Intimidade com os modos gregos

    Autor Mensagem
    John Andrade
    Veterano
    # out/03 · Editado por: John Andrade


    Aproveitando a deixa do ultimo tópico que achei interesasnte (o de modos gregos), estou colocando umas visões bem legais sobre enxerga-los...

    Olha que interessante...

    1- Usando as 4ªs

    EXEMPLO Jônio em G maior:



    e------------------------------5-7-8-------------------
    B------------------------5-7-8-------------------------
    G------------------4-5-7-------------------------------
    D-------------4-5-7------------------------------------
    A-------3-5-7-----------------------------------
    E-3-5-7------------------------------------------------

    Observaram que na nota que está em negrito é o começo do modo lídio ???

    Se estabelecermos uma relação entre os modos, temos:

    Jônio - Lídio (exemplo acima)
    Dórico - Mixolídio
    Frígio - Eólio
    Lídio - Lócrio
    Mixo - Jônio
    Eolio - Dórico
    Lócrio - Frígio

    Tudo o que fiz foi pegar a nota de baixo (4ªs normalmente. no caso do Lídio 4#) e enxergar o início de outro modo.

    2- Oitavando

    Vamos usar o mesmo exemplo acima: (G Jônio)


    e---------------------------------8-10-12--------------
    B-------------------------8-10-12----------------------
    G-------------------5-7-9------------------------------
    D-------------5-7-9------------------------------------
    A-------3-5-7------------------------------------------
    E-3-5-7------------------------------------------------


    Viram o que eu fiz ??? pegeui um apanhado de 6 notas do modo Jônio e "oitavei" elas. Com as notas das Cordas D e G, podemos estabelecer uma VISÃO do modo dórico. e com as notas das cordas B e E (mizinho), podemos enxergar o modo Frígio. Interessante né ??? Fazendo isso, você estará digitando nada mais do que o modo Jônio com a omissão da 7ª.

    Espero ter sido útil.
    John Andrade

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Valeu John...
    Foi bem útil... Só que eu vou ter que ruminar bastante para entender... Coisa de iniciante hahahhaha

    John Andrade
    Veterano
    # out/03 · Editado por: John Andrade
    · votar


    Caras.. é o seguinte...
    é uma forma de enxergar um modo dentro do outro, já que fazem parte da mesma escala maior e possuem as mesmas notas...
    coloquei uma forma de enxergar os desenhos. mais visual entende... pra não se confundirem na hora de improvisar...

    tipo... um cara te dá um acorde de D dórico (Dm7, ou Dm6, ou Dm7/9...) vc sabe que vc tem um D menor na 5ª casa na corda A. então vc tipo só sabe que começar uma escala à partir da 6ª corda (normal, pois se torna uma coisa meio bitolada, quadrada...) Então, sabendo que você terá que fazer um dórico na 5ª casa... começando da 6ª vc terá um MIXOLÍDIO !!! Não deixa de ser o D Dórico !!!

    Vocês tem que entender que Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolído, Eólio e Lócrio, são formados pelas mesmas notas. o que muda é a ordem delas... Não são 7 escalas diferentes.

    A galera confunde, pois se tornam escalas diferentes caso você pegue a primeira nota como a Tônica... ai vai ter intervalos diferentes, com acordes diferentes, etc...

    Tente pensar como uma coisa só... faça a escala maior horizontalmente também e não apenas verticalmente como todo mundo aprende... vc vai ampliar a visão.

    Eduardo Ardanuy
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Ae John, clareou um pouco... Valeu!!!!!

    kareta
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Na minha opniao , campo harmonico é tudo igual.

    O modo grego isolado só consegue se destacar qdo vc fazer algo que mostre os intervalos dele , ou entao , construir uma frase principal da musica ou do solo apenas enfatizando estes intervalos,

    Caso contrario na hora de improvisar fica tudo igual.

    Tô errado?
    [b][/b]

    Tripa Seca
    Veterano
    # out/03 · Editado por: Tripa Seca
    · votar


    kareta
    eu achava a mesma coisa, mas vc tem q usar aquelas classificações dos modos maiores/ menores e / menores com 5b

    por exemplo c vc tiver tocando um Dm vc pode improvisar em D dorico, D Frigio, e D Eolio...

    acho q é isso...

    la no outro forum ta bem explicado..

    cello cobain
    Veterano
    # out/03
    · votar


    ????????????????????????????????

    Matheus SSP
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Interessante mesmo.

    Mas não importa o quanto eu estude, sempre vou pela sonoridade, nunca dou muito moral pra que modo eu tô tocando, apesar de preferir a sonoridade do dórico.

    ------

    http://www.singlesoundproject.com.br

    John Andrade
    Veterano
    # out/03
    · votar


    kareta
    Na minha opniao , campo harmonico é tudo igual.

    é... tudo igual... Maior, menor harmônico, menor melódico... tudo igual... é !!! UHH !! é sim !!!

    Sim, estou sendo sarcástico

    Vern
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Po John se está sendo bastante útil para a galera cara. Mais sei lá, acho que essa parte do estudo é melhor estudar com a guitarra e de preferência com professor ou com outra pessoa para sim todos perceberem a sonoridade. Para poderem ouvir e falar, "olha só o cara usou a sonoridade lidio e tal" ai o cara já estuda o ouvido.

    Eu particularmente sou muito fà de Lidio e Frígio. Tambem pelas minhas influências prevaleceram muito os 2.

    É bom que quem realmente quer aprender vai dar valor aos tópicos. Mais ainda acho bom a galera meter as caras e entrar e aula e nada de "autodidata".

    caiohleal
    Veterano
    # out/03
    · votar


    John Andrade
    Vern
    é isso aí

    LeandroP
    Moderador
    # out/03
    · votar


    Outra maneira interessante é "desenhar" os acordes no braço e arpejá-los, aplicando somente as notas de tensão em relação ao seu modo. Por exemplo, num dórico eu uso as formas do acorde na extenção do braço e visualiso todas as sextas maiores deste acorde (que é uma característica deste modo). E se eu tiver numa progressão II - V - I (Dm - G - C ou Dórico - Mixolídio - Jônio), a sexta maior do modo Dórico também é a terça do modo Mixolidio (boa passagem).

    alexlee_guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ola pessoal...sou recem-chegado no forum e disposto a aprender e compartilhar um pouco que eu sei sobre guitarra. Sou um auto- didata no estudo desse instrumento e quem aprende sozinho sabe da dificuldade no entendimento das coisas...tenho passado a minha vida toda tentando aprende guitarra o melhor possivel mas sempre tive dificuldades.... gostaria muito de aprender sobre os modos gregos e como posso aplica-los num solo...tipo assim... já tenho a teoria toda e acho qu eentendi um pouco...me ajudem se estiver entendo errado:
    se estou tocando uma base com os acordes Em;G;D;Bm que modo poderei usar? será que se eu fizesse um E dórico resolveria o problema? me ajudem por favor.... muito obrigado antecipadamente!!!!!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Hard_Guitar
    · votar


    EDITADO POR MIM MESMO, POR TER UMA IDÉIA ERRADA SOBRE UPAR TÓPICOS ANTIGOS :-P

    LeandroP
    Moderador
    # jun/09 · Editado por: LeandroP
    · votar


    alexlee_guitar

    Esses acordes podem ser encontrados em dois campos harmônicos diferentes: G maior e D maior.

    Sendo em G maior:

    G = jônio
    Em = eólio
    D = mixolídio
    Bm = frígio


    Sendo em D maior:

    G = lídio
    Em = dórico
    D = jônio
    Bm = eólio

    Pra não ter erro sobre qual campo utilizar, as pentatônicas maiores e menores sobre os respectivos acordes dão conta, e muito bem, do recado.

    Dê uma pesquisada na busca, pois tem tópicos com explicações sobre como montar e aplicar os modos gregos e formação dos campos harmônicos. É importante que o assunto "intervalos" tenha sido dominado, pois é a base de tudo.


    Hard_Guitar

    Pelo menos o cara usou a busca...

    Guynho
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Se o cara não usa a busca, é xingado...Se usa, é xingado...

    Nesses casos, o correto é sim upar o tópico...Só é errado, quando o cara upa aquele tópico de 2003, pra responder que acha a zoom 505 II uma merda =D

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Hard_Guitar
    Tópico de 2003?!?
    E de lá pra cá a teoria mudou?...
    O que valia para 2003 ainda vale para 2009. O tópico pode até ser antigo mas o assunto ainda é atual.
    Além disso, a regra, como vc mesmo observou, diz que se deve usar a Busca para não abrir um tópico repetido. Ponto para o nosso camarada alexlee_guitar.
    Valeu!!!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    LeandroPanucci
    Guynho
    Penta_Blues

    Faz sentido...
    Edit!

    :-p

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Upou um tópico muito útil !

    Meu usuário "Vern" está ai no tópico hehehe. Perdi a senha dele a muuuuuito tempo.

    alexlee_guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    nossa vcs realmente me abriram os olhos... nem tenho palavras pra agradecer agora sim os modos estão começando a fazer sentido...muito obrigado mesmo... só gostaria de pedir uma coisinha agora... se vcs podem me ajudar a ligar um modo no outro quando estou fazendo solo... ajudaria mais ainda...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Intimidade com os modos gregos