Mudança de Modos durante o improviso, pode?

    Autor Mensagem
    _RafaelBdM_
    Veterano
    # mar/07


    galera na improvisação por modos gregos pode-se mudar o modo durante a progressão? por exemplo nesta progressão: C C Am Dm Dm G7 C C F F G C - eu poderia começar por C jonio e quando chegar em Dm fazer um D dórico?

    eu sei que C jonio saum as mesmas notas que D dorico apenas começando de um ponto difente, porem c tocar Dm em jonio teria q fazer as notas de sua relativa que seria F.

    se alguem puder tirar essa duvida vai me ajuda. to confuso.
    vlew a todos

    Edu Hendrix
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cara,eu tento não seguir essas lógicas.
    FAz o que der a melhor sonoridade!!!

    Curly
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    _RafaelBdM_

    pode sim cara, só o fato de vc estar usando um desenho diferente vai te dar novas idéias e fazer vc conhecer melhor o braço da guitarra, mesmo sendo as mesmas notas...

    _RafaelBdM_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    eh q meu "professor" me disse hj que na nossa cultura agente usa apenas o jonio e q eh pra mim improvisa apenas em jonio e suas relativas... discordei completamente... os modos abrem um leque de sonoridades pra gente colorir nossas musicas...

    deve ser por isso q to aprendendo mais autodidaticamente doq com ele
    rs

    _FrEd_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    _RafaelBdM_

    Os modos são característicos pela sua sonoridade, então se nessa passagem tu mudar na hora do Dm pra D dórico vai fikar a mesma porra! Tu tem que mexer na harmonia pra fazer isso...

    Tipow, tu tem q fazer uma passagem pro jônio e outra pro dórico, ae soh ta os acordes jogados, a mudança no modo n vai ser percebida...

    E lembre tb que uma progressão de acordes começa e termina: nesse caso tem 2 progressões

    "C C Am Dm Dm G7 C" e "C F F G C"

    Porem essas duas progressoes soam mt tonal... Pra fazer algo modal poem dissonancias nos acordes e proura não fazer o V7 -I (G7-C), pq issu fika mt tonal (o chediak diz isso)

    Tipo assim: C7M(9) F7M C7M(9) Am(add9)

    superdrive
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Que diferença essa mudança faz????

    Nenhuma... só o shape.....

    Acho q não entendi a dúvida.


    _RafaelBdM_
    galera na improvisação por modos gregos pode-se mudar o modo durante a progressão? por exemplo nesta progressão: C C Am Dm Dm G7 C C F F G C - eu poderia começar por C jonio e quando chegar em Dm fazer um D dórico?
    [b][/b]

    Schenker
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pode, em música pode quase tudo . . .

    "Não existem notas erradas, e sim notas mal colocadas . . ."

    mas, respondendo a pergunta, sim, vc pode mudar, se vc quiser vc pode usar um modo diferente para cada acorde (e como acorde pode fazer parte de mais de um campo harmônico, vc tem a disposição vários modos para o mesmo acorde . . .) Por ex. um acorde de D em A é mixolídio em G é Lídio e assim vai . . .

    toty
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    vai ser legal esse topico pq tbm to querendo aprende!!! rs

    tenhos as mesmas dificuldades suas cara!!!! e as vezes acho q nao nasci pra tokar guita!!!!!!

    Deji
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    pode tudo

    Phantom Of Death
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    _RafaelBdM_

    eh q meu "professor" me disse hj que na nossa cultura agente usa apenas o jonio e q eh pra mim improvisa apenas em jonio e suas relativas...

    e vc deixou ele viver?

    Phantom Of Death
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    respondendo ao tópico: claro q pode.

    pr0view
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Que diferença essa mudança faz????
    Nenhuma... só o shape.....
    pensa assim:
    C(jonio) C(mixo) Am(dorico)

    Richard Guitar
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Vc pode até criar uma passagem dórica aí no Dm já que o tom tá em C Jonio mesmo.

    Mas se vc fizer uma disposição de acordes onde (dessa harmonia sua) vá para o tom de Bb Jonio, e fazer uma passagem dórica utilizando o próprio Cm, o ambiente vai ficar muito mais explicito, vc vai perceber mais a sonoridade dórica.

    aí no final vc voltando para a sonoridade do C jonio, vc vai conseguir fazer as duas sonoridades (jonio e dorico),.. utilizando o mesmo C (dó) e de uma forma muito mais explicita.

    Falou!!

    Richard Guitar
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Richard Guitar
    · votar


    pr0view
    pensa assim:
    C(jonio) C(mixo) Am(dorico)


    c se atrapalhou aí não ?
    o Am seria o Eólio, o Dórico é o Dm...

    Falou!

    stenyosullivan
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mas eu poderia tipo, seguindo aquela sequencia, começando em C e quando for cair num Dm poderia usar a escala de Dm q n seria igual à escala d C?

    Fox_scc
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    _RafaelBdM_,

    Claro que pode, usar até todos os modos se quiser.

    Cada modo tem uma itensão própria, um rítimo onde geralmente é mais usado, tipo o mixolidio(muito usado em músicas nordestinas e Blues Maior), Dórico(Jazz), Frígio(Heavy e Músicas espanholas), mas nadas disto é regra.

    Estes apelos podem mudar de acordo com a digitação, na música tudo é válido, estas regras são apenas um atalho.

    pr0view
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Richard Guitar
    c se atrapalhou aí não ?
    o Am seria o Eólio, o Dórico é o Dm...

    Falou!

    cara vc nao entendeu, o cara pergunto se pode muda os modos e falei sim vc pode olhar um Am e ver um dorico, frigio e eolio manda o q vc axa melhor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudança de Modos durante o improviso, pode?