Colocando na balança,a tecnologia contribuiu ou prejudicou a música?

Autor Mensagem
malacaxeta
Veterano
# ago/07


acho que essa questão está meio a meio!!!

uns acham que ajudaram e o motivo por não sair nada criativo nos últimos anos é totalmente do SER HUMANO!!

mas outros acham que a tecnologia prejudicou a música e os "músicos" mesmo entendendo que isso é uma evolução?

considerando tudo.....

a qualidade de vida do SER HUMANO antigamente era bem melhor!!!quem fumava fumava fumo de rolo,a alimentação era bem melhor! o SER HUMANO se movimentava muito mais no seu dia dia,sendo que hoje está cheio de artigos eletrônicos para nos dar uma maior comodidade e nos deixar cada vez mais preguiçosos!!

o ser humano interagia muito mais....as crianças iam pra rua,soltavam pipa cortavam o pé,pique esconde,salada de fruta,biloca e assim aprendia uns com os outros!!!

um dia desses eu estava na casa de um amigo meu e perguntei a ele:
e ai cara o que vc está ouvindo!/ e ele me respondeu:hoje acabei de baixar a discografia do CHICO BUARQUE amanhã vou baixar a discografia do CAETANO VELOSO!!
ai fiquei pensando da enorme quantidade de discos que tem essas duas discografias!!!!praticamente passei a minha adolescencia toda ouvindo "KILL EM ALL" e hoje ouvimos um discografia a cada dia......

hoje eu vejo as pessoas tocando pela WEB e pergunto qual a graça disso tudo?
se o bom da banda é ir pro studio,acertar nos erros,encaixar as ideias,mas isso tudo tem q estar associado aos sentidos,sentido o cheiro do studio a atmosfera do studio as guitarras ligadas a cara do baixista a batida do baterista,se interagindo!!e depois disso sair e sentar num boteco e ver o q deu certo e o q não deu!!

tem um amigo q gosta de usar instrumentos virtuais dizendo pra mim que é perfeito que é iguazinho que é praticamente igual.....só q uma pessoa tocando um instrumento é totalmente diferente,é uma vida pro trás do instrumento!!existe intensidade,existe o erro do ser,aquela nota trastejada aquele bend meio desfinado mas inigualável aquele cheiro alma por trás daquela música!!

mas eu não acho q a tecnologia seja de tudo ruim,mas eu acho que o ser humano ainda não está preparado pra isso!!e olha que eu também caio nesse conforto todo!!

"e cuidado com o efeito estufa e cuidem bem da agua"

como disse "GANDHI"

A natureza nos deu tudo o que precisamos,mas só,para o que precisamos"

malacaxeta
Veterano
# ago/07
· votar


e eu também acho uma superficialidade no pessoal que ouve um disco em um dia sendo:

o cara compõe uma música pensa no arranjo o q ja leva muito tempo grava o disco o q ja leva muito tempo também,ai chega um cara e ouve tudo isso em apenas 1 dia todos os detalhes em apenas um dia:?

obs:"discos bons"

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Ajudou. Você só compra o novo se quiser...

Ajudou tanto que as coisas mais velhas ficaram mais baratasdepois que saíram de linha \o\ !!!

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


malacaxeta
vai morar na selva entao
rrs
zuando, o que vc falou tem um pouco de verdade e um pouco de sensacionalismo

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


passei a minha adolescencia toda ouvindo "KILL EM ALL"

Parabéns, ao menos na adolescência você tinha bom gosto xP !!!

Thedekai
Veterano
# ago/07
· votar



Ajudou tanto que as coisas mais velhas ficaram mais baratasdepois que saíram de linha \o\ !!!


totalmente o contrário, exemplo disso são as válvulas que ficaram muito mais caras depois que inventaram o transistor, a produção ficou mais baixa e teve que subir o preço

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Thedekai

Ah, tem vinil que valoriza também. Mas não é culpa da tecnologia, sim da produção...

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


entendi o que voce quis dizer, mas o titulo tem uma imprecisão que precisa ser observada:
tecnologia (de um posto de vista meio antropologico, acho) é qualquer coisa que o ser humano faz para alterar o ambiente natural. por exemplo, uma pedra que ele usa como ferramenta de corte; uma cabana de madeira para morar; umas cordas de aço esticadas sobre uma tábua com uma caixa de ressonancia. tudo isso é tecnologia.
ou seja, a sua pergunta fica sem sentido deste ponto de vista.

talvez fosse mais preciso enunciar assim: a eletroeletronica, ou a informatica, contribuiu ou prejudicou a musica?

eu acho que na difusão de música, contribuiu e muito. agora voce conhece qualquer artista, daqueles que voce nunca tinha ouvido falar, sem precisar sair de casa.
voce arruma cifras de qualquer artista; antes tinha que comprar revistinha na banca.

e na produção. agora qualquer um monta um home studio amador em casa, com pouco investimento.

claro, essa banalização tem seus problemas, como disse o pessoal. mas acho melhor errar pra mais do que pra menos. quem ouve a discografia completa e não aproveita é por que não sabe desfrutar a boa música.

eu baixei a discografia completa dos beatles no emule, e ouço pelo meu mp3 player (to muito tecnologico). só que eu fui botando um album de cada vez, se não não consigo curtir eles. mais ou menos um por semana, ouvindo todo dia no onibus (1h de onibus pra ir, 1h pra voltar...)

Henrique S.
Veterano
# ago/07
· votar


totalmente o contrário, exemplo disso são as válvulas que ficaram muito mais caras depois que inventaram o transistor, a produção ficou mais baixa e teve que subir o preço

valvula nunca foi uma coisa exatamente barata, nunca teve o preço de um transistor por exemplo....

em contrapartida o que seria dos efeitos como Chorus, Digital delay, tremolo, Distorçao, Wah sem o avanço tecnologico...
A criaçao do Circuito Integrado foi um marco na historia (não so na industria musical, mas no overall)
Antes das valvulas havia aquelas vitrolas....

A guitarra eletrica em si foi e é um laboratorio de experiencias, conforme as tecnologias foram se aprimorando a guitarra foi ganhando upgrades...

malacaxeta
Veterano
# ago/07
· votar


KIKI

eu acho que na difusão de música, contribuiu e muito. agora voce conhece qualquer artista, daqueles que voce nunca tinha ouvido falar, sem precisar sair de casa.
voce arruma cifras de qualquer artista; antes tinha que comprar revistinha na banca

você não precisa ouvir todos os artistas do mundo,e é bem melhor tirar as músicas de ouvido isso iria te ajudar bastante musicalmente!!

malacaxeta
Veterano
# ago/07
· votar


Henrique S.

cara mas vc não entendeu o q eu quis dizer,é claro que a tecnologia é essencial,a luz o fogão a guitarra o violão!!não me refiro a isso....


o q quero dizer é quando isso começa a nos prejudicar seja intelectualmente ou na nossa saúde!!!

como por exemplo instrumentos virtuais,é claro uma hora ali outra aqui tudo bem,mas fazer com q isso nos substitua ai é foda!!

Midgard
Veterano
# ago/07
· votar


ajudou

Thedekai
Veterano
# ago/07
· votar


james_the_bronson

se for pensar em termos materias o preço só subiu, os vinis que valorizaram foram porque se tornaram raridades hehehe não é o caso de válvulas como eu citei, só a produção que abaixou e o preço subiu

Henrique S.


valvula nunca foi uma coisa exatamente barata, nunca teve o preço de um transistor por exemplo....


mas que o preço subiu devido a invenção do transistor subiu sim, e a qualidade por outro lado caiu, é claro depende muito do amplificador, mas no ''geral'', a qualidade do som das válvulas é melhor do que o do transistor, não to afirmando isso, mas é como se fosse uma verdade hehe

sliderX
Veterano
# ago/07
· votar


malacaxeta
Na verdade, tudo que eh usado fora da luz do bom senso, nao é bom

Quanto ao negocio de que as pessoas interagiam mais coisa e tal, eh verdade, mas o grande culpado nao eh a tecnologia, e sim a grande massa populacional da nossa cidade....a gente aprende cada vez mais se distanciar uns dos outros....como nao nos falamos nas ruas, somos obrigados a nos reunir ou em "tribos" (emos, metaleiros, pagodeiros etc) pra poder tornar as coisas 'menores' e mais 'palpaveis' ou nos reunimos nas baladas, no rock bar e tudo mais

Enfim, voltando ao assunto, eh a valha historia: tudo que eh exagerado, eh ruim....tem que manter um equilibrio

Sinceramente, eu gosto de baixar musica na internet, ateh porque de uma certa maneira desiletizou a musica
Antigamente, vc ser algo (rockero pagadeiro etc) dependia muito mais do seu ambiente...hj em dia vc tem acesso a todos os tipos de som e vc pode escolher

no meu caso...antes de ganhar um computador, eu ouvia axé, pagode, claudinho e buchecha por ae vai
quando ganhei meu pc aos 13, comecei ouvindo:

RAP>Dance Japones>Rock Japones>Metal>Metal Melodico>Hard Rock e parei agora no Progressivo

Enfim, faço das palavras do Tagima as minhas
"Internet e Musico tem tudo a ver"


entao usem com bom senso
podem baixar a discografia, mas ouça um cd por vez
eh como eu faço


falw!

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


malacaxeta
você não precisa ouvir todos os artistas do mundo,e é bem melhor tirar as músicas de ouvido isso iria te ajudar bastante musicalmente!!
espero que voce queira dizer no sentido mais geral, de todas as pessoas. ou voce realmente acho que eu tento ouvir todas as musicas do mundo e fico só tocando cifra?

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


o transistor pode ter o som um pouco aquem das valvulas, mas convenhamos que um componentezinho daquele permitiu por exemplo os pedais. ou voce botaria uma lampada (que a valvula é praticamente uma lampada) dentro de uma caixa e ia ficar pisando nela?

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Thedekai
se for pensar em termos materias o preço só subiu, os vinis que valorizaram foram porque se tornaram raridades hehehe não é o caso de válvulas como eu citei, só a produção que abaixou e o preço subiu

E se tornaram raridades porque pararam de serem produzidos ¬¬ ...

Penta_Blues
Moderador
# ago/07
· votar


Bom dia!!!

malacaxeta
você não precisa ouvir todos os artistas do mundo,e é bem melhor tirar as músicas de ouvido isso iria te ajudar bastante musicalmente!!
Cara, discordo de vc...
Para se melhorar musicalmente é necessário conhecer e adquirir o máximo de informação possível, e portanto, quanto mais artistas no mundo vc puder conhecer mais vc vai crescer musicalmente.
Tirar música de ouvido é bom sim, mas vc pode contar nos dedos da mão do Lula quantos privilegiados conseguem fazer isso desde o início do seu aprendizado. Assim, tirar música por cifras é importantíssimo para aqueles que estão aprendendo música. Num segundo passo, tudo bem, é importante tirar músicas de ouvido, mas ninguém aprende a andar antes de engatinhar...
Valeu!!!

r2s2
Veterano
# ago/07
· votar


Penta_Blues
Tirar música de ouvido é bom sim, mas vc pode contar nos dedos da mão do Lula quantos privilegiados conseguem fazer isso desde o início do seu aprendizado. Assim, tirar música por cifras é importantíssimo para aqueles que estão aprendendo música. Num segundo passo, tudo bem, é importante tirar músicas de ouvido, mas ninguém aprende a andar antes de engatinhar...

Olha, eu sou tão ruim de ouvido que tenho que ouvir tudo em slow-motion pra conseguir tirar, além de ter que deixar em loop algumas partes. Tenho extrema dificuldade em tirar de ouvido, mas ainda assim me esforço bastante, pq sei que ajuda muito.

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


-Ajudou a música.
-Ajudou e prejudicou os músicos, depende do ponto a ser considerado.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


malacaxeta
Colocando na balança,a tecnologia contribuiu ou prejudicou a música?
Para os que BITOLARAM em tecnologia, acabou prejudicando a arte.

Para quem soube CONCILIAR ambos ítens, a tecnologia valorizou a arte.

É tudo questão de dosar corretamente um e outro.

jimmy vandrake
Veterano
# ago/07
· votar


Não contribuiu em nada, bons eram os tempos do vinil e K7 que vc tinha que tirar músicas de ouvido.

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


É claro que contribuiu. Sem a tecnologia atual não estaríamos fazendo gravações em casa, ou experimentando diversos efeitos sem gastar milhões, ou compartilhando experiências e aprendizado pela internet, ou fazendo Jams virtuais...

A tecnologia em si, é sempre benéfica. O uso que se faz dela é que pode ser negativo. Na música, acho que a tecnologia só contribuiu.

jimmt vandrake

Mas você pode continuar fazendo isso hoje em dia. Basta não usar a tecnologia disponível.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


malacaxeta
hoje eu vejo as pessoas tocando pela WEB e pergunto qual a graça disso tudo?

Meu, para algumas pessoas, tem graça, e muita. Eu aqui componho com uma amiga que mora na Inglaterra! De que outra forma poderíamos fazer isso sem a Internet? Gravando fita cassete e mandando por correio? Além do mais, podemos mixar e montar nossas demos em casa, sem gastar uma fortuna com estúdio e equipamentos caríssimos.

Claro, tocar "ao vivo" também é legal. Mas o ponto é: eu posso gostar de compor à distância sem abandonar as minhas apresentações de voz e violão nos botecos. E se você não gosta de compor à distância, não é obrigado a fazê-lo. Então, qual o grande mal que há em deixar quem gosta de fazer isso exercer a sua criatividade desta forma?

Como disseram aí, a tecnologia só existe se tiver alguém usando. Se você acha que compor pela Internet é evil, não componha pela Internet. Se você acha que baixar MP3 é um sacrilégio, não baixe. Se você acha que guitarra precisa necessariamente ser tocada em amps valvulados de 5000 reais para cima, compre um e toque nele. A tecnologia não chegou simplesmente destruindo tudo o que havia anteriormente. É apenas uma ferramenta. Cabe ao artista decidir se usa ou não.

HardRocker_Oitentista
Veterano
# ago/07
· votar


É isso ae, sem essa de tecnologia.

A parada aqui É UMA BOA E VELHA LES PAUL, UM CRYBABY CLÁSSICO E UM AMPLIFICADOR NO ESTILO VINTAGE, E DEU.

Sem essa de guita com conexão USB, novos efeitos que mais parecem coisa de música eletrônica.

É isso ae, sou totalmente OITENTISTA.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


HardRocker_Oitentista

E quem não tem dinheiro para uma boa e velha Les Paul, um Cry Baby básico e um valvuladão vintage, faz o que? Bate palma para os endinheirados?

jimmy vandrake
Veterano
# ago/07
· votar


guilhermerizzo
Acho que vc não me entendeu. Ironia, ok?

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


A tecnologia vem da necessidade. Ninguem precisa de uma guitarra eletrica. Mas ela existe. Tudo o que hoje é tradicional já foi um dia revolucionario. Os seus netos vao falar "meu avo toca guitarra" igual hoje se fala "meu avo toca sanfona".

O uso da tecnologia é opcional.

A internet traz dados. Vc que tem que extrair a informação.

Eu gosto da tecnologia. Sem ela nao teriamos energia eletrica na tomada, e eu nao teria como tocar guitarra.

HardRocker_Oitentista
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

A questão do tópico não é a condição financeira, e sim se a tecnologia contribuiu ou não na música.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


HardRocker_Oitentista

Uai, e ao popularizar, não contribui? Ou a música é melhor se elitizada?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Colocando na balança,a tecnologia contribuiu ou prejudicou a música?