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Juliano P Veterano |
# set/07
Que tom tá essa musica? por favor ajude ai..desculpa o topico para alguns! mas preciso tirar isso da cabeça!!
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Juliano P Veterano |
# set/07
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As notas sao C G D A E
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Juliano P Veterano |
# set/07
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Curly Veterano |
# set/07
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Juliano, para simplificar a improvisação imagine que é um blues em E7 mas se vc for analizar a linha de baixo e os intervalos que o Hendrix toca verá que admite outras possibilidades. use a penta ou pentablues menor de E para improvisar no solo
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Juliano P Veterano |
# set/07
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ta certo..mto obrigado ai... mas q tom a musica ta? pq tava vendo negocio de camp harmonico! e essa musica nao da certo..tem mais de um campo harmonico junto ai num tem?
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Juliano P Veterano |
# set/07
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MANFREDINI Veterano |
# set/07
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creio que o tom seja em Em, eu acho
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Juliano P Veterano |
# set/07
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MANFREDINI entao cara...eu tb pensei assim! seria Em ou G maior.. o problema q nesse camp harmonico o A teria q ser menor..e nao maior como ta na musica! agora num sei..mas valeu ai
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kiki Moderador |
# set/07
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o campo harmonico nao é uma regra, e essa musica é um bom exemplo. incluvise as musicas que subvertem o campo harmonico soam menos óbvias.
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Juliano P Veterano |
# set/07
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kiki eh realmente...eu vi q campo harmonico nao eh regra! tanto eh q vc sempre pode ta indo e voltando de um campo harmonico..tipo emendando musicas!! etc... etc... mas no caso na hora de solar..como ficaria? existe dois campos harmonicos ai num eh?
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LeandroP Moderador |
# set/07
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A música está em "Mi maior"
Não tem essa de campo harmônico. A progressão evolui em intervalos de 5a justa (3,5 tons), partindo do C maior.
C --> 3,5 tons --> G --> 3,5 tons --> D --> 3,5 tons --> A --> 3,5 tons --> E
A escala que ele usa é a penta-blues de E.
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Juliano P Veterano |
# set/07
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LeandroPanucci mas oq seria campo harmonico entao? onde entraria nesse caso?
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Juliano P Veterano |
# set/07
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num entedi como ta em Mi maior!!! a escala de mi maior tem G# C# etc
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Snakepit Veterano |
# set/07
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Juliano P mas oq seria campo harmonico entao? onde entraria nesse caso?
Acho que o acorde A não está no campo harmonico. O "correto" seria Am.
Isso se o tom for Mi menor mesmo, e ele usar essa penta-blues.
e----12----14-15----------------------------------- B----12-13----15----------------------------------- G-11-12----14-------------------------------------- D----12----14-------------------------------------- A----12----14-15----------------------------------- E----12----14-15-----------------------------------
Pelo menos essa escala que eu uso, a mesma que em Little Wing.
Outra coisa q eu não entendo é SRV... q escalas q ele usa? Ou ele simplesmente sai solando loucamente? Tem musicas que não consigo encaixar nada das notas... nem os acordes fazem sentido. Mas o resultado é incrivel, fica foda hehehe.
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luckseven Veterano |
# set/07
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Snakepit
Outra coisa q eu não entendo é SRV... q escalas q ele usa? Ou ele simplesmente sai solando loucamente? Tem musicas que não consigo encaixar nada das notas... nem os acordes fazem sentido. Mas o resultado é incrivel, fica foda hehehe.
3 alternativas...
1 - horas e horas de estudo teorico 2 - um ouvido q DEUS beijou 3 - os dois juntos
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Juliano P Veterano |
# set/07
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valeu pela ajuda ai..,. mas eu solo em Em mesmo...na hora acaba saindo... fiquei com duvida..nao pra solar nela..mas pra tirar isso da cabeça.. pq naum entendi! e ate agora continuo sem entender hehehe
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Juliano P Veterano |
# set/07
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UP
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Juliano P Veterano |
# set/07
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iup
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Juliano P Veterano |
# set/07
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Snakepit Veterano |
# set/07
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Juliano P Pra q tanto up? O q vc não entendeu ainda?
Sola na escala de Mi menor, eu coloquei as notas antes pra ti. Assim como os acordes, estão todo ali, menos o Lá, que ele fez fora dessa escala como já foi falado ali em cima.
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Juliano P Veterano |
# set/07
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Snakepit eu consigo solar nessa musica de boa! mas queria entender a formação desse CH
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Snakepit Veterano |
# out/07
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Juliano P As notas do CH deo Mi Menor/ Sol são E, F#, G, A, B, C e D... daí da pra tocar nessas notas em todo o braço. Isso é tudo q eu sei sobre CH hehehe.
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Juliano P Veterano |
# out/07
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Snakepit hehehe valeu ai... mas isso eu tb sei...sei formar isso tudo.. mas nao entendi o A maior no lugar do menor... onde entra outro CH...etc
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Phantom Of Death Veterano |
# out/07
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Juliano P
hehehe valeu ai... mas isso eu tb sei...sei formar isso tudo.. mas nao entendi o A maior no lugar do menor... onde entra outro CH...etc
Ele simplesmente quis colocar A maior, é tao dificil de entender assim??? Campo hamônico não é uma regra cara, se vc n quer seguir vc n segue... o Hendrix não seguiu, sola na penta E mesmo... Olha o solo original... n eh a penta de E??? É. Pronto.
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Snakepit Veterano |
# out/07
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Juliano P Tente outras escalas, Penta Blues é bem comum, e tem outras milhares, talvez entre em uma delas.
Mas escalas não são regras, se vc gostou da pra colcoar a nota q vc quiser na música.
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Juliano P Veterano |
# out/07
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Phantom Of Death mas na hora q ta no A maior...a penta nao da certo
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Phantom Of Death Veterano |
# out/07
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Juliano P
Vou checar.
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Phantom Of Death Veterano |
# out/07
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Juliano P
Eu sempre usei a penta E no solo todo. E pela cifra dá pra ver que o Hendrix tbm usa... Até mesmo sobre o acorde lá maior. As notas tocadas são E, D e A, ambas estão tanto na penta de E quanto na de A, mas n parece que ele combinou as escalas, parece que ficou só na de E mesmo.
http://www.cifraclub.com.br/cifras/jimi-hendrix/hey-joe-tgkw.html
Boa sorte com essa música. Vou durmi, até mais.
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Juliano P Veterano |
# out/07
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Phantom Of Death ta certo cara... mto obrigado ai..valeu mesmo..boa noite vou tocar aki hehe
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Pés.Descalços Membro Novato |
# jun/17
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Então galera, eu estava com esta mesma dúvida: "Em que tom está a música Hey Joe ??"
Daí, depois de muito analisar e tentar montar este quebra-cabeça de campo hamônico sem encontrar uma solução que me deixasse 100% satisfeito (como vocês fizeram aqui), eu fui dormir muito chateado... dai foi quando aconteceu o surpreendente!! Dormindo, eu sonhei com o Hendrix e daí ele tava num show e quando terminou eu fui lá atrás dele pra perguntar o tom da música... e aí ele EM PESSOA, me explicou o seguinte:
"Bixo, essa música nem é minha. Ela é do folclore americano que eu peguei e mandei ver. Mas o bagulho é assim...presta atenção... a música está em Mi MAIOR, você pode constatar isso porque todos os licks que eu uso estão no tom de Mi MENOR, pq no Blues agente tem esse lance de tocar uma escala menor sobre acordes Maiores, saca? É um lance do blues, morô, que eu manjo a dá com o paú..... e tmb pq o ínicio e o final dela são no acorde de Mi Maior, ou seja os repousos da progressão acontecem sempre sobre esse acorde de Mi Maior, manja!? Então, daí tu pergunta, pô bixo, mas se tá em mi maior como pode isso se os outros acordes na progressão não tão batendo? Eles estariam fora do tom?.... e é aí que eu te respondo e mostro pra você que faz sentido sim e não tem nada fora do tom aqui não, saca? Se liga que a progressão é: E - C - G - D - A - E. Então, ela começa no Mi e daí entra num lance muito sagaz chamado de Ciclo das Quintas ( ou Ciclo das Quartas, se tu preferir chamar assim ) que nada mais é do que uma forma de manter a progressão fluindo sempre para frente, dando uma sensação de movimento para quem escuta. Essa sensação de movimento é causada porque o ouvinte perde a sensação do tom, já que eu movimento os acordes em um ciclo de quintas justas ascendentes, ou seja, de 3 tons e meio a 3 tons e meio pra frente, saca? Então, resumindo pra tu não ficar pancada... Eu começo a música com o acorde de Mi maior e depois eu encadeio o ciclo das quintas para finalmente repousar no Mi maior outra vez. Para solar eu uso a escala de Mi MENOR BLUES pq o blues tem esse lance de usar escala menor sobre acordes maiores, como já te falei. Ou seja, E -- C -- G -- D -- A -- E, onde: E (inicio e repouso) ---- (começo do ciclo das quintas) C -- G -- D -- A -- (fim do ciclo das quintas q se resolverá no acorde seguinte de E) -- E ( acorde de resolução). Tu pode se ligar que a quinta do C é o G; e a quinta do G é o D; e a quinta do D é o A; e a quinta do A é o E, que por sinal é o acorde de repouso e daí eu repito tudo outra vez, morô?? É isso, bicho! Só tem mais uma coisa preu te falar; lá pro final da música, eu faço um cromatismo, saca? Tá ligado no momento do cromatismo? Então... aquilo ali, nada mais é do que os arpegios dos acordes dessa progressão que eu fiz do tal do ciclo das quintas, manja? É um cromatismo feito encima das notas dos arpegios dos acordes de C -- G -- D -- A -- terminando mais uma vez no acorde de Mi, só que dessa vez eu não usei um mi comum, saca? Eu optei por usar o meu super-sagaz E7(#9) para chamar mais a atenção da galera dando aquela váibe raivosa, saca? Dá hora, então, hehe.!""
Viu? Foi isso que ele falou. A música está em Mi Maior. Bom, depois disso eu acordei e peguei minha guitarra e vi que o Hendrix tinha toda a razão, esse ciclo das quintas (ou das quartas de vc for no sentido descendente) é realmente útil pra fazer a galera perder momentaneamente a noção do tom e botar movimento em uma progressão para no final voltar pro acorde que é realmente o tom da música dando aquela sensação de solução. Isso é um bom recurso pra usar numa música.
Ele tinha toda a razão, Hendrix era o cara! Ele sabia das coisas. Depois disso eu nunca mais sonhei com o Hendrix. Que pena! =(
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