Guitar Rig 2 + Controlador MIDI (Pedal)

Autor Mensagem
guitartube
Veterano
# mai/10 · Editado por: guitartube
· votar


LeandroP
ele não é como os pedais comuns que possuem uma cremalheira que aciona a engrenagem e o potenciômetro

Pois é, as vezes o cara cresce o olho pq tem 2 pedais de expressão e se desanima com o resultado. Pedaleira é a mesma coisa.

Prugunta: Dá pra inserir uma porta USB numa controladora dessa?


Dá sim.
As alternativas seriam:

1- Trocar tudo dentro e ficar só com a carcaça, tirar aquele display de 7 segmentos e botar um LCD para enxergar o nome dos patches. No caso, o processador a ser incluído traria uma USB interna (como no meu projeto). As transferências seriam mais rápidas e os continuos controllers não sofreriam sobreposição de msgs. Solução cara.

2 - Construir uma boa interface USB 2.0 com chip dedicado e integrar no circuito. Resolve satisfatóriamente e a um preço menor que um cabo MIDI/USB de qualidade. Solução barata.

Se sim, será que valeria a pena?

Nesse caso, vc só resolveria o USB. Eu particularmente não investiria em uma pelo tamanho, pela limitação dos pedais de expressão e falta do protocolo de coerência.

Mas como eu disse em uma msg anterior, vou lançar um módulo que adiciona a qq controlador MIDI a possibilidade de controlar Loops. Neste caso a FCB 1010 seria ideal pq possui muitos acionadores.

flw!!!!!

LeandroP
Moderador
# jun/10
· votar


guitartube
Trocar tudo dentro e ficar só com a carcaça

heuahuehauhea ual!

Valeu!

janick
Veterano
# jun/10
· votar


Eu faço as palavras do LeandroP as minhas, sobre a FCB1010. Já tive alguns produtos da Behringer, e nunca tive nenhuma reclamação à respeito. Não cheirava nem fedia. O GDI, era um tremendo ladrão de sinal, e o meu V-Amp 2 resetou umas 3 ou 4 vezes. Mas com essa FCB-1010, olha vou te falar que é um equipamento bem construido. Bem robusta ela, com bom switches, pedais de exp bem confortáveis e calibrados na medida, e de fácil programação. E o melhor, por um preço justo. Eu paguei 600 mangos na minha. E imaginar que de outras marcas, tu acha o mesmo produto por mais de mil ai na praça. Não vou me desfazer da minha FCB tão cedo, pois imagino que ao longo das mudanças de set ela sempre vai ter uma utilidade, mesmo que seja set físico ou virtual!

Abçs pessoal

guitartube
Veterano
# jun/10 · Editado por: guitartube
· votar


janick
pedais de exp bem confortáveis e calibrados na medida, e de fácil programação.

É brow, vou repetir um ditado: "O que os olhos não veêm o coração não sente". A FCB 1010 tem um erro no Running Status indicado pelo implementador da UNO (referência em post anterior).

Eu cometi o mesmo erro da Behringer quando implementei a primeira versão do meu controlador MIDI com o pedal de expressão. Gravei o primeiro vídeo usando o wah do PodXT, e depois de rever a gravação, notei saltos no efeito. Analisando o que poderia ser, descobri discontinuidade nas conversões e nas msgs do pedal, e corrigi o problema.

O que significa isto?
Vou responder a grosso modo pq é um assunto muito amplo. Quando vc aciona o pedal, ele faz uma conversão AD e envia uma msg com 3 bytes. Como o curso do acionamento vai de 0 a 127, vc irá enviar 384 bytes, isso leva um tempo maior do que vc pisar rapidamente do início ao fim do curso total. Para reduzir este custo, usamos Running Status, e este envia os primeiros 3 bytes e só mais um byte para cada conversão, o que daria 130 bytes, ou seja, quase 1/3 do tempo e eliminando o problema.

A maioria dos fabricantes não implementa isso para poderem ter uma compatibilidade ampla. Alguns implementam saltos discretos para não serem notados, outros limitam o curso interno do pedal, e outros implementam completamente.

Dependendo da regulagem que vc usa, vc pode tocar sem sentir o problema em 97% dos casos e não fazer diferença alguma.

flw!!!!!!

janick
Veterano
# jun/10
· votar


guitartube
Hm! entendi! Como se fosse uma latência né? Até percebo isso as vezes, mas nunca me incomodou muito! Até porque é algo muito pequeno, não? Avivo pelo menos é tranquilo. Eu falo mais pela construção do equipamento. Os foots, o "nível de folga" do Exp Pedal, a fonte imbutida, a facilidade de regulagem com vários aparelhos. Ainda mais pelo preço que se paga num artefato desses.

Blizzy
Veterano
# jun/10
· votar


Achei o midimate antigo da rocktron por um preço bacana

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-144155000-rocktron-midimate-mid i-foot-controller-no-df-_JM

apesar de ser usado, ta bem mais em conta que o FCB1010

guitartube
Veterano
# jun/10
· votar


janick
Como se fosse uma latência né?

Sim, são saltos.

Eu falo mais pela construção do equipamento....

Isto é verdade, a construção dele é legal.

Eu li os detalhes da versão UNO e acho que pode valer a pena um upgrade do firmware. As memórias EPROM que ele usa são bem antigas (são apagaveis com UV), ainda tenho algumas aqui na sucata.
Se vc tiver interesse em testar, eu gravo o firmware do UNO em uma memória destas e vc instala na sua FCB para testar , se não gostar é só repor a original.

flw!!!!!

guitartube
Veterano
# jun/10
· votar


Blizzy

Pode ter certeza que o FCB 1010 é muito, muito melhor brow.

flw!!!!!

janick
Veterano
# jun/10
· votar


guitartube
Hm... bacana! Mas isso vai apagar meus presets nela ou ser irreversível?

guitartube
Veterano
# jun/10
· votar


janick
Hm... bacana! Mas isso vai apagar meus presets nela ou ser irreversível?

Não vai apagar nada pq só se troca a EPROM e este tipo de memória é somente de leitura e não volátil. A alteração é imediatamente reversível, basta repor a EPROM original.

Mas se vc está satisfeito, então deixe do jeito que está.

Pelo que vi no site do UNO, as memória são PROMs ou EPROMs, depende da versão. São memórias antigas e muito usadas em projetos com microcontroladores da INTEL 8051,8031,8032,....
Arrisco a dizer que o FCB1010 usa um chip da família 80C51 ou equivalente ATMEL.
Olha o que escrevi: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/232088/p1#6752037 , naquela época eu usava estas mesmas memórias EPROM 27C256 e 27C512.

flw!!!!!

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Pô, galera.... o papo tá muito técnico... hehehe.


Quando tiverem um modelo definitivo pra vender avisem!!!
hehehehe.


Falou!!!




Um aceno de longe!!!

Gui Maestro
Veterano
# set/10
· votar


Bom, gente... vou entrar na história, se não for muito tarde...
Dá pra ligar a FBV EXPRESS™ MkII (da Line6) no PC, e usá-la como controladora no Amplitube 3??
Ela controla efeitos dos Amplis da Line6, mas não sei se dá pra fazer isso com computador... to entrando na área agora.. rs...

São 4 foots, mais o Expressão. Só que ela é mais cara que a Behringer. Quase o dobro. Mas, é Line6!!!
Abração!

Sergios Rody
Membro Novato
# mai/15
· votar


guitartube, Você ainda está trabalhando no projeto do pedal midi?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitar Rig 2 + Controlador MIDI (Pedal)