Para quem quer compôr

Autor Mensagem
cashandmoney
Veterano
# set/07


Todos nós já chegarmos num beco sem saída e falamos que falta inspiração para terminar a nossa música ou mesmo para começá-la. Mas os compositores não se preocupam tanto com isso como se imagina. Para um compositor, compor é tão natural quanto comer e dormir ou trabalhar num escritório, num banco ou num consultório. É o seu trabalho. A inspiração não é uma virtude especial. É mais fácil ouvi-lo se perguntar se esta com vontade de compor ou não.

Inspiração existe sim, mas os compositores não ficam esperando por ela unicamente. O profissional senta-se à mesa ou perto de seu instrumento e compõe alguma coisa. Há técnicas e conhecimento para isso. Hoje, com harmonias mais complexas há necessidade de estar junto ao seu instrumento de trabalho, quase sempre. Há tempos atrás na época de Handel, Haydn, Mozart ou Beethoven a harmonia era diferente e talvez se pudesse compor andando pelo campo cantando ou assoviando. Muitas vezes o aluno-assistente fazia o resto.

Stravinsky disse que o compositor nunca deve estar longe de sua matéria sonora. Fique perto do seu instrumento. Fique perto do seu computador. Apesar das divergências o que importa é o resultado e não como chegou até ele. O trabalho do compositor é compor e não discutir qual meio ele usou para compor, se foi um piano uma harpa um computador ou uma chaleira.

Como é que o compositor dá início ao seu trabalho? Por onde é que ele começa?
Todo compositor começa com uma idéia musical. Idéia musical não é uma idéia literária ou filosófica. Mas, sim, é uma idéia feita de sons. A literatura e a filosofia podem lhe ajudar a se inspirar, a ter um ponto de partida para começar a sua idéia musical.

Pode ser que o tema musical apareceu na mente do compositor depois de uma associação que ele não conseguiremos explicar. O compositor escreve aquele tema e a partir desse fragmento temático ele começará a compor o resto.

Pode ser que o compositor pesquise no folclore de sua terra e dali tire temas variados que ele modificará o máximo, alterando-lhe os tons, o ritmo usando as fragmentações inversões adições...

Às vezes a idéia é um tema literário, tema de uma propaganda de TV ou um filme.

Há inúmeras formas de se começar a compor, ela pode estar de baixo do nosso nariz e não vimos.

O compositor pode encher a famosa gaveta com todas as idéias, montar um arquivo de idéias para uso posterior. Destas idéias ele forma o “tema”. (assunto que abordarei na próxima semana).
Se o tema é simples ele pode fazer muitas variações. Se o tema é complexo, estas serão em um número menor.
Aqui o compositor não está pensando em beleza temática ou melódica. Beleza é um valor cultural que muda de povo para o outro e de época para época. Schöenberg, em um de seus livros declara que belo é tudo aquilo que é expresso claramente, sem esconder nada. Portanto a frase: “Eu acho lindo!” só tem valor para quem fala e não passa de uma referência superficial.

Após a escolha temática e sua qualidade cabe escolher se é tema é para uma sinfonia, para uma sonata, para um trabalho solo. Para rock, pop, reggae, para trilhas de cinema ou propagandas. Tudo isso são atributos técnicos do compositor.

A palavra grega tekné significa arte para os latinos. Desta palavra nos vem a palavra técnica. Ter arte é ter técnica. Ter talento é dominar a arte. É dominar a técnica e para isso deve-se estudar sempre e sempre. (Não confundir aqui, principalmente os guitarristas, que ter técnica é tocar rápido, limpo, alternado ou o que for... estamos falando de composição e
não de exibicionismos).

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Muitas vezes queremos compor alguma música e assim que começamos estamos na maior empolgação.

Escrevemos os primeiros quatro compassos da melodia que está em nossa mente, logo após escrevemos mais quatro, mas já se baseando nos quatro primeiros compassos já escritos, e depois? Acabaram-se as idéias? Você não consegue mais escrever? Aquela inspiração foi embora? O que fazer nesse momento?


Outros motivos que não nos deixam compor é a famosa procrastinação e os bloqueios mentais.

Procrastinação aquela atitude de deixar pra depois ou de ficar arranjando desculpas para não iniciar logo a sua composição.

O bloqueio mental é aquela “voz” que fica nos dizendo que aquela frase que está entre os compassos 05 e 08 não está com e que pode melhorar, até pode ser verdade isso, mas não deve ser uma preocupação logo no início da composição. É como desenhar.

Aquela linha está torta, mas você pode refazê-la mais tarde com a ajuda da régua, e até lá todos, inclusive e principalmente você, vão entender que é uma casa que está desenhada.


Acostume-se com isso, pois ninguém “vomita” a composição inteira de uma vez só no papel, ela nunca está pronta por inteira nessa hora.

Nem mesmo os compositores mais famosos como Mozart, Beethoven, Bach, Wagner, entre tantos outros, comporam dessa forma. Muitas vezes eles simplesmente “brincavam” em seus instrumentos e dali surgia uma idéia, ou eles abriam a famosa gaveta e retiravam um pedaço de papel velho e amarelo onde estava escrito uma idéia que eles tiveram no passado, mas não puderam desenvolvê-la naquele momento por um motivo qualquer.


São nessas horas que devem ser utilizadas as técnicas de composição. Coisas simples que fazemos várias vezes ao instrumento e não nos damos conta como, tocar uma melodia de traz pra frente chamado de movimento retrógrado (figura 01), trocar a melodia de tom (figura 02), acrescentar um sustenido ou um bemol onde não existia ou tornar natural uma nota que era acidentada (figura 03), muitas outras coisas são possíveis nessas horas.

Coisas como cantar uma melodia e pensar no contorno emocional, são o combustível da composição.

Sempre se deve cantar. A voz é um instrumento que quase todos nós possuímos, ao cantar você tem a real noção do que quer ouvir. O contorno emocional é o nome dado para o que você sente e o que você deseja transmitir às outras pessoas, por exemplo: você está muito contente e deseja que sua música passe essa emoção para as outras pessoas, ai cabe a você, compositor, transformar os sons em informações, pra que as pessoas entendam essas informações e possam dizer que sua música é alegre e contente e que você se sentia assim no momento da composição.

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Libere sua mente para a criatividade.

O compositor, músicos em geral, deve manter uma certa rotina na busca por coisas novas.

Freqüentar teatros, museus, parques, praias, campo, “perder” uma tarde inteira conversando com os amigos, ler um livro, ver televisão, ouvir uma estação de rádio e sim ouvir muita música, enfim, jogar tempo fora como muitos, principalmente os leigos, gostam de falar. Prefiro chamar isso de ócio produtivo. What a hell is this????” Se você ficar só pensando em resolver um problema difícil, você até pode resolvê-lo, mas vai demorar muito mais tempo do que se você deixa-se a sua mente descansar e deixar o seu subconsciente trabalhar um pouco por você. Respirar novos ares, conhecer e assimilar novas idéias, viajar nas novas informações. Sem querer você está produzindo algo, inconscientemente.

Faça alguns exercícios como, sair por ai, andar, conhecer novos lugares, ir a algum lugar que você nunca foi e sempre teve curiosidade de conhecer... mas aí entra as restrições.

Primeiro reserve um dia da semana para realizar isso. Neste dia reserve de duas a quatro horas para realizar esta tarefa. Assuma o compromisso, não deixe pra fazer isso depois que você já não tem mais o que fazer. Marque na agenda, se for necessário tal dia e tal hora em tal lugar.

Segundo. Faça isso sozinho, não convide para ir com você um amigo ou amiga, não peça a companhia da sua namorada ou namorado, pai, mãe, cachorro, ninguém. Evite lugares muito tumultuados, esse é um exercício para você se encontra com você mesmo, com o seu eu interior. Não leve celular ou qualquer meio de comunicação que pode te atrapalhar nessas horas ou leve, mas deixe-os desligados.

Terceiro. Utilize esse tempo para prestar atenção de forma detalhada em algumas coisas que mais lhe chamem a atenção. Faça um relatório mental desses detalhes, procure novos detalhes, vá cada vez mais fundo.

E por último, realize este exercício uma vez por semana. Nos encontrarmos com nós mesmos é importante, isso nos ajuda a nos conhecermos melhor.

Bem, o que isso tudo tem haver com música? Tudo. Passar horas trancado no quarto estudando o seu instrumento, devorando livros e apurando sua percepção é muito importante, mas não o levará há lugar algum, você vai ser o melhor músico do seu quarto, nada além disso.

E mesmo assim, vai ser um músico repetitivo, pois suas idéias nunca são recicladas, você absorve sempre as mesmas coisas todos os dias. A criatividade é algo mutável e está sempre em processo de desenvolvimento, se você é músico não pode ir contra essa natureza, use-a a seu favor.

A frase abaixo está presente na coluna de Michel Leme, e apesar de o foco ser diferente, ela cabe perfeitamente a este assunto também. Ela foi dita pelo baterista, pianista e compositor Jack DeJohnette:

"Durante esses tempos difíceis, sinto (mais do que nunca) que é importante espalhar criatividade e inspiração onde quer que isso seja possível; e contribuir para mudanças positivas, não importa quem você seja. Nós fazemos a diferença".

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Para compor, o compositor deve, entre tantas coisas, ouvir e entender de música. Vamos partir da audição desta.

Nós, compositores devemos ouvir todas as músicas possíveis, as da nossa região, as tradicionalistas, as européias, as americanas, as orientais etc, e vários estilos também, mesmo que, na maioria das vezes, o estilo que você está ouvindo seja a moda do momento.

Sempre vai ter alguém que diga que não gosta muito de determinados estilos, grupos ou compositores. É claro que me refiro aqui à obra industrial. Toda música será comercial à medida que se possa vendê-la. Muitas músicas serão, além de tudo, produzidas em escala industrial, com as famosas fórmulas que se repetem para não haver erro no escoamento do produto. Não é dessas que quero falar. Falo naquela em que há preocupação com o novo, com a criação do novo, a criação de uma nova linguagem ou expressão, se não na idade da obra pelo menos no conhecimento que se faz dela.

O erro que muitos aspirantes a compositores fazem é ser pessimista em relação a sua capacidade musical. Sempre ouvimos histórias de pessoas que vão ao cinema e quando voltam para casa conseguem tocar toda a música do filme ou transcrevê-la. Podemos dizer que um apresentador de televisão, que tem uma platéia a sua frente, e sua tarefa é animar o pessoal e imita um ator não é necessariamente um ator. É só um imitador. Quem faz mímica musical não é necessariamente um músico. E nem tem uma músicalização profunda. Outro atributo é o do ouvido absoluto. O fato de se decorar um Lá (440Hz) não quer dizer coisa alguma. Hoje em dia as orquestras, e muitas bandas norte americanas afinam seus instrumentos em um Lá não tem 440Hz, mas sim 455Hz, ou mais. Na idade média, as alturas eram diferentes de país para país e nem todos os instrumentos se afinavam por igual, e ai como esse ouvido seria considerado?

É importantíssimo reconhecer uma melodia, uma estrutura, uma seqüência harmônica, pois do contrário estará se aproximando da surdez. Não é preciso entender essas partes que constroem a música, mas sim reconhecê-las, senti-las. O sentir é usufruir a parte estética da música.

A música é uma história que se desenrola no tempo, como um filme, um romance, um desenho. A diferença é que todos estes “falam” coisas imediatamente captáveis, por serem coisas da vida, enquanto a música “fala” as coisas de forma abstrata e cada ouvinte entenderá o que ela “diz” de forma diferente. O que ela “diz” de penderá do conteúdo que cada pessoa possui. Por isso que a mesma música que uma pessoa ouviu há 15 anos atrás, tem significado diferente nos dias de hoje. Normalmente, a melodia é quem “conta”, “relata” a história, enquanto a harmonia e o ritmo, são os coadjuvantes, a estrutura, a forma, seja ela qual for é o palco, é o cenário onde se desenvolve a história.

Ouça a música de forma diferente, pense nisso tudo enquanto você ouve a música, e o mais importante, pense em tudo isso na hora de compor. Esqueça as técnicas e tudo o que você acha que deve saber antes de compor e simplesmente comece. Deixe a procrastinação de lado. Pensando dessa forma, já é uma grande diferença na hora de compor, independente de ter as técnicas ou não.

Boas composições!!

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Aí uma boa explicação para quem quer compôr e diz q ñ tem inspiração!!!!!
Valeu!!!!!!
Comentem!!!!

Bolo de laranja
Veterano
# set/07
· votar


cashandmoney

cara,foda demais,valeu mesmo.

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Bolo de laranja
Valeu aê espero q mais gente leia e goste!!!!!

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Bolo de laranja


Ei cara c vc estiver interessado tem um tópico q eu fiz sobre feeling bem legal podes olhar q é massa!!!!

Cysio
Veterano
# set/07
· votar


Acho que foi a coisa mais útil e bela que já li no FCC desde que entrei.
Vlw =D

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Cysio

Cara é muito bom ouvir coisas assim eu garanto q agora vou continuar postando bastante coisas assim pra ajudar o pessoal aki do fCC!!!!

cashandmoney
Veterano
# set/07
· votar


Cysio

Pena q hoje eu ñ posso postar mais!!!!

Mas amanhã eu vou postar uma coisa bem interessante sobre "boa técnica" é um texto bem interessante vc vai gostar!!!


valeu!!!!

Saitu
Veterano
# set/07
· votar


nossa, ótimo tópico ^^

Richard Guitar
Veterano
# set/07
· votar


Cara, muito bom o tópico!! Gostei muito !!
Parabens!!
Abraço!!

pr0view
Veterano
# set/07
· votar


cashandmoney
merece stick!

Percival
Veterano
# set/07
· votar


EXCELENTE!!!!!


CLAP, CLAP ,CLAP, CLAP!!!!!
\o/

garrafa
Veterano
# set/07
· votar


cashandmoney
muito bom mess cara .....parabens cara me ajudou mto vlw mess...

marcio_zav
Veterano
# set/07
· votar


postando pra ler depois =D

ledpage
Veterano
# set/07
· votar


belo tópico

ogner
Veterano
# set/07
· votar


cashandmoney

Bom, de onde é isso, velho??

juninho 10
Veterano
# set/07
· votar


tem muito significado para quem realmente é "músico"
valeu!

Dr Stein
Veterano
# set/07 · Editado por: Dr Stein
· votar


mto bom!

Atoyot
Veterano
# set/07
· votar


Este é o mais útil tópico que já vi no Cifraclub. Parabéns mesmo. Objetivo e verdadeiro.

Sempre acreditei que a a arte da música está um milhão de vezes mais no processo de composição do que no treino da técnica do instrumento - coisa que muitos músicos tendem a esquecer.. Afinal, a essência da música é a beleza harmônica e melódica.

O texto descreve idéias que são valiosíssimas para qualquer compositor.. mostra realmente que uma bela composição não vem apenas de uma "inspiração", como tantos falam, e sim de um trabalho metódico e persistente.

_FrEd_
Veterano
# set/07
· votar


Mt legal o tópico, eu particularmente acho que composição eh uma coisa que n se ensina, mas que vc desenvolve com o passar do tempo... O que eu aconselho eh vc ouvir mt musika, soh assim vc vai pegando as manha...

evenascto
Veterano
# set/07
· votar


cashandmoney

Sempre cite as fontes de onde você pegou o texto... Para não parecer erradamente que é de sua autoria, isso pode te dar uma baita dor de cabeça, acredite...

http://bandasdegaragem.uol.com.br/colunistas_view.php?id_dagaragem=503 &redir=true

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/07
· votar


evenascto

owned

warmlock
Veterano
# set/07
· votar


Muito bom!!

Blackus
Veterano
# set/07
· votar


legal pra ter uma noção, mas nao existe fórmula mágica, cada um deve procurar o seu caminho em vez de seguir o que alguém falou...

Gan
Veterano
# set/07
· votar


até onde eu li está muito bom

Phedoo
Veterano
# set/07
· votar


cashandmoney
Nossa, valeu mesmo por esse texto, me ajudou muito, e ainda vai ajudar muita gente. Essa historia de ouvir muitas musicas pra compor ajuda mesmo, q nem pra escrever, quem le bastante, geralmente escreve bem, na musica deve funcionar igual.

Amanha vai postar um outro topico sobre tecnica? Quero ler esse tb.

murilo meine
Veterano
# set/07
· votar


Como disse Beethoven, compôr é uma coisa mágica, que vem das estrelas... parabéns por ter entendido isso e por ter feito esse tópico, cara.

Tá SHOW!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem quer compôr