limpar a guitarra ( outro )

    Autor Mensagem
    pacificpoker
    Veterano
    # mai/07


    eu sei que tem milhoes de topicos de "como limpar a guitarra", assim como tem tambem milhoes de "qual guitarra comprar". Eu uso aquele pano laranja, como muitos recomendam... eu passo nas cordas no corpo e no braço... eu to vendo que ta deixando pequenos riscos na guitarra, nada muito exorbitante.... mas são riscos, tava vendo os outros topicos na busca, vi que os caras falam de cera de carro grand prix, oleo de peroba, oleo normal pras cordas, muitas outras coisas que pra mim são absurdas como: oleo de girassol pras cordas, cera de carnaúba, etc... pode ater dar certos essas coisas... mas eu n confio... tem produtos especializados para passar no corpo e outro para cordas? ( vi um tipo de alcool pra as cordas que esqueci o nome...) e quais são os preços? é preciso ter uma flanela para o corpo e outra para as cordas?

    ajudem ai... vlw

    Thedekai
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacificpoker
    tem produtos especializados para passar no corpo e outro para cordas?

    sim, ja ví óleos da dunlop especializados para limpar só a escala da guitarra, uma boa loja de música deve ter
    creio que o corpo se for pintado ou envernizado não tenha problema com produtos específicos, eu passo um pano levemente úmido no corpo, e na escala, passo um pano seco de vez em quando óleo de peroba, não é muito recomendável ficar passando muito

    Thedekai
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacificpoker
    tem produtos especializados para passar no corpo e outro para cordas? (

    o clássico WD-40 conserva as cordas, mas cuidado para não espirrar nos outros componentes da guitarra pois é uma substância corrosiva
    passe com um pano, e deixe assim quando vc parar de tocar que conserva as cordas
    abraço
    espero ter ajudado
    se vc tiver mais alguma dúvida vai no tópico de luthieria, la a galera sabe 1000x mais coisas do que eu aehaehuaeh

    Slash Page
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacificpoker

    é verdade, dexa pequenos risquinhos na guitarra, ainda mais q a minha é toda preta, ai fica foda!

    também vou aceitar sugestões!

    Thedekai
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacificpoker
    é preciso ter uma flanela para o corpo e outra para as cordas?

    de preferência sim né mas acho q isso não vai causar muitos problemas
    e procure tambem uma flanela que não solte pelo

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Existem produtos específicos sim para cara parte da guitarra. Mas no Brasil isso geralmente sai mais caro do q as soluções caseiras.
    OQ não se pode tb, é passar o mesmo produto no corpo, no braço, na escala e nas cordas. São materiais e acabamentos diferentes. Cada um precisa de um tipo de cuidado.
    E qnto à flanela, é ótima para limpar o corpo, braço e escala. Mas não serve pra limpar cordas. PQ ela solta pelhinhos q ficam enroscados nas cordas.

    pacificpoker
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    mas como que eu vou passar um produto na escala e outro nas cordas?

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacificpoker
    Dando um coice na guitarra! hauehuaheuhaehuaea

    Po! Tirando as cordas né!

    pacificpoker
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Soulface
    carai... quanto trabalho...

    isso quando for dar uma geral nela... mas quando é tipo... aquela limpeza de rotina? passa o que?

    Thedekai
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    pacificpoker
    bicho
    vc quer limpar sua guitarra todo santo dia?
    acho que não é necessário
    de mês em mês quando troco as cordas só passo um pano como eu falei
    de vez em quando eu faço uma limpeza legal nela

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Conheci uma cara uma vez, q passava mais tempo limpando a guitarra do q tocando ela.
    Esse daí tá indo pelo mesmo caminho...

    pacificpoker
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: pacificpoker
    · votar


    Soulface
    n exagera...

    mas então como eu falei só com um pano seco da uns arranhoes... como o Thedekai falou tem o produto la da dunlop que é pra escala... vi uns alcools n sei especificamente qual é (se alguem souber responde ai ) e pro corpo n sei... essas coisas são pra dar uma geral de vez em quando... e diario faz o q? só um paninho no corpo inteiro? e pra n arranhar?

    danilomagacho
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: danilomagacho
    · votar


    pacificpoker

    Alcool Isopílico, mas apesar de ser excelente para limpar as cordas, ele arrebenta com a guitarra (resseca, queima verniz, etc...).

    Na minha opnião um pano seco na guitarra toca, principalmente nas cordas, entretanto sem forçar ele na pintura, é só para limpar algum suor ou oleosidade apenas para não formar uma "crosta", que depois fica difícil de tirar. De vez em quando uma cera automotiva ou lustra-móveis no corpo.

    A cera de carnaúba é um veneno cara, mas funciona bem se passada com cuidado e muito esporádicamente em escalas sem verniz.

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    danilomagacho
    Alcool Isopílico
    Isopropílico... hehehehehe

    excelente para limpar as cordas, ele arrebenta com a guitarra.
    Qndo a sujeira é muito exagerada, eu utilizo pra limpar a escala. E em seguida, óleo e limão ou laranja.

    danilomagacho
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: danilomagacho
    · votar


    Soulface

    É... isso aí mesmo... é que tem cara burro que usa essa desgrama de alcool todo dia e ainda consegue escrever errado (eu no caso)...

    Qndo a sujeira é muito exagerada, eu utilizo pra limpar a escala

    Po... mas neste caso a escala tem que estar emporcalhada... com aquelas crostas verdes de suor e sujeira.

    Soulface
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    danilomagacho
    mas neste caso a escala tem que estar emporcalhada... com aquelas crostas verdes de suor e sujeira.
    Mais ou menos por aí mesmo! hauehuaheuhaehauhehaehuhuea

    Comprei uma guitarra usada esses dias q o braço estava num estado deplorável!
    Limpei a escala com álcool, depois passei o óleo. Nivelei os trastes e dei uma polida provisória. Daqui a pouco vou precisar trocar aqueles trastes mesmo.
    Mas agora ela tá legalzona! Coloquei um EMG 85 (ela só tem 1 cap na ponte) e ficou foda!

    marinhoemery
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Troque as cordas pelo menos a cada duas ou tres semanas...
    o corpo é frescura... zele pelos trastes. Corda velha é um veneno, além do mais o som fica um lixo depois deste tempo, não importa qual corda seja (exceto a elixir).
    Fast Fret é uma boa opção. Já vem com um paninho e tal...

    Agora, ficar limpando a guitarra é coisa de menino buchudo... pelo amor de nosso Jesus de Nazaré!!!

    Guitarras boas mesmo têm tarrachas cromadas de alta qualidade e tal... não precisa ficar **********...

    mazellan
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    eu limpo o corpo com um pano seco e d vez em nunk com um lustra moveis e tals...
    as cordas eu limpo com perflex (akela flanela q tem na cozinha..azul) eh boa pra krl.....barata...naum solta pelos...e limpa msm..dps q vc passa na corda o perflex sai preto...

    rafaelcerqueira
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Só um apergunta, desde quando o WD-40 é corrosivo???

    Thedekai

    o clássico WD-40 conserva as cordas, mas cuidado para não espirrar nos outros componentes da guitarra pois é uma substância corrosiva

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    A limpeza do corpo e partes pintadas uso cera automotiva, grand prix lata preta aplicada com algodão, na escala uso óleo de peróba, e as tarrachas são lubrificadas com óleo singer de máquina aplicaddo com uma seringa para não virar zoeira.

    ToRReSMo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    cara.
    para dar uma polida no corpo use gran prix liquida do pote vermelho...essa é a MELHOR, naum tem melhor que essa que vende em qualker mercado.

    para escala escura use oleo de peroba pq acha fácil em qualker mercado

    para metal use kaol.

    Para trastes não vou indicar nd pq vcs vaum fazer cagada, mas o mais simples é proteger a escala com bastante fita crepe e passar kaol, mas proteja bastante a escala pq kaol é treta para tirar da escala...tem outros metodos mais fáceis, como usar uma dremel ou bom bril, mas o risco sera grande de vc fuder a guitarra senão souber usar.

    parte eletrica, limpeza com álcool absoluto ou issopropilico que da na msm

    Luis Guitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Naum vejo a hora q a pintura da minha strato comece a desbotar...

    Luis Guitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tem alguma coisa pra acelerar esse processo???

    danilomagacho
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ToRReSMo

    Você não foi banido?

    marinhoemery
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Luis Guitar


    Concordo plenamente... basta ver os grandes e heróis e suas heroínas Eric clapton, Eddie van halen, Eric Johnson...
    As guitarra tudo descascada...

    Tomara que a minha Les Paul fique assim um dia também

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eric Johnson...

    esse nao, pq uma casca a menos na strato altera o timbre (segundo ele) auhauhuhauhahuahuahu

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/07
    · votar



    Tem alguma coisa pra acelerar esse processo???


    passa coisas abrasivas, que come a pintura, tipo Brasso, Alcool isopropanol, PASTA DE DENTE (é serio ahuuhauhauhhu)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Acabou de tocar????

    Passe um pano seco e limpo sobre as cordas, captadores e sobre a ponte. Use de preferência tecidos que não soltam resíduos (flanela solta resíduo - o ideal é uma camiseta velha).

    Eu só limpo a escala quando troco o encordoamento. Assim eu passo óleo de peroba ou de linhaça sobre a escala e uso uma velha escova-de-dentes pra tirar a "nhaca" que fica grudada na escala.

    Pra dar polimento no corpo (quando é pintado), eu uso cera pra carro. Tem gente que não recomenda cera pra carro porque é abrasiva; ora, se não for abrasiva não tem polimento. Se fosse assim, a minha guitarra estaria mais fina que uma folha de papel, pois eu uso cera pra carro.

    papillon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Pra dar polimento no corpo (quando é pintado), eu uso cera pra carro. Tem gente que não recomenda cera pra carro porque é abrasiva; ora, se não for abrasiva não tem polimento. Se fosse assim, a minha guitarra estaria mais fina que uma folha de papel, pois eu uso cera pra carro.

    então cara, to pensando tbm em passar cera de carro na minha,
    so que a pintura dela eh sunburst sera q tem algum problema?!!?
    a guit tem q ser de um a unica cor!?!?!
    vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a limpar a guitarra ( outro )