Problemas para afinar, regulagem ou empenada?

Autor Mensagem
izzystradlin
Veterano
# jun/07


andei procurando uns tópicos na busca e talvez seja o meu problema, mas preciso de uma ajudinha aí pra confirmar...

quando vou afinar, (uso um afinador do PC mesmo) as oitavas não fecham, solta e na casa 12...mas isso acontece só com as 3 primeiras cordas, EBG....além de a G não segurar afinação...

é mesmo falta de regulagem ou pode estar empenado o braço, comprei ela fazem 5 meses só....

desde já valeu maninhos..abraço..

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


ah e nessas 3 primeiras cordas só fecha se eu afinar meio tom de diferença solta pra fechar na oitava.....

0_o

GuitarHouse
Veterano
# jun/07
· votar


Oitavas são reguladas ali nos "saddles", famosos "carrinhos da ponte".

Alí se regula. Afina a guitarra e verifica as oitavas. Se dissonantes, regula nos saddles (não lembro qual o efeito de apertar ou soltar o parafuso, se sobe ou abaixo o tom).

Mexe no parafuso de uma corda. Depois afina e verifica. Se baixou, faz o sentido oposto. e assim por diante. Uma corda de cada vez. Depois de mexer nos parafusos, afina e testa.

É meio demorado, mas se tiver com pouca diferença, faz isso em 5min.

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


GuitarHouse
humm vou dar uma fuçada....mais que desregular completamente não vou ....ehehe

thanks mestre!

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


No que eu entendo sobre regular as oitavas, está relacionado ao diâmetro da corda e o comprimento da escala.

Experimente posicionar os carrinhos desta forma:


_______
| |
e---| ~~~~O-|-----------------------------|-|
B---| ~~~O--|-----------------------------|-|
G---| ~~O---|-----------------------------|-|
D---| ~~~O--|-----------------------------|-|
A---| ~~O---|-----------------------------|-|
E---| ~O----|-----------------------------|-|
|_______|
Ponte com carrinhos (saddle) Pestana (nut)



GuitarHouse
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci
po assim é mto vago. Precisa testar pra ter referencia de qual eh o mais perto ou o mais longe...

izzystradlin
Veterano
# jun/07 · Editado por: izzystradlin
· votar


LeandroPanucci
vou posicionar desse jeito sim...aí já digo no que deu...
no caso as 3 primeiras das 3 últimas eles são inversos né?

GuitarHouse
não é que tava tudo torto mesmo ehehe...

tava assim...


_______
| |
e---| ~~~O-|-----------------------------|-|
B---| ~O--|-----------------------------|-|
G---| ~O---|-----------------------------|-|
D---| ~~~O--|-----------------------------|-|
A---| ~~O---|-----------------------------|-|
E---| ~O----|-----------------------------|-|
|_______|
Ponte com carrinhos (saddle) Pestana (nut)



GuitarHouse
Veterano
# jun/07
· votar


izzystradlin
LeandroPanucci
velhos, minha guitarra ta quase em linha..ta ficando mais pra frente da MIZONA pra mizinha. Não ta torto igual ai nao.

Acho que seguir desenho é furada. Regula no ouvido mesmo.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


Com o auxilio de um afinador eletrônico, verifique se a nota tocada na casa 12 é a mesma nota com a corda solta. Se a oitava estiver mais alta, você precisa encurtar a escala, movendo o carrinho em direção da pestana. Se a oitava estiver mais baixa, você aumenta a escala, trazendo o carrinho (saddle) na direção da ponte.

O problema da corda voltar a afinação tem muitos fatores. O primeiro é quanto a enrolar a corda na tarracha. Quanto menos voltas tiver na tarracha, melhor. É óbvio que precisa de algumas voltas pra que a corda fique presa, mas não é preciso usar a corda inteira. Ela vem com sobra pra você cortar (recomendável) ou enrolar (dá mais trabalhor pra trocar depois). As voltas devem ter o mínimo de folga possível. Por isso deve-se colocar a corda com cuidado pra não ficar uma sobre a outra. Tarrachas com trava são ótimas pra evitar esses problemas.

A pesatana pode ser de um material muito fraco, que gera rebarbas e essas agarram e soltam a corda a medida em que você toca. O ideal é que o material da pestana seja mais resistente que as cordas e com o mínimo de atrito. É muito comum o uso de osso, latão e a fibra de carbono como material pra pestana. Um luthier pode fazer uma pestana do material que você quiser e sob medida.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


GuitarHouse

Tem uma lógica nesse desenho. Tá certo que não é um padrão pra todas as guitarras. Tem a ver com a bitola da corda (o diâmetro) e o comprimento da escala. Esse desenho é um ponto de partida, até mesmo pra evitar que as cordas dobrem na ponte enquanto você ajusta a oitava (no caso de ponte tipo strato, onde a corda "atravessa" o corpo). Partindo desse desenho você usa o ouvido mesmo, ou o afinador. Mas já tem meio caminho andado.

Conforme você aumenta a altura de uma nota, mais "encolhido" fica os espaço entre uma nota e outra, por isso os trastes do final do braço são mais próximos. Conforme o diâmetro da corda, esse "encolhimento" varia um pouco. Daí você viu que eu separei dois grupos: de cordas encapadas e as cordas lisas. Não é exatamente esse desenho porque a TAB não permite, mas é uma idéia de como eu vejo a regulagem das oitavas.

izzystradlin
Veterano
# jun/07 · Editado por: izzystradlin
· votar


LeandroPanucci

_______
| |
e---| ~~~O--|-----------------------------|-|
B---| ~~~O--|-----------------------------|-|
G---| ~~~O--|-----------------------------|-|
D---| ~~O---|-----------------------------|-|
A---| ~~O---|-----------------------------|-|
E---| ~~O---|-----------------------------|-|
|_______|
Ponte com carrinhos (saddle) Pestana (nut)


elas acabaram ficando assim....
não está 100% mas ajudou bastante...
vou levá-la a um cara que manje pra regular,
mas já aprendi direitinho pra próxima..

nunca pensei que um garotinho de 13 anos me ajudaria tanto assim ehehe =P

GuitarHouse
eu fui pelo afinador mesmo, parece que nunca ela fica 100% mas era isso mesmo, agora vou ver se mantém a afinação na G.


LeandroPanucci
GuitarHouse

se caso continuar sem segurar afinação na corda G pode ser algo a ver com a tarracha mesmo ou tento trocar a corda?

abçs

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


izzystradlin

O caso da corda Sol pode ser o que mencionei acima. Se você enrolou a corda direito, então o problema está ou na tarracha, ou na pestana ou na corda. Que material é a pestana? Que guitarra é a sua?

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


regular a ponte pelo desenho é furada, isso não funciona. o resultado vai ser algo parecido com o desenho, mas isso não tem precisão nenhuma.

o correto é fazer como o nosso colega lenadro panucci falou, com um afinador, daqueles que pluga direto. se não tiver, tenta de ouvido mesmo, não fica tão preciso, mas melhor que desregulado.
toca a corda solta e a casa 12, como ele disse; ou toca o harmonico na 12 e a casa 12 apertada (ei prefiro assim). tem que ficar iguais.

tem que regular a a distância, que é o que dá as oitavas, e altura dos carrinhos (saddles), pra ação das cordas (altura). depende um pouco do tipo de ponte que voce tem. eu só regulei pontes tipo tremolo ou fixas, como as da fender.
qual é o modelo da sua?

eu acho que é problema da regulagem da ponte mesmo, se fosse braço empenado não dava só em tres cordas, dava em tudo.

o problema de segurar afinação pode ser na tarraxa, ve se a da G não tá mais frouxa que as outras. dependendo do modelo, é só apertar um pouco com uma chavinha philips.

mas não sou luthier, estou deduzindo isso da minha (pouca) experiência.
espero ter ajudado. até.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


E não adianta regular as oitavas com cordas velhas.

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


caramba, enquanto eu escrevia, apareceu mais dois posts! acho que escrevi muito...

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci
a pestana deve ser alumínio mesmo pela aparência, é uma Michael LP...comprei nova mesmo, mas já me deu dor de cabeça no primeiro dia...

bom, as cordas estão até bem enroladinhas e na boa....acho que a sobra tá enrolada sem atrapalhar...

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


leandro panucci tem 13 anos?

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


izzystradlin
les paul tem aquela ponte tune-o-matic, ne? é um pouco mais limitada pra regular. não tem tanta extensão pras oitavas, e a ação é só do cavalete todo, e não individual...

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
é man, foi o que eu fiz, como eu disse não ficou 100% mas bem melhor
do que anteriormente

problema de segurar afinação pode ser na tarraxa, ve se a da G não tá mais frouxa que as outras. dependendo do modelo, é só apertar um pouco com uma chavinha philips.

exatamente o que eu ia perguntar..eheh vou dar uma olhada se não tá frouxo mesmo..tô com medo de mexer em algo que não se mexe...=D

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
leandro panucci tem 13 anos?
reza a lenda que toca pacaráleo....
eheheh

les paul tem aquela ponte tune-o-matic, ne? é um pouco mais limitada pra regular. não tem tanta extensão pras oitavas, e a ação é só do cavalete todo, e não individual...
é isso aí mesmo....achei fácil regular..apesar de não ter ficado BEM perfeito..

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


tem algo a ver com o jeito como eu guardo ela?

geralmente com a "barriga pra baixo" vai ver foi isso que desregulou...

=/

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


izzystradlin

exatamente o que eu ia perguntar..eheh vou dar uma olhada se não tá frouxo mesmo..tô com medo de mexer em algo que não se mexe...=D
pra quel ja mexeu noa ponte, apertar um pouquinho uma tarraza não é nada. mas não sei como é a das lp. as das strato é apertar um parafuzinho que fica mais duro.

leandro panucci tem 13 anos?
reza a lenda que toca pacaráleo....
eheheh

vixe... eu tenho só dez anos a mais... e sou um guitarrista bem médio...

é isso aí mesmo....achei fácil regular..apesar de não ter ficado BEM perfeito..
obm, como é uma michael, pode ser que seja assim mesmo. a ponte das lp não permite muita variação de posição dos carrinhos, se a oitava estiver fora desta extensão, danou-se. só mudando a ponte de lugar!

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


tem algo a ver com o jeito como eu guardo ela?
acho que não. isso empenaria o braço. mas o correto é com as cordas pra baixo.

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


izzystradlin

Alumínio é ruim demais pra pestana. É um material muito frágil e pegajoso nas cordas. Mande subsituir por uma de latão.

Você disse que no desenho dos carrinhos, nas cordas graves ficaram alinhadas. Agora observe o posicionamento da ponte em relação a escala. O modelo Les Paul tem uma inclinação na ponte, por isso os carrinhos ficam alinhados. De qualquer forma, o comprimento da escala segue a teoria que eu postei acima. Na Les Paul a posição do carrinho é compensada por esta inclinação. Veja os violões tipo folk, como o rastilho é inclinado, e a corda B é compensada com um passo pra trás.

Rastilho Violão Folk

Ponte - Les Paul

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


kiki
leandro panucci tem 13 anos?

Completei esses dias...

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


kiki
acho que não. isso empenaria o braço. mas o correto é com as cordas pra baixo.
como eu deixo ela encostada no sofá..pode ser que "pressiona" constantemente as cordas...mas é uma hipótese...ehehe

LeandroPanucci
é o que esqueci de dizer, ela é inclinada sim..talvez por isso ficou diferente...=D

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci
do jeito que pus ela ficou quase bom, ms vou tentar mexer do jeito que tá na foto, agora não tem risco, qualquer coisa eu meto de volta como tava..=)

qnt às pestanas, vou procurar alguem por aqui e ver se trocam..apesar de ser um fim de mundo..=/

LeandroP
Moderador
# jun/07
· votar


izzystradlin

Enquanto isso, você pode usar uma medida paleativa, mas não por muito tempo. Coloque um pouco de grafiti em pó nas cavidades da pestana. O grafite ajuda a lubrificar a pestana e evitar o atrito.

kiki
Moderador
# jun/07
· votar


LeandroPanucci
izzystradlin
salve pequeno mestre leandro /o/

pode ser que na sua michael não tenha ficado devidamente inclinada, não sei. é um chute. justamente por que o cavalete é mais limitado, eles já constroem a ponte um pouco inclinada.

eu já tinha lido sobre isso. só que eu tinha esquecido!!!
é que eu gosto mais de fenders.

izzystradlin
Veterano
# jun/07
· votar


LeandroPanucci
isso deixaria o timbre talvez menos estridente nos solos?
aqueles barulhinhos chatos da corda arrastando na pestana...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas para afinar, regulagem ou empenada?