Guitar Rig 2 + Controlador MIDI (Pedal)

Autor Mensagem
MrHigor
Veterano
# jul/07


Ola Pessoal,

Alguem sabe se tem como ligar um Controlador MIDI, ou Foot Controller para controlar
o Guitar Rig 2. Na verdade o que eu quero saber é se existe uma alternativa ao
Rig Kontrol, aquela pedaleira da Native Instruments que é um absurdo de caro.

É possivel configurar os comandos do Guitar Rig 2 com qualquer dispositivo MIDI, tipo um teclado, associando uma tecla a uma mudanca de som por exemplo.

Outra questao, mais além... alguem ja viu algum projeto DIY (Do It Yourself), de um foot controller, caso essa opcao seja viavel ?

VAleu mocada!

juniodalo
Veterano
# mar/09
· votar


Rapaz, apesar da demora está aí uma solução que eu fiz!
Espero que aproveite!!!
segue o link:
http://www.scribd.com/doc/13108431/Tutorial-Pedal-USB-Para-Trocar-Efei tos-No-GuitarRig

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Fala!!!!!


Bom... minha dúvida não é exatamente essa, mas não vou criar outro tópico.


Quero uma pedaleira que possa ser usada no Guitar Rig 4 (e se possível no Amplitube também).

Mas a Rig Kontrol da Native Instruments é uma facada no coração.


Não sei nada de eletrônica então jamais irei conseguir construir uma.

Quero saber se alguém conhece algum pedal/pedaleira/controlador midi que possa ser usado nesses programas.

Queria uma que tivesse pedal de expressão (por isso não serve apenas o lance do teclado com USB).


Procurei no Mercado Livre mais não encontrei.


Alguém conhece algum pedal genérico que sirva pra esses programas e não seja tão caro?!!?


Falou!!!!




Um aceno de longe!!!

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140678054-pedaleira-behringer-f cb1010-midi-foot-controller-midi-_JM

Esse é muito bom!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo

Fala, cara!!!!

Valeu pela ajuda ae...

Mas vem cá... esse da Behringer funciona direitinho tanto no Guitar Rig quanto no Amplitube (e similares...) ???

Algo na faixa dos 400 reais não tem nao?!!?
hehe


Falou!!!





Um aceno de longe!!!

LeandroP
Moderador
# mai/10
· votar


Del-Rei

A FCB 1010 cai como uma luva. É uma controladora poderosa (já tive uma, e vendi).

Talvez você encontre usada nesta faixa de preço. Mas tem que garimpar muito. Se juntar mais umas 150 merrecas aí acha mais fácil.

A minha eu vendi por 400 e mais um pente de memória.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


LeandroP

Fala, cara!!!!

Pô, valeu pela resposta ae!!!


Desculpe a ignorância, mas com esta pedaleira( interface, sei lá), eu não preciso de mais nada?

É só plugar a guitarra, ligar a pedaleira no computer e correr pro abraço, ou tmb é necessário um DI ????


Falou!!!





Um aceno de longe!!!!

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei

Cara ela é otima sim!
Meu amigo tem uma dessas ela é show!

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
É só plugar a guitarra, ligar a pedaleira no computer e correr pro abraço, ou tmb é necessário um DI ????


É necessário um cabo MIDI/USB pq ela não tem saída USB.

Dê um passeio em:
http://guitartube-electronics.blogspot.com/

Mês que vem as coisas vão ferver no blog, vou lançar um projeto bombástico.

Eu vou enviar uns chips pro Blackmore aqui do fórum, acho que ele deve montar uma versão simplificada, pequena e bem funcional.

flw!!!!!

LeandroP
Moderador
# mai/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Del-Rei

Você só precisará dos cabos midis/usb.

Se você for numa loja, der R$ 15,00 e falar o meu nome você compra um :P

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


guitartube
opa opa novidade é sempre bem vinda!!!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
LeandroP

Fala, galera!!!

Hum... blz!!
Então é só comprar esse cabo que a pedaleira funciona numa boa...?
Resolve os problemas de latência? (Minha placa é onboard!!).


guitartube

Cara... já tinha visto teu blog.
Sensacional tuas criações!!!

Se quiser me vender um dos teus produtos, a gente pode conversar!!!
Mas eu não tenho como montar esses lances... ignorância total em eletrônica.


Falou!!!!




Um aceno de longe!!!

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
opa opa novidade é sempre bem vinda!!!!!

Como eu praticamente já vendi mais um projeto, já estou terminando outros dois.
Um deles vai beneficiar quem já possui um controlador MIDI, seja de qq marca. Basicamente vai transformar o controlador MIDI em um controlador de Loops, com a adição de um pequeno módulo de chaveamento, e com a função "Learn" que associará qq acionador com uma configuração de chaveamento dos loops.

flw!!!!!!

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


guitartube
olha o cara!!!

que legal velho!!! posta quando estiver pronto blz!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


guitartube

Caramba, cara... Na verdade nem entendi direito o que vc quis dizer, mas já sou seu fã... Hehe.

Quanto custa uma controladora tua?
Tu vende?
Queria só um pedal de expressão e uns botõezinhos pra trocar o patch.


Falou!!!



Um aceno de longe!!!

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
que legal velho!!! posta quando estiver pronto blz!!!

Em breve vou postar a primeira versão.
flw!!!!


Del-Rei
Queria só um pedal de expressão e uns botõezinhos pra trocar o patch.

Deixe eu resolver um acerto com o meu representante em SP e vc poderá pegar com ele.

flw!!!!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/10
· votar


Del-Rei: Queria só um pedal de expressão e uns botõezinhos pra trocar o patch.

Cara, usa o Google. Tem bastante coisa legal.

Ex.: http://www.eowave.com/controllers.php ; http://usb.brando.com/usb-triple-foot-switch_p01365c046d15.html

Abs

guitartube
Veterano
# mai/10 · Editado por: guitartube
· votar


Del-Rei
Cara, usa o Google. Tem bastante coisa legal.

Ex.: http://www.eowave.com/controllers.php ; http://usb.brando.com/usb-triple-foot-switch_p01365c046d15.html


Isso ae, quem sabe um destes não seja a primeira versão do meu controlador que foi vendido. O meu é projeto antigo e eu já fiquei sabendo que o comprador revendeu para uma firma gringa que já está fabricando e vendendo.

O preço ae tá bom, mas se der zica no pedal aqui no Brasil, vc pode jogar ele fora, pq ninguém vai consertar.
Agora vai ser fácil as pessoas linkarem aqui no fórum, produtos deste tipo no exterior. Não eram linkados pq não existiam quando eu postei o meu em 2007.
Embora eu não fabrique o produto e tenha ganhado pouco com a venda deste projeto (depois de vários problemas), eu fiquei contente em ser pioneiro e gravar esta atitude na Web via os meus vídeos no Y2B e posts neste fórum. Fica gravado que ser brasileiro, não é ser o último na escala de competência e que os caras não são melhores que a gente.

Eu continuo desenvolvendo novos projetos na frente deles e vendendo os projetos, pq a infra e o interesse para fabricar aqui no Brasil é muito ruim.


flw!!!

LeandroP
Moderador
# mai/10
· votar


Del-Rei
Resolve os problemas de latência? (Minha placa é onboard!!).

Não. Infelizmente. Ela só troca os patches, basicamente.

Blizzy
Veterano
# mai/10
· votar


Behringer FCB1010

http://cgi.ebay.com/Behringer-FCB1010-FCB-1010-MIDI-Foot-Controller-Pe dal-/370384765435?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item563ca701 fb

Contando com os impostos e o dolar a 1,75 vai ficar por volta de R$580

Com ela tu faz tudo que quer

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


guitartube

Fala, cara!!!
Pô, "representante"??
Tu tá bem então, heim!!

E pelo visto, tu deu um start nesse lance dos pedais controladores....
Bom saber disto!!!

Parabéns, cara!!!!



MauricioBahia

Fala, Mestre Bahia!!!
Rapaz, já dei uma olhada no Google, mas eu queria uma "pedaleira" que tivesse ao mesmo tempo o pedal de expressão e os botões pra alterar os patches.

E no Google achei apenas os pedais de expressão separados.
Aí, nem me interessa tanto, porque se for pra comprar separado, eu posso usar o meu Cry Baby mesmo.
Mas eu quero a pedaleira completa (e não tão cara)... isso que tá difícil... hehe.

Encontrei a StealthBoard desenvolvida pela IK Multimedia, mas também fica caro...

Mas valeu pela ajuda Mestre!
Vou continuar procurando no Google sim!!!!

Falou!


LeandroP
Putz.. então pelo visto terei que arrumar uma interface externa mesmo....????

Aiii, ai, ai!!!



Blizzy

Fala, amigo!!

Valeu pela ajuda...
Tô vendo que no final vou acabar cambando pra essa da Behringer mesmo!!
Só acho ela grande demais... (nunca estou satisfeito.. hehe) mas acho q vou nela sim!!!

Valeu pela ajuda!!




Falou galera!!






Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/10 · Editado por: Del-Rei
· votar


Opa, galera....

sobre a questão da latência, eu tô de olho nessa coisinha aqui:

Guitar Rig Mobile USB








No vídeo o camarada diz que reduz a latência.

Espero que sim.











Um aceno de longe!!!

guitartube
Veterano
# mai/10 · Editado por: guitartube
· votar


Del-Rei
Fala, cara!!!
Pô, "representante"??
Tu tá bem então, heim!!


Nada brow, o cara é um brother aqui do FCC que monta pedais e ia montar a primeira versão que lancei. Agora ele vai testar uma versão mais eficiente.

E pelo visto, tu deu um start nesse lance dos pedais controladores....
Bom saber disto!!!


Já existiam controladores MIDI, eu implementei versões reduzidas, de baixo custo, e com soluções próprias. Essas alternativas atuais são posteriores.

Parabéns, cara!!!!

Vlw!!!!

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
Guitar Rig Mobile USB

Eu achei que este negócio é um Pen-Drive com uma placa de som . Funciona como uma interface que transfere o código exe para o sistema e troca informações via USB.

flw!!!!

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


guitartube


Fala, cara!!!

Funciona como uma interface que transfere o código exe para o sistema e troca informações via USB.

Hummmmmm......... ( = não compreendi muito, hehehehe)


Mas isso é uma interface externa, certo?
Normalmente esses dispositivos servem pra reduzir a latência do som, né?



Falou!!!





Um aceno de longe!!!

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Del-Rei
Hummmmmm......... ( = não compreendi muito, hehehehe)

Pelo que pude analisar, este Guitar Rig Mobile, armazena internamente uma versão reduzida do "programa" Guitar Rig (código executável). Quando ele é conectado a um computador, ele descarrega este cógigo na memória via USB e o código entra em execução. Este código só enxerga o aparelho como interface de entrada/saída e se comunica através dele.
O GR Mobile, possui internamente uma placa de som que faz a interface entre a guitarra e o software.

O carregamento do software GR segue o mesmo princípio de uma versão do Linux que roda do Pendrive sem instalar nada. A placa de som é a GUITAR RIG MOBILE I/O interface packs the same award-winning 24-bit/192 kHz Cirrus Logic® .

Mas isso é uma interface externa, certo?
Normalmente esses dispositivos servem pra reduzir a latência do som, né?


Nem sempre. A latência depende de buffers, taxa de conversão, velocidade do processador, drivers e outras coisas.

flw!!!!

guitartube
Veterano
# mai/10 · Editado por: guitartube
· votar


Del-Rei

Vou comentar o que considero na hora de escolher um controlador MIDI. Vamos considerar o caso do FCB 1010 da Behringer.

Esse controlador não possui interface USB interna. Essa consideração mata um pouco o produto se vc quiser usá-lo ligado ao computador. Nesse caso é necessário uma boa e durável interface MIDI/USB que custa mais de 150 reais.

Para se usar ela em um computador, é um tanto limitada pq ela não possui protocolo de coerência.
Que é isso?
Por ex: se vc associar uma chave do FCB ao efeito reverb (ou qq outro), esta chave vai ligar/desligar o efeito. Supondo que o reverb esteja ligado com o respectivo led aceso, se vc mudar para um patch no qual o reverb esteja desligado, o led se manterá ligado indicando que o reverb está ligado, ou seja ele não muda de acordo com as informações mais atuais, gerando um erro de interpretação ao usuário. Em outras palavras, vc vai ter que olhar para o monitor para confirmar se um dado efeito está ON ou OFF e não se garantir nos leds dos respectivos acionadores na FCB.

A FCB é muito grande e ocupa muito espaço no set, e na prática vc acaba não usando todos os acionadores.

É pouco intuitiva e complicada para configurar, cheia de detalhes e programação. Se vc perder os presets antes de uma apresentação, vai ficar em apuros.

Por último, vou falar sobre o que penso sobre pedal de expressão integrado em controlador MIDI ou pedaleira.
Para mim, pedal de expressão tem que ser um elemento isolado do controlador MIDI ou pedaleira. Tem que ser aquele pedal que vc pisa sem mêdo e com vontade, para poder expressar o que vc sente na hora em que está tocando.
Acho inviável ele como elemento integrante do controlador (ou pedaleira), eu fico com mêdo de quebrar , acertar uma outra chave por engano, capotar tudo,... Sem falar que a pegada não é a mesma de um pedal de Wah ou Volume, tanto em acesso como curso do efeito.


Flw!!!!!

Blizzy
Veterano
# mai/10
· votar


guitartube
Para se usar ela em um computador, é um tanto limitada pq ela não possui protocolo de coerência.


Se usar o Uno não resolve isso ?

http://www.ossandust.be/midi-footcontroller-order.php

LeandroP
Moderador
# mai/10
· votar


guitartube

Sobre o pedal de expressão ainda faltou um detalhe: ele não é como os pedais comuns que possuem uma cremalheira que aciona a engrenagem e o potenciômetro. É um "plástico" que se parece com um filme fotográfico, chapa de radiografia. Quando eu tinha a FCB 1010 tinha muito medo de danificar este componente frágil e relativamente exposto... Enfim, é uma excelente controladora, mas os contras também pesam.

Prugunta: Dá pra inserir uma porta USB numa controladora dessa? Se sim, será que valeria a pena?

guitartube
Veterano
# mai/10
· votar


Blizzy
Se usar o Uno não resolve isso ?

http://www.ossandust.be/midi-footcontroller-order.php


Eu já tinha visto esta versão. Não sei se ele resolve isso, mas pelo que eu li, ainda tem muito bug.

flw!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitar Rig 2 + Controlador MIDI (Pedal)