Duvidas, teoria e improviso

    Autor Mensagem
    RenanPa
    Veterano
    # ago/09


    Boa tarde, seguinte, sempre quando vou improvisar fica um vai-e-volta na escala pentatonica, então começei a estudar mais teoria e fiquei com algumas duvidas, fico grato se alguem puder ajudar, ai vão elas:

    1-Escala diatonica maior e diatonica menor é a mesma coisa que a escala natural maior e menor?

    2-Os arpejos são formados apenas a partir de triades? se eu usar uma palhetada sweep em um desenho de alguma escala, estarei fazendo um arpejo?

    3-Em uma mesma musica, posso utilizar escalas diferentes, arpejos, triades, etc... ? há algum momento certo para utilizar cada tecnica?

    ...meus solos são meio repetitivos, escuto bastante música, porem pra mim é um pouco difícil escutar uma musica e então passar para a guita, se alguem tiver umas dicas ae, fico grato, valeu pessoal.

    e
    R.I.P Les Paul

    rafael_00
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    1-Escala diatonica maior e diatonica menor é a mesma coisa que a escala natural maior e menor?

    Ao meu ver sim, depende do que você interpreta "escala natural maior e menor".

    2-Os arpejos são formados apenas a partir de triades? se eu usar uma palhetada sweep em um desenho de alguma escala, estarei fazendo um arpejo?

    Não, arpeggios podem ser tétrades também, o arpeggio é composto por notas de um ACORDE, ex: tonica terça e quinta, se usar outras notas fora disso em sweep não é um arpeggio.
    Arpeggios são acordes tocados melodicamente, ou seja, não é necessáriamente fazendo sweep que voce está fazendo um arpeggio, pode fazer em atlernada também.

    3-Em uma mesma musica, posso utilizar escalas diferentes, arpejos, triades, etc... ? há algum momento certo para utilizar cada tecnica?

    Se estiver dentro do campo harmonico sim.
    Depende da música você mesmo vai encaixando o que usa em determinado momento.

    Recomendo que baixe backing tracks, e fique brincando, improvisando nisso você deselvolve bem a criatividade e faz fraseados e riffs legais.

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rafael_00

    Brigado cara,

    Se estiver dentro do campo harmonico sim.

    Ou seja, se a musica é em C, uso escalas e triades em C e Am(relativo a C), certo? e quanto aos arpeggios?

    rafael_00
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: rafael_00
    · votar


    RenanPa
    Ou seja, se a musica é em C, uso escalas e triades em C e Am(relativo a C), certo? e quanto aos arpeggios?

    Sim, a música em C, você pode usar a escala menor de Am, assim como D dórico, E frígio, F lídio e assim vai.

    Os arpeggios são o mesmo esquema, arpeggio de C, Dm, Em, F, G, Am, e Bº. Você pode incluir alguma nota da escala se quise, alguns guitarristas jogam a blue note...

    Agora, isso é totalmente teórico, você pode usar notas fora da escala, cromastimos etc, porém com sabedoria e tal (não eu toco mal pra caralho, e não sei quase nada), se você quer dissonância tem notas na escala que dão essa dissonância, e pode ser uma nota fora da escala, vai tudo dependendo do que você quer fazer.

    jm17
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Ou seja, se a musica é em C, uso escalas e triades em C e Am(relativo a C), certo?

    exato.e pode usar de outros acordes tbem,desde que estejam na harmonia

    RenanPa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    humm legal, valeu as dicas ae... mais uma duvida meio besta: uma musica pode trocar de tom? por exemplo começar em C e terminar em D? existe isso?

    Nycolas
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Existe sim... muitas musicas...
    Elas podem simplesmente mudar de tom após um solo, ou fazer um arranjo para mudar o tom...
    Na igreja a gente toca várias que trocam...
    Escute "Hoje Livre Sou - Walmir Alencar (Adoração e Vida)". (tem um ótimo solo de guitarra... ela começa em F e termina em G.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas, teoria e improviso