Vc entende de luthieria? então por favor ajude-me

Autor Mensagem
    Beakman
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Moderador

To sabendo que tem uma porrada de tópico semelhante, então peço desculpas. Bem vamos direto ao assunto.

Seguinte: tenho uma guita meia boca. strato Memphis St59 da tagima. Tava pensando em modificar toda a guita, sendo que, primeiramente desejo:

1. trocar a escala para maple (a parte traseira já é de maple). Ou trocar todo o braço; o corpo é basswood. Quero trocar as trastes e colocar médio jumbo.

2. Colocar um bom humbucker na ponte, não sei qual. Meu som é estilo setentista (pink, led, etc.) pode me indicar algum cap.? Gostaria de um bom sustein; Será que seria uma boa idéia colocar também um single de telecaster no braço da minha strato?

3. Pintar a guitarra.

Como ainda não consegui falar com nenhum luthier recorro a vcs. Será que vale a pena fazer tudo isso ou vale mais a pena comprar uma guita nova? Eu não sei quanto isso poderá me custar. Pode dar sua opinião por favor?

obrigado.

markolino
    Veterano
    # jul/07
    · votar

Beakman
    vale mais apena comprar uma guitarra nova velho..

Minow
    Veterano
    # jul/07
    · votar

vale mais apena comprar uma guitarra nova velho.. (2)

kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar

Beakman
    olá! não sou luthier, mas venho me metendo nessa nos ultimos meses. vou tentar ajudar no que posso.

primeiro de tudo, leia o tópico do seiji e bertola (tá lá no alto, marcado com [!]). leia inteiro! (brincadeira, use a busca pra ver o que te interessa).
    quase tudo que voce quer está lá, só que esparramado.

1. trocar a escala para maple (a parte traseira já é de maple). Ou trocar todo o braço; o corpo é basswood. Quero trocar as trastes e colocar médio jumbo.
    ela tem uma escala escura, colada, certo? não é muito simples trocar a escala, ela é colada. pra descolar é um trampinho. depende dos seus conhecimentos em marcenaria, do equipamento disponivel, e do tempo.

diz o mestre soulface:
    "Vc tem 2 opções para descolar essa escala.
    1- Usar um equipamento próprio pra isso q esquenta a escala (e o braço) fazendo com q a cola amoleça.
    Problema: Isso é caro! Inviável par auma aventura dessa. E tb não sei se é fácil de se encontrar no Brasil.

2- Raspar e lixar essa escala até chegar no braço.
    Problema: Vai demorar um século e cansar pra caramba."

(do topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/162956/, vale a pena voce dar uma lida)

acho mais viavel comprar outro braço, do jeito que voce quer. consulte preços. não sei se vale investir num braço pra sua memphis. mas voce tem que considerar a possibilidade de, caso voce cole mal sua nova escala, o braço fique inutilizavel.

2. Colocar um bom humbucker na ponte, não sei qual. Meu som é estilo setentista (pink, led, etc.) pode me indicar algum cap.? Gostaria de um bom sustein; Será que seria uma boa idéia colocar também um single de telecaster no braço da minha strato?
    não entendo de caps. só digo que, caso voce procure um single de tele, tem que conferir o tamanho da cavidade. o single da ponte da tele tem 3 parafusos, diferente dos de strato. e o do braço é aquele cromado, lipstick, acho que é menorzinho (e tem o som diferente).

pense primeiro no som que voce quer, se humbucker, ou single.
    depois de escolhido isso, voce abre as cavidades no corpo, conforme o formato do cap.

3. Pintar a guitarra.
    leia no tópico de luthieria do seiji e bertola. e de uma busca em pitura, envernizamento, acabamento. provavelmente voce vai lixar ela toda, e dar um novo acabamento.
    pintar é meio complicado. o mestre bertola recomenda terceirizar esse serviço em funileiros (aqueles caras que pintam carros). diz que não sai caro, e o serviço é feito por quem entende.

Como ainda não consegui falar com nenhum luthier recorro a vcs. Será que vale a pena fazer tudo isso ou vale mais a pena comprar uma guita nova? Eu não sei quanto isso poderá me custar. Pode dar sua opinião por favor?
    pelo custo não vale. se voce busca economia, creio que não é por aqui. até onde sei, a memphis não é uma grande guitarra, acho que não vale investir nela pensando em ter uma boa guitarra (os mais chatos dizem que não vale nem investir numa tagima strato, daquela 635/735).
    por isso acho que talvez não compense comprar um braço. caps talvez, por que voce pode botar eles em outra guita depois. mas o melhor captador não salva um guitarra ruim.

acho que sua empreitada vale se voce estiver a fim de aprender luthieria, marcenaria, e tiver um tempo pra executar. digo pela minha pequena experiencia, é muito prazeiroso. e acho que se aprende muito sobre a anatomia dos instrumentos.

maggie
    Veterana
    # jul/07
    · votar

Beakman
    Meu conselho:
    Leve em dois ou três luthiers da tua cidade ou próximo.
    Ouça o que os caras têm a dizer.

Veja os preços de uma guitarra nova, ou uma usada melhor que a tua.

Daí tome a decisão: reformar ou tentar outra guita.
    =)

B.Frusciante
    Veterano
    # jul/07
    · votar

Troque o braço, a escala, o corpo, o hardware e os captadores que sua guitarra irá ficar ótima!

marcio_zav
    Veterano
    # jul/07
    · votar

B.Frusciante

sacaneou hein!? heheh

Henrique S.
    Veterano
    # jul/07
    · votar

Orcei um braço de Maple com escala em Rosewood num luthier foda aqui, com as mesmas especificaçoes de uma Am. Std (ate o shape da mao) fico qse 400 conto, acho que nao vale a pena, a Memphis custa + ou - isso ou estou enganado?

Henrique S.
    Veterano
    # jul/07
    · votar

B.Frusciante

isso só pra tonante meu caro AUHHUAUHA

tem um maluco ai, que construiu uma guitarra inteira num luthier foda, pos caps DiMarzio ponte Gotoh, e o braço, adivinha, da MEMPHIS ahuuhahuahua

kiki
    Moderador
    # jul/07 · Editado por: kiki
    · votar

pô, consertaram o título do tópico... luthieragem tava dahora.

voces não entendem nada de neologismos... precisam ler um pouco de guimarães rosa.

Jacksummers
    Veterano
    # jul/07
    · votar

Cara pelo visto do que vc pretende fazer compensa mais comprar outra... mas concordo com a maggie , faça o q ela disse e depois tome a decisão.

Headstock invertido
    Veterano
    # jul/07
    · votar

Beakman

tenho uma memphis mg32

uma burrada foi ter comprado ela
    e uma burrada maior foi turbinar ela
    hehehehe

vende e compra outra

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura