Metrônomo ao vivo

    Autor Mensagem
    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/07


    Alguém pode me dizer como é que eu uso um metrônomo ao vivo? Existem modelos que alguém me indique?

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    metrônomo ao vivo? Vc quer dizer usar metrônomo enquanto estiver tocando ao vivo em banda? Caaaara, a meu ver isso é bobeira, a música ao vivo rola de uma maneira mais solta (salvo certos estilos), os seus melhores metrônomos serão o baixo e a batera, cada um com suas respectivas variações que vão te guiar na música. :P

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mega

    Mas às vezes é importante tocar com o "click", especialmente se a banda usar samplers controlados por computador...

    thecreamofclapton

    Eu conheço uma banda que faz assim: o baterista toca com uns fones de ouvido grandões, e o resto da banda acompanha. Agora, não faço idéia de como eles fazem para se ajeitar nas partes que não tem bateria. E dizem que não são todos os bateristas que conseguem ficar tocando com aquele troço no ouvido...

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bog
    Se eu quero tocar com o delay dentro do tempo, por exemplo...

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    thecreamofclapton

    Delay ajustado na mão? Vixe, essa banda que eu conheço não usa pedais, eles tocam com um Pod com os efeitos já programados no tempo certo. É tudo sincronizado. Um computador manda o tempo para o baterista, ativa samples e seleciona os patches via MIDI no Pod. O problema é que algumas pessoas acham que isso tira um pouco da graça de tocar ao vivo, fica tudo muito certinho... E não há espaço para erros, especialmente do baterista.

    Midgard
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    thecreamofclapton

    vc nao tem delay com função Tap Tempo??? Pq geralmente quem usa metronomo eh o batera

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bog
    Um computador manda o tempo para o baterista, ativa samples e seleciona os patches via MIDI no Pod.

    Muito interessante isso. Sou um cara vintage... hauhauhaha... conheço pouco desses recursos. Me limito apenas a plugar uns dois ou tres pedais entre a guitarra e o amp, sempre microfonado nos shows... hauahuhua

    Mas achei isso muito massa. Tem que ter um cara (um roadie) por fora regulando isso tudo né?
    O computador manda pro fone do baterista? Parece simples a princípio, uma vez que já está tudo na memória do computador... tem que ter algum software no PC? Esse soft já vem com o pod?

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Midgard
    Não. Só tenho um Memory Man e mais nenhum outro. To sondando um DL4 ou DD20, pois ando me empolgando com uns covers do Pink Floyd e do U2, hehe.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    thecreamofclapton
    Velhão, na boa, acho que nesse caso, tem que ficar na orelha do batera. Pq se ele perder um pouquinho o andamento e vc continuar tocando no metrônomo... ou vai dar uma merda só, ou vc vai ter que desligar o metrônomo e vai ficar sem uso prático.

    Experiência própria. Metrônomo ao vivo é na orelha do batera.

    Abraços.

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    thecreamofclapton

    Hehhehe, mas eu também não entendo muito desses recursos, eu já conheci pessoas que usam, mas eu mesmo nem sequer toco guitarra ao vivo - tudo o que eu sei fazer é microfonar ou plugar um violão direto na mesa e tocar, heahaha. Nem regular amp em cima do palco eu consigo - já tentei, o som ficou uma porcaria, e eu não sabia o que fazer no meio da música.

    Eu só sei que eles usam um Mac e um programa que sincroniza tudo - os samplers, o metrônomo que vai para o baterista e os efeitos da guitarra. Não faço idéia de que programa é. O rodie só precisa apertar um botão que manda começar a "próxima música". Para mim, parece uma coisa de outro planeta ver o cara fazendo todos os tipos de efeitos sendo que no palco só tem um pedal de wah wah.

    Acho que precisa de uma boa preparação para usar esse tipo de recurso. Uma vez, vi uns caras tocando num esquema parecido, mas sem bateria. Nem preciso dizer que o fone falhou e os caras se perderam, heheh.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Christhian
    Velhão, na boa, acho que nesse caso, tem que ficar na orelha do batera. Pq se ele perder um pouquinho o andamento e vc continuar tocando no metrônomo... ou vai dar uma merda só, ou vc vai ter que desligar o metrônomo e vai ficar sem uso prático.

    Experiência própria. Metrônomo ao vivo é na orelha do batera.

    Abraços.


    Realmente, mas se a banda inteira ir certinho com o metrônomo, o negócio fica mais certinho, tem muita banda aê que toca com Samplers, etc que precisa estar tudo certinho, programa, etc.

    OBS: Ouçam meus sons novos lá, meu CD em www.rcf.palcopm3.com.br , ou na rádio Tô ouvindo minhas músicas, se quiserem ouvir, taí o link. www.rcf.palcomp3.com.br

    ou nessa rádio

    http://200.158.243.100:9000

    has4
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Sempre tive curiosidade de saber como isto funciona.

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4
    Sempre tive curiosidade de saber como isto funciona.(2)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    Realmente, mas se a banda inteira ir certinho com o metrônomo, o negócio fica mais certinho, tem muita banda aê que toca com Samplers, etc que precisa estar tudo certinho, programa, etc.
    Botar metrônomo na banda toda? Vai ter que colocar retorno de ouvido em todos os músicos. E se botar na orelha do vocalista, eu duvido ele acertar metade da letra.

    Na boa, é ilógico. Se o batera levar o andamento certo, ninguém mais precisa de metrônomo. E é super simples do batera acionar os sampler pra não dar zica. Eu toquei em banda de baile por muito tempo. Jamais alguém além do batera usou metrônomo. Volto a dizer, não faz nenhum sentido os outros músicos usarem metrônomo se o batera leva tudo no tempo.

    thecreamofclapton
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Christhian
    Na boa, é ilógico. Se o batera levar o andamento certo, ninguém mais precisa de metrônomo.

    Exato. Mas, o batera tendo o fone no ouvido posso regular o delay com o tempo pré-programado... é massa...
    queria ver isso de perto...

    jimmypagelf
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    thecreamofclapton


    porra eu tb!, mas é igual a q todos estávam falando!
    essa parada d metronomo no show é muito certinho!
    o bom é o batera errando e vc rindo da cara dele !!
    tanto é q ao vivo é sempre bom vc brincar com o som, e com o metronomo vc fica muito preso,!!!
    mas como sempre, "tem gente q gosta"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metrônomo ao vivo