Menor harmonica duvida

    Autor Mensagem
    Albernardino
    Veterano
    # mai/07


    na busca axei um poco mais queria um melhor esclarecimento d quem entende...

    A Escala Menor Harmonica é formada por: tom,semitom,tom,tom,semiton,tom+semitom ( Ex: F, G, G#, A#, C, C# e E)
    ateh ai certo naum?

    um exemplo q axei na busca
    Cm Dº D# Fm Gm G# B Cm

    em relação a definição de tais notas serem classificadas como diminuta,menor ou maior como devo proceder?

    segue se o padrao como no ultimo exemplo (menor,dim,maio,menor,menor,maior e menor)

    ou posso estabelecer outras "tensoes" para as notas?

    vlews...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07
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    Bom dia!!!

    Albernardino
    Não entendido, cambio...rs
    Cara, vc quer saber sobre a Escala ou sobre o Campo Harmônico?...
    Valeu!!!

    Patys
    Veterano
    # mai/07
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    Cara nao deu pr entender direito o que vc quer saber...

    e nao entendi o pq de Ddimin ai..

    Bom para se forma a escala menor é preciso pegar a VI nota da escala maior .

    exemplo escala maior C é C D E F G A B C a sua relativamenor apartir do IV é a Am que é A B C D E F G A

    bom os intervalos acho que vc sabe .vamos pular essa parte.

    o que acontece é que aparti da escala maior de G é incluido acendentes ou seja no caso sustenido que é mais usado aqui, para que os intervalos possam ser o mesmo.

    Ex: G é G A B C D E F# G a sua relativa menor é Em E F# G A B C D E .

    e assim pr diante.....

    apatir da escala maior de G sera acrescentados os acendentes que é pra manter os intervalos que sao padroes.

    mais um exemplo

    D E F# G A B C# D sua relativa menor Bm B C# D E F# G A B .

    em relação a definição de tais notas serem classificadas como diminuta,menor ou maior como devo proceder?

    como nas notas.
    segue se o padrao como no ultimo exemplo (menor,dim,maio,menor,menor,maior e menor)

    nao entendi muito bem isso.
    ou posso estabelecer outras "tensoes" para as notas?
    as notas ja tem as tensoes necessarias vide intervalos.

    Bom como nao entendi direito o que vc quis dizer...
    eu coloquei aqui a forma como eu achei que vc quisesse dizer.

    Albernardino
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Albernardino
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    Penta_Blues

    eu kero saber o campo harmonico atraves da escalas

    Albernardino
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Albernardino
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    Patys

    vc me explicou ae os modos gregos

    D Em F#m G A Bm C#º D

    o campo harmonico na escala menor melodica

    Cm Dº D# Fm Gm G# B Cm

    seria issu
    sempre segue esse padrao?
    vlews

    Patys
    Veterano
    # mai/07
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    Albernardino

    Bom achei um tópico que talvez possa te ajudar da uma olhda ai...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/21955/

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
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    Albernardino

    F, G, G#, A#, C, C# e E)
    ateh ai certo naum?


    Não. A escala menor harmônica é uma escala menor com uma 7a maior.

    Escala menor:

    T, ST, T, T, ST, T, T

    No caso de Fá menor, temos:

    F, G, Ab, Bb, C, Db, Eb, F

    Como eu disse que a escala de de Fá menor harmônica é uma escala menor com uma 7a maior, então aumentamos em um semitom a 7a nota desta escala. A nota Eb passa a ser E.

    F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F


    Mas antes de harmonizar esta escala pra descobrir os acordes que formam o seu campo harmônico, é muito importante conhecer a teoria dos intervalos. Foi esta razão por você ter se atrapalhado com a escala. Faça uma busca no fórum e você verá muitas explicações sobre intervalos.

    Albernardino
    Veterano
    # mai/07
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    LeandroPanucci

    como naun?

    1 1/2 1 1 1/2 1+ 1/2 1/2

    eu digo :F, G, G#, A#, C, C# e E

    vc responde:F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F

    e isso n dah na mesma!!?

    Death
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Death
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    Albernardino
    Enarmonia

    por uma questão de convensão, diz b ao invés do #
    o intervalos correspondem a mesma frequência, mas por uma questão de "não se repitir notas", usa-se a notação acima

    Ex: em A

    escala:
    A B C D E F G#
    T 2M 3m 4J 5J 6m 7M

    CH:
    Am7M Bº C7M/5+ Dm7 E7 F7M G#º

    na boa, como disse o Panucci, aprende a escrever e ler partitura (eu disse PARTITURA e não MÚSICA) e depois que vc colocar as notas da escala nas linhas, começa aempilhar intervalos de 3ª, 5ª e 7ª e daí vc vai ver as funções harmonicas

    (editei pq vi q era menor harmonica e não menor natural)

    Patys
    Veterano
    # mai/07
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    por uma questão de convensão, diz b ao invés do #
    o intervalos correspondem a mesma frequência, mas por uma questão de "não se repitir notas", usa-se a notação acima


    na pratica o som é a mesma coisa.

    Death
    Veterano
    # mai/07
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    Patys
    exato

    em F
    F G Ab Bb C Db E F
    T 2M 3m 4J 5J 6m 7M

    Fm7M Gº A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
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    Patys

    Mas isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma. E isso não te faz nenhum robô, pelo contrário, te dá asas.

    Death
    Veterano
    # mai/07
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    Albernardino
    todas as escalas tem um padrão de intervalos... assim como os modos, as triades e os acordes

    no caso da melodica menor fica:
    T 2M 3m 4J 5J 6M 7M

    Ex em C:
    C D Eb F G A B

    montando o CH temos os seguintes acordes:
    Cm7M Dm7 Eb7M/5+ F7 G7 Aº Bº

    Cabe a vc analisar as notas envolvidas e os intervalos e daí sim vc verá as funções dentro de cada grau. Quanto a sua pergunta se da na mesma
    F, G, G#, A#, C, C#, E ou F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F, bom... sonoricamente sim, mas na hora de vc estudar e fazer uma analise, vc virá q faz mta diferença... como disse o LeandroPanucci
    isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma.
    quer ter faclidade quanto a isso?
    aprenda a localizar as notas na partitura
    sabendo escrever e ler (mesmo q não saia mto bem a parte ritimica, mas vc sabendo identificar cada nota e acidente) isso irá te auxiliar bastante

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07
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    Boa noite!!!

    Albernardino
    Cara, acho que o nosso camarada LeandroPanucci, como sempre, falou tudo e com muita propriedade. O cara manja muito e a gente tem sorte por aprender com ele!


    Death
    Cara, tanto no Menor Harmônico quanto no Menor Melódico vc misturou tríades com tétrades...
    Fm7M Gº A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
    O IIGrau deste CH é Meio-Diminuto e não Diminuto no caso de tétrades
    Cm7M Dm7 Eb7M/5+ F7 G7 Aº Bº
    Neste caso, os VIGrau e VIIGrau são Meio-Diminuto, a não ser que vc queira formar tríades, daí terá que alterar os acordes do I, II, III IV e V Graus para que os VI e VII Graus sejam diminutos.

    Valeu!!!

    Death
    Veterano
    # mai/07
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    Penta_Blues
    Vlw
    p/ dizer a verdade, mto tempo q não estudo... tentei relembrar aqui aos poucos
    vamos ver se rola de voltar agora no meio do ano

    vlw kra!!!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
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    Penta_Blues

    Que moral heim. Valeu irmão!!!

    Albernardino
    Veterano
    # mai/07
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    Boa Madrugada a todos!


    po num eh kerenu se xato mas

    os intervalos harmonizaods ficariam como.....
    como o Penta_Blues citou lah?


    Death

    eu nao misturo intervalos geralmente nos meus estudos sempre uso notaçao #...


    Penta_Blues

    Fm7M Gmeiodim A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº

    isso aki tah na menor melodica?

    Patys
    Veterano
    # mai/07
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    LeandroPanucci
    Mas isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma. E isso não te faz nenhum robô, pelo contrário, te dá asas.

    Sim. eu sei, eu só quis dizer quer o som é o mesmo, mas concordo com tudo que vc disse, para poder compreender a harmonia e a melodia isso facilita muito, é melhor que aprenda de maneira certa mesmo....;)

    é que na realidade nunca me liguei muito nisso, sempre fui bem pratica. ;)

    bjokas

    Death

    ;)

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07
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    Boa tarde!!!

    Albernardino
    Fm7M Gmeiodim A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
    isso aki tah na menor melodica?

    Não este é o Campo Harmônico Menor Harmônico, mas eu deixei um furo aí...
    No VIIGrau deste CH, para as tétrades, o acorde não é um Diminuto e sim um Diminuto com Sétima, ou seja, para este exemplo, desconsidere o e considere Eº7. Me desculpe pelo erro.
    O outro CH, desde que considerados os VI e VII Graus Meio-Diminutos é que é o Campo Harmônico Menor Melódico.
    Valeu!!!

    Death
    Veterano
    # mai/07
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    Penta_Blues
    LeandroPanucci
    No VIIGrau deste CH, para as tétrades, o acorde não é um Diminuto e sim um Diminuto com Sétima

    Então kra... esse fds dei uma revirada nos meu metodos e me surgiu essa duvida c/ relação as tetrades no CH da Menor Harmonica
    pq apenas o VII grau é diminuto e não meio diminuto no II Grau?

    no caso isso ocorre pq a referência fica sendo a menor natural?
    a mesma pergunta fica p/ o VI grau da Melodica Menor

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07
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    Death

    O VIIº grau da menor harmônica é uma tétrade diminuta, por isso que se chama diminuto com sétima.

    Se não tivesse a sétima, seria uma tríade diminuta, como é uma tétrade, temos:

    Tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta (que por enarmonia equivale a uma sexta maior).

    Se ao invés de sétima diminuta (4 tons) tiver uma sétima menor (4,5 tons), então este acorde é meio-diminuto, grafado como Xm7(b5)

    tríade: Xº
    tétrade: Xº7
    meio-diminuto: Xm7(b5)

    A tétrade diminuta é uma tríade diminuta somado a uma sétima diminuta. Seguindo essa regra não tem erro na hora de interpretar.

    Você não pode trocar o intervalo de 7a diminuta por 6a maior, porque isso não é característico do "diminuto"

    diminuto é: 3m + 3m + 3m
    meio-diminuto é 3m + 3m + 3M

    Exemplo:

    Tétrade de Dó diminuto:

    C - Eb - Gb - Bbb


    Tétrade de Dó meio-diminuto:

    C - Eb - Gb - Bb


    Faça o empilhamento de terça sobre a menor harmônica pra ver o resultado.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07
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    Boa tarde!!!

    Death
    Cara, siga o mestre...rs

    LeandroPanucci
    Meu camarada, mais uma mostra do seu conhecimento, mais uma aula pra gente!

    Valeu!!!

    Death
    Veterano
    # mai/07
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    LeandroPanucci
    ahhhh saquei
    daí q vem o bb (bemol dobrado) né?
    vlw

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