Autor |
Mensagem |
Eddie Van Halen 5150 Veterano |
# fev/07
Alquem pode me falar sobre improviso, eu sei um pouco de harmonia, grau, e etc.
Eu sei que improviso são ideias, mas tem alguma teoria que fale sobre que escala(harminia, melodica, natural) um improviso em um determinado tom se torna mais ''agradavel''.
Valeow.
|
Mega Veterano |
# fev/07
· votar
Algo que vc provavelmente vai ver muitos falando aqui: Há o lado teórico, que é estudo de campo harmônico, e há o lado do sentimento. Sobre este último posso dizer que é basicamente vc sacar a música e improvisar a partir do sentimento que ela passa, no entanto, isso requer uma boa experiência por parte do guitarrista em muitos aspectos, inclusive de ter uma capacidade de "prever" como vai ser o próximo som (considerando é claro que ele saiba pelo menos o tom da música a partir da base, ou alguém tenha informado a ele), isso se for uma improvisação com um feeling legal. ;P
|
Junior GuitarSP Veterano |
# fev/07 · Editado por: Junior GuitarSP
· votar
sobre improviso vc tem que pesquisar "modos gregos", que é o basico pro improviso aqui vai um link pra vc começar a ter uma noçao.
http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html
bons estudos e nao desista nunca !!
|
# fev/07
· votar
Junior GuitarSP
Valeow pela indicação kra vou estudar pra caramba
Se alquem tiver mais site relacionados, manda o link.
Valeow
|
ArthurCS Veterano |
# fev/07
· votar
Eu não acho que Modos Gregos seja o básico pra improvisar. Modos Gregos são artifícios para aprimorar o improviso. Pra improvisar, mt ao contrário do que parece, não existe mistério é tocar tocar tocar improvisar improvisar improvisar. É mt dedicação msm. Vc tem que desenvolver sua percepção e sua capacidade criativa. Uma dica pra isso é vc gravar umas progressões simples no Guitar Pro ou em outro programa e aplicar a escala sobre a progressão. Comece com a pentatônica que, por possuir menos notas, é mais simples de improvisar. Depois passe pra escala maior, dpois a menor e suas variações. Dpois Modos gregos. Uma dica fundamental é vc conhecer a harmonia mt bem. Mas não é conhecer o nome dos acordes somente, tente memorizar o som de cada acorde e lembrar dele durante o improviso para que seu discurso musical tenha sentido e deixe de ser somente varios licks e frases soltas. Outro lance legal é improvisar sobre uma corda somente. Esqueca todos os shapes nesse momento se dedica a imaginar o som que cada nota ira ter. Vc vai desenvolver seu ouvido relativo e depois de algum tempo vc intuitivamente ira estar improvisando na corda inteira sem saber nenhum shape. Na hora do improviso isso sempre ajuda mt. Mas nunca abandone os shapes, eles tb são fundamentais. Bons estudos:P
|
# fev/07
· votar
Eu não acho que Modos Gregos seja o básico pra improvisar.
clique no link que eu indiquei e veja o que o cara que escreveu logo de inicio no artigo: "Para início de conversa, veremos algumas considerações sobre os modos gregos, que são as escalas básicas para qualquer improvisador. "
hehehe
|
# fev/07
· votar
Tem um site muito bom e que explica direitinho no passo-a-passo para iniciantes que sempre indico para as pessoas, tem varios artigos, vale a pena estudar todos
http://www.casa.cifras.nom.br/colunas.asp
http://www.casa.cifras.nom.br/scripts/artigos/verartigos.asp?link=/art igos/campo_harmonico.htm&id=16
http://www.casa.cifras.nom.br/scripts/artigos/verartigos.asp?link=/art igos/modos.htm&id=17
Valeu
|
# fev/07
· votar
Junior GuitarSP
Esse artigo sobre campo armonico esta bem explicado.
Valeow
|
# fev/07
· votar
Se alquem tiver mais site relacionados, manda o link.
Valeow
|
Zakk Wylde_ Veterano |
# fev/07 · Editado por: Zakk Wylde_
· votar
Eu acho até melhor começar pelos acordes, pegar uma progressão (até uma música que você goste) e começar a trabalhar em cima das notas dessa harmonia. Depois você pode aplicar as escalas onde os acordes estão fundamentados, aproximações, dissonâncias etc.
|