Campo harmonico menor e seus modos

    Autor Mensagem
    sandrodriver
    Veterano
    # nov/03


    Ai pessoal do forum preocurei sobre mais não achei ve se vcs podem me ajudar ai.
    Gostaria de saber sobre o campo harmonico menor e seus modos.e escalas
    sabendo que o campo harmonico maior tem

    Primeiro grau: Jônio
    Segundo grau: Dórico
    Terceiro grau: Frígio
    Quarto grau: Lídio
    Quinto grau: Mixolidio
    Sexto grau: Eólia
    Sétimo grau: Lôcrio

    como ficaria no campo harmonico menor?

    Im7
    IIm7(5b)
    bIII7M
    IVm7
    Vm7
    bVI7M
    bVII7
    e quais seriam suas escalas?

    Simeone
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Verifique as escalas menor harmonica (Im7M - escala menor com sétima maior) e a menor melodica (Im6M7M - escala menor com sexta e sétima maior ou, melhor ainda, escala maior com terça menor.

    Assim como nos modos gregos, vc tem o acorde chave e um molde de escala no braço do baixo (Im7M na MH e Im6M7M na MM), e vc vai construindo os moldes seguintes começando pelo segundo grau do acorde chave. Ex: MH em Lá menor - Am7M - vc tem o molde primeiro nesse acorde. o Segundo molde vc teria começando pelo segundo grau dessa escala (seria um Si), e aí consequentemente, como vc faz nos modos gregos.

    Deu p/ sacar? Se não, manda email p/ rafa_usp@hotmail.com ou deixe aqui mesmo a ressalva que a galera do forum te dá um help.

    Abraço

    sandrodriver
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Deu p/ sacar?
    mais ou menos vc ta querendo mi dizer que atravez do primeiro eu consigo montar os outros
    por exemplo

    escala de Cm7

    como ficaria?

    Primeiro grau:Im7
    Segundo grau: IIm7(5b)
    Terceiro grau: bIII7M
    Quarto grau: IVm7
    Quinto grau: Vm7
    Sexto grau: bVI7M
    Sétimo grau: bVII7

    Simeone
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    mais ou menos vc ta querendo mi dizer que atravez do primeiro eu consigo montar os outros

    é exatamente isso.

    Veja bem, broder, o modelo de escala é Xm7M.

    o primeiro grau na escala Menor Harmonica, se fosse em Dó, seria Cm7M. Até aí beleza

    Vc pega as mesmas notas que entram nessa escala de Cm7M, só que agora vc começa pelo segundo grau dela (D). Utiliza as mesmas notas que apareceram em Cm7M, só que começando do D e terminando no D: vc vai ter o outro desenho de escala. Faça isso com todas as notas e vc vai ter todo o Campo Menor Harmonico.

    Faça depois o mesmo com a Menor Melodica.

    Qqer duvida, só perguntar, abraço

    sandrodriver
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o primeiro grau na escala Menor Harmonica seria Am7M
    e ficaria assim

    A B C D E F G A

    o proximo seria Bm7(5b) e iniciaria de B

    B C D E F G A B

    o proximo seria C7M e iniciaria de C

    C D E F G A B C

    e assim por diante até chegar em G7

    OK to certo ou errado

    e porque tem esses bemois em frente da nota
    Im7

    IIm7(5b)

    b(?)7M

    IVm7

    Vm7

    b(?)M

    b(?)7

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o G naum seria sustenido?

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ?

    sandrodriver
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    no maior sim no menor não sei, no maior fica assim

    I - A - Jônio
    II - B - Dórico
    III - C# - Frígio
    IV - D - Lídio
    V - E - Mixolídio
    VI - F - Eólio
    VII - G# - Lócrio

    agora no menor não sei

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ixi perae...
    o q vc feiz ai naum foi o campo harmonico de LA MAIOR?
    intaum cara , no caso do assunto ae tava falando de La Menor .. e La menor harmonica , q a seta e aumentada na escala menor ..
    G eh a setima de A ( de La menor) portanto eh G#.

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    menor harmonico rox..
    curto mto essa escala,
    dá um som diferente

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    corrigindo uma coisa pra entende melhor:
    G eh a sétima de A (daescalade La menor natural) portando eh G#.

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    porcaria
    G eh a sétima de A (da escala de Lá menor natural)
    portanto eh G#

    sandrodriver
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    cara que loucura
    vc peaga as nota de Am que são
    la-si-do-re-mi-fa-sol-la
    1 2 3 4 5 6 7 8
    t s t t s t t

    então logo a setema de Lam é G beleza
    ou to errado

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    sandrodriver
    ta certo sim..
    mas o q eu tava falando eh da escala menor HARMONICA.
    a q c acabo de fala eh a menor "normal" , NATURAL.
    na menor harmonica a setima ( G ) eh alterada..
    q passa a ser nesse caso G#

    FINCH na veia
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    campo harmonico MENOR natural = campo harmonico MAIOR natural a partir do VI grau.

    Ex:C (campo harmonico MAIOR natural)

    I II III IV V VI VII
    C Dm Em F G7 Am B°

    Ex:Am (campo harmonico MENOR natural)

    I II III IV V VI VII
    Am B° C Dm Em F G7


    Notaram isso???O VI grau do campo harmonico MAIOR natural é o I grau do campo harmonico MENOR natural)

    Bom...é isso ae...

    FINCH na veia
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ah...que merda...era pra sai tudo um embaixo do outro mais saiu errado...mais deu pra entende?

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    o droga... issu eu ja sabia .
    ams eu tava falando da menor HARMONICA.

    conte
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    FINCH na veia
    deu pra intende sim

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Kra , tem um topico aki falando o basico da harmonia modal
    usa a busca
    soh um toque velho..
    nao vai atrais dessas apostilas que falam pra vc decorar o campo harmonico maior menor e blablabla...
    vc tem q saber o principal q eh o campo harmonico maior das escalas
    de resto eh soh faze o seguinte:
    o campo harmonico menor das escalas , nda mais eh do q o maior soh q comecado pelo 6o grau(eolio)
    entao:
    O MAIOR EH:
    JONIO,DORICO,FRIGIO,LIDIO,MIXOLIDIO,EOLIO,LOCRIO.
    o menor , nda mais eh do q isso olha soh:
    EOLIO , LOCRIO , JONIO , DORICO , FRIGIO , LIDIO , MIXOLIDIO
    saco?? nda mais eh do q o maior soh q comecado pelo 6o grau
    e assim por diante... c vc para pra pensah eh bem idiota a teoria mais eh assim msm hehehe

    jrcintra
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    pode c usar o msm conceito em tons:
    um tom menor nda mais eh do q o maior comecado pelo sexto grau.
    exemplo.
    um tom pode ser DOH ou LAH MENOR
    ou c vc ve um tom em alguma tablatura.. exemplo... LA MENOR... eh soh pegar a maior correspondente que seria DOH MAIOR..
    as tablaturas sempre mostram os tons maiores , porem , a mzk pode estar eh EOLIO ou qqr outro tom... soh q fica feio o kra fala AH , O TOM DA MZK EH DOH DORICO taligadu ehehe entao os kra soh falam correspondente maior.. mais eles podem mto bem te c inspirado em qqr grau...(des d jonio ateh locrio) para compor a mzk... mesmo sendo as msmas notas , (a correspondente de tal tom , vai t sempre as mesmas notas) mais em ordem diferente.. isso q difere o ESTILO de cada escala.. q ajuda mto a vc c inspirar pra compor uma mzk(o frigio por exemplo , eh para uma mzk mais tensa e tal... exemplo akela mzk do tubarao..G/G# -> isso foi inspirado a partir d uma escala em frigio.. mais eh foda tu dize AH , O TOM DESSA MZKINHA EH G FRIGIO taligadu.. fica embassado.. dae os kra falam sempre o TOM MAIOR...

    Edson Sousa
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    sandrodriver

    Campo Harmônico da Escala Menor Natural (Am)

    Am7...........Eólio
    Bm7(b5).......Lócrio
    C7M...........Jônico
    Dm7...........Dórico
    Em7...........Frígio
    F7M...........Lídio
    G7............Mixolídio

    Campo Harmônico da Escala Menor Harmônica (Am7M)

    Os Modos Mais Usados:
    Am7M..........Escala Menor Harmônica (Escala Menor Natural, com a sétima elevada em um semitom)
    C7M(#5).......Jônico #5(modo Jônico com a quinta aumentada)
    Dm7(#11)......Dórico #11(Modo Dórico com a quarta aumentada)
    E7(b9,b13)....Mixolídio b9,b13(Modo Mixolídio com a nona menor e a décima terceira menor)

    Campo Harmônico da Escala Menor Melódica (Am7M,Am6)

    Os Modos Mais Usados:
    Am7M,Am6........Escala Menor Melódica (Escala Maior com o abaixamento da trça, em um semitom)
    C7M(#5).........Lídio #5 (Modo Lídio com a elevação da quinta em um semitom)
    D7(9,#11,13)....Lídio b7 (Modo lídio com o abaixamento da sétima em um semitom)
    E7(9,b13).......Mixolídio 9,b13 (Modo Mixolídio com o abaixamento da décima terceira em um semitom)
    F#m7(b5,9)......Lócrio 9 (Modo Lócrio com a nona Maior)
    G#m7(b5) ou G#alt...Modo Superlócrio ou Escala Alterada

    sandrodriver
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    falow pessoal do forum isso ai é dulvida pra um montão de gente e eu entende agora agora é só estudar

    ezi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    olá galera eu vou tentar tirar as dúvidas que foram geradas aqui.
    o problema do campo harmônico menor, é porque ele é formado por tres escalas básicas diferente do campo harmõnico maior que é só uma. ex: T-2M-3M-4J,5J,6M,7M
    o campo harmônico menor são três:
    ex:campo menor harmônico, menor melódico e menor natural.
    vamos entender todos eles.

    campo menor harmônico:

    lm(7M) - llm7(b5) - blll7M(#5) - lVm7 - V7 - bVl7M - Vllº
    a patir dessa grade podemos tirar a escala menor harmônica:
    T-2M-3m-4J-5J-6m-7M

    campo menor melódico:

    lm(7M) - llm7 - blll7M(#5) - lV7 - V7 - Vlm7(b5) - Vllm7(b5)
    a partir dessa grade tiramos a escala menor melódica:
    T-2M-3m-4J-5J-6M-7M

    campo menor natural:

    lm7 - llm7(b5) - blll7M - lVm7 - Vm7 - bVl7M - bVll7
    a partir dessa grade temos a escala menor natural:
    T-2M-3m-4J-5J-6m-7m

    bom o pricípio é esse, quando estiver fazendo o campo hormônico respectivo usa a sua escala e vai ficar tudo dentro. rsrs....

    ezi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vamos fazer o campo menor harmônico completo com os acordes e as escalas pra que fique bem explicado o assunto.
    aplicaremos os modos gregos nele.

    primeiro grau: Cm(7M) Jônio
    Acorde Escala
    e---3-d1--------------------------------4-7-8--------------
    B---4-d3--------------------------4-6-8--------------------
    G---4-d2--------------------4-5-7--------------------------
    D---5-d4--------------3-5-6--------------------------------
    A---3 d1--------3-5-6--------------------------------------
    E----------------------------------------------------------
    calma que eu explico o acorde na tablatura: rsrs..
    na corda lá dedo 1 na 3ª casa, na corda ré, dedo 4 na 5ª casa,na corda sol, dedo 2 na 4ª casa,na corda si, dedo 3 na 4ª casa e na corda mi, dedo 1 na 3ª casa, faça uma pestana com o dedo 1. entendeu? essa explicação serve para os demais acordes.

    segundo grau: Dm7(b5) - Dórico

    Dm7(b5) escala
    e---------------------------------------7-8-10---------
    B--6-d4---------------------------6-8-9----------------
    G--5-d2---------------------5-7-8----------------------
    D--6-d3---------------5-6-9----------------------------
    A--5-d1---------5-6-8----------------------------------
    E------------------------------------------------------

    terceiro grau: Eb7M(#5) - Frígio

    Eb7M(#5) Escala
    e--7-d3----------------------------------8-10-11-------
    B--8-d4---------------------------8-9-12---------------
    G--7-d2--------------------7-8-10----------------------
    D-------------------6-9-10-----------------------------
    A--6-d1------6-8-10------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    quarto grau: Fm7 - Lídio

    Fm7 escala
    e---8-d3---------------------------------------10-11-13
    B---9-d4-------------------------------9-12-13---------
    G---8-d2-----------------------8-10-12-----------------
    D----------------------8-10-12-------------------------
    A---8-d1--------8-9-11---------------------------------
    E------------------------------------------------------

    quinto grau: G7 - Mixolídio

    acorde Escala
    e--------------------------------------------------11-13-15
    B---8-d1----------------------------------12-13-15-----
    G--10-d4-------------------------10-12-13--------------
    D---9-d2----------------10-12-13-----------------------
    A--10-d3-------10-11-14--------------------------------
    E------------------------------------------------------

    sexto grau: Eóleo - Ab7M

    Acorde Escala
    e--11-d1-----------------------------------------13-15-16
    B--13-d4--------------------------------13-15-16-------
    G--12-d2-----------------------12-13-16---------------
    D--13-d3--------------12-13-15------------------------
    A--11-d1-----11-14-15----------------------------------
    E------------------------------------------------------

    sétimo grau: Bº - Lócrio

    Acorde escala
    e-----------------------------------3-4-7--------------
    B--3-d4-----------------------3-4-5--------------------
    G--1-d1-----------------1-4-5--------------------------
    D--3-d3-----------1-3-5--------------------------------
    A--2-d2-----2-3-5--------------------------------------
    E------------------------------------------------------
    obs: eu fiz o sétimo modo aqui na segunda casa pra facilitar a digitação e a execução do acorde, mas é a mesma coisa sendo feita na 14ª casa.

    bom galera é mais ou menos isso, agora me deu preguiça de fazer os outros dois modos menores, mais vou está postando eles em um outro tópico aqui mesmo no cifrasclube, é só ficarem ligados que em breve eu faço os três modos menores.
    espero ter contribuido ai com o tópico... abraços...

    ezi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    vai ae uma dica:
    estudem só o modo jônio em tons diferentes pra vc sacar a nomeclatura da escala, ou seja faça o acorde m(7M) em qualquer tom, com um sample tocando ele, e fique fazendo a escala em cima do acorde. quando esse modelo de escala estiver seguro em qualquer tom, passe para o outro modo, é isso ae...

    Saulin
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Aê galera esse livro do Antônio Adolfo explica isso, e muito mais direitinho.

    http://www.lumiar.com.br/livro/l_musica.htm[url=null]null[/url]

    Saulin
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Saulin
    · votar


    O padrão do campo harmonico menor é:

    Im7, eólio;
    IIm7(b5), lócrio;
    III7M, iônico (jônico ou jônio);
    IVm7, dórico;
    V7, alterado de quinta (frígio+sensível);
    VIm7, lídio; e
    VIIdim, diminuto de sétima (mixolídio+sensível)

    No tom de lá menor (modo menor harmônico)
    Am7, Bm7(b5), C7M, Dm7, E7, Fm7 e G#dim

    Seguindo sempre a escala menor harmônica.

    NÃO SE FALA: CAMPO HARMÔNICO MENOR HARMONICO, E SIM CAMPO HARMÔNICO MENOR, POIS O PADRÃO SEGUE SEMPRE A ESCALA MENOR HARMONICA ( ESCALA MENOR COM ADIÇÃO DA SENSÍVEL ( NOTA MEIO TOM ABAIXO DA FUNDAMENTAL, PRIMEIRA NOTA DA ESCALA)). oK?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Campo harmonico menor e seus modos