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Mensagem | 
Albernardino Veterano | 
 # mai/07 
  
  na busca axei um poco mais queria um melhor esclarecimento d quem entende...
 
 A Escala Menor Harmonica é formada por: tom,semitom,tom,tom,semiton,tom+semitom ( Ex: F, G, G#, A#, C, C# e E)
 ateh ai certo naum?
 
 um exemplo q axei na busca
 Cm Dº D# Fm Gm G# B Cm
 
 em relação a definição  de tais notas serem classificadas como diminuta,menor ou maior como devo proceder?
 
 segue se o padrao como no ultimo exemplo (menor,dim,maio,menor,menor,maior e menor)
 
 ou posso estabelecer outras "tensoes" para as notas?
 
 vlews...
  
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Penta_Blues Moderador | 
 # mai/07 
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  Bom dia!!!
 
 Albernardino
 Não entendido, cambio...rs
 Cara, vc quer saber sobre a Escala ou sobre o Campo Harmônico?...
 Valeu!!!
 
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Patys Veterano | 
 # mai/07 
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  Cara nao deu pr entender direito o que vc quer saber...
 
 e nao entendi o pq de Ddimin ai..
 
 Bom para se forma a escala menor é preciso pegar a VI nota da escala maior .
 
 exemplo escala maior C é C D E F G A B C  a sua relativamenor apartir do IV é a Am que é  A B C D E F G A
 
 bom os intervalos acho que vc sabe .vamos pular essa parte.
 
 o que acontece é que aparti da escala maior de G  é incluido acendentes ou seja no caso sustenido que é mais usado aqui, para que os intervalos possam ser o mesmo.
 
 Ex: G é  G  A    B   C   D    E   F#    G  a sua relativa menor é Em  E    F#   G   A    B   C   D     E . 
 
 e assim pr diante.....
 
 apatir da escala maior de G sera acrescentados os acendentes que é pra manter os intervalos que sao padroes.
 
 mais um exemplo 
 
 D  E    F#  G   A    B   C#   D  sua relativa menor Bm  B C#  D   E     F#  G    A    B .
 
 em relação a definição de tais notas serem classificadas como diminuta,menor ou maior como devo proceder? 
 
 como nas notas.
 segue se o padrao como no ultimo exemplo (menor,dim,maio,menor,menor,maior e menor) 
 
 nao entendi muito bem isso.
 ou posso estabelecer outras "tensoes" para as notas? 
 as notas ja tem as tensoes necessarias vide intervalos.
 
 Bom como nao entendi direito o que vc quis dizer...
 eu coloquei aqui a forma como eu achei que vc quisesse dizer.
 
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Albernardino Veterano | 
 # mai/07 · Editado por: Albernardino 
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  Penta_Blues
 
 eu kero saber o campo harmonico atraves da escalas
 
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Albernardino Veterano | 
 # mai/07 · Editado por: Albernardino 
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  Patys
 
 vc me explicou  ae os modos gregos
 
 D  	Em  	F#m  	G  	A  	Bm  	C#º  	D
 
 o campo harmonico na escala menor melodica
 
 Cm  	Dº  	D#  	Fm  	Gm  	G#  	B  	Cm
 
 seria issu
 sempre segue esse padrao?
 vlews
 
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Patys Veterano | 
 # mai/07 
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  Albernardino
 
 Bom achei um tópico que talvez possa te ajudar da uma olhda ai...
 
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/21955/
 
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LeandroP Moderador | 
 # mai/07 
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  Albernardino
 
 F, G, G#, A#, C, C# e E) 
 ateh ai certo naum? 
 
 Não. A escala menor harmônica é uma escala menor com uma 7a maior.
 
 Escala menor:
 
 T, ST, T, T, ST, T, T
 
 No caso de Fá menor, temos: 
 
 F, G, Ab, Bb, C, Db, Eb, F
 
 Como eu disse que a escala de de Fá menor harmônica é uma escala menor com uma 7a maior, então aumentamos em um semitom a 7a nota desta escala. A nota Eb passa a ser E.
 
 F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F
 
 
 Mas antes de harmonizar esta escala pra descobrir os acordes que formam o seu campo harmônico, é muito importante conhecer a teoria dos intervalos. Foi esta razão por você ter se atrapalhado com a escala. Faça uma busca no fórum e você verá muitas explicações sobre intervalos.
 
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Albernardino Veterano | 
 # mai/07 
  · votar  
  LeandroPanucci
 
 como naun?
 
 1       1/2        1         1          1/2          1+ 1/2         1/2
 
 eu digo :F, G, G#, A#, C, C# e E
 
 vc responde:F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F 
 
 e isso n dah na mesma!!?
 
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Death Veterano | 
 # mai/07 · Editado por: Death 
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  Albernardino
 Enarmonia
 
 por uma questão de convensão, diz b ao invés do #
 o intervalos correspondem a mesma frequência, mas por uma questão de "não se repitir notas", usa-se a notação acima
 
 Ex: em A
 
 escala:
 A B C D E F G#
 T 2M 3m 4J 5J 6m 7M
 
 CH:
 Am7M Bº C7M/5+ Dm7 E7 F7M G#º
 
 na boa, como disse o Panucci, aprende a escrever e ler partitura (eu disse PARTITURA e não MÚSICA) e depois que vc colocar as notas da escala nas linhas, começa  aempilhar intervalos de 3ª, 5ª e 7ª e daí vc vai ver as funções harmonicas
 
 (editei pq vi q era menor harmonica e não menor natural)
  
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Patys Veterano | 
 # mai/07 
  · votar  
  por uma questão de convensão, diz b ao invés do # 
 o intervalos correspondem a mesma frequência, mas por uma questão de "não se repitir notas", usa-se a notação acima 
 
 na pratica o som é a mesma coisa.
 
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Death Veterano | 
 # mai/07 
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  Patys
 exato
 
 em F
 F G Ab Bb C Db E F
 T 2M 3m 4J 5J 6m 7M 
 
 Fm7M Gº A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
 
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LeandroP Moderador | 
 # mai/07 
  · votar  
  Patys
 
 Mas isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma. E isso não te faz nenhum robô, pelo contrário, te dá asas.
 
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Death Veterano | 
 # mai/07 
  · votar  
  Albernardino
 todas as escalas tem um padrão de intervalos... assim como os modos, as triades e os acordes
 
 no caso da melodica menor fica:
 T 2M 3m 4J 5J 6M 7M 
 
 Ex em C:
 C D Eb F G A B
 
 montando o CH temos os seguintes acordes:
 Cm7M Dm7 Eb7M/5+ F7 G7 Aº Bº
 
 Cabe a vc analisar as notas envolvidas e os intervalos e daí sim vc verá as funções dentro de cada grau. Quanto a sua pergunta se da na mesma  
 F, G, G#, A#, C, C#,  E ou F, G, Ab, Bb, C, Db, E, F, bom... sonoricamente sim, mas na hora de vc estudar e fazer uma analise, vc virá q faz mta diferença... como disse o LeandroPanucci
 isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma.
 quer ter faclidade quanto a isso?
 aprenda a localizar as notas na partitura
 sabendo escrever e ler (mesmo q não saia mto bem a parte ritimica, mas vc sabendo identificar cada nota e acidente) isso irá te auxiliar bastante
 
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Penta_Blues Moderador | 
 # mai/07 
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  Boa noite!!!
 
 Albernardino
 Cara, acho que o nosso camarada LeandroPanucci, como sempre, falou tudo e com muita propriedade. O cara manja muito e a gente tem sorte por aprender com ele!
 
 
 Death
 Cara, tanto no Menor Harmônico quanto no Menor Melódico vc misturou tríades com tétrades...
 Fm7M Gº A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº
 O IIGrau deste CH é Meio-Diminuto e não Diminuto no caso de tétrades
 Cm7M Dm7 Eb7M/5+ F7 G7 Aº Bº 
 Neste caso, os VIGrau e VIIGrau são Meio-Diminuto, a não ser que vc queira formar tríades, daí terá que alterar os acordes do I, II, III IV e V Graus para que os VI e VII Graus sejam diminutos.
 
 Valeu!!!
 
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Death Veterano | 
 # mai/07 
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  Penta_Blues
 Vlw
 p/ dizer a verdade, mto tempo q não estudo... tentei relembrar aqui aos poucos
 vamos ver se rola de voltar agora no meio do ano
 
 vlw kra!!!
 
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LeandroP Moderador | 
 # mai/07 
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  Penta_Blues
 
 Que moral heim. Valeu irmão!!!
 
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Albernardino Veterano | 
 # mai/07 
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  Boa Madrugada a todos!
 
 
 po num eh kerenu se xato mas
 
 os intervalos harmonizaods ficariam como.....
 como o Penta_Blues citou lah?
 
 
 Death
 
 eu nao misturo intervalos geralmente nos meus estudos sempre uso notaçao #...
 
 
 Penta_Blues
 
 Fm7M Gmeiodim A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº 
 
 isso aki tah na menor melodica?
 
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Patys Veterano | 
 # mai/07 
  · votar  
  LeandroPanucci
 Mas isso te facilita na hora de compreender a harmonia e a melodia. Se você mistura os intervalos você não sabe qual muda, que caminho a música toma. E isso não te faz nenhum robô, pelo contrário, te dá asas.
 
 Sim. eu sei, eu só quis dizer quer o som é o mesmo, mas concordo com tudo que vc disse, para poder compreender a harmonia e a melodia isso facilita muito, é melhor que aprenda de maneira certa mesmo....;)
 
 é que na realidade nunca me liguei muito nisso, sempre fui bem pratica. ;)
 
 bjokas
 
 Death
 
 ;)
 
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Penta_Blues Moderador | 
 # mai/07 
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  Boa tarde!!!
 
 Albernardino
 Fm7M Gmeiodim A7M/5+ Bm7 C7 D7M Eº 
 isso aki tah na menor melodica?
 Não este é o Campo Harmônico Menor Harmônico, mas eu deixei um furo aí...
 No VIIGrau deste CH, para as tétrades, o acorde não é um Diminuto e sim um Diminuto com Sétima, ou seja, para este exemplo, desconsidere o Eº e considere Eº7. Me desculpe pelo erro.
 O outro CH, desde que considerados os VI e VII Graus Meio-Diminutos é que é o Campo Harmônico Menor Melódico.
 Valeu!!!
 
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Death Veterano | 
 # mai/07 
  · votar  
  Penta_Blues
 LeandroPanucci
 No VIIGrau deste CH, para as tétrades, o acorde não é um Diminuto e sim um Diminuto com Sétima
 
 Então kra... esse fds dei uma revirada nos meu metodos e me surgiu essa duvida c/ relação as tetrades no CH da Menor Harmonica
 pq apenas o VII grau é diminuto e não meio diminuto no II Grau?
 
 no caso isso ocorre pq a referência fica sendo a menor natural?
 a mesma pergunta fica p/ o VI grau da Melodica Menor
 
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LeandroP Moderador | 
 # mai/07 
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  Death
 
 O VIIº grau da menor harmônica é uma tétrade diminuta, por isso que se chama diminuto com sétima.
 
 Se não tivesse a sétima, seria uma tríade diminuta, como é uma tétrade, temos:
 
 Tônica, terça menor, quinta diminuta e sétima diminuta (que por enarmonia equivale a uma sexta maior).
 
 Se ao invés de sétima diminuta (4 tons) tiver uma sétima menor (4,5 tons), então este acorde é meio-diminuto, grafado como Xm7(b5)
 
 tríade:  Xº
 tétrade: Xº7
 meio-diminuto: Xm7(b5)
 
 A tétrade diminuta é uma tríade diminuta somado a uma sétima diminuta. Seguindo essa regra não tem erro na hora de interpretar.
 
 Você não pode trocar o intervalo de 7a diminuta por 6a maior, porque isso não é característico do "diminuto"
 
 diminuto é: 3m + 3m + 3m
 meio-diminuto é 3m + 3m + 3M
 
 Exemplo:
 
 Tétrade de Dó diminuto:
 
 C - Eb - Gb - Bbb
 
 
 Tétrade de Dó meio-diminuto:
 
 C - Eb - Gb - Bb
 
 
 Faça o empilhamento de terça sobre a menor harmônica pra ver o resultado.
 
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Penta_Blues Moderador | 
 # mai/07 
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  Boa tarde!!!
 
 Death
 Cara, siga o mestre...rs
 
 LeandroPanucci
 Meu camarada, mais uma mostra do seu conhecimento, mais uma aula pra gente!
 
 Valeu!!!
 
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Death Veterano | 
 # mai/07 
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  LeandroPanucci
 ahhhh saquei
 daí q vem o bb (bemol dobrado) né?
 vlw
 
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