Palheta Vs. Palheta

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# ago/07


Buenas notches, muchachos!!!
Pessoal, o negócio é o seguinte: faz mais ou menos uns 15 anos que toco, porém sou auto-didata e só sei fazer pentatônicas... Sempre usei palhetas mediun (aquelas da Fender, por exemplo)... Ao começar a fazer aulas de guitarra, meu professor disse que com palhetas mais duras os sweeps ficam mais fáceis pois a palheta escorrega melhor... Após 15 anos usando a mesma palheta optei por usar a Dunlop Jazz III... Realmente parece que fica mais fácil, porém sinto grande dificuldade em palhetar acordes (tipo dedilhando, manja?), parece que a palheta não alcança as cordas mais distantes (a Dunlop é bem menor do que as Fender que eu estava acostumado)...
A dúvida é: aconselham que eu troque de palheta ou continue com a boa e velha Fender? Sentirei dificuldades em exercícios de sweep com as palhetas Fender ou isso é questão de adaptação?
Agradeço desde já...

Jason
Veterano
# ago/07
· votar


recomendo vc adaptar os exercícios às palhetas de sua preferencia.
depois de 15 anos e trocar de palheta por causa de sweep...sei não, não faria isso

Izzy Dragon
Veterano
# ago/07
· votar



recomendo vc adaptar os exercícios às palhetas de sua preferencia.
depois de 15 anos e trocar de palheta por causa de sweep...sei não, não faria isso
(2)

Mas minha opinião nem importa muito, porque você toca há 15 anos, eu não tocco nem há 1

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


ja toquei com estas fender medias e com estas jazz III. É questão de costume. Hoje uso dunlop tortex, pq a jazz III é muito grossa.

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Kleber Blacklock
Aconselho vc à ter uma palheta diferente para cada música q toca.
PQ segundo os entendedores de timbre do FCC, a simples troca de uma palheta de 1mm por outra de 3mm já causa alteração no timbre.

nobre
Veterano
# ago/07
· votar


ah cara palheta é algo MUITO pessoal
eu gosto de jazz III nao consigo tocar com palheta grande
mas se vc curte a fender, toca com ela q é mais vantagem

Juliano P
Veterano
# ago/07
· votar


Kleber Blacklock
conheço gente q faz sweep com pedaço de tampa de margarina..
relaxa veio...nao mude seu jeito....
faça oq sempre fez

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Juliano P
O Paul Gilbert faz com os dentes.

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


emaniox
ja toquei com estas fender medias e com estas jazz III. É questão de costume. Hoje uso dunlop tortex, pq a jazz III é muito grossa.

Nossa, e usa Tortex òÔ ?!?!

Qual delas? Daquelas amarelinhas de 0,9mm né???

Soulface
Aconselho vc à ter uma palheta diferente para cada música q toca.
PQ segundo os entendedores de timbre do FCC, a simples troca de uma palheta de 1mm por outra de 3mm já causa alteração no timbre.


Ah, mas em alguns casos fica meio notável mesmo. O próprio tipo de ataque, mesmo com a mesma palheta...

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


james_the_bronson
Estou falando de timbre...

Kleber Blacklock
Veterano
# ago/07
· votar


Izzy Dragon
Vamos colocar uma ressalva aí: eu toco a mais ou menos 15 anos a mesma coisa, hehe... Não fazia aulas em todo esse tempo, ou seja, fiquei um pouco mais rápido nas pentatônicas, porém continuo sem saber como dar sweeps, tapping, etc...

Soulface
Caramba, o pessoal é ninja mesmo... O cara ouve a música e sabe que palheta foi usada, hehe... No mais, será que se eu trocasse a Fender Medium pela Fender Hard eu sentiria menos dificuldades do que trocando a Fender Medium pela Jazz III?

Valeu, pessoal!!

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Kleber Blacklock
Cara, é tudo questão de costume mesmo.
E eu tb não acredito q exista palheta própria pra tocar determinada técnica.
Uns tem facilidade, outros não. Vai de cada um mesmo.
Eu já usei cada palheta bizarra cara... De plástico, de madeira (rosewood e ébano), de osso, teve uma q era encapada com um pano tipo feltro (horrível! só fazia soltar pelos nas cordas)...

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

Sim, mas eu sinto isso...

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


No mínimo tenho a impressão de que muda algo...

BaNdAiD
Veterano
# ago/07
· votar


Kleber Blacklock

Concordo com o Soulface
E eu tb não acredito q exista palheta própria pra tocar determinada técnica.

Além do que, como vc disse, vc toca a 15 anos com a palheta, isso é um casamento ja!!! vc num vai trocar ela por outra né?? hueheuheuhe
é só treinar os sweeps com ela q vc fica fera!!

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


dunlop big stubby 3.0mm
escorrega nas cordas e não escorrega dos seus dedos
huehueu

Beakman
Veterano
# ago/07
· votar


isso é relativo. Tu tem que testar várias até se adaptar a uma e ponto final. Ninguém aqui tem a fórmula de como escolher palhetas cara. Testa várias e a que tu se sentir melhor compra. Dependendo da musica, podeira trocar de palheta, por questão de adaptabilidade. Não existe regras para isso.

BurnTKD
Veterano
# ago/07
· votar


eu uso fender medium... já usei jazz III mas não curti mto...
treine com a que vc se sente mais confortável tocando.
sweep faça com os dedos =D
abç

Ruy Thonson
Veterano
# ago/07
· votar


Rapaz eu toco com 3 tipos diferentes de palheta e aconselho a todos a fazer o mesmo, o timbre realmente muda fora q não é apenas o sweep que fica mais fácil não, a final de contas tirar harmônicos com uma Jazz III acontece ate sem querer...

Brown
Veterano
# ago/07
· votar


Kleber Blacklock
Eu também uso só a Jazz III, mas quando eu vou tocar cifras eu troco de palheta, pois eu acho que a Dunlop não é tão legal para o "blem blem blem"

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


james_the_bronson
Nao, a roxa com 1.15mm (eu acho).

BurnTKD
Veterano
# ago/07
· votar


vcs podem usar vários tipos mesmo...
leves para acordes abertos, medium para power e base e heavy pra solos...
deixem as palhetas presas no escudo, na hora de usar eh soh trocar :D
abç

andre.wylde
Veterano
# ago/07
· votar


Velinho, de modo geral a diferença de timbre entre as pelhetas não esta na grossura, mas na empunhadura e tamanho. Tcheu explicar:

Va até uma loja e pegue um violão (com violão fica mais facil entender)

- Toque alguns acordes com uma palheta pequena (como a jazz III que vc falou)

- Toque alguns acordes com uma palheta Fender M (como a que vc usava)

Existe um estalado caracteristico da palheta tipo "Fender". É a mesma coisa com qualquer outra palheta pequena ou grande.

Agora, não confunda isso com a empunhadura...da para conseguir varios sons diferentes com inclinações diferentes.

Paul Gilbert, como foi citado acima, costuma usar a palheta inclinada quando toca nas cordas mais graves, isso da uma som bem legal. SRV usava a palheta mais reta, muitas vezes dando pequenas porradas (termos tosco) na corda.

Agora determinar que uma palheta é melhor que outra para uma tecnica é meio estranho....

Continue com sua Fender M...ou troque por uma H que é mais dura, porem do mesmo tamanho e tende a curvar menos nas palhetadas e TREINE!

Tem muito guitarrista bom que usa essa palheta e faz coisas mirabolantes.

Eu uso varias palhetas...mas uso por diversão...quando tenho que tocar mesmo sempre estou com minhas velhas "Fenders"....

ophius
Veterano
# ago/07
· votar


A dúvida é: aconselham que eu troque de palheta ou continue com a boa e velha Fender? Sentirei dificuldades em exercícios de sweep com as palhetas Fender ou isso é questão de adaptação?



Rapá...o cara que toca mesmo, naum tem essa de "Ah..a palheta tals", ou "Ah...a corda tals.."

Quando o cara toca mesmo...qualquer gutarra fica com o som maravilhoso.
Se colocar uma Tonante na mão do Stve Morse, do Steve Vai, Satriani. etc...o som ainda vai ficar maravilhoso.



Aconselho vc a continuar praticando com as duas palhetas.
Assim...vc vai se aprimorar na que vc jah usa(na fender) e desenvolver uma nova habilidade na Dunlop.







Keep Trying Motherfucker.

sugesto
Veterano
# ago/07
· votar


cara... sou a favor de vc aprender sweep com a palheta
que você já usa... pode parecer mais dificil no começo,
mas é só treino cara...
e aí você também adaptaria essa nova técnica à técnica que você já tem
e ela não se tornaria uma "técnica à parte" na sua cabeça
sera que consegui me fazer entender?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Kleber Blacklock

Questão de costume, esse negócio de mais fácil ou mais difícil resolve-se com treino.

Eu toco com Dunlop Big Stubby 3.0 - não consigo mais tocar com Fender Medium.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

Rapaz, sobre o timbre eu acho o seguinte... se eu atacar as cordas com a mesma intensidade pouco vai importar se a palheta é Dunlop 3.0 mm ou Fender Medium, o som sairá igual. Talvez a Fender quebre mas...

No violão eu te digo que essa diferença aparece, talvez por não ter interferência de um captador e distorção mas na guitarra não consigo perceber - talvez o Hermeto Pascoal consiga... quem sabe?

Foukez
Veterano
# ago/07
· votar


Pessoal, o negócio é o seguinte: faz mais ou menos uns 15 anos que toco, porém sou auto-didata e só sei fazer pentatônicas... Sempre usei palhetas mediun (aquelas da Fender, por exemplo)... Ao começar a fazer aulas de guitarra, meu professor disse que com palhetas mais duras os sweeps ficam mais fáceis pois a palheta escorrega melhor... Após 15 anos usando a mesma palheta optei por usar a Dunlop Jazz III... Realmente parece que fica mais fácil, porém sinto grande dificuldade em palhetar acordes (tipo dedilhando, manja?), parece que a palheta não alcança as cordas mais distantes (a Dunlop é bem menor do que as Fender que eu estava acostumado)...
A dúvida é: aconselham que eu troque de palheta ou continue com a boa e velha Fender? Sentirei dificuldades em exercícios de sweep com as palhetas Fender ou isso é questão de adaptação?
Agradeço desde já...




Isso é costume cara,no começo quando eu usava Fender medium e mudei pra Jazz III tmbm acontecia isso,mas depois de um tempo... 1 mes-2meses,vc ja se adaptou completamente...

andre.wylde
Veterano
# ago/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

UAEHuAEH

O fato é que essa relação de palhetaxTimbre na maioria das vezes quem realmente percebe é quem esta tocando! Tanto faz para quem escuta...bem executado que diferença faz, não?

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


timbre é difícil, mas pegada a palheta realmente mostra diferença

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palheta Vs. Palheta