Condor les paul - escala empenada?

    Autor Mensagem
    R81
    Veterano
    # jan/10


    Colegas do fórum,

    Ontem comprei uma condor CLP2 (les paul). Me pareceu uma boa guitarra: construção, ressonância da madeira, acabamento legal etc.

    Hoje levei a guitarra ao luthier pra regular, e fiquei surpreso com a notícia de que a guitarra tem um empeno no final da escala, na parte mais próxima da junção com o corpo, o que faz com que as notas trastejem muito e às vezes até "morram" nos bends tocados no final do braço.

    De acordo com ele, o problema não é fatal, e pode ser disfarçado com o alinhamento de trastes, desgastando mais os trastes mais próximos da junção do braço com o corpo, pra compensar a escala mais alta nessa mesma região.

    Mas a solução definitiva só viria com a retirada de todos os trastes, alinhamento da escala (com a retirada do excesso de madeira na parte empenada) e instalação de novos trastes.

    Gostaria de saber dos colegas mais experientes, principalmente os que têm alguma noção de luthieria, se esse tipo de problema é comum em guitarras de braço colado, ou só acontece com guitarras mais acessíveis (como é o caso da minha), em que o controle de qualidade tende a ser menor do que, p. ex., na Gibson ou na PRS.

    Agradeço a todos.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    R81: Mas a solução definitiva só viria com a retirada de todos os trastes, alinhamento da escala (com a retirada do excesso de madeira na parte empenada) e instalação de novos trastes.

    Se tá na garantia, vai na loja e troca.

    Isso não é normal não. A guitarra tem que vir perfeita pro uso. No máximo alguns ajustes de tensão e entonação.

    Abs

    buddy guy
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    R81


    É bichão,o camarada MauricioBahia,disse tudo. Eu não mexeria na guitarra,levaria para garantia como o nobre amigo Bahia disse. Esse negócio de consertar guitarra na garantia,para mim não rola. Pega um laudo com o seu luthier e vá na loja onde comprou e exija a troca !!!!!!!!!!

    Bolívar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    made in china sempre será made in china hehe
    tenta devolver, é o melhor que tu pode fazer.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bolívar: made in china sempre será made in china hehe

    Acho que essa guitarra é fabricada na Coréia... bom, seja onde for, essa questão "made in China" é muito relativa na minha opinião. Tem "n" equipamento feitos na China de qualidade. Provavelmente vc tem algum aí em cima da sua mesa do computador! hehe

    Acho que não dá pra generalizar.

    Abs

    R81
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Agradeço aois que deram suas opiniões.

    Pra cima!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    R81

    Posto isso no tópico fixo do Bertola.

    Abs

    edalko
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    R81

    Seu problema resolve-secom uma simples regulagem por luthier.
    Fiz isso nas minhas duas SX recém adquiridas.

    É apenas falta de regularem e nivelamento dos trastes (este, se preciso)

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    R81
    tive um problema parecido com a primeira condor que tive...quseram me metar a faca pra consertar então troquei por uma zerada,após testar por quase uma hora heuheu

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    edalko: É apenas falta de regularem e nivelamento dos trastes (este, se preciso)

    Pô, mas o luthier disse que o braço tava empenado... O cara vais gastar uma graninha INDEVIDA, pra ajustar isso! Eu iria na loja com um laudo do luthier hoje!

    Abs

    joaormrt
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    troca meu irmão...

    a guita tem q vir no minimo "usável"

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    R81

    Esse luthier é de confiança? Tem muito malandro por aí... Olho vivo!

    Abs

    Copos De Agua
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Mas a solução definitiva só viria com a retirada de todos os trastes, alinhamento da escala (com a retirada do excesso de madeira na parte empenada) e instalação de novos trastes.

    Sou meio leigo no assunto, mas porque instalar outros trastes? não é só lixar os que vem na guitarra já?

    tipow, tudo isso dai não costuma fazer parte do pacote de regulagem dos luthiers por ai?

    R81
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    O cara sempre me pareceu ser competente e já demonstrou ser honesto.

    A única ressalva que tenho em relação a ele é que ele parece ser um pouco preconceituoso em relação a instrumentos econômicos, tipo essa galera que acha que ou você paga uma fortuna numa gibson ou então sua guitarra é uma merda.

    R81

    Esse luthier é de confiança? Tem muito malandro por aí... Olho vivo!


    R81
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Pois é, também estranhei isso.

    Normalmente o nivelamento de trastes já faz parte do serviço de regulagem, principalmente quando a guitarra caba de vir da loja.

    Sou meio leigo no assunto, mas porque instalar outros trastes? não é só lixar os que vem na guitarra já?

    tipow, tudo isso dai não costuma fazer parte do pacote de regulagem dos luthiers por ai?


    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    R81: ele parece ser um pouco preconceituoso em relação a instrumentos econômicos, tipo essa galera que acha que ou você paga uma fortuna numa gibson ou então sua guitarra é uma merda.

    º.º

    Cada cabeça, uma sentença... Eu discordo, mas isso é outro papo.

    Abs

    edalko
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    MauricioBahia

    Isso geralmente ocorre com guitas mal reguladas, que começam a travas as cordas nos trastes depois da 12a. casa.

    Resolve-se com mexida no tensor e correção dos trastes, ou sej,a servicinha básico de revisão, pelo menos por aqui

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    edalko

    Tudo bem, mas segundo o R81, seu luthier disse que:

    a solução definitiva só viria com a retirada de todos os trastes, alinhamento da escala (com a retirada do excesso de madeira na parte empenada) e instalação de novos trastes.

    º.º

    Guilherme 90
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Se estiver na garantia, vá na loja e troca seu imbecil!

    Brincadeiras a parte, mas..

    Se estiver mesmo na garantia e voce pedir pro Luthier mexe-la e caso não resolva e quiser trocar, não irá ter direito porque já mexeu no produto com seu direito de troca, ai é capaz de voce nao poder trocar..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Condor les paul - escala empenada?