O que um luthier pilantra pode fazer com sua guitarra?

Autor Mensagem
rafael_00
Veterano
# set/07


Bom dia galera.
Eu estava pensando em trocar os captadores da minha Tagima, eu já comprei os captadores.
Eu estou com um pouco de medo, pois não conheço nenhum luthier de confiança aqui de Curitiba.
Quais riscos eu corro quando mando minha guitarra para um luthier, ele pode trocar as peças?

Grato.

Mickey Mouse IV
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00
Da sua Tagima?
Hehehe. Sei não.

_FrEd_
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00

Kr, você soh corre risco se vc n conhece seu equipamento. É claro que ele pode pegar alguma peça e trocar, ateh msm n regular certinho, mas pra q fikar pensando no pior? Conheça seu equipamento para n correr nenhum risco cara, se ele te enganar vc vai saber!

Curly
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00

O que um luthier pilantra pode fazer com sua guitarra?

meu caro, vc não está sendo muito negativista ? não é melhor pensar no que um luthier bom pode fazer com sua guitarra ? Nessa área, onde o cara depende de sua reputação, o mau profissional é exceção... Esse seu raciocínio é válido para mecânicos de automóvel de quinta categoria, em se tratando de luthiers não se aplica !

Midgard
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00

vai na Di Castelli q os cara são foda
mas pode preparando o bolso

Abigobaldo
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00

axo q robar peça so se o cara for mto sacana fdp, o maximo eu axo q e ele regular errado...

Tio Frank
Veterano
# set/07
· votar


Procura por um luthier conhecido

evenascto
Veterano
# set/07
· votar


Curly

cara... já vi luthier com a maior "reputação" da região da teodoro sampaio dar um bonde em um fender jazz bass do nosso baixista...
Sem querer criar polemica, as vezes foi um caso isolado.
Mas cuidado nunca é demais.

Curly
Veterano
# set/07
· votar


evenascto

é... pode acontecer, fazer o que né ?... Mas ainda acho que é exceção !

Headstock invertido
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00

O que um luthier pilantra pode fazer com sua guitarra?

transformar ela num cavaquinho...

SauloMoreira
Veterano
# set/07
· votar


O que rola mt é o cara entregar caps fora se fase, em strato entregar com a chave de seleção invertida essas coisas. Mas se o cara quiser ele faz sua guitarra virar um berimbau. :P

ogaitnas
Veterano
# set/07
· votar


A pergunta do tópico é o que um pilantra pode fazer, mas vou contar o que
um bom luthier pode fazer (exemplo do que foi feito na minha guitarra):

blindar e regular sua guitarra direito, ligar os caps com potenciômetros de
guitarra e não as gambis que tinha.

Fazer um escudo sob medida e certinho, te deixar testar outras guitarras que
ele estava fazendo p/ vc ver se vc realmente quer trastes jumbo (eu quis hehe)

E no final te devolver a guitarra certinha com a ação tão baixa que não botei fé
que era possível regular uma mg desse jeito e sem nenhum ruído.. que não
sejam minhas notas mal tocadas hehe.

Em curitiba eu só conheço 2 (meu conhecimento de luthiers é limitado):

Rodrigo da www.mpinstrumentos.com.br (foi onde eu levei)

DiCastelli (www.dicastellis.com.br)

naka.88
Veterano
# set/07
· votar


Maior problema são aqueles luthieres que não tem a minima noção de toca r e deixas as trastes base lisas com o braço.

Soulface
Veterano
# set/07
· votar


Troca de captação é um serviço muito simples. Se o cara fizer cagada com um serviço desse, não pode nem ser chamado de luthier.
Agora, uma pessoa (não precisa nem ser luthier) for relaxada e amadora, pode deixar os fioso todos bagunçados, soldas frias, fios mal soldados...
No fórum de baixo teve uma história de um handmade q o cara foi abrir pra ver se estava blindado e viu lá algo paracido com papel alumínio. Mas qndo foi averiguar, era embalagem de chocolate! aheuhuaheuaheuhaeuhaehuaea
(Detalhes)

Já no caso da regulagem é bom procurar um profissional sério. Q pelo menos te passe confiança.

GUGALOO
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00
Cara, em Curitiba tem ótimos luthiers que, com certeza, não fariam nada na sua guitarra, até porque, sem desmerecer a sua guitar, qualquer componente que eles trabalham são de melhor qualidade do que os da sua guitarra. O Castellis é ótimo, mas é muito caro, ele queria cobrar R$ 60,00 pra trocar os dosi caps da minha lespaul. Eu mando sempre no Denis, ele trabalhou muitos anos na di castellis e há pouco mais de 1 ano abriu sua própria oficina. Ele cobrou R$ 30,00 pela troca. Ele é muito competente, só levo lá as minhas guitars, até pq, ele faz muito serviço pro Tom devido ao tamanho movimento que tem na castellis, ou seja, vc corre o risco de levar na castellis e o Denis fazer o serviço.

Se vc quiser o contato dele, manda uma msg pra mim q te dou o telefone dele. com certeza vc não vai se arrpender.

Hugo capitalista
Veterano
# set/07
· votar


Aqui em brasília tem várias categorias. Se eu tivesse uma fender ou uma gibson, procurava o aquiles, que é meio que uma butique. Dizem que é meio xarope, mas nunca estive lá. Como só tenho guitarra ferrada, levo num lenhador amigo meu que faz tudo na cozinha de casa, e ele dá um jeito.
Agora, trocar captador é relativamente simples, não acho que você corra grandes riscos.

luckseven
Veterano
# set/07
· votar


poxa...

tenta ir em um Luthier conhecido e de preferencia com um outro cliente do cara...

assim dificilmente o cara vai te zuar...

Hugo capitalista
Veterano
# set/07
· votar


Isso de roubar peças, já li sobre luthiers (isso lá fora) que afanavam captadores de les pauls vintage que eles viessem a reparar, substituiam por outros com a mesma aparência e vendiam os vintages mais caro que o olho do toba.

Thi_Lennon
Veterano
# set/07
· votar


hehe

ja passei por isso

edalko
Veterano
# set/07
· votar


Acho importante vc ter alguma referência.

Aqui em Curita, confio apenas no Castelli's e no M&P.
Aliás o Rodrigo (M&P) é muito gente fina e fez um trabalho ótimo de troca de trastes, regulagem e conserto da escala de minha recente aquisição (Giannini SG 1973). O cara é paciente, usa equipo de qualidade e faz o trabalho na tua frente. Ahhh e o preço é justo.

Claro que tinha um pesoal querendo cobrar até metade do preço, mas será que compensa?
Uma merda que o cara faça às vezes não terá conserto...

Se vc tem alguma dúvida e quer arriscar a encarar um principiante, faça algumas marcações, nas peças que ficam escondidas pelo escudo (se tiver) ou embaixo dos caps mesmo... Isso será a garantia de que os componentes serão os mesmos após a revisão.

Mas cá venhamos, um luthier trocar peças da guita do cliente,é porque é um "luthier" bem sem-vergonha, porque cara decente trabalha com equipamentos bons o dia todos, e não será um captador Gibson ou outros que fará sua idoneidade ir pro saco...

Se vc tem um bom equipamento, creio que não custa pagar um pouco mais caro e entregá-lo a alguem de confiança.

Repito: Castelli's e a M&P estão acima de quaisquer suspeitas.

old steel
Veterano
# set/07
· votar


Fode-la.

stevbass
Veterano
# set/07
· votar


rafael_00

não me leve a mal cara, mas vc poderia, procurar conhecer melhor uma atividade antes de sair por ai chamando profissionais sérios de pilantra, digo isso porque aparentemente vc não entende merda nenhuma de música, instrumentos e principalmente lutheria a ponto de achar que um LUTHIER (de verdade) faria questão de capar alguma coisa de uma sua guitarra ou qualquer outra. fala sério brohter quem chega a ser LUTHIER (de verdade) não é passando a perna em niguém e sim com muito esforço e dedicação, principalmente no brasil, onde faltam recursos, material....


se vc possui tanta desconfiança assim faça vc mesmo os serviços na sua guitarra.


estou cansado dessa mulacada que acha que tem grande coisa nas mãos e fica achando que a gente faz questão de tirar uma chave seletora, potenciomêtro, captador e tal....


digo isso porque tem garotinho que nem ao menos conhece seu proprio instrumento e depois de pegá-lo com o LUTHIER (de verdade) sai por ai falando que seu captador foi trocado e tal....

é claro que existe gente desonesta.
mas te garando que esse não é e nunca será um verdadeiro luthier

rafael_00
Veterano
# dez/07 · Editado por: rafael_00
· votar


stevbass

Como sou leigo, em assuntos de luthier, fiz o tópico sem agressão a ninguém, ao contrário de você.

Posso ser um merda, que não entende merda nenhuma de música como VOCÊ disse.

Pois bem, estou aqui para aprender.

Agora me diga uma coisa A CARAPUÇA SERVIU?

Pois fiz apenas uma pergunta, todos responderam normalmente, você foi a unica nervosinha que respondeu.

Outra... mostre onde que eu chamei "Profissionais sérios de pilantra", o objetivo era saber o que um luthier mal intencionado poderia fazer com a minha guitarra...

Agora você é o foda, sabe tudo de música, mas esqueceu aulinhas de literatura na parte INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

germanozimzum
Veterano
# dez/07
· votar


E tem tbm o Coruja da loja do luthier, além de ótimo luthier é bastante inovador, tem trabalhos dele aqui no cifraclub tbm

Randy78
Veterano
# dez/07
· votar


Vai no Coruja da Loja do Luthier, o cara é bom e não cobra caro, na comu de guitarristas de curitiba do orkut ele é o mais votado na enquente dos melhores de Curitiba, a loja dele fica no centro, na 24 de maio, não lembro o número, mas é perto da kenedy. Vou deixar uma Gibson Explorer pra ele pintar no começo de janeiro e trocar o captador da ponte por um Dirty Finger.

Suicide Messiah
Veterano
# fev/09
· votar


Isso de roubar peças, já li sobre luthiers (isso lá fora) que afanavam captadores de les pauls vintage que eles viessem a reparar, substituiam por outros com a mesma aparência e vendiam os vintages mais caro que o olho do toba.

Já ouvi históra parecida aqui em BH... mas faz muito tempo.

Luthier tem que ser de confiança sim, igual o mecânico que mexe no seu carro.

Jeison_Andre
Veterano
# fev/09
· votar


Headstock invertido


rafael_00

O que um luthier pilantra pode fazer com sua guitarra?

transformar ela num cavaquinho...



sahuauhasuhsahuauhahaushaushauhsau²

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/09
· votar


ele pode abusar dela quando vc nao ta olhando. ae quando ela chega em casa, ela fica toda quietinha, e vc pergunta : "que foi querida"?
ae ela fica encolhida no canto e fala "...nada..."
eh bem triste.

marcpires
Veterano
# fev/09
· votar


Cara leve em um luthier que você confie, mas caso você esteja com medo de levar a alguêm, sugiro que você aprenda como fazer e trocar os captadores vocês mesmo.

Mas consulte algum amigo, veja nas lojas de sua cidade.

Espero ter ajudado

PipaAvuada
Veterano
# fev/09
· votar


É uma triste pespectiva, mas em todas as profissões existem safados...
Esse papo de Luthier de confiança é muito engraçado, sempre qeu leio lembro do Edmar, em todas as matérias dele tem "luthier de confiança" várias vezes, acho que ele não consegue escrever luthier se não colocar o "de confiança" antes.
- Edmar, qual sua profissão?
- Sou luthier de confiança.
rsrsrs

Agora pra quem é novo no instrumento tem que conversar com outros guitarristas e pegar referências.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que um luthier pilantra pode fazer com sua guitarra?