Autor |
Mensagem |
MatheusFarage Veterano |
# mai/07 · Editado por: MatheusFarage
· votar
agora dá uma martelada num objeto de mogno e em um de marupá
DUVIDO Q VC DA UMA MARTELADA NA SUA GUITARRA
fgr
Se MARUPÁ é a madeira do palitinho do picolé
A madeira do Palitinho de picolé é a madeira dos caixotes de feira
Os caixotes de feira são de aglomerado
Aglomerado é a materia prima da Tonante
Se o Ardanuy gosta de Marupa
Isso quer dizer que Ardanuy curte as tonantes e que a Tonante tem uma madeira nem tão ruim assim!
TEM GNT Q SO FALA MERDA!
QM DISSE Q MARUPA NASCE "COMPENÇADO"?
MTOS LUTHIERS FALAM MTO BEM DO MARUPA PELO TIMBRE ESTALADO E AGUDO
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=4027631&tid=2504179616787121751 &kw=MARUPA
|
Savant Veterano |
# mai/07
· votar
MatheusFarage
Martelada eu duvido quem alguém dê, mas eu duvido que alguém nunca sem querer bateu com o headstock de algum instrumento na parede sem querer!!!!
|
Iago Veterano |
# mai/07
· votar
Penta_Blues
falou tudo!
|
Iago Veterano |
# mai/07
· votar
Savant
Um vez testei um baixo (Tagima B5) de marupá e achei ele sem grave, com um agudo e médio bem fraquinho. Agora, levinho com certeza era.
isso pode ser causado por diversos fatores, principalmente captação, nao so o tipo de madeira do corpo
|
Henrique S. Veterano |
# mai/07
· votar
Porra, afinal .. do q eh feito os caixotes de feira?????
Marupá, oras
mas grande coisa que é materia prima de caixotes, palitos e etc.
cada madeira tem caracteristicas sonoras proprias.
e outra o tao famoso Alder la fora n e grande coisa, Basswood tmb não
ah e tem mta Ibanez Coreana de MDF, durmam com essa informaçao
|
Savant Veterano |
# mai/07
· votar
Iago
Sim vc está correto, mas a madeira influencia o som tb.
|
Savant Veterano |
# mai/07
· votar
Henrique S.
O pessoal tem preconceito com Basswood, mas tem umas paradas muito boas mesmo que usam basswood.
|
Curly Veterano |
# mai/07 · Editado por: Curly
· votar
tenho uma strato com corpo de marupá, ela realmente não tem aquele som cristalino das fender, o som clean dela é meio xoxo, sem graça, agora com caps de saída alta e drive ela soa muito bem, diria até melhor do que as stratos de alder... Outra coisa, não verdade que a madeira é tão leve assim, o peso é muito similar ao próprio alder, tampouco me parece ser madeira frágil... não é uma madeira bonita para acabamento natural
para mim o problema não é com a madeira mas sim com a falta de controle de qualidade da tagima
|
MatheusFarage Veterano |
# mai/07
· votar
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=4027631&tid=2504179616787121751 &kw=MARUPA
deem uma olhada no q os luthiers falam sobre essa madeira
|
Eric Lance Abbott Veterano |
# mai/07
· votar
O marupá é um madeira que parece ser da mesma espécie de uma outra madeira que chamam de caixeta numa regiao, e para-para em outra...
Uma madeira terrivel de resistencia mecanica em minha opiniao...
Em instrumentos musicais, achei deprimentes todos os resultados que pude ver dela... nada que se compare á nenhum resultado obtido nem com o Ash nem com o Alder...
resumindo minha opiniao:
-marupa é uma porcaria pra instrumento.. nao recomendo
Mario nao faça sua guitarra de marupa, a nao ser q vc queira fazer por fazer, mais as fabricas(Tagima) usam ela nao pela sua qualidade, sim pelo seu preço, vale mais apena gastar 20 reais a mais q seja e comprar cedro rosa ou outras como freijo dentre outras
bem... o topico inteiro é uma discussão entre um luthier que gosta do marupá (o Luigi) e o resto que não gosta
não acrescentou muita coisa ao que já foi discutido aqui
|
Penta_Blues Moderador |
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa noite!!!
Eric Lance Abbott
Uma madeira terrivel de resistencia mecanica em minha opiniao...
resumindo minha opiniao:
-marupa é uma porcaria pra instrumento.. nao recomendo
Considerando que seus post estão baseados em opiniões, vou colocar a seguir dados técnicos extraídos de estudos realizados por alunos concludentes de cursos de Engenharia Florestal além daqueles constantes em sites como Ibama, na seguinte sequencia:
madeira-densidade-elasticidade-ruptura-dureza-def secagem-resist mec-veloc de prop-freq resso-DL
alder-0,41-96-533-200
ash-0,60-143-1230-599
cedro-0,46-99-768-623-torcimento-med/bx-4616-148,96-0,029
mogno-0,55-66-562-435-nenhum-media-3463-166,57-0,027
marupá-0,44-74-653-143-nenhum-med/bx-4104-167,91-0,027
Só pra comparar...
as fabricas(Tagima) usam ela nao pela sua qualidade, sim pelo seu preço,
Preço também tem muito a ver com a disponibilidade do produto no mercado e não apenas pela qualidade do mesmo...
não acrescentou muita coisa ao que já foi discutido aqui
Espero que agora tenha sido acrescentado um pouco mais de informação...
Valeu!!!
|
Eric Lance Abbott Veterano |
# mai/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar
Penta_Blues
eu colei trechos do topico citado pelo matheus
o topico tem 105 posts de uma discussão entre UM luthier defendendo o marupá e o resto
esses numeros não me dizem absolutamente nada, pq na prática o que conta é o resultado
nunca toquei em uma guitarra de marupá que tivesse a mesma riqueza de timbre de um alder (que já tive em muitas guitarras)
|
Henrique S. Veterano |
# mai/07
· votar
Uma Lespa do Cimafonte, DE MARUPÁ
|
Penta_Blues Moderador |
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa noite!!!
Eric Lance Abbott
esses numeros não me dizem absolutamente nada,
Vou traduzí-los pra vc então...
O Marupá tem tanta resistência mecânica quanto o cedro, é quase tão denso quanto o cedro, não apresenta nenhum defeito se corretamente seco assim como o mogno, a velocidade de propagação sonora nele está entre o cedro e o mogno, sua frequencia de ressonância é praticamente a mesma do mogno.
na prática o que conta é o resultado
Este resultado tem profunda relação com a avaliação de quem está tocando o instrumento, ou seja, puramente subjetivo...
nunca toquei em uma guitarra de marupá que tivesse a mesma riqueza de timbre de um alder
E nunca vai tocar pois se sao madeiras diferentes o timbre obviamente será diferente, mas nem por isso uma é melhor que a outra e menos ainda que o marupá não se presta para emprego na indústria de instrumentos musicais.
Se vc está satisfeito com o timbre que guitarras feitas com Alder proporcionam, excelente! Mas isso não é nem de longe argumento que justifique a opinião de que Marupá não presta. O fato do timbre proporcionado pelo Marupá não lhe agradar não significa que a madeira não é boa. Só não lhe agrada e nada além disso.
Não se trata de provar que um é melhor que o outro. Isso não existe!
E por um motivo bem simples: são diferentes madeiras, com características diferentes e portanto sem base de comparação possível para se concluir qual é a melhor, no máximo o que realmente são - diferentes - independente de ser usada para a construção de altares, móveis, instrumentos musicais, caixas de feira ou palitos de picolé...
Valeu!!!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar
O Josino Saraiva e o Marcio Zaganin usam Marupá, então é madeira utilizável. Se dois mestres usam é pq dá pra usar.
E tenho dito heheheh
|
fgr Veterano |
# mai/07
· votar
MatheusFarage
TEM GNT Q SO FALA MERDA!
QM DISSE Q MARUPA NASCE "COMPENÇADO"?
MTOS LUTHIERS FALAM MTO BEM DO MARUPA PELO TIMBRE ESTALADO E AGUDO
Eh verdade, vide seus comentário.
Fato é que marupá não é tão denso quanto as outras madeiras de lei..
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/07
· votar
Sempre usei o marupá e continuarei usando, pois é uma madeira muito boa para a confecção de corpos de guitarras e baixos, desde que corretamente cortada e sêca, com poucas (ou nenhuma) emenda e espessura correta (45mm ou mais).
Já escreví isso aqui várias vezes e parece que não adiantou nada. Vamos acabar com preconceitos e ignorâncias à este (e outros) respeito.
Abçs
|
fgr Veterano |
# mai/07
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Vc eh do RJ? Onde pode comprar marupá? Qual é a faixa de preço??
Que madeira vc aconcelha para a confecção de uma Les Paul?? Eu queria algo com um bom sustain..
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mai/07
· votar
fgr
Depende muito, às vezes na Parimad outras na Japão madeiras.
Cedro-Rosa, com (ou sem) top de pau-marfim.
Abç
|
luthierluigi Veterano |
# ago/12
· votar
Tenho visto considerações sobre madeiras e principalmento o Marupá , Caixeta , madeira largamente usada no brasil por se muito boa para a confecção de instrumentos musicais. Devo dizer que a escolha das madeiras para o corpo de um instrumento se deve a sua propriedade sonora e não a sua resistencia física... Eu uso caixeta ou marupá por ter um som muito parecido com o ash leve , nada parecido com o Alder. Consigo assim o som de strato, perfeito, comprovado por mim e outros luthiers em fabrica da fender nos EUA . Cedro ou cedro rosa são madeiras que não tem nada a haver com stratos. Abraços.
|
luthierluigi Veterano |
# ago/12 · Editado por: luthierluigi
· votar
Ricardo Marins Blues-Nig Dual Drive DD1-Strato Custom Demo do pedal NIG DUAL DRIVE Guitarra:Custom Stratocaster by Luigi Cimafonte Amp: Marshall MG100 Dfx(Head) Caixa:Snake GT ONE Efeitos:Boss Gt8 (less) de ricomarins | 4 anos atrás | 11276 views
|
luthierluigi Veterano |
# ago/12
· votar
http://www.youtube.com/watch?v=LknGfEMZa6k
|
MMJr Veterano |
# ago/12
· votar
Para quem tem preconceito do Marapua, dizendo que e madeira de palito de sorvete e caixote de frutas....Aqui nos Estados Unidos os palitos de sorvetes sao feitos de Maple... ;-)
Valeu...
|
Buja Veterano |
# ago/12
· votar
luthierluigi Cedro ou cedro rosa são madeiras que não tem nada a haver com stratos. Amigo, que tipo de propridade sonora o cedro rosa confere a guitarra. Tenho um corpo com shape de strato em cedro rosa macico que pretendo transformar obviamente em strato com singles. Perderia a caracteristica stratística dela usando esta madeira?
|
Drinho Veterano |
# ago/12
· votar
algumas tagimas usam marupá....
olha se é bom ou é ruim eu não sei... mas pra prestar uma contribuição com o tópico uma vez peguei uma tagima strato de marupá com captadores fender
o som é infernal
eu não subestimaria essa madeira
|
renatocaster Moderador
|
# ago/12
· votar
MMJr
Para quem tem preconceito do Marapua, dizendo que e madeira de palito de sorvete e caixote de frutas....Aqui nos Estados Unidos os palitos de sorvetes sao feitos de Maple... ;-)
Imagino então que vc deve guardar os palitinhos de sorvete ao invés de jogá-los fora, hehehehe :)
Lembro de uma vez um luthier dizer pra mim que o Marupá é uma madeira "fofa". Eu tinha uma Tagima strat e ele me disse isso. Não sei se procede, e que diferença isso pode fazer. Dessas guitarras "de marca" eu só conheço a Tagima que usa.
|
Bigtransa Veterano |
# ago/12
· votar
Qual a relação entre a má qualidade dos instrumentos de marupá e o fato desta madeira ser usada para fazer caixotes e palitos de sorvete? Uma caloi barra forte não é feita do mesmo aço que uma Ferrari? Bambu não serve pra vareta de pipa tanto quanto serviu pra construir o Taj Mahal?
|