Como criar uma musica? ajuda

    Autor Mensagem
    DOLLAR
    Veterano
    # ago/07


    Já fiz a letra. Agora quero fazer ela na guitarra.

    tenho noções de campo harmonico. Já fiz o campo harmonico de D. Então para fazer a musica eh soh começar com D e tocar os outros acordes que estão no campo harmonico?


    e para fazer solos, posso usar qualquer escala em D ou posso usar escala em outro tom dependendo do acorde que está sendo tocado no momento?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Tendo criatividade, e conhecendo um minimo de ferramentas que vão te possibilitar traduzir a tua criatividade para o instrumento.

    Não faço idéia de como te ajudar, você está com duvidas muito simples.

    Não seria melhor aprender bem campo harmonico, acordes, ritimo, escalas e aplicação delas primeiro ?

    DOLLAR
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    campo harmonico, acordes, ritimo, escalas jah estou estudando. creio que eu já consigo usa-las para criar uma musica. Mas nunca criei uma, então queria saber se os acordes estiverem no campo harmonico e eu fizer um solo na escala do tom da musica a musica vai estar "certa"...?

    Blackus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Então para fazer a musica eh soh começar com D e tocar os outros acordes que estão no campo harmonico?
    Geralmente tem uma lógica na progressão, que muda de acordo com o estilo da música e com a intenção dela

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    DOLLAR

    Tudo bem cara, não estou fazendo nenhum tipo de juizo do teu conhecimento, até pq não te conheco okeys... só estou trocando ideias e tals.

    Bom, sobre tua segunda duvida, aconselho o mesmo do meu primeiro post, dá mais uma ralada nos estudos ai até entender o basicão de forma plena.

    Sobre criar a musica, um lance que faço é nunca pensar no solo.

    Isso pode ser a ultima coisa da tua composição (a não ser que seja uma musica instrumental).

    Mas eu colocaria o solo até depois do vocal mesmo, deixaria como ultima prioridade.

    Voce precisa cantar a musica (definir a melodia e a letra) e depois acompanha-la no teu instrumento (definir altura, criar tua progressao harmonica, e o ritimo necessário pra ela)

    Ou, voce pode inverter, cria primeiro a base (progressao harmonica, altura e ritimo) na guitarra, e inventa a melodia vocal e letra depois.

    Feito isso, é legal pensar na estrutura da musica, e ai voce consegue fazer isso tendo só a voz (melodica vocal) e a base na guitarra, no violao, no teclado, sei lá qualquer um. Na estrutura voce tem que definir :

    - uma introducao
    - a harmonia/ritimo para o refrão (onde comeca a cantar, ou solar no caso de musica instrumental). Vai definir tambem quantas vezes o refrao vai se repetir ao longo da musica.
    - a harmonia/ritimo para o chorus
    - pode entrar novamente a repeticao de um refrao entre um chorus e outro
    - a base para o solo da musica
    - definir se depois do espaco pro solo, o som volta pro refrao ou pro chorus
    - definir um final para a musica.

    E voce vai ter que juntar tudo isso, uma passagem tem que emendar com a outra pra dar um sentido pra musica. A estrutura é que define - comeco, meio e fim.


    Passagens, arranjos, solos, etc... é tudo pro final.

    Como voce vai inventar um solo pra tua musica, sem ter antes a base dela ? Não rola, pelo menos pra mim não. Mesmo pensando em musica instrumental, não dá pra inventar o solo todo, sem ter a base da musica definida e a estrutura dela. Uma partezinha ou outra até vai, mas compor interinha ? Acho que não rola, primeiro o basico, depois incrementa.

    DOLLAR
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eu não queria começar pelo solo...

    a letra jah fiz...o campo harmonico tambem....


    pra musica ficar dahora eh tocar os acordes do campo harmonico de uma maneira que se crie uma "tensão" e depois essa tensão seja quebrada com algum outro acorde...eh isso mesmo?


    primeiro estou fazendo a base

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    primeiro estou fazendo a base

    Ok. então siga sua criatividade. Sugiro seguir o campo harmonico e criar uma levada com os acordes que estão na tua cabeça pra musica.

    Depois voce poe a melodia vocal em cima, o restante das dicas já passei acima.

    Se voce já conhece as ferramentas basicas, o resto é tua criatividade cara.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pra musica ficar dahora eh tocar os acordes do campo harmonico de uma maneira que se crie uma "tensão" e depois essa tensão seja quebrada com algum outro acorde...eh isso mesmo?

    Velho, tensão é uma regra harmonica, e não um caminho das pedras pra se compor uma musica.

    Tensão é uma ferramenta.

    Construir tua musica, depende (além de conhecer as ferramentas), da tua criatividade.

    Como voce vai usar a tensão na sua musica ? Sei lá, é voce que vai cria-la.

    Eu ainda não estou entendendo tua duvida, então vou parar de escrever pra não ficar repetitivo.

    Talvez voce queira saber, cadencias do campo harmonica, estas sim podem te ajudar ainda mais voce.

    Mesmo assim, não são regras para serem seguidas cegamente. São ferramentas, e voce ainda estará dependendo muito mais da tua criatividade.

    Dá um search por ai, que voce encontra !!!

    "cadencia de acordes", "cadencia harmonica", "funçao dos acordes", etc...

    Exemplo, uma cadencia comum (inclusive ao blues)....

    Tonica, Sub-Dominante, Dominante.

    Que seria I, IV, V !!!

    Se voce já conhece inclusive isso, bote a criatividade pra funcionar.

    DOLLAR
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    JoeCruzGuitar


    valeu ai cara...você tirou muitas duvidas e me motivou.


    não espero que essa primeira musica fique muito legal...pois é a primeira e estou apenas aprendendo, mas com isso quero ganhar conhecimento.

    mais uma pergunta:

    o campo harmonico de D é:
    D Em F#m G A Bm C#mb5


    caso eu queira tocar na guitarra em bicorde posso fazer:
    D5 E5 F#5 G5 A5 B% C#5


    ainda estaria no campo harmonico?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DOLLAR
    D Em F#m G A Bm C#mb5

    Isso, pensando em graus e funções harmonicas, voce teria

    fundamental (tonica), subdominante, relativos, dominantes, etc...

    Acho que nessa linha de raciocinio é melhor o estudo, voce liga melhor uma coisa a outra e saberá como usa-las.

    caso eu queira tocar na guitarra em bicorde posso fazer:
    D5 E5 F#5 G5 A5 B% C#5
    ainda estaria no campo harmonico?


    A principio sim, no problem.

    Uma ou outra coisa na musica, ditará a função do acorde no som.

    Voce pode não usar as triades, tetrades nos teus acordes, mas uma linha do baixo dará a sensação de ser menor/maior, ou a melodica vocal fará isso. No final das contas, dá pra sacar quando é maior, quando é menor, quando é com sétima (e tensionou), etc...

    DOLLAR
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ah, acho que entendi...mesmo se eu não definir se o acorde é maior ou menor na guitarra o baixo ou o vocal vai fazer isso...

    JoeCruzGuitar

    Valeu mesmo cara, você foi de grande ajuda para mim.
    estou começando a fazer a base.

    valeu

    BlacK Dog
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DOLLAR
    Um coisa que ajuda muito é SEMPRE estar criando alguma coisa. Não tem jeito, no começo é quase 100% do que vc vai criar será tosco e OBVIO(pior coisa pra mim). Pra mim, assim como se treina bends, palhetada e ligados; se treina composição, arranjos, etc. E, dessa forma, com o tempo vai melhorando. Assim penso eu é claro. 8)

    Ah! Outra coisa: A teoria está aí, mas a sua criatividade é que vai fazer a música ser boa! Não se prenda a regras.

    FirebirdVII
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    DOLLAR

    Criativiade é tudo

    JoeCruzGuitar
    D5 E5 F#5 G5 A5 B% C#5
    ainda estaria no campo harmonico?

    A principio sim, no problem.



    C#5 não estaria não, tem que ser C#b5

    O acorde C# no campo harmonico de D possue quinta diminuta...

    Phedoo
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Phedoo
    · votar


    A teoria está aí, mas a sua criatividade é que vai fazer a música ser boa! Não se prenda a regras. (2)

    falou tudo, criatividade é o principal (desde q num seja algo muito absurdo em relaçao as regras...)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar uma musica? ajuda