Muitos Problemas Com Pentatônica

    Autor Mensagem
    eduardoaihara
    Veterano
    # jul/07


    Bom eu vou direto ao assunto espero que possam me ajudar.

    Comecei a fazer aula faz um tempo, e quando foi na ultma aula meu professor me passou a escala pentatônica e os 5 shapes delas, baseadas no CAGED certo ?
    Mas eu estou com uma dúvida: Eu posso tocar (por exemplo) a escala pentatônica de DÓ usando os cinco shapes ? Mesmo que não comece pela tônica ?

    Vou tentar explicar melhor

    e|--------------------------8---
    B|--------------------------8---
    G|--------------------------9---
    D|--------------------------10--
    A|--------------------------10--
    E|---------------------------8---

    Acorde de C no Formato de E certo ?

    Bom, meu professor falou pra mim montar esse acorde e usar o shape da pentatônica de E, começando pelo dedo 2 ou algo assim, mas fiquei em dúvide se eu só posso usar esse shape ou os demais.

    Espero ter feito bem minha pergunta, e espero ajuda por favor.

    Obrigado

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eduardoaihara

    Eu posso tocar (por exemplo) a escala pentatônica de DÓ usando os cinco shapes ?

    Sim, pois as escalas seguintes são a continuação.

    Thi Holanda
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eduardoaihara
    Você não só pode utilizar os cinco shapes como deve, da mais versatilidade e dinâmica ao seu solo, ainda mais quando for improvisar. A tônica só serve como guia para os próximos shapes, com o tempo você começa pegar a manha e as notas saem naturalmente, memorizar os shapes é fundamental.
    Abraços e espero ter ajudado

    eduardoaihara
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar

    Valeu cara
    Resposta simples mas valeu

    Mas mesmo que a tonica não seja a primeira ? ou mesmo sendo ?

    Fábio Goll
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eduardoaihara

    Recomendo começar shape por shape, treinando um de cada vez pra improvisar, pois assim vc consegue explorar melhor a sonoridade de cada um dos shapes.

    Depois passe a juntar todos, pois se vc já começar decorando todos os modos, vc vai tocar muitas notas e vai sair pouca "melodia" da tua improvisação.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    eduardoaihara
    Cara, ninguém melhor que seu professor para tirar suas dúvidas.
    E por dois motivos: primeiro que vc está pagando, portanto ele é quem deve tirar todas as suas dúvidas, e segundo porque com as informações que vc passou não ficam claros pontos como qual é exatamente sua dúvida, de que maneira seu professor passou a aula e a tarefa, em que nível vc está e qual o objetivo do seu professor com esta aula em particular dentro do método de ensino dele.
    Faça valer seu dinheiro e cobre que ele tire toda e qualquer dúvida sua...
    Valeu!!!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    eduardoaihara

    A tônica só serve como guia para os próximos shapes, com o tempo você começa pegar a manha e as notas saem naturalmente, memorizar os shapes é fundamental.

    Respondido.

    Mas depois inclua os modos gregos aí para você ampliar os horizontes.

    Não esqueça de praticar "fraseado" e "improvisação" para não ficar apenas subindo e descendo escalas.

    eduardoaihara
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Penta_Blues
    Com certeza vou fazer meu dinheiro valer a pena, e olha q sou pão duro....husaeuhesauhsaeuhesa


    Mas ainda tenho uma duvida

    Esta certo que eu posso usar os cinco shapes mas como eu vou saber qual pentatônica eu estou usando ?

    eduardoaihara
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    To com essa dúvida porque em cada shape a tonica ta em diferentes localizações

    _Kevin_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu posso tocar (por exemplo) a escala pentatônica de DÓ usando os cinco shapes ?

    o mue problema é com os nomes
    o que é shape?

    eduardoaihara
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    shape é como se fosse o desenho da escala

    entra nesse link ae
    [img=http://imajr.com/th/pentatonica_maior_244844.jpg]

    _Kevin_
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    shape é como se fosse o desenho da escala

    cara, sou míope e essas escalas que publicam são formiguinhas, a minha solução é tirar de ouvido :)

    eduardoaihara
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Eu também mas uso 1,5

    rsp_guitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eduardoaihara
    Eu acho que o que o seu professor quis mostrar é que o acorde baseado no acorde de E é a referência para a escala pentatônica baseada nesse mesmo acorde. Os cinco acordes do sistema caged servem de referência para as cinco shapes de penta. É mais pra ajudar a memorizar, e depois que vc já tiver memorizado vc pode improvisar no shape que vc achar mais legal. Se vc quiser um solo mais agudo, vai pra um shape mais agudo, por exemplo.

    marcio_smdo
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: marcio_smdo
    · votar


    eduardoaihara
    Esta certo que eu posso usar os cinco shapes mas como eu vou saber qual pentatônica eu estou usando ?

    Estou estudando exatamente a mesma coisa.

    Dentro de cada shape é fundamental que você identifique a posição da tônica.

    Assim você pode usar vários shapes diferentes na mesma escala, explorando o braço do instrumento, e ainda mudar de escala facilmente.

    Você vai conseguir fazer isso mesmo fora da seqüência que ele te passou, sem dificuldades. Só tem que praticar bastante.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Não esqueça de praticar "fraseado" e "improvisação" para não ficar apenas subindo e descendo escalas.(2)
    Estou ralando nisso, hehe.

    eduardoaihara
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Vejam só se isso esta certo ?

    Eu faço esse acorde
    F em shape de C

    e|--5------
    B|--6------
    G|--5------
    D|--7------
    A|--8------
    E|---------

    Ai eu não poderia usar a escala pentatônica de G ou de D ou de E, certo, pois a tonica não vai estar na primeira corda, certo ?

    Bom, espero que tenham intendido o q eu quis dizer.

    Até mais
    Falou

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Muitos Problemas Com Pentatônica