Robert Fripp - Crafty Guitarists (vídeo e entrevista)

    Autor Mensagem
    Bitches Brew
    Veterano
    # set/07


    Relaxamento. Sensibilidade. Concentração.

    Jargões de psicólogos? Não. Eles fazem parte do método de lecionar guitarra de Robert Fripp, no qual ele integra elementos de disciplina pessoal a fim de aperfeiçoar a relação entre o guitarrista e a música. Poucos conhecem o músico inglês de 39 anos por seus ensinos; afinal, ele passou grande parte de seus últimos 16 anos no King Crimson, a inabalável banda de rock progressivo que finalmente se desintegrou em 1984 (em sua última formação, fundada em 1981, contava com Adrian Belew, co-guitarrista, o baixista Tony Levin, e o batera Bill Bruford). Ele também lançou dois álbuns com Andy Summers, do The Police, I Advance Masked e Bewitched, gravou e se apresentou com David Bowie, Daryl Hall, Peter Gabriel, Blondie e The Roches. Na segunda metade de 1985, ele trabalhou ou como guitarrista e produtor da vocalista Toyah Wilcox, a pianista Elan Sicroff, e com David Sylvian.

    Além de seu papel no King Crimson, Robert Fripp é provavelmente mais conhecido por seu desenvolvimento do sistema "Frippertronics", no qual ele improvisa consigo mesmo usando um par de gravadores, sua pedaleira e diversas guitarras. Atualmente as aulas são prioridade em sua carreira, e ele está trabalhando com uma nova afinação "padrão" para guitarra que ele acha que abrirá possibilidades totalmente novas para o instrumento.

    Ele é afilidado à American Society For Continuous Education [Sociedade Americana Pela Educação Contínua], em Claymont Court, Charlestown, WV, EUA, num terreno de 16 mil m², incluindo uma mansão, construída em 1820. Com a Sociedade desde 1974 e ativamente envolvido nessa operação desde 1978, Fripp foi adicionado à diretoria em 1982 e atualmente exerce o cargo de presidente. Nessa associação, que oferece diversos programas voltados para ajudar na disciplina pessoal, ele leciona guitarra para grupos domiciliares, concentrando-se em princípios fundamentais do uso de ambas as mãos, coordenação, e concentração. Ele dá ênfase em como tocar, e não o que tocar. Ele também dá um curso chamado "Music For Non-Musicians" [música para não-músicos].

    Na entrevista que se segue, Robert discute as armadilhas da indústria musical, explica como um guitarrista pode obter uma relação melhor com a música, concentração e controle físico; e ilustra como o ofício do músico pode levar diretamente à arte.

    Site com a entrevista completa: http://www.kingcrimson.com.br/Robert%20Fripp%20-%20Entrevista%20para%2 0Guitar%20Player193.htm

    Apresentação dos Crafty Guitarists:

    Parte 1



    Parte 2



    Parte 3



    Parte 4



    Parte 5



    Discografia recomendada:

    King Crimson - In The Court Of The Crimson King (1969), Larks' Tongues in Aspic (1973), Red (1974), Discipline (1981), THRAK (1995) e The Power To Believe (2003).

    ROBERT FRIPP - Frippertronics Demo (1979)



    King Crimson - Robert Fripp solos



    Eric Clapton
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Muito Bom!!

    Só faltou citar o Brian Eno, seu amigo de décadas!

    Bitches Brew
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bem lembrado! Para quem quiser conhecer o trabalho da dupla, recomendo os álbuns No Pussyfooting (1973) e Evening Star (1975).

    Eric Clapton
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bitches Brew
    No Pussyfooting (1973) e Evening Star (1975).

    São albuns que qualquer musico deveria ter!!! XD

    old steel
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bem lembrado.Muito bom.

    fripperama
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Muito bom o tópico!

    Gostaria de lembrar que, atualmente, a abordagem e a escola de violões de Robert Fripp está em atividade no Brasil. Já organizamos em 2010 e 2011 dois cursos introdutórios, e temos conjuntos de prática e repertório em três cidades.

    Este é um site brasileiro que disserta sobre o assunto: http://circulodevioloesrj.wordpress.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Robert Fripp - Crafty Guitarists (vídeo e entrevista)