Duvida em tom de musica! hey joe

Autor Mensagem
DuBarzinho
Membro Novato
# jun/17
· votar


Pés.Descalços
Com historinha pra ficar mais didático.
Muito obrigado pela explicação

JJJ
Veterano
# jun/17
· votar


Pés.Descalços

Acho que Hendrix jamais daria essa explicação aí...

Muito provavelmente seria algo bem sucinto como "sei lá... não faço a menor ideia, sabe? Eu só toco, não penso muito nisso, não, cara...".

Léo Costa 2017
Membro Novato
# jun/17
· votar


Pés.Descalços
"Bixo, essa música nem é minha.
pô bixo
É isso, bicho!

Certeza que vc falou com Hendrix? ou com Roberto Carlos? huahsuahsuhaushas

Mas curti a explicação sobre o ciclo das quintas,interessante!

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


Depois de 10 anos o Hendrix apareceu mediunicamente no seu sonho pra confirmar o que eu disse na primeira página rsrs

HortaRates
Membro
# jun/17
· votar


Pés.Descalços
Ótima explicação! Só não entendi a parte do solar em Mi menor a música em tom Mi maior porque "no blues é assim mesmo". A escala menor a ser utilizada não seria a relativa (6º grau, C# no caso do tom E)?

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


HortaRates

A escala menor a ser utilizada não seria a relativa (6º grau, C# no caso do tom E)?

Não, bicho rsrs

Parte da "sonoridade blues" se obtém quando você toca a escala menor sobre o acorde menor do mesmo tom. Na realidade, com auxílio de uma lupa (brincadeira rsrs) você não enxerga mais a 3a menor da escala como sendo uma 3a menor, e sim como uma 9a aumentada (que em tons ocupa o mesmo lugar da terça menor), permitindo inclusive o uso da 3a maior também na escala.

Você poderia utilizar a relativa menor de E maior, que seria C# menor. No entanto não iria produzir a "sonoridade blues". Eu diria que soaria melódico.

Faça um teste sobre um acorde E maior o uso das escalas de Mi menor e de Mi maior (ou C#m se preferir). Perceba a diferença das duas sonoridades e prepare-se pra mais uma "janela aberta" na sua improvisação.

lorldok
Membro Novato
# jun/17
· votar


alguem pode me ajudar ? qual o tom dessa melodia:B5,A5,G5,E5,G5,E5

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


lorldok

Me parece ser Mi menor / Sol maior

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


lorldok
So uma coisa, isso ta me parecendo powerchord, que escrevendo A5 so pra dizer que o acorde so tem 2 notas, o A e o E.
Fazendo isso, nao tem como saber se o acorde tem intencao maior ou menor.

Nao da pra dizer se esse E5 que colocou ai, é maior ou menor entende. Mas, se voce está falando de powerchords, metal?, a chance de ter uma intecao menor é grande. Logo, o tom seria em Mi menor mesmo, como o grande mestre LeandroP disse.

ps: To aprendendo tambem ;)

lorldok
Membro Novato
# jun/17
· votar


LeandroP
Buja
Bm,A,G,E ?

ogner
Veterano
# jun/17
· votar


Pés.Descalços
Hahehahe! Muito bom!! :)

igorbm
Membro Novato
# jun/17
· votar


Segundo Rikky Rooksby, no livro "How to write songs on guitar", a música está em C, e sua a harmonia é: I-bIII-IV-bVI-bVII.

Não estou dizendo que vc estaria errado.... Apenas mostrando outro ponto de vista,. Que talvez até esteja errado. #paz

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


igorbm

Se eu fosse escrever esta música na pauta, com certeza não colocaria nenhum acidente na clave, o que naturalmente remeteria à tonalidade de Dó maior.

Faria desta maneira de modo a utilizar os acidentes (sustenidos) nos respectivos acordes, já que eles não possuem relação dentro de um campo harmônico específico.

Os acordes da harmonia são todos maiores evoluem em intervalos de quinta justa. Se a música em questão não terminasse no acorde Mi maior, teríamos exatamente esta progressão:


|--> demais acordes do ciclo de quintas
|
C - G - D - A - E - B - F# - C# - G# - D# - A# - F - C


Se a música começasse em Sol maior, por exemplo, aí faria sentido escrever na tonalidade de Sol maior (com 1 sustenido na clave), facilitando a escrita dos acordes decorrentes.

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


lorldok
Bm,A,G,E ?


Bom do jeito que voce mandou os acordes, da a impressao de ser bicorde, apenas tonica e quinta:
B5,A5,G5,E5,G5,E5

Mas qualquer um deles que voce adicionar uma terça (maior ou menor) vai mudar o campo harmonico.
Desconsideremos a quinta. Imaginemos que essa quinta ai, ja está inbutido no acorde mesmo. Vamos adicionar uma terça em cada acorde e ver o provavel campo harmonico. Provavel porque nao conhecemos a melodia.


Se colocarmos esse Bm como a 2º menor, o A seria a tonica. O E seria a quinta justa. E nao adimitiria um G. O sexto grau teria que ser F#m. E o tom seria de A.

Se colocarmos o E como sendo menor, ele poderia ser a 2º menor na tonalidade de D, que adimitira usarmos Bm A e G.

Se dissermos que Tanto o B como o A são menores, eles entrariam talvez na tonalidade de G, que admite Bm, Am G, e claro, A sexta do G é E, e deve ser menor.

Mas claro, sem saber a melodia, a partitura, as notas mesmo, nao da pra definir o tom com exatidao.

Volto a dizer, eu tambem estou aprendendo. Posso ta falando bobagem ok. Podem me corrigir quem quiser.

lorldok
Membro Novato
# jul/17
· votar


Buja

Vlw mano !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida em tom de musica! hey joe