Autor |
Mensagem |
bernardoguitar Veterano |
# set/07
· votar
Tirar música sem teoria precisa de paciência... É quase uma terapia haha Abraço !!!!
|
BlacK Dog Veterano |
# set/07
· votar
O problema é que mesmo vc não tendo estudado, na hora de compor vc vai usar a "sua teoria". E ela é baseada na teoria "original", só que provavelmente com um monte de erros. hahaha
|
D A N Veterano |
# set/07
· votar
Cara eu acho o seguinte:
-primeiramente- - Slash toca guitarra a mais tempo q agente se conhece por gente (provavelmente a mais de 20 anos) ele tem experiÊncia com grandes músicos, sim ELE ENTENDE MUITO DE HARMONIA, música e improvisação "DENTRO DO ESTILO DELE" , pode naum ter estudado com GRANDES NOMES mas pelo fato de ter feito ( por muitos anos já) grandes shows gravações, ter trabalhado com grandes produtores, compositores, o cara acaba aprendendo muita coisa.
Olha em questão de ter conhecimentos de harmonia para compor boa música, a MINHA OPINIÃO é SIM, precisa-se.
POREM vem akela pergunta básica. O Q É BOA MÚSICA?
uma música de trÊs acordes? ou uma música repleta de modulações com acordes dissonantes, harmonia quartal, contraponto?
isso vai de cada um.
na minha concepção é preciso LÓGICO saber de teoria
REQUISITOS MINIMOS:::
- CAMPO HARMONICO ( formação de tétrades, arpejos e etc) - CONHECIMENTO DE ESCALAS ( pentatonicas, MODOS GREGOS, hexafonica, menor harmonica e por ai vai) - Saber usar todas essas coisas no momento certo.
isso é o básico para se fazer uma música. (campo harmonico) *VC TEM Q SABER O Q ESTÁ FAZENDO*, senão vc naum esta criando, está DESCOBRINDO. *chutando acordes*
mas não é uma regra, o problema é o segiunte:
qnto mais nós termos conhecimento TEóRICO sobre música, mais nós vamos conseguir passar akilo q queremos passar em nossa música.
MUDANDO DE ASSUNTO, agora em relação a ouvido.
me desculpem mas não existe DOM para isso, isso chama-se ESTUDO, qnto mais intimidade o cara tem com o instrumento mais será desenvolvido seu ouvido.
O ESTUDO CERTO PARA ISSO É O SOLFEJO (CANTAR AS NOTAS musicais)
BOM GALERA É ISSO.!!!
abraço.!!
www.danmichelucci.com
|
BaNdAiD Veterano |
# set/07
· votar
Sim
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# set/07
· votar
É possível fazer música boa sem teoria?
Sim, todo mundo sabe que é possível. Mas com o tempo, até quem não sabe nada de teoria acaba aprendendo pois não tem como fugir disso - eu não manjo muito de teoria (mas sei o básico, talvez um pouco além do básico por assim dizer) e consigo compor, improvisar - tem gente que manja muito de teoria e compõe um monte de porcaria - isso é muito relativo... agora ler partitura e saber tocar são coisas distintas. E como eu disse antes, muita gente que sabe ler partitura muitas vezes não toca bem e quem não sabe detona muito... e vice-versa, paradoxos interessantes se formos discutir a fundo.
Se eu tivesse tempo gostaria de estudar mais teoria pois sei que abririam mais portas no sentido de executar algum som e etc...
|
LeandroP Moderador |
# set/07
· votar
Quem estuda teoria e harmonia consegue fazer muito com pouco. Mesmo o cara não tendo uma técnica afiada ou equipamento melhor, ele consegue ter uma boa desenvoltura numa improvisação. Pra falar a verdade, só podemos dizer que estamos estudando música, de verdade, quando conhecemos os princípios básicos de teoria e harmonia. Porque, no meu ponto de vista, é aí que você vai de fato ouvir a música de uma forma um pouco diferente das pessoas que apenas apreciam.
|
Marco Bringhenti Veterano |
# set/07
· votar
dá pra criar música boa ou pra criar riffs e frases boas? imagina se eu, que não sei nada de teoria, chego numa banda e toco um riff fodasso. se ninguém souber nada de teoria musical, o que vai acontecer? todo mundo vai ter q dobrar em cima do riff apresentado. daí pergunto: essa música vai ser boa de verdade? acho que não. então, respondendo a pergunta do tópico, acho que não dá pra criar música boa de verdade sem nenhuma teoria. só dá pra criar boas melodias, no máximo.
|
# set/07
· votar
D A N
MUDANDO DE ASSUNTO, agora em relação a ouvido.
me desculpem mas não existe DOM para isso, isso chama-se ESTUDO, qnto mais intimidade o cara tem com o instrumento mais será desenvolvido seu ouvido.
Hermeto Pascoal que te perdoe por dizer isso.
|
# set/07
· votar
Hermeto Pascoal que te perdoe por dizer isso. é verdade, ouvido absoluto é dom. a pessoa nasce com. e pronto. quem não tem, tipo eu, tem que treinar muito pra ter boa percepção dos sons.
|
Atum Bluesman Veterano |
# set/07
· votar
Marco Bringhenti Nick_Oliveri_Guitar Existem métodos para chegar ao ouvido absoluto, já foram até postados no fórum
|
# set/07
· votar
Existem métodos para chegar ao ouvido absoluto, já foram até postados no fórum
cara vc conhece alguém que tenha ouvido absoluto? a irmã dum amigo meu tem. na hora que ela acaba de acordar, se vc fizer qualquer som, com qualquer objeto, ela te dá a nota, com acerto de 100%. pra isso, não tem treino. treinando vc fica ótimo, quase perfeito, mas, ouvido absoluto... esquece.
|
blima Veterano |
# set/07
· votar
é como um antigo professor meu me falou uma vez:
não precisa saber teoria pra fazer musica boa não...mas se voce usar isso como desculpa pra não estudar o que eu te passei hoje voce ta fudido!
hahaha
|
# set/07
· votar
Atum Bluesman
Realmente, o melhor método é nascer assim.
|
fgr Veterano |
# set/07
· votar
Porra rsrs.. é piada rsrsrs esse tópico ainda não foi fechado ..
Cara, claro q se pode fazer boa musica sem teoria nenhuma.. mas eu aconselho jogar na mega sena pq vc tem muito mais chances de acertar 6 numeros do que acertar todas as notas que se compões uma musica.
A galera se ilude achando que acaras como Hendrix, Slash, Wes Montgomery e etc. não sabiam teôria.. Eles eram AUTODIDATAS, coisa que é muito diferente. Quanta ingenuidade achar que um cara que tocou na banda do exercíto não sabia a teoria, será que nunca passou ninguém e deu uns conselhos p eles??? Slash conhecia metade de L.A será que ninguém nunca passou nada p ele???
Até em rodinhas de amigos, quando a galera toca uma viola existe sempre uma troca de opiniões.. isso é aprender teoria porra.
|
Eric 146 Veterano |
# set/07
· votar
Impossível fugir da teoria, você pode estar tocando um C-F-G e mesmo sem saber nada de teoria você esta tocando uma progressão de acordes.
|
D A N Veterano |
# set/07 · Editado por: D A N
· votar
As vezes é necessário ter paciência aki no forum rsrsrsrs.
FALO UMA COISA AOS Q PENSAM Q PENSAM Q PARA TER OUVIDO ABSLUTO É PRECISO NASCER , com ele, ou melhor ter o DOM rsrsrs....
alguém aki nasceu com o DOM DE ser engenheiro ou EXECUTIVO AIUhaiuahIUAHA,.......!!!
alguém ja nasceu sabendo tocar todos acordes em qulauqer intrumento? rsrsrs
.
existem coisas na vida em q só atingimos com estudo, vivência e etc.
me expliquem por favor como alguém q num sabe nem o q é dissonancia, ressonância, conssonância saberá em q tonalidade está uma composição , sem nem ao menos ter estudos rsrsrs..........
como uma pessoa sem estudo saberá se a música é modal? tonal?
rsrs.......
*CAI UMA XICARA E A PESSOA DA A NOTA iouhAIUAHiUahAIUhAiu*
ai papai do céu me da paciência..
TEVE CARINHA Q DISSE Q SLASH NUM MANJA DE TEORIA E FAZ BOA MÚSICA, ISSO FOI A Q MAIS ME DEIXOU DOIDO....rsrs
qnto tempo faz q o cara toca mesmo?rsrsrsrs
Ahhhhh PRA FINALIZAR ALGUEM ALI EM CIMA COMENTOU DE HERMETO PASCOAL
VC ACHA Q ELE NASCEU COM OUVIDO ABSOLUTO?
Rsrsrsrs
pergunte a qnto tempo ele toca?
acha q ele não estuda?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermeto_Pascoal
O CARA TOCA DE TUDO QNTO É INSTRUMENTO, isso é um ótimo exercicio pra captação de diferentes vibrações.
por gentileza vamos usar a cabeça gente não sejam ignorantes rsrsrs.....
eu tenho oito anos de música (pouquissimo)
HERMETO PASCOAL muito mais de 50
ELE NÃO TEM ESTUDO? rsrsrs
se vc acha q ele ja nasceu assim? Rsrsrs me desculpe mas ninguém nasce com uma finador dentro do ouvido iauHIuahiUAhAIUhAiuA..
ou se o professor de alguém aki fala q nascemos com DOM DE MUSICA iuAHAIuhAIUHA, troque urgente de professor pelo amor de DEUS rsrsrs. abraço galera...
*COMO TD NA VIDA UNS NASCEM PRAKILO OUTROS PRAKILO*
mas não significa q naum podemos ser akilo rsrsrsrs
*POR GENTILEZA, CUIDADO COM Q FALAM PESQUIZEM ANTES DE FORMAR SUAS OPINIÕES*
abraço
(desculpem os erros de portuguÊs escrevi na correria aki)
www.danmichelucci.com
|
# set/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar
D A N
Sim, você aprende coisas estudando muito, concordo, qualquer um pode mas... agora vem um MAS gigantesco - o quanto esse engenheiro ou executivo (que você citou acima) que aprendeu estudando e não tem o "tino" para a coisa será realmente bom? Vamos usar a cabeça... você não é burro.
Eu não gostaria de ser um médico pq meu pai me obrigou a estudar feito um jegue e sim por gostar, por levar jeito para essa profissão. Ou então eu seria um médico mais ou menos que talvez pudesse vir até operar alguém da sua família.
Assim como tem o cara que tem facilidade em vender qualquer coisa, existem pessoas que mal conhecem um violão e conseguem tocar com extrema facilidade - inclusive gente que não conhecia rock, ouviu e tirou a música em minutos. Adivinhação? Dom?
Sim, você pode ser um ótimo guitarrista se matando... mas imagine um cara que leva jeito (um vantagem a mais que você) se matando de estudar da mesma forma que você?
Desculpe mas o jeito que você está expondo as suas idéias eu entendo algo como: "Ah, eu estudei pra cacete para chegar no nível que estou..." - isso está me soando a arrogância. Tenho um amigo que não sabe o que é um Am, ele já gravou 3 CD´s... detalhe, ele é vocalista e gravou tudo sozinho exceto a bateria.
Não sei então... se um cara desses não tem um "dom" pra música ele deve ter me enganado e no tempo que eu fiquei sem falar com ele o doido deve ter ficado estudando guitarra 24 horas por dia.
Obs.: Slash não é referência de nada.
|
Deji Veterano |
# set/07 · Editado por: Deji
· votar
D A N
Brother, vc pode achar que não existe o tal "DOM" mas que existe fatores fisicos que favorecem algumas pessoas, isso existe, algumas tem raciocinio mais rápido do que outras, outros tem melhor coordenação motora, outros tem melhor audiçao que outros, tem pessoas que de fato tem mais facilidade no aprendizado do instrumento. O que existe também é músico que sabe o que é um Campo Harmonico, sabe aplicar uma escala alterada, e aprendeu isso na vivência e nem sabe o nome do que está fazendo...
Quanto ao Slash sem dúvidas é um guitarrista muito experiente, em palco, estúdio, e etc... Mas pra mim também não serve de referencia :)
|
Deji Veterano |
# set/07
· votar
Guilherme Blackmore Depende do que vc acha que é boa.
essa é a melhore resposta.
Vc nao sabera compor um Jazz com muitas modulaçoes, mas um rock pop de 3 notas vc compoe sim, e vende muito mais que jazz!
|
fgr Veterano |
# set/07
· votar
Obs.: Slash não é referência de nada. Pq não seria?
|
# set/07
· votar
Bom, eu não disse que quem tem ouvido absoluto não precisa estudar. Eu definiria ouvido absoluto como um funcionamento perfeito do ouvido, não é só pra reconhecer notas musicais, mas, pra perceber qualquer som, dentro do campo de frequencias que nós suportamos ouvir (é claro). Então, ter um aparelho auditivo que funciona 100%, é ter ouvido absoluto. Daí a reconhecer as notas, é outra coisa. tem que estudar pra cacete mesmo, até fazer as associações necessárias. Pra mim, existem duas teorias sérias a respeito do O.A., 1ª a pessoa nasce com isso e 2ª a pessoa adquire. Aquela que diz que todo mundo nasce com, não levo a sério, pois, onde se encaixa a má-formação congênita? De qualquer maneira, nascendo com, ou adquirindo com o treino, se a pessoa não estudar, nunca vai saber que tem.
Agora, voltando ao tema do tópico, será que dá pra alguem comentar o que eu disse antes? dá pra criar música boa ou pra criar riffs e frases boas? imagina se eu, que não sei nada de teoria, chego numa banda e toco um riff fodasso. se ninguém souber nada de teoria musical, o que vai acontecer? todo mundo vai ter q dobrar em cima do riff apresentado. daí pergunto: essa música vai ser boa de verdade? acho que não. então, respondendo a pergunta do tópico, acho que não dá pra criar música boa de verdade sem nenhuma teoria. só dá pra criar boas melodias, no máximo.
OBS: não quero convencer ninguém de que não seja possível adquirir O.A.. quem sabe um dia eu também não possa pensar assim. ainda tenho muito o que estudar. (não comentarei mais esse assunto nesse tópico).
|
D A N Veterano |
# set/07
· votar
AMIGO, TER OUVIDO ABSLUTO, É TER A CAPACIDADE DE RECONHECER NOTAS MUSICAIS APENAS DE OUVINDO.
|
# set/07
· votar
D A N
AMIGO, TER OUVIDO ABSLUTO, É TER A CAPACIDADE DE RECONHECER NOTAS MUSICAIS APENAS DE OUVINDO.
Sim, eu sei. Mas se fosse tão simples qualquer um teria essa capacidade. Eu pelo menos nunca soube de ninguém que conseguiu isso apenas treinando... adivinhação eu já vi.
|
# set/07
· votar
D A N cara, tá beleza, nao quero ficar numa briga pra mostrar razão. OK? ainda sou novo na teoria musical e não me acho em condições de discutir profundamente isso (tambem não acho q valha a pena). creio que, se tivessemos espaço pra mostrar nossas opiniões, de forma mais explicada, nos entenderiamos melhor. e CONCORDO em parte, com esse seu ultimo post. (mais acho q ouvido absoluto não envolve só reconhecimento de notas musicais, mas, é relativo ao funcionamento do ouvido como um todo). então. creio que concordo contigo mais que discordo. E mudando de assunto. (essa pergunta é só pra vc mesmo) qual é do seu disco? qual o estilo? no seu site da pra ouvir algo? Abraços. não quero fazer intrigas por temas q não me importam de verdade.
|
LeandroP Moderador |
# set/07
· votar
Vou botar mais lenha na fogueira:
Tocaram muito em vidas anteriores.
|
kiki Moderador |
# set/07
· votar
LeandroPanucci o hermeto é a reencarnação de mozart.
|
Richard Guitar Veterano |
# set/07
· votar
É possivel sim.
Outro dia fui fazer um ensaio com uma banda, e o cara foi me passando os acordes no violão.
Aí eu falei, - Não é mais pratico vc ir me dizendo os nomes dos acordes? Aí ele falou - É que eu não sei os nomes não vei, olha eu fazendo e pega ae.
Eu fazendo os acordes tudo em outra região do braço e ele falou - Porra, vc tá fazendo os acordes tudo errado mas tá casando legal com a música...
No final a música era realmeten legal. Eu gostei.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# set/07
· votar
poder pode... mas não conheço ninguem que tenha aprendido teoria e tenha se arrependido...
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# set/07
· votar
agora não vamo cair naquela... ah... eu sou autodidata... qdo na verdade aprendeu alguma coisa só e não treina nem estuda nada sozinho...
autodidata ESTUDA SIM, do jeito dele, mas ESTUDA...
tem muita gente por ai q se diz autodidata pq sabe tocar uma música do Legião Urbana... (C D G)
|
edmilson bueno ribeiro Veterano |
# set/07
· votar
é possivel sim.
os indies fazem isso o tempo todo.
|