Circuito Customizado adequado

    Autor Mensagem
    victorhugofs
    Veterano
    # abr/07


    Galera, estou montando uma nova guitarra PRATICAMENTE quase toda customizada. Em cima de uma condor New York Series II (parace com uma JS1000, e utiliza madeira no corpo BassWood, no braço madeira marfim, e a escala eh em Rosewood. Vou trocar a ponte por uma GOTOH GE1996T (flutuante com micro afinação) e também os capacitores, o jack, os trastes, e o potenciômetro de volume. Muito show. So que vem a dúvida... Estarei utilizando 3 captadores, sendo 2 Humbuckers e 1 Single Coil. Os Humbuckers sao os Dimarzio Evolution Neck and Bridge, e o Single Coil eh o Dimarzio HS-2. Até aí tudo bem... Estava eu passeando pelo site da Dimarzio e vi esquemas de instalação de captadores. Daí tem uma passagem que eu ja entregarei mastigadinho pra vcs:
    a maioria das guitarras que "telegrafam" usam volume de 500k e controles de tom (EP1201).
    Se vc tem particularidade por guitarras soando magro, você pode esquentar o som com uma pequena substituição por controles de 250k (EP1200). O capacitor no controle de tom deve ser .022 ufd.
    So que ai vem o questionamento. Os captadores Evolution já tem fama de serem super quentes, magros e gritantes. Será que valeria a pena esquentá-los ainda mais?! ou será que nas JEMS do Steve Vai são com 250K para esquentar ao extremo?! Será que se eu colocasse de 500 K ficaria mais versátil?! O meu estilo é o seguinte: Gosto do som quente mas também sou chegado em um som distorcido, porém, na distorção gosto do som mais aberto! não gosto do som preso como muitos guitarristas usam! Gosto de som de impacto! Que grite, que seja distorcido e limpo! E quanto a esse capacitor?! serve para ambos potenciômetros?!
    No mais agradeço a atenção de vcs.
    Obrigado!

    victorhugofs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Nao tive resposta!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    # Enviado: 24/abr/07 12:18
    Galera....No mais agradeço a atenção de vcs.
    Obrigado!


    # Enviado: 24/abr/07 12:50
    Nao tive resposta!


    Paciência ... tudo isso que tu disse é algo a ser analisado ... entendido ...
    logo logo algém ae vai lhe dizer o q fazer ... e tirar tuas dúvidas ... e claro .. orientar qto a sua meta ...

    abrax

    gualtersouza
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Desculpe, mas isso de som magro, limpo, etc... fica um pouco difícil de pensar. Que tal você dar exemplos do que você define por magro, limpo, etc...?
    O que é uma guitarra que telegrafa para vc?

    Desculpe, mas é para poder acompanhar a discussão, já que parece que ficou um pouco nublado.

    Um abraço. Gualter.

    victorhugofs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, som magro para mim é um som cortante, aberto e quente. Som gordo pra mim é um som mais consistente, mais pesado e mais fechado.
    Eu gosto de som magro so que exagerado eh complicado cara... Gostaria de acertar na dose! por isso preciso da experiência da galera que sei que já fizeram um monte de absurdos testando coisas cabulosas!

    Hugo capitalista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ainda não entendi o lance do "telegrafar".

    victorhugofs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    acho que telegrafar eh quando o captador pega o sinal das cordas e manda em forma de ondas pelo jack... acho que disseram isso pq para OS AMERICANOS, não existe violão e guitarra e sim guitarra e guitarra elétrica (guitar and eletric guitar). Eles consideram violão como guitarra, e a guitarra consideram como guitarra elétrica.
    Sacou?!

    victorhugofs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    caras, pow não recebi nenhuma atenção de vcs e o problema eu já resolvi perguntando ao Luthier Luciano Mathias.
    Simples... Os potenciômetros de 250K eram utilizados nas antigas guitarras Fender e alguns modelos ainda possuem. Simplesmente ele fecha o som de modo a evitar as estridências dos capatadores e possíveis gritos. Quem geralmente gosta disso são guitarristas extremamente vintages e que tocam com som clean bem puro e distorção fechada e sem muitos graves e agudos muito estridentes.
    Exatamente o contrário do que eu queria fazer.
    Como eu queria o Evolution justamente para gritos estridentes e som bastante aberto, devo escolher um potenciômetro de 500K juntamente com um potenciometro de tone switch taper de 500K.
    Sacaram?! Estou ficando mais informado dessas coisas!

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    victorhugofs
    A grosso modo, podemos separar assim:
    500K → Humbuckers
    250K → Singles

    Os potenciêmetros de 500K deixam passar mais agudos do q os de 250K. Imagina então como ficaria uma strato com 3 singles (oq eu já considero bem estridente) com pots de 500K...
    Ou então o timbre extremamente abafado q teria uma LP com pots de 250K...

    Henrique S.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    victorhugofs


    Entao cara vc deu a resposta, mesmo assim se quer que o som nunca fique muito "xoxo" faça a mod. TREBLE BLEED, procura no diagrama da Seymour Duncan, se usa muito em Stratos que qndo abaixa um pouco o volume do cap o som fica meio fechado, essa modificaçao contorna isso....


    http://www.seymourduncan.com/support/schematics/treble_bleed.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Circuito Customizado adequado