Autor |
Mensagem |
El_Cabong Veterano |
# abr/07
A minha guitarra estava fazendo um ruído de fundo, por isso eu abri a parte elétrica dela, troquei os fios simples das ligações internas por fios blindados (o ruído diminuiu um pouco), mas quando eu fui aterrar os captadores, não consegui, porque o captador é feito de ferro e o ferro não pega solda de estanho, eu tentei soldar o fio de terra neles e não consegui.
Será que existe algo que possibilite este aterramento ??
Quem sabe uma cola condutora para colar o fio terra no ferro, isto existe ??
|
luxcax Veterano |
# abr/07
· votar
Como aterrar os captadores ?
vc vai precisar de dois gaúchos... ae entrega os captadores pra eles...
o serviço de aterramento eles fazem.... :D
brincadeira cara.....
nao sei fazer isso nao... leva num luthier...
|
El_Cabong Veterano |
# abr/07
· votar
Pesquisando na internet achei esta cola: "Cola Condutora Elecolit 340"
Mas acho que este produto é importado !! Aí fica inviável.
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/07
· votar
Bom dia!!!
El_Cabong
Cara, onde vc está tentando soldar o captador?
O captador é soldado na chave comutadora e num potenciômetro e este é que é aterrado na ponte através de um fio.
Valeu!!!
|
Bruno Floyd Veterano |
# abr/07
· votar
é só soldar o fio terra da guitarra em um dos potenciometros!!!
no captador não vai adiantar mesmo!!
|
El_Cabong Veterano |
# abr/07
· votar
Penta_Blues
Mas o núcleo de ferro do captador não tem que ser aterrado ???
Quando ele não está aterrado ele contribui com ruído no som da guitarra.
Por exemplo, com a guitarra plugada e o ampli ligado, quando se toca na parte metálica do captador sem tocar nas cordas e o ruído aumenta, é sinal que o captador não está aterrado.
Pelo menos era isso que eu pensava se tratar de um captador aterrado.
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/07
· votar
Boa tarde!!!
El_Cabong
Mas o núcleo de ferro do captador não tem que ser aterrado ???
Não cara. Não é assim que funciona o aterramento na guitarra.
Por exemplo, com a guitarra plugada e o ampli ligado, quando se toca na parte metálica do captador sem tocar nas cordas e o ruído aumenta, é sinal que o captador não está aterrado.
Não cara. O ruído que vc ouve ao tocar não é a falta de aterramento. É mais ou menos o mesmo que acontece quando vc pluga a guitarra com o ampli ligado. Já ouviu o barulho que o ampli faz quando vc encosta o plug no jack?
Uma guitarra tem ruído (em diferentes níveis conforme o caso) estando ou não aterrada. O aterramento minimiza o ruído e é isso que acontece quando vc encosta a mão na ponte. Não entendo muito de eletrônica, mas se vc aterrar o captador o que vai acontecer é que ele vai ficar mudo.
Valeu!!!
|
El_Cabong Veterano |
# abr/07
· votar
Penta_Blues
mas se vc aterrar o captador o que vai acontecer é que ele vai ficar mudo.
Cara. Eu acho que não!! Porque o nucleo de ferro do captador é um corpo metálico que não tem ligação elétrica nenhuma com a bobina, nem com o fio positivo do captador. Por isso não vai fazer curto e ficar mudo.
Ligando o fio terra (massa) no núcleo, o mesmo vai passar para o potencial 0Volts (terra), e com isso será menos uma parte metálica à receber interferências eletromagnéticas (Causadoras de ruídos)
Teoricante não estando aterrado, estas interferências eletromagnéticas gerariam pequenas correntes elétricas neste núcleo de ferro, e isto por indução geraria ruídos no som da guitarra.
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa tarde!!!
El_Cabong
Cara, mesmo os captadores que possuem malha não são aterrados da forma como vc está querendo. Tanto a malha quanto o fio negativo são soldados nos potenciômetros e apenas os potenciômetros são aterrados à ponte.
Nunca vi nenhum diagrama que aterre o núcleo do captador, o que me faz concluir que não seria este o responsável por eventuais ruídos nem que seu aterramento seja praticado em qualquer circunstância.
Valeu!!!
|
El_Cabong Veterano |
# abr/07
· votar
Penta_Blues
Tem certeza que não existe nenhum tipo de captador que tenha esta forma de aterramento ??
Eu não entendo!!
Porque eletrônicamente e fisicamente esta seria uma das formas de diminuir o ruído de uma guitarra, e eu pensei que isso era utilizado.
O núcleo do captador tem a finalidade de ser um condutor magnético, mas sem aterramento ele passa a conduzir também pequenas correntes elétricas induzidas causando ruído na guitarra.
Eu vou fazer o seguinte:
No feriado eu vou abrir de novo a guitarra, e vou tentar aterrar os núcleos dos captadores de alguma forma, e vou fazer duas gravações (com e sem o aterramento dos núcleos) para ver o nivel (db) de ruído. Depois eu escrevo aqui as diferenças.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/07
· votar
El_Cabong
Cara, não existe isso que vc está falando, o aterramento é feito com o fio - na carcaça do pot e daí ligados à ponte.
Se vc aterrar o núcleo vc vai danificar o enrolamento e estragar o mesmo.
Abç
|
El_Cabong Veterano |
# abr/07 · Editado por: El_Cabong
· votar
Eu fiz ontem à noite um teste:
Gravei o som da guitarra e o ruído de fundo sem aterrar o núcleo dos captadores, e depois eu aterrei o núcleo de ferro dos captadores e gravei de novo.
Realmente deu uma diminuída no ruído de fundo e o timbre da guitarra permaneceu inalterado , mas esta diminuição foi quase imperceptível. Não chega a (1db).
Talvez seja por isso que ninguém se preocupa com este aterramento !!!
Valeu.
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
El_Cabong
O negócio é vc blindar toda a guitarra e por desencargo de consciência, aterrar tb os caps.
Funcionaria mais como uma segurança adicional. Mas não q este aterramento por si só faça toda a diferença.
|
Eric Lance Abbott Veterano |
# abr/07
· votar
de fio terra o Soulface entende
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
de fio terra o Soulface entende
Tenho prática... Faço no Eric todo dia!
|
Eric Lance Abbott Veterano |
# abr/07
· votar
é... todo dia ele senta no meu dedo!
huehuehue
|
Soulface Veterano |
# abr/07
· votar
Eric Lance Abbott
Soulface
Moderador
Cuidado!
haeuhauehuaheuhaeuauehuaheuhaeuauhea
|
luxos Veterano |
# jan/08
· votar
e aew pessoal...da dica ai qual captador colocar numa tagima strato tipo a do ardanuy que esta sendo feita pelo seizi...corpo é em cedro e o braço é colado e em marfim H-S-H gosto muito de steve vai, petrucci, ardanuy, kiko loureiro...etc
tava pensando
colocar um Dimarzio evolution na ponte e no braço e um virtual vintage heavy blues no meio
será ki vai fica bom???
kual outro vc recomendam???da DiMarzio de preferencia ou seymour Duncan
vlws
|