Autor |
Mensagem |
teshima Veterano |
# abr/07
Todo musico fala que pra ser um bom músico, é importante você tocar de tudo, desde rock, mpb, bossa nova, blues, jazz, country, forró, samba e etc... Sei disso, mas não sei oq ouvir disso!
Alguem me ajuda com isso, me diz as coisas boas pra ouvir disso, as bandas, os conjuntos, se possivel até o nome do cd e da musica^^, falem tbm se quisér, por qual é bom começar, pq eu adoro solo, mas uma vez um músico flw pra mim que era bom eu primeiramente pegar uma boa base, rica em notas e etc... então me ajudem ai!
Ai vai os estilos:
-Blues
-Bossa Nova
-Country
-Forró
-Jazz
-Mpb
-Música Clássica
-Samba
-Samba Enredo
-Sertanejo
Esses são os estilos, não coloquei rock, pois já curto rock, se alguem souber de outro estilos e quisér postar ai, mas por favor postem de uma forma organizada, tipo o estilo, grupo ou banda etc... e se quisér depois o nome do cd, musica e tals... Seria bem legal, agradeço...
Viva a Música!!!
|
Mps Veterano |
# abr/07
· votar
teshima
Eu particularmente acho meio complicado você escolher vários estilos musicais que você não conhece bem e começar a ouvir assim do nada.
Se você quer ampliar seus horizontes musicais acho mais fácil começar com o que você já tem/conhece.
Por exemplo, já que você conhece rock, você poderia fazer uma releitura do estilo que você aprecia e conhecer as bases históricas que o criaram e a partir daí também conhecer as outras vertentes que se derivavam destas; e por aí vai ...
Claro que você pode conhecer algum do zero mas independente de qual escolher, com certeza você vai encontrar muita coisa pra estudar.
|
Reinaldo Camargo Filho Veterano |
# abr/07
· votar
Eu aprendi muito tentando tirar Trance na guitarra. Melhora no rítmo, etc. Mas é bom tirar todos os estilos de música.
|
César Nascimento Veterano |
# abr/07
· votar
teshima
Cara... eu tou ouvindo mto fusion, bossa nova, mpb, chorinho e Baladas Monstruosas (aqueles hard rocks bem romanticos, q eu adoro mtão)...
|
teshima Veterano |
# abr/07
· votar
Gostei das respostas de vocês, mas eu gosto muito tbm daquelas musicas cheio de acordes, tp bossa nova ou mpb, me amarro tbm batida de samba, blues, queria começar por ai assim...
Me ajudem por ai!
|
# abr/07
· votar
teshima
Sapato Velho - Roupa Nova
Regra 3 - Toquinho
Wave - Tom Jobim
Sampa - Caetano Velozo
Samba de uma nota só (only note samba) - Tom Jobim
Acho q tá ótimo pra começar....
|
teshima Veterano |
# abr/07 · Editado por: teshima
· votar
César Nascimento
Vlw pelas dicas!!
Mas exatamente... q estilos são esses?
e os cds^^, se possível!!
|
# abr/07
· votar
eh mpb, bossa nova e samba... bem característicos mesmo... procura num compartilhador p2p tipo kazaa q vc acha... eu escrevi o nome da musica primeiro e depois o nome do artista... a samba de uma nota só pode ser achado com a nomeclatura em português ou em ingês...
^^ boa sorte nos estudos ai, e qualquer coisa pode perguntar!!!
|
teshima Veterano |
# abr/07 · Editado por: teshima
· votar
Vlw César Nascimento
vc é féra!!
Já uso e mule a um tempão, vo usar ele mesmo!!
|
teshima Veterano |
# abr/07
· votar
mas deêm mas opniões ai gente!
|
nettoroses Veterano
|
# abr/07
· votar
Country=Albert lee, the hellecasters, jerry reed, chet atkins, brent mason, faiska, alan jackson... começe por ai
|
Al_Capone Veterano |
# abr/07
· votar
qualquer um bem tocado
|
sugesto Veterano |
# abr/07
· votar
blues:
robert johnson
mississippi john hurt
thomas snake johnson
acho que aí poderia entrar um folk... bob dylan, só que no começo da carreira... os 3 primeiros cds...
jazz:
otis redding
miles davis
billie holiday
stanley jordan (não sei bem se vai como jazz)
samba:
bezerra da silva
cartola (daí já da pra tirar uns samba-enredo)
mpb:
toquinho
paulinho da viola
yamandú costa
baden powell
fora os clássicos... chico buarque, tim maia racional,
elza soares (canta pra caralho)
boa iniciativa a sua, cara
eu sempre achei que não tem nada melhor pra expandir os horizontes
do que buscar o desconhecido... boa parte dessa sugestão que eu te dei
fui descobrir de curiosidade, e não me arrependi de maneira alguma
boa sorte!
|
Bog Veterano
|
# abr/07
· votar
Meu, se o teu objetivo é tocar coisas diferentes para aprender, minha sugestão para MPB é você escolher coisas que tenham bastante guitarra e/ou swing. A partir daí, você consegue ir expandindo. Exemplos:
- Mutantes: acho que é a primeira recomendação, porque além de muito foda, é uma banda que fica no limite entre o rock e a MPB. Destaque para A Minha Menina, Bat Macumba, Saravah e A Hora e a Vez do Cabelo Nascer.
- Jorge Ben: não tenho em mente nenhuma música específica, mas é um cara cheio de swing!
- Tim Maia: de novo, não tenho em mente nenhuma música específica, mas é soul brasileiro cheio de ziriguidum.
- Cássia Eller: apesar de não ter destaque no instrumental, ela costumava ser acompanhada de músicos com muita competência. Aqui, a dica é sair da obviedade pop. Procure uma música chamada "Nós" e uma chama "E.C.T." para ver.
Se for para ir para um lado mais suave, a recomendação universal é o Toquinho. Instrumental bem trabalhado, mas sem as firulas malabarísticas de um Yamandú da vida. Procure uma música chamada "Regra 3". Tem no Youtube um vídeo do Toquinho tocando com o Andreas Kisser e o Kiko Loureiro:
http://www.youtube.com/watch?v=4NXs0bs7GGQ
Outras músicas legais incluem Aquarela e O Caderno.
Por fim, tem umas bandas de Pop Rock que inserem um "quê" de música brasileira no meio, como os Paralamas do Sucesso (Alagados, Outra Beleza) ou os Los Hermanos (não, nada de Anna Júlia!):
http://www.youtube.com/watch?v=cfi9K97ulmE http://www.youtube.com/watch?v=LuVE0l0f89A
Ah, quanto a música clássica, o quão experiente você é? Se você está começando agora, minhas dicas são:
- Greensleeves
- Bach - Jesus, Alegria dos Homens
- Bach - Minueto em Sol Maior
São musiquinhas simples, mas bem eficazes!
Boas pesquisas.
|
Raizen Veterano |
# abr/07
· votar
Não que você precisa saber tocar de tudo, basta uma pequena noção 1 riff estereotipado. Aconselho a você escutar o novo CD do kiko loureiro, qual ele pegou ritmos brasileiros como principal tema. Cada música tem uma caracteristica da musica brasileira.
|
sugesto Veterano |
# abr/07
· votar
Bog
boa!
teshima
jorge ben indicaria os primeiros discos... "samba esquema novo", "negro é lindo"... até o "áfrica brasil", todos os discos dele são bons
só fica ruim depois desse, quando ele começou a se chamar de jorge ben jor.
do tim maia, acho que é até unanime, os discos mais sublimes
também em relação ao instrumental são o "Racional", vol 1 e 2.
|
sugesto Veterano |
# abr/07
· votar
teshima
cara, entra no site www.allmusic.com
|
teshima Veterano |
# abr/07
· votar
Legal!! Vlw gente!!
|
Thiago ed Veterano |
# abr/07
· votar
acho q vc tem q ouvir o q gosta....naum deve estudar algo forçado, a naum ser q queira se tornar um profissional do tipo q toca na banda atrás de uma dupla sertaneja....
toca o q gosta e gosta do q escreve....
|
teshima Veterano |
# abr/07
· votar
Thiago ed
Na verdade eu me amarro nisso ai tudo, adoro as jogadinhas de samba, adoro blues, solos de forró, bossa nova, essas musicas rica em acordes, eu gosto abessa, jazz, country, gosto de todos os estilos q postei ai, só não tive a oportunidade de ouvir muito, as melhores, pq quando agente não sabe um nome bom nesses tipos de estilos, perde até a graça...
Por isso criei esse tópico, eu gosto de tudo isso ai, e tbm quero me tornar um musico profissional!
Quanto mais gente respondendo melhor, o pessoal daqui é mt gente boa! vlw!!
Viva a Música!!
|
Thiago ed Veterano |
# abr/07
· votar
teshima
então ok ouça de tudo aproveite q vc é be ecletico...é q eu so meio critico, gosto de muita coisa mas é dificil eu gostar de um cd inteiro por exemplo...
|