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Albernardino Veterano |
# mai/07
na busca axei um poco mais queria um melhor esclarecimento d quem entende...
A Escala Menor Harmonica é formada por: tom,semitom,tom,tom,semiton,tom+semitom ( Ex: F, G, G#, A#, C, C# e E)
ateh ai certo naum?
um exemplo q axei na busca
Cm Dº D# Fm Gm G# B Cm
em relação a definição de tais notas serem classificadas como diminuta,menor ou maior como devo proceder?
segue se o padrao como no ultimo exemplo (menor,dim,maio,menor,menor,maior e menor)
ou posso estabelecer outras "tensoes" para as notas?
vlews...
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Penta_Blues Moderador |
# mai/07
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Bom dia!!!
Albernardino
Não entendido, cambio...rs
Cara, vc quer saber sobre a Escala ou sobre o Campo Harmônico?...
Valeu!!!
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Patys Veterano |
# mai/07
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Cara nao deu pr entender direito o que vc quer saber...
e nao entendi o pq de Ddimin ai..
Bom para se forma a escala menor é preciso pegar a VI nota da escala maior .
exemplo escala maior C é C D E F G A B C a sua relativamenor apartir do IV é a Am que é A B C D E F G A
bom os intervalos acho que vc sabe .vamos pular essa parte.
o que acontece é que aparti da escala maior de G é incluido acendentes ou seja no caso sustenido que é mais usado aqui, para que os intervalos possam ser o mesmo.
Ex: G é G A B C D E F# G a sua relativa menor é Em E F# G A B C D E .
e assim pr diante.....
apatir da escala maior de G sera acrescentados os acendentes que é pra manter os intervalos que sao padroes.
mais um exemplo
D E F# G A B C# D sua relativa menor Bm B C# D E F# G A B .
em relação a definição de tais notas serem classificadas como diminuta,menor ou maior como devo proceder?
como nas notas.
segue se o padrao como no ultimo exemplo (menor,dim,maio,menor,menor,maior e menor)
nao entendi muito bem isso.
ou posso estabelecer outras "tensoes" para as notas?
as notas ja tem as tensoes necessarias vide intervalos.
Bom como nao entendi direito o que vc quis dizer...
eu coloquei aqui a forma como eu achei que vc quisesse dizer.
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Albernardino Veterano |
# mai/07 · Editado por: Albernardino
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Penta_Blues
eu kero saber o campo harmonico atraves da escalas
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Albernardino Veterano |
# mai/07 · Editado por: Albernardino
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Patys
vc me explicou ae os modos gregos
D Em F#m G A Bm C#º D
o campo harmonico na escala menor melodica
Cm Dº D# Fm Gm G# B Cm
seria issu
sempre segue esse padrao?
vlews
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Patys Veterano |
# mai/07
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Albernardino
Bom achei um tópico que talvez possa te ajudar da uma olhda ai...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/21955/
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LeandroP Moderador |
# mai/07
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Albernardino
F, G, G#, A#, C, C# e E)
ateh ai certo naum?
Não. A escala menor harmônica é uma escala menor com uma 7a maior.
Escala menor:
T, ST, T, T, ST, T, T
No caso de Fá menor, temos:
F, G, Ab, Bb, C, Db, Eb, F
Como eu disse que a escala de de Fá menor harmônica é uma escala menor com uma 7a maior, então aumentamos em um semitom a 7a nota desta escala. A nota Eb passa a ser E.
F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F
Mas antes de harmonizar esta escala pra descobrir os acordes que formam o seu campo harmônico, é muito importante conhecer a teoria dos intervalos. Foi esta razão por você ter se atrapalhado com a escala. Faça uma busca no fórum e você verá muitas explicações sobre intervalos.
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Albernardino Veterano |
# mai/07
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LeandroPanucci
como naun?
1 1/2 1 1 1/2 1+ 1/2 1/2
eu digo :F, G, G#, A#, C, C# e E
vc responde:F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F
e isso n dah na mesma!!?
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Death Veterano |
# mai/07 · Editado por: Death
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Albernardino
Enarmonia
por uma questão de convensão, diz b ao invés do #
o intervalos correspondem a mesma frequência, mas por uma questão de "não se repitir notas", usa-se a notação acima
Ex: em A
escala:
A B C D E F G#
T 2M 3m 4J 5J 6m 7M
CH:
Am7M Bº C7M/5+ Dm7 E7 F7M G#º
na boa, como disse o Panucci, aprende a escrever e ler partitura (eu disse PARTITURA e não MÚSICA) e depois que vc colocar as notas da escala nas linhas, começa aempilhar intervalos de 3ª, 5ª e 7ª e daí vc vai ver as funções harmonicas
(editei pq vi q era menor harmonica e não menor natural)
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Patys Veterano |
# mai/07
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por uma questão de convensão, diz b ao invés do #
o intervalos correspondem a mesma frequência, mas por uma questão de "não se repitir notas", usa-se a notação acima
na pratica o som é a mesma coisa.
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Death Veterano |
# mai/07
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Patys
exato
em F
F G Ab Bb C Db E F
T 2M 3m 4J 5J 6m 7M
Fm7M Gº A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
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LeandroP Moderador |
# mai/07
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Patys
Mas isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma. E isso não te faz nenhum robô, pelo contrário, te dá asas.
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Death Veterano |
# mai/07
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Albernardino
todas as escalas tem um padrão de intervalos... assim como os modos, as triades e os acordes
no caso da melodica menor fica:
T 2M 3m 4J 5J 6M 7M
Ex em C:
C D Eb F G A B
montando o CH temos os seguintes acordes:
Cm7M Dm7 Eb7M/5+ F7 G7 Aº Bº
Cabe a vc analisar as notas envolvidas e os intervalos e daí sim vc verá as funções dentro de cada grau. Quanto a sua pergunta se da na mesma
F, G, G#, A#, C, C#, E ou F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F, bom... sonoricamente sim, mas na hora de vc estudar e fazer uma analise, vc virá q faz mta diferença... como disse o LeandroPanucci
isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma.
quer ter faclidade quanto a isso?
aprenda a localizar as notas na partitura
sabendo escrever e ler (mesmo q não saia mto bem a parte ritimica, mas vc sabendo identificar cada nota e acidente) isso irá te auxiliar bastante
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Penta_Blues Moderador |
# mai/07
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Boa noite!!!
Albernardino
Cara, acho que o nosso camarada LeandroPanucci, como sempre, falou tudo e com muita propriedade. O cara manja muito e a gente tem sorte por aprender com ele!
Death
Cara, tanto no Menor Harmônico quanto no Menor Melódico vc misturou tríades com tétrades...
Fm7M Gº A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
O IIGrau deste CH é Meio-Diminuto e não Diminuto no caso de tétrades
Cm7M Dm7 Eb7M/5+ F7 G7 Aº Bº
Neste caso, os VIGrau e VIIGrau são Meio-Diminuto, a não ser que vc queira formar tríades, daí terá que alterar os acordes do I, II, III IV e V Graus para que os VI e VII Graus sejam diminutos.
Valeu!!!
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Death Veterano |
# mai/07
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Penta_Blues
Vlw
p/ dizer a verdade, mto tempo q não estudo... tentei relembrar aqui aos poucos
vamos ver se rola de voltar agora no meio do ano
vlw kra!!!
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LeandroP Moderador |
# mai/07
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Penta_Blues
Que moral heim. Valeu irmão!!!
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Albernardino Veterano |
# mai/07
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Boa Madrugada a todos!
po num eh kerenu se xato mas
os intervalos harmonizaods ficariam como.....
como o Penta_Blues citou lah?
Death
eu nao misturo intervalos geralmente nos meus estudos sempre uso notaçao #...
Penta_Blues
Fm7M Gmeiodim A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
isso aki tah na menor melodica?
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Patys Veterano |
# mai/07
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LeandroPanucci
Mas isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma. E isso não te faz nenhum robô, pelo contrário, te dá asas.
Sim. eu sei, eu só quis dizer quer o som é o mesmo, mas concordo com tudo que vc disse, para poder compreender a harmonia e a melodia isso facilita muito, é melhor que aprenda de maneira certa mesmo....;)
é que na realidade nunca me liguei muito nisso, sempre fui bem pratica. ;)
bjokas
Death
;)
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Penta_Blues Moderador |
# mai/07
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Boa tarde!!!
Albernardino
Fm7M Gmeiodim A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
isso aki tah na menor melodica?
Não este é o Campo Harmônico Menor Harmônico, mas eu deixei um furo aí...
No VIIGrau deste CH, para as tétrades, o acorde não é um Diminuto e sim um Diminuto com Sétima, ou seja, para este exemplo, desconsidere o Eº e considere Eº7. Me desculpe pelo erro.
O outro CH, desde que considerados os VI e VII Graus Meio-Diminutos é que é o Campo Harmônico Menor Melódico.
Valeu!!!
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Death Veterano |
# mai/07
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Penta_Blues
LeandroPanucci
No VIIGrau deste CH, para as tétrades, o acorde não é um Diminuto e sim um Diminuto com Sétima
Então kra... esse fds dei uma revirada nos meu metodos e me surgiu essa duvida c/ relação as tetrades no CH da Menor Harmonica
pq apenas o VII grau é diminuto e não meio diminuto no II Grau?
no caso isso ocorre pq a referência fica sendo a menor natural?
a mesma pergunta fica p/ o VI grau da Melodica Menor
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LeandroP Moderador |
# mai/07
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Death
O VIIº grau da menor harmônica é uma tétrade diminuta, por isso que se chama diminuto com sétima.
Se não tivesse a sétima, seria uma tríade diminuta, como é uma tétrade, temos:
Tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta (que por enarmonia equivale a uma sexta maior).
Se ao invés de sétima diminuta (4 tons) tiver uma sétima menor (4,5 tons), então este acorde é meio-diminuto, grafado como Xm7(b5)
tríade: Xº
tétrade: Xº7
meio-diminuto: Xm7(b5)
A tétrade diminuta é uma tríade diminuta somado a uma sétima diminuta. Seguindo essa regra não tem erro na hora de interpretar.
Você não pode trocar o intervalo de 7a diminuta por 6a maior, porque isso não é característico do "diminuto"
diminuto é: 3m + 3m + 3m
meio-diminuto é 3m + 3m + 3M
Exemplo:
Tétrade de Dó diminuto:
C - Eb - Gb - Bbb
Tétrade de Dó meio-diminuto:
C - Eb - Gb - Bb
Faça o empilhamento de terça sobre a menor harmônica pra ver o resultado.
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Penta_Blues Moderador |
# mai/07
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Boa tarde!!!
Death
Cara, siga o mestre...rs
LeandroPanucci
Meu camarada, mais uma mostra do seu conhecimento, mais uma aula pra gente!
Valeu!!!
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Death Veterano |
# mai/07
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LeandroPanucci
ahhhh saquei
daí q vem o bb (bemol dobrado) né?
vlw
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