Dúvida em relação à postura e técnica.

    Autor Mensagem
    Goblin
    Veterano
    # mai/07


    Primeiramente a dúvida que me levou a postar aqui, já que não encontro respostas em outros lugares, relativo a postura da mão esquerda (destro, braço da guitarra): Ver profissionais tocando me leva a acreditar que o dedão deve ficar "apoiado" no braço da guitarra, normalmente flexionado, quase tocando a 6ª corda, ou seja, o guitarrista está literalmente segurando o braço, isso pelo menos quando tocando as 3 primeiras cordas. O meu problema no entanto é que se continuar com essa postura não consigo alcançar as 2 últimas cordas com agilidade ou destreza. Concluí lógicamente que quando estivesse chegando nas últimas cordas deveria mudar a posição do dedão, mas não consigo me concentrar, nem fazer acontecer de modo natural. Queria saber se é uma questão de prática e se existe algum problema a longo prazo por uma postura do dedão incorreta (como dores ou ineficiência na técnica).

    A outra dúvida é em relação à realização da técnica "ligado". Aí vai uma descrição dos meus equipamentos, se é que é relevante:
    Guitarra: Memphis by Tagima MG32, 3 captadores Single-Coil
    Amplificador: Giannini by Meteoro MG10
    A questão é: eu simplesmente não consigo realizá-los de forma satisfatória. Eles não saem com o mesmo volume, principalmente os Pull-Offs, que saem fracos demais e não dão fluência aos Licks ou qualquer outra coisa que eu tente fazer.
    Primeiramente pensei que fosse a minha guitarra, que não é lá grande coisa, já que vi em vídeo-aulas e outros vídeos de guitarristas experientes com boas guitarras a facilidade com que eles executam Hammer-Ons e Pull-Offs! (Praticamente só encostam no traste e o som sai perfeito). Mas espero que esteja enganado e seja somente uma questão de (muita) prática, ou que eu esteja fazendo algo errado porque não posso comprar uma guitarra no momento e adoraria avançar nos meus estudos de técnica.

    Obrigado e perdão pela extensão do tópico para perguntas tão "bobas", mas temo que sejam esses pequenos detalhes que melhorem nosso aprendizado da técnica da guitarra.

    Arc
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    sobre a parada do dedao...nao se preocupa com ele...vc tocando ele jah vai pros lugares certinhos...presta atencao em algo do tipo...subir uma escala e dar um bend na primeira corda...vc vai ver q ele jah vai estar em cima do braço... =P
    treina tb arpejos em seis cordas...bem devagar...dai vai prestando atencao onde o dedao fica...
    e o mais importante...deixa a mao bem relaxada...

    sobre os ligados...verifica se os equipamentos estao em perfeito estado...
    com distorcao eles saem mais facil tb...

    faneli
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Sobre o dedão - na verdade a posição mais "correta"do dedão é no meio, pra cima do braço da guitarra, assim voC6e tem mais agilidade, lógico que muitos guitarristas preferem colocar o dedão como se a mão fosse fexar em volta do braço da guitarra, mas a postura que é relativamente mais fácil e dá mais agilidade é com ele um pouco mais embaixo, como o Doug Aldrich usa, por exemplo.

    Sobre ligados - na verdade o hammer on e pull off tem uma diferença bastante importante que muitas vezes quando a gente é iniciante acaba passando desapercebida. No hammer on, como o próprio nome diz, você toca a nota numa casa e "martela"o dedo na outra. Já o pull off, você não vai fazr um hammer on ao contrario, você na verdade precisa "puxar"a corda, fazendo ela soar não apenas com o som da palhetada, mas também com o movimento descendente de mão esquerda. Isso leva um tempo até se acostumar...

    rafaelbretas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Goblin

    Como o faneli disse: a posição do dedão é no meio. Meu professor ensinava que o correto é ele não aparecer por cima do braço.

    Porém muita gente toca 'errado'. Eu, por exemplo, tenho a mão muito grande e não fico com firmeza nenhuma se não apoiar o dedão BEM em cima do braço. Além de que, por tocar algumas coisas meio pesadas e alternando rapidamente entre abafado e solto (Rammstein) eu acabei acostumando a 'calar' a corda Mi com o dedão.

    Sobre ligato: eu também sou bem ruim com isso... o meu sai fraquinho. Mas com o tempo tá melhorando enormemente. Quer uma dica: TREINE.
    E outra dica para o Pull-off: Puxe a corda com o seu dedo, como se tivesse dedilhando.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Estou aproveitando esse tópico, porque me surgiu uma dúvida sobre a posição da mão esquerda(destro).

    (USEI A BUSCA E NÃO ENCONTREI SOBRE)

    É o seguinte, estudo bastante cromatismo com o metronomo, e sempre percebi uma diferença entre o
    estudo e a hora de realmente tocar uma música, não percebi somente em mim, mas em qualquer
    vídeo aula que já vi, inclusive nos mestres do cifraclub.

    Eles ensinam a descer ou andar pelo braço de determinada forma, porem ao tocar uma música,
    aquela postura reta com todas aquelas regras muda completamente, tipo:
    O dedão muda de lugar, a mão fica torta(principalmente quando é um trecho rapido), a palma da mão
    toca a parte inferior do braço.. enfim.

    Estou estudando a clássica Highway star do Deep purple, e agora estou fazendo cromatismo,
    me surgiu essa dúvida e eu queria saber se devo tocar da mesma forma que estudo ou se devo estudar
    da forma em que toco(bem mais confortável), e se é normal esse diferencial.

    Ramalokion
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Viniciuz

    cara também sou (muito) novato, porém acho legal compartilharmos informações... Vou te passar como EU vejo as coisas; aos colegas mais experientes (não vou dizer mais velho pq acho que 99% daqui é mais novo que eu!) para confirmarem ou nos ensinarem!!

    Treino é treino e jogo é jogo! Vale pro futebol e vale pra guitarra.

    Quando você treina e se força a fazer tudo "conforme os livros" você está criando memória muscular, o famoso "fazer sem pensar". Se você fica 40 minutos com teu dedão "travado" no meio do braço, na hora que você for tocar uma música ele vai se soltar sozinho para o mais confrtável sim, porém ele terá uma firmeza que te dará uma estabilidade muito maior do que se você sempre tocar relaxado.

    O treino serve justamente para te preparar para a execução. Cansa, é chato... Mas os frutos você colhe na hora de tocar.

    bob973
    Membro
    # out/13
    · votar


    Viniciuz
    qndo vc esta fazendo um exercicio vc comanda a velocidade,certo?e qndo vai tocar uma musica(no caso Highway star do Deep purple ela ja tem um ritmo definido.e vc apenas vai botar em pratica o q aprendeu.eu acho q vc deve tocar da forma q ficar mais confortavel para vc. ñ acho necessário ter uma postura mega rigida para tocar conforme a técnica etc...se esta bom para vc,se ñ causa nenhuma dor no pulso nas maos e tal,não tem pq mudar.e tente analisar assim:vc toca melhor seguindo as regras ou do seu jeito? não sei se estou certo,mas a minha é intenção é ajudar.... espero ter ajudado.

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Viniciuz

    Meu caro Viniciuz, antes de mais nada, gostaria de te dizer que a opinião do nosso colega Ramalokion resumiu praticamente 90% da questão. Treino é treino e jogo é jogo!

    A opinião do bob973 pega mais uns % aí na explicação da sua dúvida. Treinar sem dúvidas é importante (muitíssimo importante). Treinar corretamente e conscientemente não é nem importante mais, é fundamental. Mas na hora do vâmo vê! he he, não tem regra, o que ficar mais confortável, e for mais eficiente em termos do seu rendimento e segurança (física e emocional) é o que você deve seguir sem peso na consciência.

    Agora, uma outra dica que eu posso te passar e acredito que irá te ajudar muito é a de que é preciso tocar relaxadamente. Isso não significa desleixadamente, cuidado nisso!

    Ou seja, você tem que treinar para desenvolver sua técnica e adquirir segurança no seu guitar playin', mas ao mesmo tempo precisa evitar os tensionamentos musculares desnecessários que podem reduzir bastante sua performance e ainda lhe causar problemas de saúde como tendinite, fagida muscular, ou até mesmo DORT (conhecido antigamente como antiga LER).

    Neste sentido, desde o peso da guitarra, altura da correia, postura das mãos e principalmente o relaxamento muscular de ambas as mãos, todos estes fatores contribuem para você tocar melhor e garantir que você irá tocar guitarra por 50 anos ao invés de 5.

    Tem vários vídeos no youtube a respeito disso, mas não vou postar nenhum aqui. Vou só deixar a fagulha e você corre atrás e faz a pesquisa. Sugiro usar o termo "reducing picking hand tension" na sua busca por vídeos, ou "reduzindo a tensão da mão da palheta". Lembrando que a mesma regra vale para a mão da escala.

    Abraços.

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Viniciuz

    Ah, só uma coisa que esqueci de mencionar. Não existe nada todo certo, ou todo errado, ok!

    Por exemplo, para treinar subida e descida de escalas o ideal é o polegar apoiar-se na região média da parte traseira do braço da guitarra, pois isso aumenta o alcance de casas mais distantes e relaxamento dos dedos da mão esquerda para movimentar-se rapidamente. Mas para abafar o mizão, ou para fazer um bend você precisa de força de apoio no polegar para deslocar a corda e manter a afinação, por isso os guitarristas de blues usam muito o polegar por cima da escala (inclusive eu). Já para fazer pestana o polegar já assume outra postura totalmente peculiar (como se fosse um prendedor de roupas).

    Então não há uma postura apenas que possa ser considerada como a "correta" para executar tudo. Cada técnica e momento exige uma postura. Tem que considerar isto também.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Ramalokion

    Realmente faz todo o sentido, sanou minha dúvida, pois estava me questionando se deveria estudar como
    toco já que assim eu estaria realmente exercitando a forma que toco, ou seja iria adquirir resultados mais rápidos.

    Mas você está certo, ser menos 'relaxado' treinar uma postura mais correta (pouco mais desgastante também) e com movimentos mais econômicos, isso vai valer muito pra técnica em si que será usada.

    Muito obrigado.

    bob973

    E com certeza está ajudando, sua opinião vale muito. Toco melhor e com mais facilidade da forma mais livre, ou
    seja do contrario da forma que estudo, por exemplo o riff da clássica smoke on the water, não o toco bem com
    a mão reta daquela forma de quando estudamos, tenho que colocar o polegar acima do braço e a palma da mão
    na parte inferior do braço pra facilitar a execução.

    Muito obrigado.

    rcorts

    Eu sou bem cuidadoso, estou sempre analisando minha tecnica e procurando algo para melhorar (sempre tem), a
    algum tempo por exemplo criei uma rotina diaria de estudo e enquanto estudava escalas percebi o quanto os meus movimentos estavam cansativos e errados mesmo, pesquisei e passei a analisar video aulas e covers.

    Hoje consigo tocar com o mindinho mais relaxado, levanto menos os dedos quando faço algum movimento, estou
    segurando o braço de uma forma melhor, com menos tensão no pulso por exemplo.
    Esse último post seu me caiu a fixa que é isso mesmo, cada situação pede uma postura diferente.

    Muito obrigado.

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Viniciuz
    Eu sou bem cuidadoso, estou sempre analisando minha tecnica e procurando algo para melhorar (sempre tem), a
    algum tempo por exemplo criei uma rotina diaria de estudo e enquanto estudava escalas percebi o quanto os meus movimentos estavam cansativos e errados mesmo, pesquisei e passei a analisar video aulas e covers.


    Parabéns, está no caminho certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em relação à postura e técnica.