Bom ouvir Estilo! qual?

    Autor Mensagem
    teshima
    Veterano
    # abr/07


    Todo musico fala que pra ser um bom músico, é importante você tocar de tudo, desde rock, mpb, bossa nova, blues, jazz, country, forró, samba e etc... Sei disso, mas não sei oq ouvir disso!
    Alguem me ajuda com isso, me diz as coisas boas pra ouvir disso, as bandas, os conjuntos, se possivel até o nome do cd e da musica^^, falem tbm se quisér, por qual é bom começar, pq eu adoro solo, mas uma vez um músico flw pra mim que era bom eu primeiramente pegar uma boa base, rica em notas e etc... então me ajudem ai!
    Ai vai os estilos:

    -Blues
    -Bossa Nova
    -Country
    -Forró
    -Jazz
    -Mpb
    -Música Clássica
    -Samba
    -Samba Enredo
    -Sertanejo

    Esses são os estilos, não coloquei rock, pois já curto rock, se alguem souber de outro estilos e quisér postar ai, mas por favor postem de uma forma organizada, tipo o estilo, grupo ou banda etc... e se quisér depois o nome do cd, musica e tals... Seria bem legal, agradeço...
    Viva a Música!!!

    Mps
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    teshima
    Eu particularmente acho meio complicado você escolher vários estilos musicais que você não conhece bem e começar a ouvir assim do nada.
    Se você quer ampliar seus horizontes musicais acho mais fácil começar com o que você já tem/conhece.
    Por exemplo, já que você conhece rock, você poderia fazer uma releitura do estilo que você aprecia e conhecer as bases históricas que o criaram e a partir daí também conhecer as outras vertentes que se derivavam destas; e por aí vai ...

    Claro que você pode conhecer algum do zero mas independente de qual escolher, com certeza você vai encontrar muita coisa pra estudar.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu aprendi muito tentando tirar Trance na guitarra. Melhora no rítmo, etc. Mas é bom tirar todos os estilos de música.

    César Nascimento
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    teshima
    Cara... eu tou ouvindo mto fusion, bossa nova, mpb, chorinho e Baladas Monstruosas (aqueles hard rocks bem romanticos, q eu adoro mtão)...

    teshima
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Gostei das respostas de vocês, mas eu gosto muito tbm daquelas musicas cheio de acordes, tp bossa nova ou mpb, me amarro tbm batida de samba, blues, queria começar por ai assim...
    Me ajudem por ai!

    César Nascimento
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    teshima
    Sapato Velho - Roupa Nova
    Regra 3 - Toquinho
    Wave - Tom Jobim
    Sampa - Caetano Velozo
    Samba de uma nota só (only note samba) - Tom Jobim
    Acho q tá ótimo pra começar....

    teshima
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: teshima
    · votar


    César Nascimento
    Vlw pelas dicas!!
    Mas exatamente... q estilos são esses?
    e os cds^^, se possível!!

    César Nascimento
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    eh mpb, bossa nova e samba... bem característicos mesmo... procura num compartilhador p2p tipo kazaa q vc acha... eu escrevi o nome da musica primeiro e depois o nome do artista... a samba de uma nota só pode ser achado com a nomeclatura em português ou em ingês...
    ^^ boa sorte nos estudos ai, e qualquer coisa pode perguntar!!!

    teshima
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: teshima
    · votar


    Vlw César Nascimento
    vc é féra!!
    Já uso e mule a um tempão, vo usar ele mesmo!!

    teshima
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mas deêm mas opniões ai gente!

    nettoroses
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Country=Albert lee, the hellecasters, jerry reed, chet atkins, brent mason, faiska, alan jackson... começe por ai

    Al_Capone
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    qualquer um bem tocado

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    blues:
    robert johnson
    mississippi john hurt
    thomas snake johnson
    acho que aí poderia entrar um folk... bob dylan, só que no começo da carreira... os 3 primeiros cds...

    jazz:
    otis redding
    miles davis
    billie holiday
    stanley jordan (não sei bem se vai como jazz)

    samba:
    bezerra da silva
    cartola (daí já da pra tirar uns samba-enredo)

    mpb:
    toquinho
    paulinho da viola
    yamandú costa
    baden powell
    fora os clássicos... chico buarque, tim maia racional,
    elza soares (canta pra caralho)

    boa iniciativa a sua, cara
    eu sempre achei que não tem nada melhor pra expandir os horizontes
    do que buscar o desconhecido... boa parte dessa sugestão que eu te dei
    fui descobrir de curiosidade, e não me arrependi de maneira alguma
    boa sorte!

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Meu, se o teu objetivo é tocar coisas diferentes para aprender, minha sugestão para MPB é você escolher coisas que tenham bastante guitarra e/ou swing. A partir daí, você consegue ir expandindo. Exemplos:

    - Mutantes: acho que é a primeira recomendação, porque além de muito foda, é uma banda que fica no limite entre o rock e a MPB. Destaque para A Minha Menina, Bat Macumba, Saravah e A Hora e a Vez do Cabelo Nascer.

    - Jorge Ben: não tenho em mente nenhuma música específica, mas é um cara cheio de swing!

    - Tim Maia: de novo, não tenho em mente nenhuma música específica, mas é soul brasileiro cheio de ziriguidum.

    - Cássia Eller: apesar de não ter destaque no instrumental, ela costumava ser acompanhada de músicos com muita competência. Aqui, a dica é sair da obviedade pop. Procure uma música chamada "Nós" e uma chama "E.C.T." para ver.

    Se for para ir para um lado mais suave, a recomendação universal é o Toquinho. Instrumental bem trabalhado, mas sem as firulas malabarísticas de um Yamandú da vida. Procure uma música chamada "Regra 3". Tem no Youtube um vídeo do Toquinho tocando com o Andreas Kisser e o Kiko Loureiro:

    http://www.youtube.com/watch?v=4NXs0bs7GGQ

    Outras músicas legais incluem Aquarela e O Caderno.

    Por fim, tem umas bandas de Pop Rock que inserem um "quê" de música brasileira no meio, como os Paralamas do Sucesso (Alagados, Outra Beleza) ou os Los Hermanos (não, nada de Anna Júlia!):

    http://www.youtube.com/watch?v=cfi9K97ulmE
    http://www.youtube.com/watch?v=LuVE0l0f89A

    Ah, quanto a música clássica, o quão experiente você é? Se você está começando agora, minhas dicas são:

    - Greensleeves
    - Bach - Jesus, Alegria dos Homens
    - Bach - Minueto em Sol Maior

    São musiquinhas simples, mas bem eficazes!

    Boas pesquisas.

    Raizen
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Não que você precisa saber tocar de tudo, basta uma pequena noção 1 riff estereotipado. Aconselho a você escutar o novo CD do kiko loureiro, qual ele pegou ritmos brasileiros como principal tema. Cada música tem uma caracteristica da musica brasileira.

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bog
    boa!

    teshima
    jorge ben indicaria os primeiros discos... "samba esquema novo", "negro é lindo"... até o "áfrica brasil", todos os discos dele são bons
    só fica ruim depois desse, quando ele começou a se chamar de jorge ben jor.

    do tim maia, acho que é até unanime, os discos mais sublimes
    também em relação ao instrumental são o "Racional", vol 1 e 2.

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    teshima
    cara, entra no site www.allmusic.com

    teshima
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Legal!! Vlw gente!!

    Thiago ed
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    acho q vc tem q ouvir o q gosta....naum deve estudar algo forçado, a naum ser q queira se tornar um profissional do tipo q toca na banda atrás de uma dupla sertaneja....

    toca o q gosta e gosta do q escreve....

    teshima
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Thiago ed
    Na verdade eu me amarro nisso ai tudo, adoro as jogadinhas de samba, adoro blues, solos de forró, bossa nova, essas musicas rica em acordes, eu gosto abessa, jazz, country, gosto de todos os estilos q postei ai, só não tive a oportunidade de ouvir muito, as melhores, pq quando agente não sabe um nome bom nesses tipos de estilos, perde até a graça...
    Por isso criei esse tópico, eu gosto de tudo isso ai, e tbm quero me tornar um musico profissional!
    Quanto mais gente respondendo melhor, o pessoal daqui é mt gente boa! vlw!!

    Viva a Música!!

    Thiago ed
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    teshima

    então ok ouça de tudo aproveite q vc é be ecletico...é q eu so meio critico, gosto de muita coisa mas é dificil eu gostar de um cd inteiro por exemplo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bom ouvir Estilo! qual?