Como aterrar os captadores ?

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07


    A minha guitarra estava fazendo um ruído de fundo, por isso eu abri a parte elétrica dela, troquei os fios simples das ligações internas por fios blindados (o ruído diminuiu um pouco), mas quando eu fui aterrar os captadores, não consegui, porque o captador é feito de ferro e o ferro não pega solda de estanho, eu tentei soldar o fio de terra neles e não consegui.
    Será que existe algo que possibilite este aterramento ??
    Quem sabe uma cola condutora para colar o fio terra no ferro, isto existe ??

    luxcax
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Como aterrar os captadores ?

    vc vai precisar de dois gaúchos... ae entrega os captadores pra eles...
    o serviço de aterramento eles fazem.... :D

    brincadeira cara.....
    nao sei fazer isso nao... leva num luthier...

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pesquisando na internet achei esta cola: "Cola Condutora Elecolit 340"
    Mas acho que este produto é importado !! Aí fica inviável.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Bom dia!!!

    El_Cabong
    Cara, onde vc está tentando soldar o captador?
    O captador é soldado na chave comutadora e num potenciômetro e este é que é aterrado na ponte através de um fio.
    Valeu!!!

    Bruno Floyd
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    é só soldar o fio terra da guitarra em um dos potenciometros!!!

    no captador não vai adiantar mesmo!!

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues

    Mas o núcleo de ferro do captador não tem que ser aterrado ???

    Quando ele não está aterrado ele contribui com ruído no som da guitarra.
    Por exemplo, com a guitarra plugada e o ampli ligado, quando se toca na parte metálica do captador sem tocar nas cordas e o ruído aumenta, é sinal que o captador não está aterrado.
    Pelo menos era isso que eu pensava se tratar de um captador aterrado.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    El_Cabong
    Mas o núcleo de ferro do captador não tem que ser aterrado ???
    Não cara. Não é assim que funciona o aterramento na guitarra.

    Por exemplo, com a guitarra plugada e o ampli ligado, quando se toca na parte metálica do captador sem tocar nas cordas e o ruído aumenta, é sinal que o captador não está aterrado.
    Não cara. O ruído que vc ouve ao tocar não é a falta de aterramento. É mais ou menos o mesmo que acontece quando vc pluga a guitarra com o ampli ligado. Já ouviu o barulho que o ampli faz quando vc encosta o plug no jack?
    Uma guitarra tem ruído (em diferentes níveis conforme o caso) estando ou não aterrada. O aterramento minimiza o ruído e é isso que acontece quando vc encosta a mão na ponte. Não entendo muito de eletrônica, mas se vc aterrar o captador o que vai acontecer é que ele vai ficar mudo.
    Valeu!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues
    mas se vc aterrar o captador o que vai acontecer é que ele vai ficar mudo.

    Cara. Eu acho que não!! Porque o nucleo de ferro do captador é um corpo metálico que não tem ligação elétrica nenhuma com a bobina, nem com o fio positivo do captador. Por isso não vai fazer curto e ficar mudo.

    Ligando o fio terra (massa) no núcleo, o mesmo vai passar para o potencial 0Volts (terra), e com isso será menos uma parte metálica à receber interferências eletromagnéticas (Causadoras de ruídos)

    Teoricante não estando aterrado, estas interferências eletromagnéticas gerariam pequenas correntes elétricas neste núcleo de ferro, e isto por indução geraria ruídos no som da guitarra.

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    El_Cabong
    Cara, mesmo os captadores que possuem malha não são aterrados da forma como vc está querendo. Tanto a malha quanto o fio negativo são soldados nos potenciômetros e apenas os potenciômetros são aterrados à ponte.
    Nunca vi nenhum diagrama que aterre o núcleo do captador, o que me faz concluir que não seria este o responsável por eventuais ruídos nem que seu aterramento seja praticado em qualquer circunstância.
    Valeu!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Penta_Blues

    Tem certeza que não existe nenhum tipo de captador que tenha esta forma de aterramento ??

    Eu não entendo!!
    Porque eletrônicamente e fisicamente esta seria uma das formas de diminuir o ruído de uma guitarra, e eu pensei que isso era utilizado.
    O núcleo do captador tem a finalidade de ser um condutor magnético, mas sem aterramento ele passa a conduzir também pequenas correntes elétricas induzidas causando ruído na guitarra.

    Eu vou fazer o seguinte:
    No feriado eu vou abrir de novo a guitarra, e vou tentar aterrar os núcleos dos captadores de alguma forma, e vou fazer duas gravações (com e sem o aterramento dos núcleos) para ver o nivel (db) de ruído. Depois eu escrevo aqui as diferenças.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    El_Cabong
    Cara, não existe isso que vc está falando, o aterramento é feito com o fio - na carcaça do pot e daí ligados à ponte.
    Se vc aterrar o núcleo vc vai danificar o enrolamento e estragar o mesmo.
    Abç

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu fiz ontem à noite um teste:
    Gravei o som da guitarra e o ruído de fundo sem aterrar o núcleo dos captadores, e depois eu aterrei o núcleo de ferro dos captadores e gravei de novo.

    Realmente deu uma diminuída no ruído de fundo e o timbre da guitarra permaneceu inalterado , mas esta diminuição foi quase imperceptível. Não chega a (1db).
    Talvez seja por isso que ninguém se preocupa com este aterramento !!!
    Valeu.

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    El_Cabong
    O negócio é vc blindar toda a guitarra e por desencargo de consciência, aterrar tb os caps.
    Funcionaria mais como uma segurança adicional. Mas não q este aterramento por si só faça toda a diferença.

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    de fio terra o Soulface entende

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    de fio terra o Soulface entende
    Tenho prática... Faço no Eric todo dia!

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    é... todo dia ele senta no meu dedo!
    huehuehue

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eric Lance Abbott
    Soulface
    Moderador


    Cuidado!
    haeuhauehuaheuhaeuauehuaheuhaeuauhea

    luxos
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    e aew pessoal...da dica ai
    qual captador colocar numa tagima strato tipo a do ardanuy que esta sendo feita pelo seizi...corpo é em cedro e o braço é colado e em marfim
    H-S-H
    gosto muito de steve vai, petrucci, ardanuy, kiko loureiro...etc

    tava pensando

    colocar um Dimarzio evolution na ponte e no braço e um virtual vintage heavy blues no meio


    será ki vai fica bom???


    kual outro vc recomendam???da DiMarzio de preferencia ou seymour Duncan

    vlws

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como aterrar os captadores ?