Marupá = a palitiinho de sorvete?

Autor Mensagem
deboraiommi
Veterano
# mai/07


Essa madeira é boa ou ruim??? Vale a pena ter uma guitar com corpo de marupá??

zaqueu_grunge
Veterano
# mai/07
· votar


deboraiommi
Marupá é aquela madeira de caixote de feiras, também. Isso não quer dizer necessariamente que seja ruim, apenas possui um timbre característico.
Vai do seu ouvido pra saber se vale a pena ou não comprar uma guitarra de marupá, eu particularmente não compraria, mas é questão de gosto mesmo.

luxcax
Veterano
# mai/07
· votar


deboraiommi

cara, o Ardanuy e o Ciro Visconti, sao dois fans de marupá...
os dois curtem o timbre de marupá...
é gosto mesmo... concordo com o zaqueu_grunge, é bem provavel q aparece varios carinhas falando mal daki a pco, mas se vc gosta, vai fundo
testa umas ae e ve o q acha

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Bom dia!!!

deboraiommi
É uma madeira que se presta muito bem ao uso em Luthieria como qualquer outra independente dos outros empregos que por ventura esta madeira possua. Não é melhor nem pior que nenhuma outra madeira, seja ela "nobre" ou não, utilizada na construção de instrumentos musicais. Evidente que possui características diferentes assim como o Alder é diferente do Mogno e cada um é bom num aspecto e ruim noutro, mas nem por isso falam mal.
São todas DIFERENTES. Nem melhor, nem pior.

zaqueu_grunge
Marupá é aquela madeira de caixote de feiras, também. Isso não quer dizer necessariamente que seja ruim,
Mogno faz criado-mudo e nem por isso dizem que é ruim...
Se vc não quer dar uma conotação pejorativa ao Marupá, não sei porque comentar que esta madeira faz caixas de feira; como se isso fosse algum demérito à qualidade da madeira. Desnecessário o comentário...

Valeu!!!

zaqueu_grunge
Veterano
# mai/07 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


Penta_Blues
pelo contrário, só quis acrescentar isso como curiosidade mesmo, em nenhum momento tive a intenção de desprezar, pois como eu já disse, marupá é madeira, não é boa nem ruim, e sim tem suas características.

abraços

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Bom dia!!!

zaqueu_grunge
Cara, me desculpe se pareceu uma "bronca" à sua opinião. Nós pensamos do mesmo jeito, ou seja, Marupá não é bom nem ruim. Tem suas características e produz um timbre que agrada quem procura justamente estas características.
Mas não é isso que me fez considerar desnecessária parte de seu comentário. É que justamente este tipo de observação dá a impressão de que madeira que é usada para fins diversos que não a Luthieria não tem "gabarito" pra servir de matéria-prima na construção de instrumentos musicais e portanto não presta.
Valeu!!!

Eric Lance Abbott
Veterano
# mai/07
· votar


Mogno faz criado-mudo e nem por isso dizem que é ruim

agora dá uma martelada num objeto de mogno e em um de marupá

Eric Lance Abbott
Veterano
# mai/07
· votar


obvio que timbre é questão de gosto, mas não tem como afirmar que marupá é uma madeira realmente apropriada pra se faze ruma guitarra e que tem timbre rico em alguma coisa...
tem pouco sustain, pouquíssima resistencia, pouco médio, timbre sem corpo, pouquíssimo grave
há quem goste, mas pra mim é algo bem pobre e não vejo vantagem nenhuma em relação a um compensado qualquer, que pelo menos tem resistência mecânica

Beatlemaniac
Veterano
# mai/07
· votar


utima vez q eu bati minha les paul de mogno na parede tirou uma lasca da ... parede ! haehuaehaua
mogno eh mto bruto, a madeira d chuck norris

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


Eu to perdendo esse preconceito contra algumas madeiras... antes só alder, ash, mogno e essas outras madeiras usadas por fabricas famosas prestavam... mas depois de ler muito sobre o assunto acabei percebendo que é so caracteristica mesmo... acho que a maioria dos que falam mau de algumas madeiras é porque compram uma strato em marupa ou basswood e querem que ela soe exatamente como uma strato feita de alder...

e sobre madeira pra isso ou aquilo, qualquer madeira, nobre ou nao faz instrumento ou móveis... exemplos:

Mogno faz criado-mudo e nem por isso dizem que é ruim
bubinga
Walnut
marupá
alder

Gasoline
Veterano
# mai/07
· votar


Os usos alternativos vão muito da disponibilidade da madeira no pais.
Ninguém vai importar madeira para fazer palito de picolé ou caixa de feira né ?

Aliás, Leo Fender usou alder porque lá nos EUA, é uma madeira comum e barata. Afinal, a politica do velho Leo inicialmente pelo menos, era divulgar e expandir a guitarra, algo como "guitarra ao alcance de todos".

E quanto a comparar com mogno, não tem motivos.

Dê uma martelada numa mesa de marupá, e numa mesa de alder.
Ou então compare uma mesa de mogno a uma mesa de nato.

São madeiras mais parecidas entre si, em questão de densidade.

kaus
Veterano
# mai/07
· votar


tem uma cama aqui em casa toda de marupá aquilo é mole mesmo kra uma vez taquei um prego entrou tudo numa batida só hahahaa

sugesto
Veterano
# mai/07
· votar


aproveitando o tópico, sem querer desvirtuar,
vocês conhecem madeiras tropicais/exóticas aqui do brasil
que podem servir pra construção de instrumentos?

tipo madeira da amazônia, e tal
alguém aí conhece?

abraços!

Henrique S.
Veterano
# mai/07
· votar


http://rapidshare.com/files/31466049/madeiras_brasileiras_para_guitarr a.pdf

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Eric Lance Abbott
agora dá uma martelada num objeto de mogno e em um de marupá
O objetivo aqui é a construção de um instrumento musical e não de uma bancada de oficina...
Quem é que vai dar uma martelada numa guitarra feita de mogno e de marupá pra comparar se uma leva vantagem sobre a outra?!...
Qual a finalidade prática deste seu teste?...

obvio que timbre é questão de gosto, mas não tem como afirmar que marupá é uma madeira realmente apropriada pra se faze ruma guitarra e que tem timbre rico em alguma coisa...
Aparentemente vc não tomou conhecimento de uma pesquisa realizada com madeiras nacionais para fins de emprego em Luthieria (que aliás andou sendo postado aqui mesmo no FCC) cujos resultados eram muito semelhantes a várias madeiras consagradamente usadas para construção de instrumentos musicais.

Valeu!!!

fgr
Veterano
# mai/07
· votar


Se MARUPÁ é a madeira do palitinho do picolé
A madeira do Palitinho de picolé é a madeira dos caixotes de feira
Os caixotes de feira são de aglomerado
Aglomerado é a materia prima da Tonante
Se o Ardanuy gosta de Marupa

Isso quer dizer que Ardanuy curte as tonantes e que a Tonante tem uma madeira nem tão ruim assim!

Amanha mesmo eu vou comprar uma tontante e tirar onda com a galera que tem guitarras de mogno, mahogany...

Krist Novoselic
Veterano
# mai/07
· votar


uauha rapaiz. se quiser fazer uma comparação feia mesmo " marupá = cabo de vassoura?? " assim é melhor. auha

fgr
Veterano
# mai/07
· votar


Krist Novoselic
rsrsrs..
Então eu mando assim..

Se MARUPÁ é a madeira do palitinho do picolé
A madeira do Palitinho de picolé é a madeira dos caixotes de feira
Os caixotes de feira são de aglomerado
Aglomerado é a materia prima da Tonante
Se o Ardanuy gosta de Marupa

Isso quer dizer que Ardanuy curte as tonantes e que a Tonante tem uma madeira nem tão ruim assim!


E se o Ardanuy curte um marupá, logo ele curte segurar num cabo da vassoura!!! rsrs

Percival
Veterano
# mai/07
· votar


Móveis de mogno costuman durar uma eternidade... mas marupá, acho que não duraria tanto.

Percival
Veterano
# mai/07
· votar


fgr
teoria errada!

Os caixotes de feira são de aglomerado
Caixotes de feira não são feitos de aglomerado!

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa tarde!!!

Percival
Móveis de mogno costuman durar uma eternidade... mas marupá, acho que não duraria tanto.
Qualquer móvel de madeira maciça dura uma eternidade...
Valeu!!!

Raizen
Veterano
# mai/07 · Editado por: Raizen
· votar


Como vocês viajam.

Duvido que conseguem distinguir a diferença entre as madeiras se seus respectivos nomes não forem expostos.

Vocês ficam repetindo o que dito cujo fala só pq é engraçado e não têm a minima idéia do que falam.

Percival
Veterano
# mai/07 · Editado por: Percival
· votar


Raizen
uma das formas é pelo cheiro.

fgr
Veterano
# mai/07
· votar


Percival
Eh q eu não entendo muito bem de pau...

Mas fala aí do que é feito o caixote de feira amigo??

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Percival

Se estiver nova não tem cheiro de nada...O que sei é que minha tagima é bem leve...Acho ela melhor que a 635..a minha é a 740...ponte e tarrachas boas juntamente com captação....o braço já é outra história hehe

Savant
Veterano
# mai/07
· votar


A minha é de alder e pesa quase igual a chumbo!!!!!
Um vez testei um baixo (Tagima B5) de marupá e achei ele sem grave, com um agudo e médio bem fraquinho. Agora, levinho com certeza era.

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Savant
Massa não é sinonimo de densidade.

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


fgr
Os caixotes de feira são de aglomerado

Não.

fgr
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
Percival
Porra, afinal .. do q eh feito os caixotes de feira?????

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


fgr
não sei, mas não é aglomerado de nada, é maciço e um tipo só de madeira.
A não ser que as feiras daí usem caixotes diferente das que usam aqui haiuahua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marupá = a palitiinho de sorvete?