedas é mais complicado! hehehehehehehe
|
Guitar_L Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Siga a dica do Soulface, estude primeiro escalas, maiores e menores, e em seguida formação de acordes. Entendendo isso, será muito mais fácil de compreender campo harmônico. Abraços
|
luiz_sjrp Veterano |
# set/07
· votar
Campo Harmônico são os acordes formados dentro de uma certa tonalidade; cada nota de uma escala gera um acorde; pra entender melhor vc tem que saber montar um acorde e saber formar escalas... por exemplo: Campo Harmônico de Lá Maior:
Quais são as notas dessa escala? A,B,C#,D,E,F#,G# Cada uma dessas notas vai gerar uma Tétrade(acorde com 4 notas), ou seja: tônica, terça, quinta, e sétima; usando apenas notas pertencentes à essa escala
Usando cifra analítica(em graus):
IMaj7 => AM7 => A,C#,E,G# IIm7 => Bm7 => B,D,F#,A IIIm7 => C#m7 => C#,E,G#,B IVM7 => DM7 => D,F#,A,C# V7 => E7 => E,G#,B,D - ACORDE DOMINANTE VIm7 => F#m7 => F#,A,C#,E VIIm7/5b => G#,B,D,F# - MEIO DIMINUTO
Ps.: Achei isso em outro tópico.
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
luiz_sjrp É exatamente isso. Mas pra saber montar um campo harmônico, ele tem q saber oq são tríades e tétrades. Tem que saber pq q o acorde de C é formado pelas notas Dó, Mi e Sol, e não pelas notas Dó, Ré e Mi. Senão, vai depender sempre de esqueminhas. Pra tocar no quarto, na frente do pc, blz. Mas e qndo ele estiver num luauzinho, ao redor da fogueira paquerando uma gatia com o violão na mão? hehehehehehehehehehe
Escalas/Itervalos - Formação de acordes - Campo Harmônico É a ordem de estudos q eu recomendo.
|
Juliano P Veterano |
# set/07
· votar
eu só entendo de campo magnetico! mesmo assim ainda +ou-
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
po brigadao pessoal eu sei montar acorde maior e menor...e T T ST T T T ST e o menor a terca e bemol triades e tetrades tb sei..vc tem q fazer C -C# -D bota t t st t t t st pega a primeira 3 e 5 ..no caso da tetrade pega a 7 tb... so q eu nao entendo ..como q eu faco para chegar ao CH de D... q q eu comeco fazendo?? vlw gente
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
ou qlqr outro campo harmonico? essa parada de t t st t t t st eu boto nisso p monta o CH de uma nota ai vai varia dependendo do modo q eu to usando?? vlww
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Se vc conhece as escalas, os intervalos, e sabe montar acordes, fica tudo mais fácil. Para montar um campo harmônico, basta vc pegar uma escala e, seguindo as regras de formação de acordes (tônica, terça e quinta), formar acordes com todas as nots desta escala.
Em Dó maior por exemplo: Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si
Primeiro vc pega a nota Dó como tônica e forma uma tríade (prefiro explicar por tríade do q por tétrade) Dó - Mi - Sol = C Pronto! Temos o primeiro acorde do campo harmônico de Dó maior.
Depois, pegamos a segunda nota da escala, o Ré, como tônica. Ré - Fá - Lá = Dm Agora já temos 2 acordes do campo harmônico de Dó maior. C e Dm.
Agora faça isso com todas as outras notas. Pegue tônica, terça e quinta e depois veja a qual acorde essa combinação corresponde. Depois de terminar a escala de Dó maior, faça a de Ré maior. E assim por diante. Aí vc vai ter todos os campos harmônicos dos tons maiores. Para os tons menores, basta fazer com as escalas menores.
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
po brigadao soulface...ajudo bastante mas o que eu ainda nao sei é a partir de D como q eu facoo.. a de C eu aprendi vendo aki no forumm mas eu nao sei fazer apartir de D e todos os acordes q eu formar teram que ser quartenario? os acordes tem E7? essa e outra duvida minha vlwww
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
a de re seria d - e - f# - G - A - B?? se for o que eu faco depois? vlwww gentee
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Ql é a escala de Ré maior? Cara é só fazer com a escala o mesmo q eu te expliquei.
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
se for..vai ficar a mesma coisa q a de C so q cm os acordes invertidos tem alguma coisa q eu num sei faze
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Vamos lá... Posta aí a escala de Ré maior.
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
D-E-F-G-A-B
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
D-E-F-G-A-B-C
|
Soulface Veterano |
# set/07 · Editado por: Soulface
· votar
sei_laaa D-E-F-G-A-B-C Está aí o seu erro! Essa não é a escala de Ré maior! Volte ao estudo dos intervalos.
eu sei montar acorde maior e menor...e T T ST T T T ST Isso aqui é post seu!
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
D-E-F-G-A-B-c#??
|
sei_laaa Veterano |
# set/07 · Editado por: sei_laaa
· votar
d - e - f# - G - A - B-c#??
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Regra básica Nº 1: Toda escala maior ou menor começa e termina na mesma nota!
Veja os intervalos de novo aí q vc vai perceber aonde está errando. Eu poderia postar todas as escalas aqui pra vc. Mas aí vc não aprende.
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa d - e - f# - G - A - B-c#?? Agora sim!!!
Tnete montar o campo harmônico, do jeito q eu expliquei, com as notas desta escala.
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
d F# A C# e G B D F# A c# e G b d F# a c# e G b d f# A c# e g B
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
é issoo??
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa Simples, não? Agora faça com todas as outras escalas.
Lembrando: Se vc errar já na formação da escala, o campo harmônico vai ficar todo zuado. Preste bem atenção.
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
uhahuahuahuauhua.. pode dexa.. mas faco agora cm todas as notas e tal...escala maior e menor? posso fazer com intervalos de modos? essa escala q eu montei de RÉ.. como q eu iria fazer uma musica cm ela?? vlw soulfacee
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
sei_laaa posso fazer com intervalos de modos? Modos gregos não são escalas.
como q eu iria fazer uma musica cm ela?? Como qualquer Detonauas/CPM da vida. Pegue 4 acordes de determinado campo harmônico e toque repedidamente. (Se quiser inverter esses acordes e dizer q é o refrão, pode tb)
|
Tiruk Veterano |
# set/07
· votar
CPM eu vi o baterista na expo! HUAHUHUAHUAA japinha sux! HUAHUHUA
|
Soulface Veterano |
# set/07
· votar
Tiruk Tem certeza q era ele? Não era eu não? hauehauehuaheuhaehuaehuaheuaheuahehuaea
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
uhahuahuahhua vlww soulfacee..esclareceu bastante as coisass.. q q foi veteranoo? q exposicao??
|
sei_laaa Veterano |
# set/07
· votar
soulface tem banda??
|